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Lada é uma marca de automóvel fabricado pela russa fabricante de automóveis AvtoVAZ baseado em Togliatti, Samara Oblast.
Ele foi originalmente a marca de exportação para os modelos vendidos sob a Zhiguli nome no mercado doméstico Soviética após junho 1970.
Os carros Lada tornaram-se popular na Rússia e na Europa Oriental durante as duas últimas décadas da era soviética, particularmente no ex- bloco soviético países.
A história da Lada pode ser rastreada até a década de 60, quando uma fábrica de automóveis aberto como parte de uma joint venture entre a Rússia comunista e Itália.
Construída sobre o rio Volga, a fábrica provocou o desenvolvimento acelerado de uma cidade vizinha ítalo-comunista-nomeado Toglietti que eventualmente cresceu ao redor da planta, formando uma pequena comunidade industrial.
Logo da Lada
NO PRINCÍPIO
Em 1966, foi assinado um acordo entre a Fiat e o Governo soviético, de forma que uma nova fábrica de carros poderia ser construída ao lado do rio Volga, em um lugar a + ou – 960 km a sudeste de Moscou.
Este local é agora o terceiro maior complexo motor-industrial do mundo com 90 milhas de linhas de montagem automatizadas e uma área de 22.5 milhões de pés quadrados. A fábrica foi construída em menos de 4 anos, por mais de 45 mil trabalhadores a um custo calculado de £ 820,000,000 (Liras).
O local tem seus próprios hotéis, pista de testes (Os hotéis foram agora vendidos). Este esquema enorme fez parte de um programa muito maior para a área que incluiu construção de uma usina hidroelétrica, a Lenin Dam no Volga, e o contrução de uma nova cidade na beira do rio, Togliatti, que substituiu a antiga cidade de Stavropol que foi inundada pelo reservatório.
Togliatti era o nome do presidente do Partido comunista italiano da época.
Ele tinha conduzido a resistência italiana durante a 2a. guerra mundial, e teve um papel fundamental nas negociações que tinham conduzido à venda da planta da Fiat à União soviética.
Parte das negociações era um acordo em que a União soviética daria aço a Fiat para que ela produzisse carros em sua fábrica na Itália.
O LADA
A primeira aparição do Lada 1200 Saloon se deu em 1973 no Motor Show da Inglaterra causando alguma estranheza por causa do preço extremamente baixo.
O seu preço era muito baixo, o que causou surpresa.
Em 1990 o Brasil começou a importar da União Soviética, os seguintes modelos de carros: 2105 (Laika), 2104 (Laika Station Wagon),Lada Samara Hatchback de 3 ou 5 portas e Lada Niva.
Outros modelos de veículos produzidos: Lada Kalina, Lada Riva, Lada Oka, etc.
Como a Satra Motors LTD e os concessionários disseram, “Para um carro novo, o Lada parece e soa estranhamente familiar. Isto não é nenhuma tolice. Linhas limpas para seu motor de 1198cc, capaz de velocidades até 144Km/h, e como esta é uma velocidade que a pessoa raramente é permitida alcançar, o Lada nunca estará cansado. Também é surpreendentemente suave às bombas de combustível. Dentro e fora, há muito pouco sobre o Lada que você já não conheça.
A única coisa que o pegará de surpresa é o preço. É muito menos que você esperaria. Você não encontra muitos carros como esse hoje em dia “.
Ele foi inicialmente equipado com assentos reclináveis completamente ajustáveis, caixa de quatro marchas e engrenagens sincronizadas de velocidade, tapeçaria de vinil luxuosa, caixa de ferramentas inclusive. ” E nenhum destes complementos custará mais dinheiro”.
Aproximadamente quatro anos depois, tapetes eram providos (em cima da esteira de borracha provida pela fábrica) e colocadas as luzes de ré.
Mais adiante modificações seguiram e o Riva foi atualizado regularmente desde então. As linhas do carro seguramente devem ser consideradas agora um “clássico”.
Abril de 1974 viu a introdução do Lada 1200 Saloon e o Estate que se uniu depois ao Lada 1500 Estate, compartilhando com o 1200 a plataforma. O 1500 Saloon foi seguido em 1976 e em 1978 pelo aparecimento do motor 1600, e era o líder da gama de 4 farois da Lada. Em maio de 1983 o Riva apareceu com um motor 1300cc, seguido em 1984 pela 1200 Saloon e em 1985 pelas 1300 e 1500 Estate.
Várias mudanças se seguiram alguns dos quais tiveram motores de 1600cc – estes que têm uma linha de corpo mais alta e uma grade mais quadrada.
O hatchback 4×2 Samara foi motorizado com um 1300cc transversal. Outras versões se seguiram, hatchbacks de cinco portas e quatro portas que são vendidos com um kit de estilo e a adição de motores de 1500cc e 1100cc.
Em agosto de 1996 o Samara foi vendido com uma injeção de combustível da General Motors nos motores 1.5. Durante este tempo a linha Riva foi cortada para somente o 1500 Saloon e o Estate com duas boas variações.
O terceiro sócio da família de Lada, o 4×4 Niva, apareceu em 1978.
A variante do Niva “Cossack” com interior mais bonito e rodas de liga começaram a aparecer em 1986, entretanto o ornamento “cossaco” tinha estado disponível como uma gama de suplementos opcionais antes disto.
A segunda metade de 1995 viu a introdução do Niva “Hússar” e o “Cossack” provido com um motor 1700cc com injeção de combustível de GM.
O Lada 1200
Lada 1200
Lada 1200
Lada 1200
Desenvolvido em cooperação com a Fiat, LADA 1970-1200, um carro de classe média baixa. Embora o carro correspondia substancialmente à Fiat 124, mas com um corpo armado, de aquecimento mais forte e Schlichter disponível, o modelo foi adaptado a condições russas.
O LADA 1200 foi alimentado por um motor de quatro cilindros de quatro tempos e construído como um sedan e station wagon.
Em sua casa, vendido sob o nome VAZ 2101 LADA 1200 logo se tornou um best-seller: Em 1973, a produção anual ascendeu a 600.000 cópias já.
História da Lada – Resumo
O primeiro LADA é o modelo mais numeroso na URSS e na Rússia
As vendas do modelo Zhiguli começaram em agosto de 1970. O VAZ-2101 deu início à família de carros de passeio mais produzida em massa na história da empresa e, além disso, na história da indústria automotiva russa. Cerca de 4,8 milhões de carros VAZ-2101 e suas modificações foram produzidos de 1970 a 1988.
Além do VAZ-2101, os seguintes modelos também foram produzidos em massa: LADA 2106 (unidades de 4,3 M), LADA 2107 (unidades de 2,8 M), LADA 4×4 (unidades de 2,5 M).
Série Lada Classic
Melhoria do protótipo estrangeiro
O primeiro modelo LADA foi baseado no sedã italiano FIAT-124 que ganhou o prêmio de Carro do Ano na Europa em 1967. Para ser produzido e vendido na União Soviética, o protótipo estrangeiro passou por uma série de testes em estradas, fora -estrada e trechos especiais de paralelepípedos. Após os testes, mais de 800 alterações foram introduzidas no design do carro licenciado; a maioria deles visava melhorar a confiabilidade.
A suspensão sofreu os seguintes retrabalhos: mudança de cinemática, reforço da maioria das peças incluindo rolamentos e rótulas. O FIAT-124 tinha uma folga de cerca de 130 mm.
No decorrer da modernização do chassi italiano, a folga frontal foi aumentada para 175 mm. Como resultado das melhorias, o carro ficou 90 kg mais pesado, mas isso foi compensado pelo aumento da potência do motor. O VAZ-2101 recebeu um novo motor com árvore de cames no cabeçote e maior distância central entre os cilindros, o que permitiu melhorar o motor e aumentar seu volume no futuro. O diâmetro externo das guarnições de fricção na embreagem foi aumentado de 182 mm para 200 mm.
A caixa de câmbio recebeu os sincronizadores que foram desenvolvidos para os carros esportivos mais rápidos da Fiat. O corpo ficou mais forte e, em vez de dois jackholes (um de cada lado), quatro foram introduzidos para tornar o levantamento muito mais seguro.
Furos para a alça de partida externa foram feitos no para-choque, na carroceria e no radiador. Em vez da luz de aviso de superaquecimento do motor usada pelos italianos; o painel de instrumentos do VAZ-2101 foi equipado com um medidor de temperatura do líquido refrigerante.
Algumas das mudanças são externas e podem ser vistas claramente. Pode ser testemunhado em primeira mão no museu corporativo AVTOVAZ, onde o FIAT-124 está em exibição – um carro raro na Rússia que foi doado ao museu a partir de uma coleção particular. Ele pode ser comparado com o primeiro carro VAZ-2101 vendido, que foi levado ao museu corporativo após 19 anos de operação.
O tempo mostrou quão corretas foram as soluções de design incorporadas no VAZ-2101. O carro tornou-se bastante durável, confiável e confortável – foi muito apreciado pelos consumidores domésticos e pelo mercado externo, no qual o carro entrou já em 1971. O primeiro lote de carros foi enviado para a Iugoslávia, Bélgica, Holanda e Finlândia. Em 1971, mais de 57 mil carros LADA foram exportados, o que representava mais de um terço da exportação anual total de carros da URSS na época.
Hoje, várias centenas de milhares de sedãs VAZ-2101 estão registrados na Rússia. Esses carros ilustres ainda são usados para o propósito a que se destinam – como meio de transporte, mas cada vez mais passam por reformas para se tornarem um item de colecionador.
O carro russo do século 20
Em 2000, o modelo VAZ-2101 foi declarado O Carro Russo do Século após os resultados de uma pesquisa realizada pela revista Za Rulem.
O primeiro modelo LADA ganhou o voto de um a cada quatro participantes da pesquisa, que foi realizada entre mais de 80 mil pessoas.
História de vitórias no automobilismo
Em 1970, juntamente com o lançamento do primeiro carro VAZ-2101, foi tomada a decisão de estabelecer uma unidade esportiva. Desde os primeiros anos de produção, o VAZ-2101 começou a vencer em todos os tipos de corridas de carros, abrindo uma nova página na história do automobilismo na URSS. Em 1971, pela primeira vez, a equipe que pilotava o VAZ-2101 participou do rali Tour da Europa, que aconteceu em 14 países, e conquistou a Taça de Prata, e dois anos depois duas ao mesmo tempo – a Taça de Ouro e a Taça Prata. Paralelamente, a equipe da fábrica conquistou os principais prêmios das competições realizadas dentro da União Soviética. Os pilotos do VAZ-2101 competiram com carros nacionais de outras marcas e em uma monoclasse criada especificamente para Zhiguli. Os esportistas do VAZ-2101 participaram de ralis internacionais e de corridas soviéticas e autocross até meados dos anos 80.
A história das vitórias esportivas da LADA continua: a equipe da empresa usa carros LADA Granta e LADA Vesta especialmente ajustados para a participação em corridas de rali e corridas de circuito da Rússia.
Só em 2019, os pilotos da equipe LADA Sport ROSNEFT subiram mais de 100 pódios vencedores.
O novo LADA: um herdeiro das tradições
A chegada do VAZ-2101 formou as regras básicas para a criação de carros, que também são implementadas nos modelos LADA modernos. Essas regras são um estilo original e brilhante, confiabilidade, a melhor qualidade e equipamentos a um preço acessível. O VAZ-2101 não era apenas numeroso, mas também um carro verdadeiramente avançado de seu tempo.
Os modernos modelos LADA continuam esta tradição.
O LADA foi e continua sendo a marca automotiva mais produzida em massa na Rússia. A quota de mercado da marca é superior a 20% e a frota de carros LADA detém uma quota de 30% na frota automóvel russa.
Os líderes do mercado russo são os modelos LADA Granta e LADA Vesta.
Agora a linha LADA é representada por 5 famílias: Vesta, XRAY, Granta, Largus, 4×4.
A LADA oferece a seus clientes a mais ampla seleção de modificações de modelos: mais de duas dezenas de carros de série – sedãs, hatchbacks, station wagons, crossovers; assim como uma série de versões especiais – vans, picapes com cabine aberta e fechada, veículos blindados de transporte de dinheiro, rovers do pântano, táxis sociais, ambulâncias, unidade canina ou veículos de serviço de resgate.
Fonte: nivaclube.com/betterparts.org/en.media.renaultgroup.com
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