PUBLICIDADE
O Lamborghini Gallardo é um carro esportivo construído pela Lamborghini, de 2003 a 2013.
A parceria formada entre a marca italiana Lamborghini e a Audi prometia dar bons resultados.
O primeiro fruto desta união foi apresentado oficialmente ao público no Salão de Genebra de 2003.
Trata-se do Lamborghini Gallardo, um super esportivo de design mais arredondado que o Murciélago, mas cujas linhas são muito semelhantes, o que o levou a ser chamado de baby Murcielago por diversas pessoas.
É a primeira vez em mais de 10 anos, que a Lamborghini lança no mercado um segundo modelo no mesmo ano.
O nome que foi escolhido para batizar esta nova super máquina da Lamborghini – assim como diversos outros carros da marca – é proveniente de uma raça de touros de combate que remonta ao século XXVIII, cujo responsável era Francisco Gallardo, posteriormente integrada na ganadaria de Don Antonio Miura, outro tradicional criador, que tambe’m emprestou seu nome para batizar o célebre Lamborghini Miura.
Feroz e robusto – de cor negra ou cinza escura – o touro Gallardo era símbolo de coragem, bem como força e agressividade, características que o tornaram famoso dentro das arenas.
Um nome e características que bem se adaptam ao compacto e potente propulsor V10 de 5.0 litros, com bancadas a 90º, duplo comando de válvulas por bancada com variador de fase e lubrificação a cárter seco, capaz de gerar 500 cv de potência a 7800 rpm e o torque máximo de 52 m.kgf a 4.500 rpm, sendo 80% deles disponíveis já a 1500 rpm. A posição do propulsor é traseiro-central.
Lamborghini Gallardo
Com uma velocidade máxima anunciada de 309 km/h, este super esportivo necessita de apenas 4 segundos para partir da imobilidade e alcançar os 100 km/h.
Números não tão expressivos quanto os do Lamborghini Murcielago, o top de linha da marca italiana, que precisa de 3,6 segundos para a mesma marca e, cujo ponteiro do velocímetro chega aos 331 km/h!
O novo carro compartilhará o chassis tubular e alguns elementos mecânicos com o Audi RSR, versão de produção do conceito Rosemeyer. Chassis e carroceria, em alumínio, serão construídos na fábrica Quattro GmbH, em Neckarsulm, na Alemanha, mas a montagem final do carro será em Sant’Agata Bolognese, na Itália, casa da Lamborghini. Trata-se de uma estrutura em alumínio, com elementos extrudados e fundidos, com bastante leveza, porém de grande rigidez torsional.
Com 4,3 metros de comprimento, o novo Lamborghini conta com uma carroceria concebida totalmente em alumínio, que o faz ter um peso total de apenas 1430 quilos.
Embora de design semelhante ao Murciélago, o Gallardo terá portas convencionais, em vez das habituais “tesouras”, e um spoiler traseiro que surge apenas em alta velocidade.
O Gallardo vem equipado com uma transmissão manual de seis velocidades, com opção da caixa sequencial ‘e.gear’, permitindo que as trocas sejam feitas no volante.
A tração integral permanente, distribui 70% do torque às rodas traseiras, mas pode chegar a 80% em condições extremas de aceleração, ou dividir em 50% por eixo, na iminência de perda de tração traseira.
Lamborghini Gallardo
O Gallardo vem equipado com rodas de 19 polegadas e pneus 235/35 à frente e 295/30 na traseira. Os freios são em discos ventilados nas quatro rodas com 365 mm à frente e 335 mm atrás, com pinças Brembo.
Construído em material mais leve, o Lamborghini Gallardo também tem preço bem mais leve: custará cerca de 70 000 euros, ante os 223 000 do Murciélago!
A marca italiana prevê fabricar entre 800 a 850 unidades do Gallardo até ao final do ano, elevando este volume para 1300 unidades em 2004.
O Gallardo foi projetado como concorrente do Ferrari 360, e agora concorre com seu substituto, o Ferrari F430.
O Gallardo possui um sistema de tração nas quatro rodas com inclinação traseira que o diferencia de seus concorrentes de tração traseira.
Ao contrário dos modelos Countach, Diablo e Murciélago, o Gallardo não possui portas de tesoura (portas de automóveis que abrem para cima).
O Gallardo foi projetado por Luc Donckerwolke, que ganhou o prêmio red dot design de 2003 pelo design do Gallardo de 2004 e do Murciélago de 2002.
O Gallardo oferece duas opções de transmissão, uma transmissão manual de seis marchas convencional (H-Box) e um avançado ‘manual sequencial de embreagem única semiautomática’ controlado eletro-hidraulicamente de seis marchas, que a Lamborghini abrevia para “E-gear”. “. O “E-gear” permite que o motorista faça trocas de marcha muito mais rápido do que uma transmissão manual.
O motorista muda para cima e para baixo por meio de remos atrás do volante e não aciona e não pode acionar manualmente a embreagem.
O carro esportivo Audi R8, lançado no início de 2007, é baseado na plataforma Gallardo e usa um V8 de 4,2 litros no lugar do V10 do Gallardo para evitar competir diretamente com o Gallardo.
Para o ano modelo 2008, um computador de bordo, conectividade iPod com USB, espelhos aquecidos, costura Q-citura que originalmente só podia ser encontrada no modelo Nera e uma capota bege no Spyder, foram adicionados ao Gallardo.
Gallardo Superleggera
Gallardo Superleggera
Genebra será mesmo um salão surpreendente.
Uma das surpresas agradáveis que este salão reserva a seus visitantes é quase de ordem filosófica: como melhorar o que já é quase perfeito. No dia 6 e no dia 8, respectivamente, os jornalistas e o público poderão conferir essa mágica, realizada pela empresa com relação ao Gallardo. E o nome desta mágica é Superleggera.
A potência sofreu um incremento relativamente baixo, de 10 cv, ainda mais considerando que o belo motor V10 de 4.961 cm³ já tinha 520 cv a 8.000 rpm.
O pulo do gato, ou do touro, em se tratando de um Lamborghini, é que a marca conseguiu deixar o Gallardo 100 kg mais leve, como o próprio nome do carro denuncia. Com isso, o superesportivo atinge os 100 km/h em meros 3,8 s.
O ganho em relação a um modelo comum é de 0,2 s, o que pode parecer inexpressivo para uso comum, mas é decisivo em corridas e competições.
O Gallardo básico pesa 1.430 kg e, no Superleggera, esse peso baixou para 1.330 kg com o uso intensivo de fibra de carbono. Toda a tampa do motor é feita deste material, além do difusor traseiro, dos painéis das portas e da cobertura do túnel central.
Para comandar os impetuosos cavalos de que dispõe, o carro tem caixa automatizada, um sistema confortável como o de carros automáticos, que permite a troca de marchas sem retirar as mão do volante, e rápido como uma caixa manual, além de mais barato, mas esse aspecto deve ser ignorado por quem compra um carro tão caro.
Apesar de leve, o Superleggera se dá ao luxo de oferecer conforto, visível com o uso de couro Alcântara no revestimento dos bancos.
Oferecido nas cores amarela, laranja, cinza e preta, o carro tem entre seus opcionais amortecedores especiais de competição, veludo no revestimento do volante, sistema de navegação multimídia, câmera em vez de retrovisor traseiro, cintos de quatro pontos e discos de freio de cerâmica, entre outros.
As vendas do novo Gallardo Superleggera começam logo após a apresentação no Salão de Genebra, mas os preços ainda não foram divulgados. Sejam eles quais forem, é certo que o carro virá ao Brasil, ainda mais agora que a marca tem um representante no país. E também é certo que o valor será muito maior do que o cobrado pelo carro na Europa.
Ficha Técnica:
Lamborghini Gallardo
Motor: Central, longitudinal, V10, 40V, injeção direta
Cilindrada: 5205cm3
Taxa de compressão: 12,5:1
Potência: 560 cv a 8000 rpm
Torque: 55,1 mkgf a 6500 rpm
Câmbio: automatizado sequencial de 6 marchas; tração permanente variável nas 4 rodas
Carroceria: cupê, 2 portas, 2 lugares
Dimensões: comprimento, 435 cm; largura, 190 cm; altura, 117 cm; entreeixos, 256 cm
Peso: 1410 kg
Peso/potência: 2,51 kg/cv
Peso/torque: 25,6 kg/mkgf
Porta-malas/caçamba: 110 litros
Tanque: 90 litros
Suspensão dianteira: duplo A
Suspensão traseira: duplo A
Freios: discos ventilados de aço nas 4 rodas com ABS e EBD
Direção: hidráulia, do tipo pinhão e cremalheira
Pneus: liga leve, Pirelli Pzero 235/35 ZR 19 na frente e 295/30 ZR 190 atrás
Equipamentos: ar-condicionado bizona, airbags frontais e laterais, bancos de couro, controle de tração
Lamborghini Gallardo LP560-4 Spyder
Lamborghini Gallardo LP560-4 Spyder
O Lamborghini Gallardo LP560-4 Spyder é um automóvel que combina extrema elegância com performance de alto nível.
O Lamborghini Gallardo LP560-4 Spyder está equipado com o motor 5.2 V10 a debitar 560 cv de potência às 8000 rpm.
É capaz de acelerar dos 0 aos 100km/h em apenas 4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 324 Km/h.
Relativamente ao precedente Lamborghini Gallardo Spyder, este possui mais 40 cv de potência no motor, emissões de CO2 reduzidas em 18%, o mesmo aconteceu com o consumo que agora é de 14 litros/100Km.
Nas Espanha existe um dos lugares mais paradisíacos do mundo e por ano milhões de turistas passam por lá para estar admirando essa beleza inigualável, só pela primeira vez as pessoas deixaram de observar esse carro e passaram a admirar o Lamborghini Gallardo que chamava atenção com o seu ronco barulhento e todo mundo que estava ali ficou realmente admirado por ver um motor V10 5.2.
Lamborghini Gallardo Spyder LP560-4
Este Lamborghini Gallardo LP560-4 Spyder foi apresentado em 2008 e pertence à 1ª geração do modelo Gallardo.
Esta versão usufrui de um motor central de 5204cc de cilindrada que alcança uma potência máxima de 560 cv às 8000 rpm e produz 540 nm de binário. O motor a gasolina tem uma configuração V10 ( 90.0º ) e é produzido em alumínio. O veículo tem a mais alta cilindrada entre as versões desta geração.
O veículo é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4.00 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 324 km/h. O motor está disponível com uma caixa manual de 6 velocidades.
Apresenta um consumo médio de 15.0 l/100km e as emissões de CO2 estão fixadas nos 351.0 g/km. O Lamborghini apresenta uma direção pinhão e cremalheira, sendo que está equipado com travões de discos à frente e também atrás.
O Lamborghini Gallardo LP560-4 Spyder é um cabriolet com 2 portas e capacidade para 2 passageiros. Com uma tara de 1550 kg, apresenta 4345 mm de comprimento, 1900 mm de largura e 1184 mm de altura.
Quanto à distância entre eixos, esta mede um total de 2560 mm.
Segundo a sua montadora a lamborghini faz de 0 à 100Km/h em quatros segundos exatos e consegue chegar a incrível velocidade de 323Km/h realmente um desempenho de dar inveja à muitos outros carros tudo isso é possível graças ao seu peso que ficou 20Kg mais leve em relação a versão mais antiga, ele tão potente que após você ter acelerado o carro ele prende o seu corpo no banco e sua respiração até mesmo dificulta.
Lamborghini Gallardo LP560-4 – Marca
Lamborghini Gallardo LP560-4
A marca Lamborghini é realmente fora de série todos os seus carros são maravilhosos e agora com o novo Lamborghini Gallardo LP560-4 a montadora vai se consolidar como tendo os melhores carros do mundo, esse novo modelo teve algumas coisas que foram modificadas em relação a sua versão anterior, agora ele tem um novo motor, suspensão e transmissão totalmente modificados.
Tudo isso foi feito para que LP560-4 tivesse o desempenho e a aerodinâmica totalmente melhorada em relação ao anterior e pelo que parece agradou a muita gente que viu e deve ter ficado muito interessa em comprar o seu. O motor 5.2 V10 de 560 cavalos faz com que ele alcance 200Km/h em menos de 12 segundos e o máximo da sua velocidade é de 325Km/h incrível para quem gosta de voar alto.
Acostumada à fabricação de modelos sempre com estilos rápidos, bem estruturados e esportistas, a principal característica do carro fica por conta de seu motor que chega aos incríveis 560 cavalos.
Tudo isso é possível graças ao motor 5,2 litros, a velocidade máxima atingida é de 325 Km/h. Já esteticamente falando de sua parte interna e externa, as mudanças foram poucas, entre elas um novo e pequeno spoiler e um novo conjunto de faróis com iluminação LEDs.
Fonte: www.envenenado.com.br/www.webmotors.com.br/www.cars-directory.net
Redes Sociais