PUBLICIDADE
Após a fundação do Dodge Brothers Company por Horace e John Dodge em 1900, a empresa sediada em Detroit rapidamente encontrou motores de precisão e produção de trabalho de chassis componentes para o número crescente da cidade de empresas de automóveis.
O principal desses clientes foram o estabelecido Olds Motor Vehicle Company e o então novo Ford Motor Company.
John Dodge, que com seu irmão Horace co-fundou o Dodge Brothers Company, que já foi a terceira maior fabricante de automóveis da América e mais tarde tornou-se parte da Chrysler, morreu aos 55 anos de idade.
John Francis Dodge nasceu em 25 de outubro de 1864, enquanto o seu irmão Horace Elgin Dodge chegou quatro anos depois, em 17 de maio de 1868.
Os irmãos cresceram em Michigan e começaram suas carreiras como operadores de máquinas.
Em 1897, eles co-fundaram uma empresa de bicicletas; no entanto, em 1900, tinham vendido o negócio e abriu uma loja de máquina em Detroit para fazer peças para a indústria automobilística principiante.
Em 1901, Ransom Olds contratou os Dodges para produzir motores para os seus curvo-traço veículos Oldsmobile novos.
Em seguida, Henry Ford contratou com os irmãos para construir motores, transmissões e eixos.
Depois de fornecimento de peças para Ford por uma década, os irmãos Dodge decidiu começar a sua própria empresa.
Dodge Brothers Motor Company foi fundada em 1913 e estreou seu primeiro automóvel, um carro de turismo de quatro cilindros, em 1914.
A empresa vendeu quase 250 desses veículos durante o seu primeiro ano e 45.000 no ano seguinte, de acordo com Chrysler.com.
Três anos mais tarde, a Dodge acrescentou caminhões para o seu repertório.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa forneceu veículos e peças para os militares dos EUA.
Em janeiro de 1920, em Nova York participavam de uma exposição de automóveis, os irmãos ficaram doente com gripe e pneumonia.
John Dodge morreu após um mês, enquanto Horace faleceu mais tarde no mesmo ano, em 10 de dezembro.
Em 1925, as viúvas dos irmãos venderam o Dodge Brothers Company para um banco de investimento por 146 milhões dólar.
Em 1928, Walter Chrysler, fundador da Chrysler Corporation, comprou a empresa de Dodge por US $ 170 milhões.
Os fundadores da Dodge
Os fundadores da Dodge são dois irmãos, John e Horace Dodge, nascidos em Niles, Michigan.
Em tenra idade, eles já tinham uma reputação de qualidade e excelência na indústria automotiva. Em 1902, Henry Ford ofereceu aos irmãos 10% de sua empresa em troca de peças automotivas para seus veículos Ford.
Pouco depois, em 1910, a nova fábrica em Michigan rapidamente se tornou uma das maiores empresas de peças automotivas do mundo. Os Dodges tiveram uma grande parte do primeiro carro americano, o Modelo-T. Eles fizeram os motores, transmissões e outras peças para este carro lendário.
Após uma década fornecendo peças para a Ford, os irmãos Dodge decidiram se demitir e se recusaram a trabalhar com a Ford. Qualquer que fosse o motivo, os irmãos Dodge ainda valorizavam a qualidade e a durabilidade. Assim, em 17 de julho de 1914, começou a decisão do irmão Dodge de começar a vender seus veículos e a Dodge Brothers Company.
Alguns meses depois, nasceu seu primeiro veículo, o Dodge Model de quatro cilindros. Com sua excelente reputação, os irmãos não tiveram problemas e venderam bem.
A marca Dodge rapidamente se baseou na confiabilidade.
Horace Dodge
John Dodge
Irmãos Dodge
Dodge – Tragédia e novos começos
Em apenas cinco anos de crescimento de sua empresa, os irmãos fizeram 121.000 carros dodge e faturaram 24 milhões de dólares.
Enquanto os irmãos Dodge estavam causando um impacto significativo no mundo automotivo, eles, infelizmente, faleceram a poucos meses da gripe. No entanto, seu legado e confiabilidade continuaram e se tornaram ainda mais fortes. Em 1922, a Dodge foi a primeira empresa automotiva a introduzir um carro fechado com carroceria de aço.
Alguns anos após a morte do irmão, os herdeiros da empresa venderam a empresa para um banco de investimentos. Em 1928, Walter Percy Chrysler comprou a Dodge.
Essa compra ajudou a Chrysler a aumentar imensamente seu tamanho e se tornou a terceira maior montadora do mundo.
Esse proprietário foi atraído pela empresa e pelos clientes dedicados dos proprietários da Dodge. E em 1933, a Dodge adotou o icônico símbolo RAM, que representava confiabilidade e força.
Dodge – Progressos altos
Na década de 1930, a Dodge continuou a oferecer qualidade, valor e confiabilidade, inigualável por qualquer outro concorrente.
A Dodge não apenas estava se tornando um sucesso internacional, mas também ajudou os EUA durante a guerra. Na Segunda Guerra Mundial, os EUA dependiam de peças construídas pela Dodge, motores de aeronaves e quase 400.000 caminhões durante a guerra.
Os primeiros Dodges do pós-guerra estavam em alta demanda por civis e foram lançados no mercado em 1946.
Na década de 1050, o Dodge ainda representava confiabilidade, mas o design mudou o jogo.
Este novo design da década de 1950 era arrojado e tinha um apelo sexual com seu cromo moderno, barbatanas, um flare e um motor V8.
Em 1954, com o motor V8, a Dodge começou a entrar no automobilismo nas 500 Milhas de Indianápolis. As barbatanas inferiores e as carroçarias inferiores eram o novo visual para a Dodge nos anos 50.
Em 1966, a Dodge apresentou o famoso Dodge Charger. Os carros com motor hemi deram à marca Dodge uma competição de carros de corrida.
Outros modelos Dodge que vieram depois, como o Charger, Challenger e Coronet, também estavam cheios de potência. Hoje, esses carros são caros por colecionadores.
Dodge – Marca
Dodge
Dodge é uma marca de automóveis, de 1914-1927 eles colocaram a empresa em nome dos irmãos do Dodge Motor Vehicle Company.
Evasiva Chrysler adquiriu a empresa em 1928, 1998 Dodge fundiu-se com o resto da subsidiária da Chrysler com a Daimler-Benz para formar a DaimlerChrysler.
Daimler Chrysler, incluindo Dodge, foi vendida a uma empresa privada, em 2007, e agora opera sob o nome Chrysler Holding LLC e em 2009 foi adquirida pelo fabricante italiano Fiat em 33%, apesar de considerar a compra de mais da empresa no futuro e Ram caminhões fizeram a sua própria divisão para a parte de camioetas e veículos pesados, embora ainda no grupo.
Em 1901, John Francis Dodge e Horace Elgin Dodge mudou sua fábrica Irmãos de bicicleta & Machine Factory para Detroit (Michigan, EUA) a partir de Windsor (Ontario, Canadá), onde construíram peças para automóveis.
Seus rolamentos e outras peças estavam na demanda com a indústria automóvel cedo e ajudou a projetar peças de motor para carros Oldsmobile iniciais.
Em 1902, o Dodge Brothers foram abordados por Henry Ford, que estava à procura de ajuda no financiamento de sua própria empresa automobilística. Eles ajudaram o início da Ford Motor Company, bem como fabricação de peças para o início de Ford, consigiendo benefício mútuo tanto Ford e Dodge Brothers.
Já em 1913, quase todas as peças de Ford (chassis, suspensão, freios, motores, transmissões, etc.) foram construídos pela Dodge.
Em 1914, o Dodge Brothers começou sua própria empresa de automóveis, que eles batizaram a Dodge Brothers Motor Vehicle Company, a escolha de 50 concessionários, inicialmente, para centenas de aplicações, algumas das quais continuam hoje.
Nesse primeiro ano, a Dodge apresentou o “Old Betsy”, um carro construído para ser confiável e de longa duração.
Naquele ano, a Dodge construiu um total de 249 carros novos.
Em 1917, o Dodge Brothers também começou a construir motores para caminhões, inicialmente para uso do Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e do fim da guerra de forma comercial.
Evasiva Old Betsy
Evasiva Series 50
Em 1925, o Dodge Brothers Company foi comprado por Dillon, Read & Company por aproximadamente US $ 148 milhões, o que, diz-se, foi a maior transação de dinheiro da história até aquele momento.
Dillon Read, por sua vez vendeu a empresa Dodge para a Chrysler em 31 de julho de 1928.
Dodge – Logotipo
O búfalo simboliza a cidade de Dodge, localizada no estado de Kansas (EUA), no oeste norte-americano.
Fonte: www.history.com/www.miraclechryslerdodgejeep.com/www.withnelldodge.net
Redes Sociais