Porsche 928

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Porsche 928 – História

Houve algumas vezes em que o futuro do icônico Porsche 911 se equilibrou no fio da navalha. Um deles foi no início da década de 1970, quando a administração da Porsche, principalmente o diretor-gerente Ernst Fuhrmann, acreditava que o nicho de carros esportivos 911 estava se aproximando dos limites de seu potencial. Essa não é uma previsão que envelheceu bem, mas o 911 teve uma queda nas vendas em meados da década de 1970, o que ajudou no caso de Fuhrmann de que a Porsche precisava preparar um carro novo para a empresa sobreviver e seguir em frente.

Ele acreditava que a Porsche precisava olhar para veículos de turismo de alto nível com motores convencionais, em vez de pequenos carros esportivos não convencionais com motores não convencionais e posicionamentos não convencionais. Não importa que a Porsche tenha definido o mercado de carros esportivos com o 911 e, até agora, tenha construído sua base de clientes com base nesse fato.

No topo da nova linha, Fuhrmann queria um cupê esportivo de luxo que competiria com os veículos da Audi e da Mercedes, e cimentaria o lugar da Porsche no lucrativo mercado americano.

Fuhrmann estava pensando no futuro e, com o apoio de Ferdinand Porsche, deu início a um estudo em 1971.

Porsche 928 seria um projeto de folha limpa, o que significava que a Porsche estava entrando em um território novo e desconhecido.

Porsche 928Porsche 928

Porsche 928 (1978 – 1980)

Embora o Porsche 928 tenha sido projetado como um pacote, o 924 menor, de quatro cilindros e refrigerado a água, foi lançado primeiro. Destinado a substituir o 914 básico, o 924 chegou no modelo de 1976 e começou a ser vendido instantaneamente. Os entusiastas adoraram seu desempenho e estilo, e se tornou uma fonte de receita muito necessária para a Porsche.

Ele também lançou as bases para o modelo carro-chefe mais poderoso, que chegou em 1978. Ao contrário dos carros GT de outras montadoras de alto nível, o Porsche 928 tinha uma escotilha na parte de trás em vez de uma tampa de convés com grandes janelas inclinadas enfatizando sua forma aerodinâmica. As grandes lanternas traseiras esculpidas na traseira também o diferenciam, juntamente com a linha de cintura saliente para adicionar à postura baixa e agachada do Porsche 928. Os faróis pop-up mantiveram a frente suave durante o dia.

Porsche 928

A carroceria estava à frente de seu tempo em aerodinâmica, e a maior parte era feita de liga de alumínio. No entanto, havia vários materiais que precisavam ser pintados, então a Porsche teve que desenvolver uma nova tinta que se unisse a todas as superfícies sem alterar a cor.

Apesar de ser um veículo maior, o Porsche 928 pesava apenas 3.196 libras – mais do que o Porsche 911 muito menor na época (2.469 libras), mas muito menos que o Mercedes-Benz SL (3.955 libras).

Porsche 928 não foi um sucesso instantâneo, vendendo moderadamente bem em seu primeiro ano, e pelo menos em parte devido ao fato do 911 ainda estar à venda e ser vendido por quase um terço do preço do Porsche 928. Apesar do esnobismo das pessoas que pensavam que a Porsche só deveria fazer o 911, foi geralmente bem recebido por entusiastas e jornalistas. Um elogio comum era que o Porsche 928 era um carro muito mais confortável e um veículo mais seguro para dirigir rápido do que o 911 muito mais complicado.

Porsche 928 S (1980 – 1985)

Em 1980, a Porsche lançou o Porsche 928 S na Europa com o V8 de 4,5 litros ampliado para 4,7 litros e spoilers dianteiros e traseiros de poliuretano preto fosco adicionados.

Os EUA receberam um pacote de competição em 1981; então, o 928 S chegou em 1983 para substituir o 928 padrão. Ele produzia 234 cv e agora foi modificado para usar uma transmissão de quatro velocidades.

Ele também ganhou rodas maiores em um estilo diferente do design original de cinco furos. Em 1984, a Porsche introduziu o sistema de ignição Bosch EZF para aumentar a compressão e o torque do motor.

A Porsche agora anunciava o Porsche 928 S com sua velocidade máxima de 146 mph como “o carro de produção de rua mais rápido vendido nos EUA”.

O modelo 928 S ficou ainda mais rápido em 1985 para a América, embora com potência subindo para 288 cv nos EUA e 300 cv na Europa. A nova tecnologia foi então filtrada para outros mercados.

Enquanto a Porsche percebeu que largar o 911 teria sido um grande erro, o 928 não era um. Em meados da década de 1980, o 928 vendeu bem e, no final de sua execução em 1995, a Porsche havia construído 61.056 no total. Mas em 1980, a administração da Porsche sabia que cortar o 911 teria sido uma ideia terrível, e Ernst Fuhrmann foi convidado a renunciar. Ele foi substituído pelo alemão-americano Peter W. Schutz.

Porsche 928 S4 e GT (1986 – 1990)

Porsche 928 S4

A potência aumentou novamente com o ano modelo de 1986, quando a Porsche aumentou o motor V8 para 5,0 litros, mas não produziu significativamente mais potência até que a variante Porsche 928 S4 apareceu para o ano modelo de 1987. A boa notícia para a América é que o S4 produziu 316 cv, o mesmo que em todo o mundo, exceto na Austrália, onde produziu 296 cv. Para confirmar o quão rápido o 928 era, a Porsche enviou um Porsche 928 S4 de pré-produção para Bonneville com o piloto americano Al Holbert para estabelecer um novo recorde de velocidade. O carro foi registrado entre duas corridas a 171,926 mph, tornando-o o carro de produção não turbo mais rápido do mundo.

Após a introdução do S4, as principais atualizações foram poucas e distantes entre si até que o Porsche 928 GT com transmissão manual dogleg estreou em 1989. Era uma versão esportiva do S4, apresentando uma configuração de suspensão mais agressiva, uma atualização na potência para 300 hp e rodas especiais Club Sport. O S4 também trouxe uma atualização de estilo significativa.

Era agora um carro mundial, com as únicas grandes diferenças entre os países sendo a instrumentação ou pára-choques e iluminação para se adequar à legislação de cada país. Para 1990, a Porsche tornou padrão seu sistema PSD (Porsche Sperr Differential) de taxa variável de 0-100% de deslizamento limitado nos modelos S4 e GT.

Porsche 928 GTS (1991 – 1995)

Porsche 928 GTS

Durante o ano modelo de 1991, a Porsche encerrou a produção das variantes S4 e GT do 928 para dar lugar ao modelo final. O 928 GTS saiu das fábricas no final do ano, mas não chegou aos Estados Unidos até 1993. Ele veio com grandes para-lamas alargados para cobrir as rodas de 17 polegadas e pista mais larga, freios dianteiros maiores e o deslocamento do motor aumentou para 5,4 litros. O 928 GTS fez 350 hp, limpou 60 mph em pouco mais de cinco segundos e atingiu mais de 170 mph. O que a Porsche não estava anunciando, porém, era o preço. Totalmente carregado, um GTS poderia superar o preço de US $ 100.000 em 1995.

Isso o tornou um dos carros mais caros do mundo em meados da década de 1990, o que prejudicou as vendas, apesar de ser um dos carros mais rápidos do mundo.

Porsche 928 – Carro

Porsche 928 é um grand tourer (grande carro de passeio) produzido entre 1978 e 1995 e e permaneceu praticamente inalterado ao longo de sua produção de 18 anos..

Estava equipado com motores V8 e tinha formas que lembravam um tubarão.

Foi sugerido na época do seu lançamento que o modelo poderia ser o substituto do Porsche 911, o que acabou não acontecendo, apesar do 928 ter sido o modelo mais caro da marca durante os anos em que foi produzido.

Se voce nunca pensou haver tal coisa como um “Porsche esquecido”, o 928 é ele.

Embora construído para um período extraordinariamente longo – cerca de 17 anos – não é um carro que você lê muito sobre na imprensa clássico.

E ainda o 928 é rápido, extremamente confortável e tem um grande V8 sob o capô.

Porsche 928

Porsche 928 é um luxo carro GT que foi produzido pela Porsche AG da Alemanha de 1978 a 1995.

Originalmente destinado o substituir a conhecido e famoso Porsche 911.

O 928 combinou o poder, equilíbrio e manuseio de um carro esportivo com o requinte, conforto e equipamentos de um sedan de luxo para criar o que alguns executivos da Porsche pensei que seria um veículo com apelo mais amplo do que o compacto, subtil e por vezes difíceis 911.

O 928 – puro conforto e potência

Projetado em 1971 como o eventual substituto para o 911, a produção do 928 foi adiada para final de 1977 como modelo 1978, em grande parte devido à crise que vem de combustível. Como tal, ela reivindica o título de primeiro motor-front, refrigerado a água Porsche apesar introdução do 924 de dois anos antes que a do 928.

Porsche 928

Porsche 928

Porsche 928 um grande carro de turismo foi feito pela Porsche desde 1978 ano modelo a 1995 ano modelo, período em que ele foi um dos suas ofertas mais caras.

Comercialização com slogan da Porsche: “É quase tão rápido quanto você pode ir sem ter que comer comida de avião” ou “Ele é tão rápido quanto você pode ir sem a contratação de um comissário de bordo” do final dos anos 1980, onde em um ponto que era o road- de produção mais rápido de automóveis do mundo, tendo sido registradas pelo 172 mph sobre os planos de sal em Utah, em 1986, utilizando um início de 928 S4. Este carro particular era originalmente branco, mas foi pulverizado vermelho brilhante para a tentativa de recorde para fazê-lo sobressair mais contra o sal no material de marketing, como vídeos e cartazes.

O Porsche 928 inclinou para 1978 como o primeiro
Porsche de produção com um motor V-8

Porsche 928 – Resumo

Porsche 928

Quando o Porsche 928 foi lançado pela primeira vez, seu design era algo completamente diferente do que a maioria descreveria como um carro. Era tão futurista para sua época de 1978 que mesmo os filmes de ficção científica ainda não haviam criado algo comparável. Seu design incluía alumínio e poliuretano, que estavam começando a ser usados na fabricação de automóveis.

Isso permitiu suas linhas longas, elegantes e sofisticadas. Ele também ganhou o prêmio de carro europeu do ano de 1978, que foi um grande elogio e reflexo de sua popularidade.

Na época em que o Porsche 928 foi lançado, a Porsche tinha apenas 28 anos. A empresa era jovem e o novo carro marcou uma direção decididamente diferente do modelo 911 anterior.

Porsche 928 tinha um motor V8 sob um longo capô esculpido com a cabine do carro mais para trás. O estilo suave era uma aparência de alto desempenho, e o interior era uma aparência de luxo.

Para muitos entusiastas de supercarros, o fato de ser mais caro que o 911 não importava porque exalava prestígio significativo.

Uma de suas características de engenharia mais famosas que o distinguiu de outros carros foi o eixo Weissach projetado pela Porsche. Era uma tecnologia nunca antes realizada que dava às rodas traseiras um movimento ativo da convergência, o que proporcionava um nível extremamente alto de aderência lateral quando o carro fazia curvas.

Embora muita controvérsia tenha surgido sobre o estilo futurista, o mesmo ocorreu com a escolha do motor. Era um motor V8 básico, e 85% dos Porsche 928 programados para vendas nos EUA receberam uma caixa automática de três velocidades fabricada pela Mercedes, o que acabou tornando o Porsche 928 lento e com fome de energia. Mas, uma vez conduzido, as pessoas se apaixonaram por ele.

Fonte: carbuzz.com/www.frazerpart.com/moneyinc.com

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