PUBLICIDADE
É indicado para problemas com insônia, ( possui propriedades sedativas) dores musculares, gases, alivia o estresse e a fadiga.
É utilizado em loções para a pele pois ajuda a regular a produção de sebo em peles acneicas e oleosas. Tem propriedades anti sépticas e bactericida.
Seu óleo é utilizado em forma de fragrância para diversos tipos de cosméticos.
( Por Portal São Francisco )
O óleo extraído do capim-limão pode ser usado para vários fins domésticos diferentes.
O cheiro característico e cítrico do óleo faz com que seja benéfico para perfumar sabões, detergentes e repelente de insetos. O principal uso do óleo de capim-limão é como uma fonte de citral, que é um ingrediente popular em perfumes, cosméticos e bebidas.
O óleo de erva-cidreira é mais frequentemente usado como repelente natural de pragas nos jardins para afastar os insetos. Apesar de sua capacidade de repelir insetos, as abelhas são atraídas pelos feromônios do óleo. Esta característica do óleo pode ser benéfica ao tentar atrair e capturar enxames de abelhas. O óleo também é usado como um ingrediente repelente de insetos em sprays, velas, sabonetes e aromaterapia. Estudos de pesquisa mostraram que o óleo tem propriedades antibacterianas e antifúngicas fortes, tornando-se um ingrediente essencial em desinfetantes domésticos.
Cymbopogon citratus
Descrição: Planta perene, que forma enorme touceiras de folhas finamente estriadas, de cerca de 60 a 80 centímetros de altura, com margens cortantes, exalando um forte odor de limão.
Parte utilizada: Folhas, rizoma e raízes frescas ou secas.
Curiosidade: É a planta que aguda a preservar as estradas, pois firma o solo impedindo a erosão, daí ser conhecida como o nome chá da estrada. Vegeta em abundância nas regiões tropicais e temperadas, preferindo terrenos pouco úmidos. Cresce espontaneamente, mas não suporta regiões frias. Permite numerosos cortes da folha o ano todo.
Origem: Índia, tendo sido trazida para o Brasil pelo colonizadores.
Modo de Conservar: Corte as folhas juntamente com os rizomas e deixe secar em local ventilado, à sombra, após o que devem ser guardadas em sacos de papel ou de pano. De preferência, deve ser usada a planta fresca ao fazer infusão.
Cultivo: A planta prefere terrenos pouco úmidos, vegetando bem em regiões de clima tropical e temperado. Faz-se mudas desmembrando pedaços da touceira mãe, plantando em lugar bem ensolarado à um metro uma da outra. Cada muda vai formar uma nova touceira.
Princípios Ativos: (folhas) aldeídos, cetonas, ácidos, ésteres, sesquiterpenos e terpenos, citrol (mistura dos aldeídos neral e geraniol), saponinas álcoois (cimeropogonol e cimpogonol), alcalóides, óleos essenciais (com a-oxobisaboleno, borneol, b-cadineno, canfeno, car-3-eno, cineol, geranial, geraniol, citral), metileugenol, mirceno, cimbopogona, farnesol, fencona, cimbopogenol, cimbopogonol, isopulegol, acetato de geraniol, hexacosan-1-ol, humuleno, linalol, mentona, nerol, acetato de nerol, a e b-pineno, terpineol, terpinoleno, ocimeno, iso-orientina, a-canforeno, limoneno, dipenteno, citronelal, ácidos acético, p-cumárico, caféico, citronélico, gerânico, capróico, flavonóides (luteolina, luteolina-7-O-b-D-glicosídeo, b-sitosterol), aldeídos (isovaleraldeido, decilaldeido).
Indicações: É utilizado como refrigerante, diaforético, antifebrífugo, contra gases intestinais, dores musculares e torceduras. Contém citral, substância também encontrada na melissa, que lhe confere propriedades calmantes e sedativas. Como os óleos essenciais são voláteis, no preparo de infusões de folhas ou rizomas, não é necessário ferver muito, nem deixar em água quente por tempo prolongado. Para liberar os princípios ativos, bastam 10 minutos de calor ou fervura. O chá é bom para insônia e tônico depurativo em estados gripais febris. Propriedades ativas concentram-se nos óleos essenciais (citral e mirceno). Combate a erosão, tendo sido usado desde o Brasil Colônia para plantio à beira das estradas recém abertas.
Toxicologia: Contra-indicado para os casos de dor abdominal de causa desconhecida e gastrite.
Efeitos colaterais: O capim-limão e classificado com ‘GRAS’ – geralmente reconhecido como seguro, pelo FDA americano.
Modo de usar:
– Infusão do rizoma: Clarear os dentes, tônico;
– Decocção ou inalação: 10 a 20g/dia de folhas e/ou raízes;
– Infusão de 4 xícaras (café) de folhas frescas ou secas picadas em 1 litro de água. Tomar 1 xícara 2 a 3 vezes ao dia;
– Infusão de 10 g de folhas secas em ½ litro de água quente. Tomar 3 a 4 xícaras ao dia;
– Unguento: esmagar 1 xícara das de chá de rizomas em 1 colher das de sopa de óleo de coco. Coar e fazer massagens tópicas para nevralgias e reumatismos.
Para reumatismo e dores musculares: Esmague num pilão um pouco de rizoma com 1 col (sopa) de óleo de côco. Coe e empregue em massagens, nos locais doloridos. Faça uma infusão com 5 gts de folha ou rizoma para cada xícara de chá de água. Coe em seguida. Tome de duas a três xícaras por dia.
Para baixar a febre: Faça uma infusão com 1 xícara de chá de água e 1 xíc. de chá de folha ou rizoma fresco, ou metade se forem secos. Coe e tome quente.
Para insônia, nervosismo; ansiedade, psicoses; digestivo estomacal; gases intestinas; febres; lactante, em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folas frescas bem picadas e adicione água fervente. Abafe por 5 minutos e coe. Acrescente gotas de limão e adoce com mel. Tome 1 xícara de chá, de 1 a 2 vezes ao dia.
Repelente de insetos: coloque várias folhas em um saco de pano. Guarde junto das roupas como aromatizante e para repelir insetos. Troque as folhas quando estiverem secas e sem aroma.
Limpeza dos dentes e gengivas: coloque 1 colher de sobremesa de rizomas frescos fatiados em 1 xícara de chá de água em fervura. Desligue o fogo, coe e deixe amornar. Faça bochechos, de 2 a 3 vezes ao dia.
Aromaterapia: Estimulante do ânimo, levemente relaxante, indicado para pressão alta.
Capim Limão (Cymbopogon citratus)
AÇÃO E INDICAÇÃO:
Trata insônia, angústia, palpitações, dores de cabeça e gases.
FORMAS UTILIZADAS:
– Cápsula (pó da planta)
– Tintura (líquido)
– Chá (rasura)
– Chá 7 Ervas (Carqueja, Mate, Chá Verde, Melissa, Camomila, Capim limão e Hortelã) Auxiliar para regime de emagrecimento.
– Óleo Essencial
Talvez seja uma das plantas encontradas no Brasil com o maior número de nomes populares. É conhecida também como chá de estrada, capim-cheiroso, erva-cidreira, cidreira, capim-cidreira, capim-santo, capim-de-cheiro, capim-cidró e mais uma dezena de nomes regionais. Isto se deve à grande dispersão desta planta no território brasileiro.
O capim-limão é nativo da Índia, onde é muito empregada pela medicina ayurveda, tanto como medicamento como condimento alimentar. Como as condições climáticas da Índia e do Brasil são muito parecidas, o capim-limão se aclimatou muito rápido e se dispersou de uma tal forma em nosso território que grande parte da população não acredita que seja uma planta exótica.
Formando uma touceira perene, o capim limão se multiplica por divisão de touceira, não produzindo sementes em nossas condições. Apresenta folhas longas e estreitas, extremamente aromáticas e caule curto, de poucos centímetros de comprimento. Normalmente arrancam-se os rebentos da touceira que são plantados de dois a três em um espaçamento de meio metro na linha de plantio por um metro entre as linhas de plantio. Antigamente, e ainda hoje, os agrônomos orientam o plantio de capim limão para controle de erosão nas faixas de nível e ao redor das estradas para reter o solo.
O capim-limão pode ser empregado como bebida refrescante e muito saborosa. Pegue cerca de quarenta folhas cortadas em pedaços pequenos e bata no liquidificador juntamente com suco de quatro limões em um litro de água gelada. Coe, adoce e acrescente gelo a vontade. Se quiser pode adicionar algumas folhas de hortelã. Beba à vontade, pois é completamente desprovido de toxicidade. O máximo que pode acontecer é você ficar meio tranqüilo. Você pode preparar este suco com ervas desidratadas, desde que sejam ervas de boa qualidade. Onde poderíamos servir este suco ou o chá gelado? Em hospitais, clínicas médicas, em repartições públicas, ou seja, locais onde as pessoas normalmente ficam estressadas. Na Índia o caule do capim limão entra em inúmeros pratos, ou para aromatizar ou mesmo para ser consumido juntamente com os outros ingredientes. Experiente pegar os caules bem tenros, fatiá-los finamente e adicionar em alguns pratos, como carnes refogadas ou assadas.
As qualidades terapêuticas do capim-limão são inúmeras. Possui ação calmante, espasmolítica suave, ou seja, pode ser empregado nos casos de cólicas menstruais e intestinais. Devido ao mirceno, um dos princípios ativos do capim-limão, esta planta também possui ação analgésica. Pode ser indicado nos casos de nervosismo e estados de intranqüilidade. O óleo essencial extraído de suas folhas pode ser empregado em óleos de massagens e spray aromático para ambiente, sempre com o objetivo de acalmar, de sedar. Quando estiver muito cansado, nervoso e irritado, experimente ir até a um massagista e pedir a ele que faça uma massagem relaxante empregando o óleo essencial de capim-limão. Só que seria bom levar alguém para dirigir o carro na volta, pois você vai sair tão mole, tão relaxado que não vai conseguir chegar até a próxima esquina. Não sofra de insônia, de estresse, de tensão muscular. Não há necessidade de tomar medicamentos fortes. Use o que a natureza produziu para você, pois além de eficaz, não tem efeitos colaterais e é muito saboroso.
Ademar Menezes Junior
Fonte: www.teatulia.com/www.plantasquecuram.com.br/www.oficinadeervas.com.br
Redes Sociais