PUBLICIDADE
Mazda começou como um fabricante de máquinas-ferramenta chamada Toyo Cork Kogyo Co., Ltd, que foi fundada no Japão em 1920.
Em 1927 Toyo Cork Kogyo rebatizou-se como Toyo Kogyo Co., Ltd. em 1927 e mudou-se de fabricação de máquinas-ferramentas para veículos, com a introdução do primeiro veículo, Mazda-Go, em 1931.
Durante a segunda guerra mundial Toyo Kogyo produziu armas para os militares japoneses, principalmente foi a série de 30 a 35 Tipo 99 rifle.
A empresa adotou formalmente o nome Mazda em 1984, apesar de todos os automóveis vendidos desde o início deu esse nome. O Mazda R360 foi introduzido em 1960, seguindo-se o Mazda Carol em 1962.
No início da década de 1960, Mazda colocar um grande esforço de engenharia para o desenvolvimento do motor rotativo Wankel, como forma de se diferenciar de outras empresas de automóveis japoneses.
O limitado-produção Cosmo Esporte, de 1967 tornou-se o primeiro veículo a adotar o motor rotativo e ainda está sendo usado hoje no RX-8. Mazda tornou-se o único fabricante de motores Wankel do tipo, principalmente, por meio de atrito (NSU e Citroën tanto desistiu do projeto durante os anos 1970, e protótipo Corvette esforços da General Motors nunca chegou à produção.)
Este esforço para trazer a atenção para si, aparentemente ajudou, como Mazda rapidamente começou a exportar seus veículos.
Ambos os modelos movidos rotativo movido a pistão e fizeram o seu caminho ao redor do mundo.
Os modelos rotativos rapidamente se tornou popular pela sua combinação de boa alimentação e peso leve quando comparado aos concorrentes com motor a pistão, que exigiam um V6 ou V8 pesado para produzir a mesma energia. O R100 e famosa série de RX (RX-2, RX-3, e RX-4) liderou os esforços de exportação da empresa.
Durante 1968 Mazda iniciou as operações formais no Canadá, apesar de terem sido visto no Canadá, já em 1959.
Em 1970, a Mazda entrou formalmente no mercado americano e foi muito bem sucedido lá, indo tão longe a ponto de criar o recolhimento Mazda Rotary para os compradores norte-americanos. Para este dia, Mazda continua a ser o único fabricante de automóveis ter produzido uma caminhonete Wankel-motorizado. Além disso, eles também são a única marca a já ofereceu um ônibus rotativo alimentado (a Mazda Parkway, oferecido apenas no Japão) ou station wagon (dentro da linha RX-3 & RX-4 para os mercados dos EUA).
Sucesso rotativo da Mazda continuou até o início da crise do petróleo de 1973. Como os compradores americanos (assim como os de outras nações) rapidamente virou-se para os veículos com melhor eficiência de combustível, os modelos rotativos potência relativamente sedentos começou a cair em desuso.
Sabiamente, a empresa não tinha totalmente virou as costas para motores de pistão, como eles continuaram a produzir uma variedade de modelos de quatro cilindros em toda a década de 1970.
A linha de Familia menor em particular tornou-se muito importante para as vendas mundiais da Mazda depois de 1973, assim como a série um pouco maior Capella.
Não querendo abandonar o motor rotativo inteiramente, Mazda reorientou seus esforços e fez dela uma escolha para o motorista esportivo ao invés de um motor convencional. Começando com o leve RX-7 em 1978 e continuando com o RX-8 moderno, Mazda continuou a sua dedicação a este motor único.
Essa opção em foco também resultou no desenvolvimento de um outro carro esportivo leve, o movido a pistão Mazda Roadster (talvez mais conhecido por seus nomes em todo o mundo como o MX-5 Miata ou), inspirado no conceito “Jinba Itai ‘.
Introduzido em 1989, para aclamação mundial, o Roadster tem sido amplamente creditado com a reviver o conceito do pequeno carro esporte após seu declínio no final de 1970.
Anos 20
Jyujiro Matsuda
Jyujiro Matsuda funda a empresa em 1920 com a designação Toyo Cork Kogyo Co., Ltd.
Em japonês, o nome da empresa sempre foi pronunciado e soletrado como “Matsuda”, o nome do fundador.
Anos 30
Mazda Cosmo Sports 110S
A Mazdago, um carrinho de três rodas, começa a ser produzida em 1931.
O primeiro logotipo da Mazda surge em 1934. O nome origina de Ahura Mazda, um deus antigo.
Além disso, também tem uma sonoridade semelhante à do nome do fundador.
Anos 60
Mazda Familia (323)
O nosso primeiro automóvel, o veículo de passageiros Mazda R360 Coupé de duas portas, é lançado em 1960.
O Mazda Carol de quatro portas surge em 1962.
Em 1963, construimos o nosso milionésimo automóvel.
O nosso primeiro veículo com motor rotativo, o Mazda Cosmo Sports 110S, é lançado em 1967. A partir desta altura, o motor rotativo desempenha um papel fundamental na história da Mazda.
No mesmo ano, inicia-se a exportação em larga escala para a Europa.
Anos 70
Em 1970 inicia-se a exportação para os EUA.
São lançados vários novos modelos nesta década. Entre os que ajudam a estabelecer a nossa reputação encontram-se os lançamentos de 1977 do Mazda Familia (323) e do Mazda Capella (626).
Em 1972, o automóvel número 5 milhões sai da linha de produção. No ano seguinte, o total das exportações supera 1 milhão de unidades.
Em 1975, o logótipo com o nome Mazda faz a sua estreia.
Anos 80
MX-5 NA (1989)
Em 1981, fundamos a Mazda, Inc. (América do Norte) e a atual Mazda Motor Europe (Europa).
Em 1984 alterámos a nossa designação para Mazda Motor Corporation. No ano seguinte, a nossa produção total até à data alcança os 10 milhões de automóveis.
Em 1986, 1,5 milhões destes automóveis são veículos com motor rotativo. E em 1987, o total de veículos duplica para 20 milhões.
A Mazda B2500 é lançada em 1985, sendo um de vários veículos novos. Em 1987, começamos a produzir nos EUA, em Michigan.
E em 1989 acontece algo muito especial: o Mazda MX-5 é apresentado pela primeira vez, no Salão Automóvel de Chicago.
Anos 90
Mazda 787B em 1991, Le Mans
A Mazda vence as 24 Horas de Le Mans em 1991 com o Mazda 787B. Foi a primeira vitória de um construtor japonês na competição e a única vitória alcançada por um motor rotativo.
Em 1992 adoptámos as normas ambientais globais da Mazda (“The Mazda Global Environmental Charter”).
Em 1994 somos o primeiro fabricante automóvel japonês a obter a certificação ISO 9002.
Em 1996 obtemos a certificação ISO 9001, a norma de qualidade mais elevada. Mais uma vez, somos pioneiros entre as marcas japonesas.
O logótipo atual é introduzido a partir de 1997.
Em 1999, o Mazda MX-5 número 500.000 sai para a estrada.
Anos 2000
Em 2002, a expressão “Zoom-Zoom” é escolhida como a representação da essência da nossa marca.
Em 2003 surge a primeira versão de série do Mazda RX-8. O seu motor RENESIS vence o prêmio de “Motor do ano” em 2003 e 2004.
Em 2004 comemorámos 25 anos de parceria com a Ford.
Em 2005 é lançada uma nova versão do roadster mais vendido em todo o mundo, o Mazda MX-5. Além disso, atualizámos as normas ambientais globais da Mazda.
Uma breve história da Mazda
O nome Mazda teve origem em Ahura Mazda, o mais importante deus zoroástrico da razão, que concedeu sabedoria e uniu o homem, a natureza e os outros deuses.
De igual modo, é bastante parecido com a fonética do nome do fundador da empresa, Jujiro Matsuda, que fundou a empresa no dia 30 de janeiro de 1920 com o nome de Toyo Cork Kogyo Co. Ltd (companhia industrial do oriente).
Em 1927 alterou o seu nome para Toyo Kogyo Co.; em 1929 tem início a fabricação de máquinas e ferramentas; e pouco depois, em 1931, inicia a produção de um veículo de carga de três rodas batizado de Mazda-Go, um misto de moto e caminhão.
Já em 1932, a montadora começou a exportar seus veículos para a China.
Em 2001, a Mazda comemorou 70 anos de produção automóvel.
Somente no ano de 1934 nasceu o primeiro logotipo da marca com o nome MAZDA.
Durante a Segunda Guerra Mundial a empresa passou a produzir armamentos para o exército japonês como o rifle Tipo 99, que se tornou extremamente conhecido. Depois do término do conflito, a empresa, que teve suas instalações seriamente destruídas, começou sua reconstrução, iniciando novamente as exportações somente em 1949 para a Índia. No final da década de 50, a montadora introduziu no mercado o Mazda Romper, um pequeno e durável caminhão.
O primeiro carro da marca, o MAZDA R360, um pequeno cupê de dois lugares com motor V2 traseiro, surgiu somente em 1960; seguido no ano seguinte pela picape compacta B-series 1500; e do MAZDA Carol 600, primeiro automóvel de quatro portas da montadora, introduzido em 1962.
No ano seguinte, além da produção automóvel acumulada atingir a faixa de um milhão de unidades, a MAZDA introduz no mercado sua primeira van destinada ao uso familiar, e, em 1966 a van comercial chamada Bongo. Em 1967 a MAZDA começa a exportar em larga escala para o continente europeu, além de estabelecer escritórios de vendas na Austrália.
Nesse ano é também lançado o Mazda Cosmo 110S, primeiro automóvel da montadora a receber um motor rotativo Wankel, que por ser um motor de combustão interna recorria a um rotor ao invés de pistões.
Esse motor possuía um peso muito menor e a mesma potência que um motor normal, mas com cilindrada inferior. Foi com esse modelo qua a MAZDA debutou nas competições esportiva em 20 de outubro de 1968, na maratona de resistência de 84 horas em Nürburgring na Alemanha.
Ainda nesse mesmo ano, foi a vez da picape B2500, que vendeu mais de 3 milhões de unidades até os dias de hoje. Este ano também foi marcado pelo início da produção de automóveis em uma fábrica na Malásia. Em 1969 a MAZDA firmou uma parceria com a Ford e a Nissan, dando início a uma joint venture para produzir caixas de transmissão automáticas. A incorporação do motor Wankel em vários modelos levou a MAZDA, na década de 70, a ser reconhecida como uma marca de alta performance.
E foi justamente no início dessa década que os números da montadora japonesa começaram a crescer: em 1970 iniciou a exportação de seus automóveis para o mercado americano, e, em 1972, atingiu a produção de 5 milhões de carros em sua história.
Vários modelos ajudaram a construir a reputação da empresa nesta década, entre eles o cupê compacto Familia e o grande Capella, introduzidos em 1977; e o MAZDA RX-7, um esportivo equipado com motor de 260 cavalos de potência, que teve importância fundamental em estabelecer a montadora no segmento de carros esportivos, ficando extremamente conhecido no Brasil quando apareceu na série Jaspion.
No final da década, em 1979, depois de um baixo volume de vendas, a montadora tem a sua primeira grande crise financeira. Para escapar à crise a MAZDA assina um acordo com a Ford, onde a montadora americana adquiriu 25% das ações, vindo a aumentar sua participão para 33.4% em 1996.
Nos anos seguintes, tanto a Ford como a MAZDA lançaram modelos em conjunto, alterando o seu nome dependendo do mercado. Nos anos 80 a montadora, que adotou oficalmente o nome de Mazda Motor Corporation em 1984, assistiu seu volume de vendas passar para um patamar muito mais elevado, graças ao apoio da Ford, e principalmente com o lançamento de MAZDA MX-5, em 1989, que se tornaria um campeão mundial de vendas na categoria esportivo de dois lugares, proporcionando ao mercado um roadster a preços mais acessíveis. A década seguinte tem início, em 1991, com um MAZDA 787B vencendo a tradicional prova das 24 Horas de Le Mans, sendo a primeira vitória na competição de um construtor japonês e a única vitória alcançada por um motor rotativo.
Apesar do bom início nesta década, a MAZDA começou novamente a ter prejuízos financeiros. As boas vendas no mercado europeu não serviam para cobrir as perdas financeiras no mercado japonês e americano, especialmente devido a crise asiática de 1997.
Sob o comando de Henry Wallace, a MAZDA foi completamente reestruturada, dando início ao desenvolvimento de novos e avançados automóveis. O novo século coincidiu com a saída do carro de n.º 35 milhões da linha de produção. Foi também nesta época que a MAZDA lançou sua famosa campanha corporativa, denominada Zoom-Zoom, ressaltando de uma forma criativa à agilidade de seus veículos e diretriz visual que serviria como inspiração para o desenvolvimento de sua nova geração de veículos.
Os primeiros veículos
A fábrica de máquinas-ferramentas teve início em 1929, sendo pouco tempo depois (1931) seguido de um veículo de carga de três rodas, o Mazdago. O primeiro carro, o Mazda R360 Coupé, um veículo de passageiros de duas portas, surgiu em 1960, e o Mazda Carol de quatro portas veio ao mundo em 1962.
No ano seguinte, a produção automóvel acumulada atingiu a fasquia do milhão de unidades.
Tradição de inovação
O primeiro veículo da Mazda com motor rotativo, o Mazda Cosmo Sports 110S, foi lançado em 1967. No grupo de carros notáveis que ajudaram a construir a nossa reputação, podemos incluir também as introduções de 1977 do Mazda Familia (323) e do Mazda Capella (626). A nossa herança no capítulo dos carros desportivos foi solidamente estabelecida pelo Mazda RX-7 (1978) e consolidada pelo Mazda MX-5, campeão mundial de vendas de carros desportivos de dois lugares, cujo lançamento data de 1989.
Tecnologia de motorização
A Mazda tem permanecido na vanguarda do desenvolvimento de motores desde 1961, altura em que deu início à cooperação técnica com a companhia alemã NSU/Wankel no domínio dos motores rotativos.
O mais recente desenvolvimento foi o novo motor RENESIS incluído no concept car RX-EVOLV.
Foi com muito orgulho que, com o Mazda 787B, vencemos as 24 Horas de Le Mans em 1991. Foi a primeira vitória na competição de um construtor japonês e a única vitória alcançada por um motor rotativo.
O protótipo do Xedos 9 causou grande sensação no Salão Automóvel de Frankfurt de 1993. Introduzimos a Inovação Digital Mazda em 1996, incorporando tecnologia de ponta. No ano passado, entrou em cena o inventivo Mazda Premacy. O novo século coincidiu com a saída do nosso carro n.º 35 milhões da linha de produção.
Uma parceria estável
Inicialmente, a companhia firmou uma parceria com a Ford em 1969, formando uma joint venture com vista ao fabrico de caixas automáticas.
Dez anos depois, a Ford adquiriu uma participação de 25% na Mazda, e, desde então, a relação entre as duas companhias desenvolveu-se fortemente. A AAI, a joint venture de ambas as companhias nos EUA, fabricou já muito para cima de 2 milhões de veículos desde 1992.
A linha do tempo
1978 – Lançamento do MAZDA MX-7, automóvel esportivo responsável por tornar acessível este tipo de modelo no mundo.
1986 – Lançamento do MAZDA FESTIVA, um carro compacto que foi introduzido nos Estados Unidos com o nome de MAZDA 121.
1987 – Lançamento do MAZDA MX-6, um sedã esportivo de porte médio. O modelo foi chamado de MAZDA CAPELLA no Japão até 2002, quando foi relançado como MAZDA6. O modelo está atualmente disponível nas versões sedã e wagon.
1988 – Lançamento do MAZDA PERSONA, um sedã de médio porte.
1989 – Lançamento do MAZDA MX-5, esportivo e carro mais famoso da montadora japonesa.
1991 – Lançamento do MAZDA SENTIA, um sedã luxuoso que possuiu duas gerações até ter sua produção encerrada em 1999.
1996 – Lançamento do MAZDA2, um automóvel compacto estilo urbano, também comercializado com o nome de DEMIO.
1999 – Lançamento do MAZDA PREMACY, uma van mono-volume de porte médio. A segunda geração do modelo, introduzida em 2005, adotou o nome de MAZDA5.
2003
Lançamento do MAZDA MX-8, um esportivo equipado com o famoso motor Wankel Renesis de apenas 1.3 litros, capaz de gerar impressionantes 250 cavalos de potência, acelerando de 0-100 km/h em 5.9 segundos. O modelo foi o sucessor do famoso MAZDA RX-7.
Lançamento do MAZDA3, um automóvel compacto, disponível nas versões sedã (quatro portas) e hatchback/wagon (cinco portas). O modelo também é comercializado com o nome de MAZDA AXELA.
2004 – Lançamento do MAZDA VERISA, um automóvel compacto especialmente desenvolvido para o mercado japonês, aliando estilo e versatilidade.
2006
Lançamento do MAZDA CX-7, um crossover compacto que se tornou um grande sucesso de venda no Japão. O visual esportivo, que tinha linhas bastante arrojadas e carroceria inclinada, era acentuado pelo motor turbo 2.3 litros com injeção direta de combustível.
Lançamento da linha de picapes MAZDA BT-50, nas versões cabine simples, dupla e estendida. A designação BT-50 representa que a nova linha tem capacidade de carga de meia tonelada.
2007 – Lançamento do MAZDA CX-9, um crossover com capacidade para sete pessoas, direcionado para o mercado americano. O modelo tem um visual muito agressivo, principalmente devido às suas grandes rodas de 20 polegadas, desenho moderno, sofisticação e muito conforto.
2008 – Lançamento do MAZDA BIANTE, uma van de tamanho grande, com capacidade para oito pessoas distribuídas em três fileiras de assentos, disponível somente no mercado japonês. Para facilitar o acesso o modelo possui duas portas corrediças laterais. De acordo com a MAZDA, o nome foi escolhido baseado na palavra inglesa ambient (ambiente), com o objetivo de criar a impressão de um interior unificado que contribui para um clima confortável e agradável para todos os ocupantes.
Logotipo
Primeiro Logo da Mazda
Logo autal da Mazda
No logotipo 1936, a curva em forma de M foi inspirado no emblema da cidade de Hiroshima.
Os logos de 1991 e 1992 simbolizou uma asa, o Sol e um círculo de luz. Logotipo atual Mazdaâ ™ s, apelidado de “o logotipo do owl”, foi projetado pelo Rei Yoshimara em 1997.
O “M” estilizado foi concebido para se parecer com asas esticadas, mas muitas pessoas viram uma tulipa estilizada em seu lugar.
Há algum debate sobre a origem do nome da Mazda para a empresa.
Acredita-se por alguns como uma versão latinizada do nome do fundador, Matsuda. Outros acham que o próprio Matsuda escolheu o nome Mazda como ele é derivado de Ahura Mazda, o nome de uma divindade exaltado eles cuja seguir o costume do zoroastrismo.
Zoroastrismo é considerado por alguns em perto de culturas orientais a ser a fonte de sabedoria, inteligência e harmonia.
História da Mazda – Empresa de Automóveis
Em 30 de janeiro de 1920, Jujiro Matsuda (1875-1952) forma a Toyo Cork Kogyo, empresa de produção de cortiça, em Hiroshima, Japão; pouco mais de uma década depois, a empresa produz seu primeiro automóvel e, eventualmente, muda seu nome para Mazda. Hoje, a Mazda é conhecida por seus veículos acessíveis e com desempenho de qualidade.
Em 1931, a empresa lançou o Mazda-Go, um veículo de três rodas que se assemelhava a uma motocicleta com um porta-cargas na parte traseira.
Os planos de desenvolvimento de carros da empresa foram interrompidos durante a Segunda Guerra Mundial e o bombardeio de Hiroshima.
Na década de 1950, a Mazda começou a fabricar pequenos caminhões de quatro rodas. A empresa lançou seu primeiro carro de passeio, o R360 Coupe, em 1960 no Japão. Sete anos depois, a Mazda estreou o primeiro carro com motor rotativo, o Cosmo Sport 110S.
A Mazda entrou no mercado americano em 1970, com o cupê R100, o primeiro carro com motor rotativo produzido em massa nos EUA.
No ano seguinte, a Ford Motor Company assumiu uma participação de 25% na empresa.
Em 1989, no Chicago Auto Show, a Mazda apresentou o MX-5 Miata, um carro esportivo de duas portas com preço inicial de US$ 13.800.
De acordo com a Mazda, o conceito para o carro era: “acessível para comprar e usar, leve, manuseio Jinba Ittai (“piloto e cavalo como um”) e aparência clássica de roadster”. O “Guinness Book of World Records” de 2000 nomeou o Miata como o conversível de dois lugares mais vendido da história.
Em 1991, em outro marco para a empresa, um Mazda 787 B venceu as 24 Horas de Le Mans, tornando-se o primeiro carro com motor rotativo e o primeiro automóvel japonês a fazê-lo. No entanto, a Mazda foi impactada pela crise econômica no Japão na década de 1990 e, em 1996, a Ford assumiu o controle acionário da montadora e a resgatou de uma potencial falência.
As duas empresas compartilharam instalações de fabricação em vários países, juntamente com plataformas de veículos e outros recursos. Em 2008, a Ford, que havia sido prejudicada pela crise econômica global e pela queda nas vendas de automóveis, renunciou ao controle da Mazda ao vender 20% de seu controle acionário por cerca de US$ 540 milhões. (Também naquele ano, a General Motors vendeu sua participação na Suzuki Motor, com sede no Japão.)
Em 2009, a Mazda comemorou o 20º aniversário do MX-5 Miata, cujas vendas até então haviam superado quase 900.000 e que ganhou quase 180 grandes prêmios automotivos.
Fonte: dailynewsdig.com/www.mazda.pt/mazdaallmotors.com.br/sorrac.wordpress.com/www.history.com
Redes Sociais