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O Vectra é um carro no modelo sedan de grande porte e é fabricado no Brasil desde 1993. Seus principais concorrentes são o Toyota Corolla e o Honda Civic.
O projeto do Vectra foi desenvolvido para substituir o Monza, que era um sedan de pequeno porte. Mas, com o seu advento, o Vectra se aproximou mais do Omega pelo seu bom desempenho e também pelo custo.
No início, o carro foi lançado com motorização de 2.0, com 8 ou 16v. Em seguida vieram as versões 2.2 8v (GL e GLS) e 2.2 16v (CD).
O Vectra sempre obteve bons índices de vendas, até a entrada no mercado do Corolla e do Civic. Isso despencou as vendas do Vectra, que teve que passar por uma grande reformulação para voltar à liderança.
Em 2006, era lançada a nova linha do Vectra, com design inovador adaptado do modelo europeu do Astra.
O novo Vectra possuía duas versões: Elegance e Elite.
O Vectra Elegance possui faróis com regulagem elétrica de altura, ar-condicionado eletrônico, espelho retrovisor eletrocrômico e vários outros opcionais.
A série Elite, mais cara, já vem de fábrica com freios ABS com EBD, controle automático de velocidade, sensor de chuva e bancos de couro, além de todos os opcionais da linha Elegance.
O Vectra
Se você precisa de espaço, conforto, grande quantidade de acessórios e preço acessível, ponha o Vectra na sua lista.
Ele se destaca tanto quanto o Civic, mas virou a principal opção quando o proprietário não pode pagar por um seminovo nem quer arcar com um preço de peças maior, caso do Honda.
É no custo de manutenção que o Vectra – especialmente os com mais de cinco anos de uso – cativa seu futuro dono.
Lançado em 1996, substituiu a geração anterior (que durou só três anos) e manteve o visual até trocar de roupa em 2005.
Além de maior, esse Vectra trazia uma série de avanços em relação ao antecessor, como pedais desarmáveis, subchassi dianteiro, embreagem hidráulica e a primeira suspensão multilink traseira entre os nacionais.
A versão básica GL era paupérrima: não trazia conta-giros, encostos de cabeça traseiros nem conjunto elétrico. Tudo isso só havia no GLS, mais rodas de liga de aro 14 e grade da cor do veículo.
Fique atento ao freio a disco na traseira, que era opcional nessa versão.
Espaço e conforto ele tem como seus rivais, mas baixo preço de peças e grande
oferta no mercado, não é qualquer um
O motor era um 2.0 de 110 cavalos, mas havia um 2.0 16V de 141 cavalos na versão CD, que tinha rodas de liga aro 15, controle de tração, três encostos de cabeça na traseira, volante de couro e freios ABS. Entre os opcionais, câmbio automático e airbag.
Em 1998 a linha ganha um 2.2 tanto com oito como com 16 válvulas, com 123 e 138 cavalos, respectivamente. Em 2000 vem um face-lift, com novos para-choques, faróis e lanternas e tampa traseira redesenhada. Em 2002 o Vectra ganha um novo para-choque dianteiro, além de rodas de aro 16 para a versão CD. No ano seguinte, a GM volta a oferecer o motor 2.0.
Se por um lado a grande oferta de versões e séries especiais é um ponto positivo, também dificulta encontrar a melhor relação custo-benefício.
Há duas boas compras: se você pode pagar um modelo mais novo, invista no CD 2.2 16V 2001, de 32000 reais, que é fácil de revender e em geral está em bom estado. Para os que andam com o bolso apertado, garimpe um GLS 2.2 1997 ou 1998, na faixa dos 20000 reais.
É fácil encontrá-lo, mas precisa estar inteiro para valer a pena.
Chevrolet Vectra – Carro
Chevrolet Vectra
Vectra é um carro produzido, no Brasil, pela Chevrolet.
O primeiro modelo, no Brasil, foi lançado em 1993, com a missão de substituir o Chevrolet Monza, contudo, foi redirecionado para um segmento superior do mercado, mais próximo do Chevrolet Omega e mais distante do Monza.
Em seu início contava com motores 2.0 l de 8 e 16 válvulas, este último exclusivo da versão GSI, esportiva, enquanto as versões GLS e CD (top) ficavam com a motorização 2.0 l de 8v.
A segunda geração foi introduzida em abril de 1996, no Brasil, com motorizações 2.0 l 8v (versão GL e GLS) e 16v (CD).
Em 1998 chegavam o 2.2 l 8v (GL e GLS) e o 2.2 l 16V (CD). Chegou a ser o sedã mais vendido entre 1996 a 1998, quando começou a dividir a liderança com o Honda Civic, já nacionalizado.
A versão de 2.0 l 8V foi “ressucitada” em 2003, aproveitando incentivos fiscais aos carros de até 2.0 l.
Com o lançamento de um novo Toyota Corolla em meados de 2002, o Vectra começou a perder mercado e suas vendas decresciam a passos largos, já que não acompanhou, no Brasil, a remodelação sofrida pelo modelo alemão. O golpe de misericórdia foi dado pela chegada de outros modelos mais modernos e a atualização do Chevrolet Astra brasileiro, que canibalizou as vendas do Vectra.
A última versão do carro, produzida em 2005, foi denominada de Vectra Collection e tinha apenas o motor de 2,0 l 8v.
O Vectra atual, lançado no Brasil em outubro de 2005, chegou ao mercado nas versões Elegance e Elite.
O conjunto motriz foi herdado do Astra produzido no Brasil para mercados da América Latina.
O motor 2.0 l 8v de 121/128 cv (G/A) e 18.3/19.6 mkgf (G/A) se tornou padrão para a versão Elegance, enquanto o motor 2.4 l 16v de 146/150 cv (G/A) equipa a versão Elite (mais luxuosa), sendo que esta ganhou em 2008 a opção do motor 2.0 l 8v de 121/128 cv (G/A) e 18.3/19.6 mkgf (G/A), o mesmo que equipa a versão Elegance.
Ambos os motores podem ser abastecidos com álcool e gasolina, sistema denominado de Flex Power.
Posteriormente ganhou a opção de acabamento Expression, com motor 2.0 l 8v, simplificada e sem grande parte dos acessórios de luxo das outras versões como por exemplo: rodas de liga leve (no Expression elas são aro 15, de aço com calotas), ar condicionado digital(no Expression ele é manual), porém com um preço mais competitivo diante de outros carros médios da mesma categoria.
O Vectra Elegance sai de fábrica equipado com ar-condicionado eletrônico com saída para o banco traseiro, direção hidráulica, trio elétrico e rodas de 16 polegadas, tem a possibilidade de câmbio automático como opcional.
O Vectra Elite tem câmbio automático de série, sistema de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), módulo de som e subwoofer, bancos revestidos em couro e aparatos eletrônicos como controlador automático de velocidade e sensor de chuva no para-brisa e rodas de 17 polegadas.
O novo modelo é pouco maior que o anterior, tanto em espaço interno quanto em comprimento e largura, porém diferente do comercializado pela Opel na Europa.
Embora tenha dimensões similares, o Vectra alemão tem um padrão de acabamento muito superior ao similar brasileiro, disputando o mercado europeu com Volkswagen Passat e Ford Mondeo.
Vectra
Vectra GT/GT-X
De acordo a Chevrolet, a terceira geração do modelo foi desenvolvida no Brasil. O carro brasileiro é uma verdadeira mistura de outros carros da GM brasileira e europeia (Opel).
Seu desenho ganhou as linhas do Opel Astra de terceira geração, em produção na Europa, porém em versão sedã, que só no final de 2006 foi lançada naquele continente.
A plataforma é uma evolução da plataforma usada na Chevrolet Zafira. O design interior também é inspirado no novo Astra, e aproveita elementos dos demais veículos da marca, principalmente do Chevrolet Meriva.
Possui 4,60 metros de comprimento e um dos sedãs médios mais vendidos no Brasil. No acumulado de vendas de 2006, fica atrás apenas do Toyota Corolla e Honda Civic.
Contribui para o menor número de carros vendidos frente à concorrência o fato de o Chevrolet Vectra ser um automóvel mais caro e com porte maior.
Recentemente foi apresentado no salão de Istambul um novo Astra sedã derivado do hatch europeu, que será lançado na europa e em outros mercados, tendo a GM a pretensão de torná-lo um carro mundial.
Se a frente é igual à do Astra europeu, todo o restante do design externo é idêntico ao do Vectra criado no Brasil.
Em fevereiro de 2009 foi lançado o Vectra Next Edition, uma reestilização sobre a terceira geração. O novo modelo ganhou alterações no propulsor que passou a desenvolver 140 cv quando abastecido com álccol, além de ter ficado 7% mais econômico segundo a GM. Os revestimentos tiveram as padronagens alteradas e o acabamento recebeu mais atenção.
Embora tenha havido um retrocesso com a eliminação do duto de ar condicionado para banco traseiro, sua retirada foi necessária para o aumento do número de porta-objetos no veículo.
Vectra Caravan: Exclusividade da Europa
Em 2009 a Chevrolet anunia que o Vectra Next Edition substituirá o Vectra “anterior” (que era praticamente igual ao “novo” modelo) e o Chevrolet Astra.
Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1994 e de 1997.
Chevrolet Vectra: Um Clássico Brasileiro
O automóvel Vectra da companhia Chevrolet começou a ser fabricado no Brasil em 1993, com o objetivo de substituir o antigo Monza. As primeiras versões foram GSI, GLS e CD.
Foi no ano 1997 quando apareceu a segunda geração, também com as versões GL, GLS e CD (de luxo), e foi o carro mais vendido nos anos 1996 a 1998 (perdendo a liderança em seguida para novos veículos que apareceram no mercado como por exemplo o Honda Civic).
O Vectra lançado em 2005 apareceu nas versões Elegance e Elite. Estes carros possuem o sistema chamado Flex Power que permite maior potência e flexibilidade, já que é possível abastecer tanto com gasolina quanto com álcool (bi-combustível).
Vectra Segunda Geração
No início foi redirecionado para um segmento superior do mercado, mais próximo do Chevrolet Omega e mais distante do Monza. Em seu início contava com motores 2.0 l de 8 e 16 válvulas, este último exclusivo da versão GSI, esportiva, enquanto as versões GLS e CD (top) ficavam com a motorização 2.0 l de 8v.
A segunda geração foi introduzida em abril de 1996, no Brasil, com motorizações 2.0 l 8v (versão GLS) e 16v (CD). Em 1998 chegavam o 2.2 l 8v (GL e GLS) e o 2.2 l 16V (CD).
Chegou a ser o sedã mais vendido entre 1996 a 1998, quando começou a dividir a liderança com o Honda Civic, já nacionalizado. A versão de 2.0 l 8V foi ressucitada em 2003, aproveitando incentivos fiscais aos carros de até 2.0 l.
Chevrolet Vectra – História
A história do Chevrolet Vectra está repleta de fatos marcantes.
Veja alguns:
Set/1993 – Lançamento no Brasil da primeira geração no Brasil com as versões GLS e CD com motorização 2.0 litros de 116 cv e a esportiva GSi de 150 cv.
Nov/1993 – A General Motors comemora mundialmente a produção do Chevrolet Nº 5 milhões, um Vectra GSi.
Dez/1993 – Chevrolet Vectra eleito “Carro do Ano” pela revista Autoesporte.
Mar/1994 – A revista Quatro Rodas concede o título de “Eleito do Ano” ao Vectra.
Jan/1995 – O Vectra passa a ser comercializado, com garantia de fábrica de dois anos.
Jun/1995 – A fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do seu veículo Nº 3 milhões, um Vectra GSi.
Fev/1996 – Lançamento da segunda geração no Brasil do Vectra, com diversas inovações tecnológicas em vários aspectos, principalmente segurança. Destaque para: pedais desarmáveis, cintos com pré-tensionadores e bolsas de ar (airbags) duplos.
Out/1996 – Chevrolet Vectra foi eleito o preferido do consumidor em pesquisa feita pelo jornal Folha de S.Paulo.
Jun/1997 – O Vectra conquistou o título de “O Melhor Automóvel Brasileiro” de 1997 pela revista Motorshow.
Out/1997 – Chevrolet Vectra foi eleito como “O Melhor Carro Executivo do Brasil” pela revista Carro.
Mai/1998 – Lançamento dos motores 2.2 litros em substituição aos 2.0 litros. Com potência de 123 cv.
Ago/1999 – Linha Chevrolet Vectra 2000, chega com novo visual, como novos parachoques, nova tampa do porta-malas, retrovisores redimensionados, entre outras novidades.
Out/1999 – O Chevrolet Vectra foi eleito “Melhor Carro de 1999” da categoria familiar pela revista Carro. Lançamento da Série Especial Milenium, tendo como base um Vectra GL com motor 2.2 litros, com diversos itens que eram oferecidos como opcionais incorporados por um preço especial.
Fev/2000 – O Chevrolet Vectra substitui o Omega na Stock Car reinando até o final da temporada de 2003.
Set/2000 – Lançamento da linha 2001 do Vectra nas versões GL, GLS e CD.
Out/2000 – Apresentação no Salão Internacional do Automóvel do Vectra Challenge, que chegou ao mercado no mês de novembro de 2000. Tratou-se de uma série limitada de 3.920 unidades com motorização 2.2 litros de 16 válvulas e 138 cv. Como diferenciais o modelo apresentava pela primeira vez rodas de 16 polegadas de diâmetro montadas com pneus 205/55-16. O interior era revestido de couro em dois tons – pretos e cinza -, em harmonia com a cor externa, o cinza Pontal.
Nov/2000 – Relançamento da Série Especial Milenium, alusiva à entrada do novo milênio, foram produzidas 2.100 unidades do modelo, com motorização 2.2 litros.
Nov/2001 – Lançamento da linha 2002 do Chevrolet Vectra, com novo parachoque dianteiro e duas motorizações 2.2 litros de 123 cv e 2.2 16V de 138 cv.
Dez/2001 – Lançamento da Série Especial Expression, que oferecia uma excelente opção custo/benefício.
Mar/2002 – Relançamento da Série Especial Challenge, com diversas novidades em relação ao modelo lançado em 2000, como novas rodas e mais opções de cores.
Jan/2003 – Lançamento da linha 2003 do Vectra com a principal novidade a versão equipada com motor 2.0 litros de 110 cv, além da versão topo de linha com motor 2.2 16V somente com transmissão automática.
Set/2003 – Lançamento da linha 2004 com novas cores e nas motorizações 2.0 de 110 cv e 2.2 16V de 138 cv.
Nov/2003 – Relançamento da Série Especial Vectra Expression com diversas novidades como rodas de 16 polegadas e motor 2.0 litros.
Ago/2004 – O Vectra chega ao mercado com novas versões que eliminam os pacotes de opcionais, tornando a compra mais lógica e racional. As novas versões são Comfort, Elegance e Elite.
Abr/2005 – Lançamento da Série Limitada Collection com 1.000 unidades numeradas com cor exclusiva e vários itens exclusivos do modelo, com previsão de ser vendidos em quatro meses, foi totalmente vendida em menos de dois meses.
Out/2005 – Lançamento da nova geração do Vectra, disponível nas versões Elegance 2.0 e Elite 2.4, ambos com motorização Flexpower, que pode ser abastecido com gasolina e álcool, ou ambos misturados em qualquer proporção.
Nov/05 – Eleito “Melhor Carro Nacional” pela Associação Brasileira de Imprensa Automotiva (Abiauto) e “Melhor Carro Abiauto”.
Dez/06 – Eleito “Melhor Carro do Brasil”, segundo leitores da Revista Carro. Também foi escolhido como o “Melhor Negócio”, em sua categoria, pela Revista Carro.
Fev/07 – Vectra ganha versão de entrada “Expression”, com excelente relação custobenefício e motorização 2.0 Flexpower e somente com opção de transmissão manual.
Jul/07 – Linha 2008 incorpora uma série de novos itens de conforto e conveniência, tais como lâmpadas halógenas “Blue Vision” e palhetas com estrutura de borracha em todas as versões; descansa-braço para as versões equipadas com câmbio automático, antena tipo “Shark” e três novas opções de cores para a carroceria.
Dez/07 – Escolhido como o “Melhor Negócio”, em sua categoria, pela Revista Carro.
Fev/08 – Chega ao mercado nacional o Vectra Elite 2.0 Flexpower, a versão topo de linha em acabamento, com nova opção de motorização e preço mais competitivo no segmento de sedãs médios de luxo.
Fev/09 – Lançamento do Vectra Next Edition, com alterações estéticas externas e internas, além de motor 2.0 com mais desempenho.
Pontos Positivos:
Conforto
Espaço interno
Robustez mecânica
Estilo
Estabilidade
Atenção:
Modelos da versão GL sem ar-condicionado e conjunto elétrico ou da versão GLS sem ar são difíceis de vender
Visor do computador/rádio pode apresentar defeito nos leds. Não tem conserto
Ruídos na caixa de direção e nas buchas da suspensão traseira
Pontos Negativos:
Seguro caro
Consumo elevado
Retrovisores pequenos
Torque em baixas rotações nos motores 16V e 2.0
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/quatrorodas.abril.com.br/carros.hlera.com.br/wapedia.mobi
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