PUBLICIDADE
O Bandeirante Sport é uma versão mais sofisticada que o capota de lona de linha, com adesivos laterais, rodas metálicas cromadas (16×7), pneus 215/80R16 e freios traseiros com válvula proporcional à pressão.
Uma boa solução, que deixou o carro até mais bonito, são as portas em fibra de vidro, inclusive com forração plástica por dentro, que facilita até a limpeza frequente.
Certeza de chegar
Criticado pela idade do projeto (é o mais antigo utilitário em fabricação no país) e falta de luxos (bancos em courvin, alavanca de tração e reduzida no assoalho e roda livre com acionamento manual) o modelo é reconhecido como muito eficiente. Na hora de enfrentar as dificuldades do fora-de-estrada o Toyota Bandeirante até socorre outros modelos “menos experientes” sobre a terra, como aconteceu durante o Juquiá 2000.
Para quem já parte com o espírito de aventura, pensando em chegar apesar das dificuldades, este Bandeirante é uma certeza.
Seu motor diesel de 3,6 litros e 4 cilindros obtém 96 cavalos de potencia, o que pode levar seus ocupantes a 140km/h de velocidade máxima. Há um bom espaço para três pessoas no banco de trás, com boa vedação da capota de lona se você não combinar chuvas fortes com alta velocidade.
Nas estradas de terra ou nas trilhas dividindo espaço com outros carros de apoio das equipes de competição das corridas de aventura, o Bandeirante Sport chama atenção e impõe respeito.
Toyota Land Cruiser
Toyota Land Cruiser
O Toyota Land Cruiser é uma série de veículos com tração nas quatro rodas produzidos pela montadora japonesa Toyota.
É a série de modelos mais antiga da Toyota.
Em 2019, as vendas do Land Cruiser totalizaram mais de 10 milhões de unidades em todo o mundo.
A produção da primeira geração do Land Cruiser começou em 1951. O Land Cruiser foi produzido nos estilos de carroceria conversível, capota rígida, station wagon e chassi de cabine.
A confiabilidade e longevidade do Land Cruiser levaram a uma enorme popularidade, especialmente na Austrália, onde é o veículo de tração nas quatro rodas mais vendido.
A Toyota também testa extensivamente o Land Cruiser no interior australiano – considerado um dos ambientes operacionais mais difíceis em temperatura e terreno. No Japão, o Land Cruiser já foi exclusivo das concessionárias japonesas da Toyota, chamadas Toyota Store.
A partir de 2021, o Land Cruiser em tamanho real estava disponível em muitos mercados. As exceções incluem Estados Unidos e Canadá (desde 2021), Malásia (que recebe o Lexus LX), Hong Kong, Macau, Cingapura, Coréia do Sul, Brasil e a maior parte da Europa. Na Europa, os únicos países onde o Land Cruiser em tamanho real é vendido oficialmente são Gibraltar, Moldávia, Rússia, Bielorrússia e Ucrânia.
O Land Cruiser é muito popular no Oriente Médio, Rússia e Austrália, e também na África, onde é usado por agricultores, ONGs, ONU e organizações humanitárias, por exércitos nacionais (muitas vezes a versão de coleta), bem como por grupos armados irregulares. que os transformam em ‘técnicos’ montando metralhadoras na parte traseira.
Toyota Bandeirante Sport Capota de Lona BJ50L4
Apesar de considerado por alguns uma cópia do Jeep, o BJ diferenciava-se pelo entre eixos
longo, capacidade de carga superior e transmissão sem caixa de transferência
Tipo: Utilitário, cinco lugares, capota basculante e removível em lona, portas em fibra de vidro, ventilação forçada.
Opcionais: quebra-mato, guincho elétrico e ar-condicionado
Motor: 4 cilindros em linha, modelo Toyota 14B, aspirado, diesel, dianteiro longitudinal
Cilindrada: 3.661 cm³
Potência: 96 cavalos a 3.400 rpm
Torque: 24,4 kgf.m a 2.200 rpm
Transmissão: manual de 5 velocidades
Tração: 4×2, 4×4 e reduzida 4×4 com alavanca no assoalho e acionamento da roda livre manual
Suspensão: eixo rígido com molas semi-elípticas, amortecedores hidráulicos de dupla ação na dianteira (mais barra estabilizadora) e traseira
Direção: hidráulica com esferas circulantes
Freios: discos ventilados na dianteira, tambor com válvula proporcional à pressão na traseira
Rodas: aço cromado 16×7
Pneus: 215/80R16
Comprimento: 3.930mm
Largura: 1.665mm
Altura: 1.982mm
Distância entre eixos: 2.285mm
Distância mínima do solo: 210mm
Peso em ordem de marcha: 1.730kg
Capacidade de carga: 420kg
Tanque de combustível: 63 litros
O Toyota Bandeirante
O Land Cruiser 1961, praticamente idêntico ao que a Toyota começou a montar
no Brasil, com peças importadas, em 1958
Concebido em 1950 para servir as forças armadas norte-americanas, o “Jeep” da Toyota passou a ser comercializado em 1954 com o nome Land Cruiser.
Quatro anos depois, o jipe passou a ser montado no Brasil, com motor japonês 4.0 de 6 cilindros a gasolina.
No ano seguinte, adotava o motor nacional Mercedes-Benz OM-324 diesel e o nome Bandeirante.
Era oferecido nas opções jipe, picape com ou sem caçamba, perua, além de distâncias entre-eixos diversas.
No final de 1980, o utilitário ganhava grade em plástico preto e faróis retangulares. Em 1994, o Bandeirante adotava motor Toyota e freios a disco nas rodas dianteiras.
Em 1999, era apresentada a versão picape cabine dupla e quatro portas.
Em novembro de 2001, a sua produção era encerrada por não atender as normas de emissões de poluentes que entrariam em vigor.
Foram 103.750 unidades produzidas.
Toyota Bandeirante
Ficha Técnica:
Motor: 14B, 3.7, 4 cilindros em linha, 8 válvulas (2 por cilindro), injeção direta, diesel, dianteiro, longitudinal
Cilindrada: 3.661 cm³
Potência: 96 cv a 3.400 rpm
Potência Específica: 25,9 cv/litro
Torque: 24,4 kgfm a 2.200 rpm
Comprimento: 3.930 mm
Peso: 1.800 kg
Largura: 1.665 mm
Porta-Malas: 420 litros
Altura: 1.982 mm
Tração: Integral
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Câmbio: Manual de 5 marchas
Velocidade máxima: 140km/h
Fonte: aventure-se.ig.com.br/djjaragua.vilabol.uol.com.br/www.popflock.com/www2.uol.com.br
Redes Sociais