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Em outubro de 1946, Soichiro Honda estabeleceu a Honda Technical Research Institute em Hamamatsu, no Japão, para desenvolver e produzir pequenos motores de motos de 2 tempos.
Dois anos mais tarde, a Honda Motor Company, Ltd. nasceu, e em 1959 Honda abriu sua primeira loja em Los Angeles, com seis funcionários diligentes.
Desde a sua fundação em 1948, a Honda transformou-se numa organização global empregando mais de 100.000 associados, com uma rede de 104 fábricas em 39 países.
No entanto, a Honda construiu o seu nome com os motociclos e ainda produz o veículo mais produzido em todo o mundo, o ciclomotor Cub C100 de 50 cm3 a 4 tempos. Lançado em 1958 e publicitado com o slogan “Conhecerá a gente mais gira numa Honda”, venderam-se cerca de 30 milhões, ultrapassando as vendas do VW Carocha e do Ford Modelo T.
A Honda é o maior fabricante mundial de motores – incorporados numa diversificada gama de produtos incluindo motociclos, automóveis, geradores, corta-relvas, máquinas agrícolas e motores fora de bordo.
Os nossos motores estão no centro de pequenas ferramentas eléctricas até turbo-propulsores para aviões experimentais e são vendidos em todo o mundo.
A história da Honda abrange metade da vida da indústria de motores a nível global.
Primeiros Dias (1947)
Os primeiros motores da Honda foram uma contribuição prática para a mobilidade no Japão no pós-guerra. Montaram-se pequenos e pouco evoluídos motores Mikuni a 2 tempos (anteriormente geradores para equipamento agrícola) em quadros de bicicletas. No Japão pós-guerra, estes modelos de recurso foram um sucesso imediato.
Em 1947, quando o stock de motores Mikuni de excedentes de guerra se esgotou, Soichiro Honda desenvolveu o motor ‘Tipo A’ de 50 cm3.
No Japão pós-guerra, o comércio mal se organizara e Honda estabeleceu o Instituto de Pesquisa Técnica Honda em 1946. Foi Takeo Fujisawa, que entrou para a Honda 17 meses mais tarde e que criou a estrutura comercial da firma com um capital de 1 milhão de iénes, quem fundou a Honda Motor Company Ltd., para produzir o novo motor ‘Tipo E’ de 90 cm3 que equipava um motociclo e um triciclo de distribuição.
Em 1949, foi lançado o ‘Tipo D’ Honda Dream de 98 cm3 e 3 cv e, pouco tempo depois, o sofisticado ‘Tipo E’ de 146 cm3 e 72 km/h. A ‘Tipo E’ Dream foi um triunfo técnico para a Honda, com um cilindro de 146 cm3 e três válvulas à cabeça – duas de admissão e uma de escape – accionadas por touches.
Com o advento da guerra da Coreia nos anos 50, a economia japonesa cresceu, tal como os concorrentes da Honda.
A Honda Entra no Motociclismo de Competição (1954 )
Apesar do aumento de concorrência, a Honda passou a primeiro constructor japonês de motociclos e, em Março de 1954, enviou uma equipa de competição a São Paulo, no Brasil.
Em 1954, Soichiro Honda levou a Honda a participar nas corridas TT da Ilha de Man em Inglaterra, convencido de que ganhar um TT convenceria os compradores de motociclos em todo o mundo da excelência e qualidade da Honda.
A concorrência por parte das marcas estabelecidas era enorme e a Honda verificou que as dominantes NSU e Gilera desenvolviam o triplo da potência dos seus motores Honda, que só atingiam as 7.000 rpm.
Por alturas de 1959, a Honda começou a ver resultados. Os seus motores desenvolviam 16 cv às 14.000 rpm e conquistou o prémio de construtores, terminando em 6º, 7º e 8º no TT de 125 cm3.
Em 1960, a Honda terminou em 4º, 5º e 6º na classe de 250 cm3 e em 6º, 7º, 8º, 9º e 10º na corrida de 125 cm3, com a preparação e determinação da Honda a ganhar respeito muito antes de ganhar um TT abertamente.
Em 1961, quando a Honda e Mike ‘The Bike’ Hailwood ficaram com os cinco primeiros lugares nas corridas de 250 e 125 cm3, o London Daily Mirror escreveu que as máquinas eram “construídas como belos relógios” e a Honda passou a ser uma empresa mundial.
História da Honda na Fórmula 1 (1964)
O primeiro período da Honda na Fórmula 1 começou apenas 12 meses após o início da produção em série dos seus carros em 1964 e registou o seu primeiro sucesso num GP um ano mais tarde, no México.
A continuidade do sucesso da Honda é legendaria, demonstrando como a empresa e os seus engenheiros puderam reagir rapidamente à alteração de regulamentos técnicos durante os primeiros tempos dos motores de 1,5 e 3 litros e da era saudosa dos turbo-compressores.
A história da Honda no desporto motorizado demonstra o nosso compromisso na ultrapassagem de obstáculos tecnológicos, produzindo carros mais eficientes, fiáveis e agradáveis de conduzir.
Tendo já obtido sucesso em duas rodas, a Honda registou a sua primeira vitória em F1 no GP do México em 1964, com Richie Ginther ao volante do RA271E.
A Honda passou rapidamente a ser uma força formidável na F1 e obteve vitórias com John Surtees e os carros 301 e 302 da F1 deixaram os motores V12 e passaram a participar com motores V8 entre 1964 e 1968.
A Honda voltou à F1 com um motor turbo-comprimido em 1983 como fornecedor de motores da Williams, com Rosberg, Mansell e Piquet, antes de passar para a McLaren e ao memorável duo Alain Prost e Ayrton Senna. Tendo ganho 6 Campeonatos de Construtores, a Honda abandonou a F1 em 1992.
A Honda conquistou o seu lugar na Fórmula 1 com 6 Campeonatos de Construtores consecutivos e 5 Campeonatos de Pilotos entre 1986 e 1991.
A Honda regressou à grelha da F1 na época de 2000 com a BAR.
Os Primeiros Automóveis Honda
Logo da Honda
Os primeiros automóveis produzidos pela Honda foram o disportivo S500 de 2 lugares e a camioneta T360, seguidos do evoluído coupé S600 e da carrinha L700 em 1965.
Em 1967, o extraordinário e compacto motor do N360, a 4 tempos, dois cilindros e 354 cm3, acelerava até às 8.500 rpm e desenvolvia 31 cv! Destinado a compradores japoneses para substituição de motociclos, chegou mesmo a tempo do ‘boom’ dos minis dos anos 60.
Em 1970, a apresentação do Z360 arrefecido a ar formou a base para uma gama de veículos utilitários que, eventualmente, conduziu ao Civic em 1972, com um motor transversal de 1,2 litros.
Em 1971, começou a ser desenvolvido o motor CVCC (Combustão Controlada por Vortex Composto) de carga estratificada. O CVCC representa mais um marco importante na história da Honda; universalmente reconhecido como estando anos adiantado em relação aos à concorrência, que asseguravam que a iminente legislação norte americana Muski de 1975 sobre as emissões do escape era impossível de cumprir. O Civic CVCC estabeleceu a Honda nos E.U.A.
A indústria sofreu o seu primeiro abalo em 1973, durante a primeira crise mundial do petróleo, que trouxe a inflação e a recessão ao Japão. Enquanto os preços dos automóveis e dos motociclos aumentaram 15% para financiamento dos centros R&D dos fabricantes, a Honda aumentou a produção de automóveis para conter os seus preços.
Significativamente, foi em 1973 que a empresa se lançou na expansão dos produtos de força, que incluíam geradores, moto-cultivadores, corta-relvas, motores fora de bordo e bombas de água.
A Honda na Europa
Os primeiros 50 anos testemunharam transformações na indústria e nos diferentes mercados que fizeram a Honda refletir sobre os princípios das suas orientações.
Em Setembro de 1965, a Honda Reino Unido estabeleceu-se no Oeste de Londres e, em apenas 35 anos, a Honda investiu £1,15 biliões para instalar o centro das suas atividades na Europa em Inglaterra.
Em 1979, o acordo da Honda com a Rover proporcionou a reabilitação da Rover – após anos de desânimo, lutas laborais estropiantes e queda de vendas – e deu à Honda a oportunidade de se tornar competitiva em mais mercados europeus, especialmente em França e em Itália.
Quando a partilha de ações terminou com a aquisição do Grupo Rover pela BMW em 1994, a Honda já tinha estabelecido uma presença em Swindon, no Reino Unido e planeia produzir 300.000 automóveis neste país.
História da Honda – Marca
A marca japonesa Honda foi fundada em 1948 por Soichiro Honda.
Logo da Honda
Com o final da guerra o Japão ficou em ruínas, foi por isso necessário reconstruir o país incluindo os meios de transporte. Para isso, Soichiro Honda apresentou uma bicicleta com um motor (anteriormente um gerador agrícola) a 2 tempos acoplado. Este veículo mostrou-se desde logo um sucesso devido aos baixos custos de produção e transporte. Quando o stock de motores se esgotou, Soichiro Honda desenvolveu o motor Type A que substituiria o anterior.
Em 1949 a Honda criou o Dream D-Type, um motor de 98 cc com 3 cv.
Em 1959 a Honda aventurou-se no mercado americano com a scooter C100 Super Cub. Este modelo passou a ser o veículo mais bem-sucedido de toda a história, vendendo 50 milhões de unidades em todo o mundo (nos anos 70 a Honda passou a ser o principal produtor de motociclos).
Em 1963 a Honda desenvolveu os seus primeiros automóveis: o T360 e o desportivo S500. O Honda S500 era um roadster com um motor de 492 cc que debitava 44 cv.
Mas a filosofia dos motociclos era evidente, este modelo possuía um redline às 9500 rpm e transmissão às rodas traseiras através de um corrente, tal como nas motos.
A Honda teve dificuldade em entrar no mercado automóvel americano, o primeiro automóvel a ser importado foi o Honda N600 um pequeno utilitário de apenas 600 cc.
Devido às suas pequenas dimensões o modelo foi um fracasso pois a população americana estava habituada a grandes automóveis com elevadas cilindradas.
Em 1972 a Honda lança o Civic, modelo um pouco maior que o N600, não deixando de ter pequenas dimensões. Devido à crise energética de 1973 o governo americano reformulou as leis para as emissões automóveis. Pelo que a introdução de catalisadores levou a um grande aumento no preço dos automóveis.
Em 1975 a Honda lançou o Civic com o novo motor CVCC (Combustão Controlada por Vortex Composto) este motor foi um marco na indústria automóvel, devido à sua excelente combustão.
Este novo motor cumpria as leis de emissões sem necessitar de catalisadores. Devido à sua boa combustão, permitia realizar baixos consumos, pelo que permitiu que a Honda se estabelecesse no mercado americano.
Em 1976 a Honda lançou o Honda Accord, um modelo maior que o Civic que imediatamente agradou ao mercado.
Em 1986 a Honda criou uma nova divisão de luxo: a marca Acura. Sendo o seu primeiro modelo lançado o Acura Legend, com um motor de 2500 cc com 151 cv.
Em 1987 a Honda é a primeira marca a introduzir a direção às 4 rodas (4WS), lançando-a no Honda Prelude.
Em 1989 a Honda lança aquele que é o seu motor mais conhecido: o VTEC. Este novo motor permite baixos consumos e elevada potência, recorrendo para isso a duas árvores de cames, uma menor para andamentos controlados e uma maior para elevada potência.
Em 1999 a Honda lançou o Honda S2000 um roadster com o motor atmosférico mais potente do mundo.
A Honda lançou em 2006 o novo Civic, um modelo que causou um grande impacto devido às suas linhas futuristas.
Recentemente a Honda passou a disponibilizar motorizações híbridas nos modelos Civic e Accord.
História da Honda na América
Honda Motor Company, Ltd
Soichiro e seu inseparável amigo e sócio Fujisawa
1948 – Fundação da Honda Motor Co., Ltd.: A Honda Motor Co., Ltd. é estabelecida com os co-fundadores Soichiro Honda e Takeo Fujisawa e apresenta (em 1949) seu primeiro produto original projetado e projetado que o Sr. Honda nomeia apropriadamente de motocicleta tipo D “Dream”.
Logo da Honda Motor Co.
1959 – Honda nos Estados Unidos: Em 11 de junho, a American Honda Motor Co., Inc. é estabelecida em Los Angeles, Califórnia, como a primeira subsidiária no exterior da Honda Motor Co., Ltd.
1969 – Honda vende seu primeiro carro na América: O Honda N600 é o primeiro automóvel vendido pela Honda Motor Co., Ltd. nos Estados Unidos.
1974 – Deixando o céu azul para nossos filhos: Impulsionados pelo grito de guerra “Céu azul para nossos filhos”, os engenheiros da Honda criam um motor CVCC inovador que torna o Honda Civic o primeiro veículo a atender aos rigorosos padrões de emissões da nova Lei do Ar Limpo dos EUA sem o uso de um conversor catalítico.
1976 – Bem-vindo ao Acordo: O primeiro Honda Accord pode ter sido um hatchback humilde, mas foi um grande sucesso. Este modelo inicial foi seguido por um Accord Sedan em 1979. Desde o seu lançamento até hoje, o Accord é o carro de passeio mais vendido na América, com compradores de carros americanos comprando mais de 12,5 milhões.
1984 – Fundação da American Honda Foundation: Este ano marca um grande marco no compromisso da Honda em apoiar as comunidades onde trabalhamos e vivemos. A American Honda Foundation concederá mais de US$ 32 milhões a organizações em todos os estados dos EUA.
1999 – Apresentando a América aos Híbridos: Em dezembro, o Honda Insight percorre território desconhecido para se tornar o primeiro veículo híbrido disponível na América do Norte.
2001 – 10 milhões de carro norte-americano é construído: Em 10 de abril de 2001, o Honda número 10 milhões construído na América do Norte sai da linha de montagem na fábrica de automóveis de Marysville.
2008 – Tecnologia de Células de Combustível: A Honda inova ao apresentar o veículo de célula de combustível FCX Clarity 2009. Com uma pilha de células de combustível nova e mais compacta, o Clarity é o primeiro sedã de célula de combustível do mundo capaz de transportar confortavelmente quatro ocupantes.
2014 – 20 milhões de veículos construídos nos Estados Unidos: Em 20 de março de 2014, a Honda ultrapassou a marca de 20 milhões de automóveis produzidos nos Estados Unidos. Este é um momento de orgulho para a Honda e estamos ansiosos pelos próximos 20.
2014 – Honda apresenta turbinas eólicas: A Honda Transmission Mfg. of America aciona suas novíssimas turbinas eólicas em Russells Point, Ohio. A Honda é a primeira grande fábrica de automóveis nos EUA a obter uma quantidade substancial de sua eletricidade de turbinas eólicas no local.
2015 – Honda volta à Fórmula 1: Em parceria com a McLaren, a Honda retorna às suas raízes de corrida para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 (F1) de 2015 da FIA. “Se a Honda não corre, não há Honda” -Soichiro Honda
2016 – Honda Civic Type-R chega à América: Depois de quase 20 anos, a Honda está dando aos entusiastas o que eles estão pedindo: o Civic Type-R. A fruta proibida de alto desempenho do exterior estará disponível em 2017.
História da Honda – Resumo
Era outubro de 1946, em Hamamatsu, Japão, quando Soichiro Honda assumiu uma fábrica que os bombardeios da guerra haviam deixado em ruínas.
Determinado a ter sucesso no pós-guerra, ele estabeleceu o Instituto de Pesquisa Técnica Honda.
A primeira tentativa de fabricação de Soichiro foi a “máquina de tecelagem rotativa”; então ele experimentou a produção em massa de janelas de vidro fosco.
Depois de não conseguir “decolar”, e não desistir, ele tentou fabricar painéis de telhado de bambu trançado. Então Soichiro encontrou um excedente de motores de dois tempos e teve uma ideia.
Com muito pouca gasolina disponível para transporte, Soichiro decidiu construir motos. Soichiro começou a adaptar os pequenos motores de motocicleta de 2 tempos para funcionar com aguarrás e os prendeu aos quadros de bicicletas construídos pelos trabalhadores da fábrica de Hamamatsu.
As motos eram populares e logo esgotaram levando Soichiro a começar a fabricar seus próprios motores; e a história da Honda começou.
Fonte: www.motosclassicas70.com.br/site2.clubehonda.com/www.autonationhonda104.com/maistuning.com
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