Chevrolet Impala

PUBLICIDADE

Impala foi não só um dos veículos mais históricos da Chevrolet, mas também da América.

Durante décadas, ele estabeleceu o padrão em conforto e valor.

Primeiro estreando no ano modelo 1958, o Impala começou como um topo de linha.

Foi sucesso como um sedan familiar longo, largo e luxuoso, criando o que estava prestes a ser um dos carros mais vendidos e completo da América.

Ao longo dos anos, o Impala tem feito muitos impactos de estilo distinto, com suas extremidades traseiras selvagens e grades icônicos.

Chevrolet Impala tem uma longa história que remonta a 1958.

Nascido como modelo topo de linha da Chevrolet, o Impala rapidamente se tornou o símbolo para o desempenho no início da década e introduziu da Chevrolet assinatura “SS” marca de performance.

Embora mais tarde seria eclipsado por menores automóveis, mais leves, o Impala continua a ser o carro de desempenho de escolha para aqueles que gostam de carros grandes.

A famosa placa de identificação do Impala apareceu pela primeira vez em um carro-conceito exibido no Motorama de 1956, o show de carros autoproduzido da General Motors.

Efetivamente um Corvette de capota rígida de cinco lugares, parecia apropriado batizá-lo com o nome do impala, uma gazela que pode saltar até 30 pés de uma vez.

Chevrolet Impala: um carro cheio de história

Não é incomum encontrar um Chevrolet Impala nas ruas, ainda hoje. Este carro foi introduzido no mercado americano em 1958 para se tornar um veículo topo de gama ao alcance da classe média.

As origens e os primeiros modelos da Impala

Assim como muitos modelos construídos pela GM em meados do século passado, o Chevrolet Impala (em homenagem a um antílope africano) se inspira no lendário Corvette.

Apesar de sua falta de semelhança com o veículo acima mencionado, o Impala leva deste famoso antecessor seu lado esportivo.

A primeira geração do Impala (produzida entre 1958 e 1972) foi apresentada como um cupê conversível. Era uma versão high-end do muito bem sucedido – na época – Chevrolet Bel Air. As seis luzes traseiras (nunca vistas em um carro ainda) e a vibe clássica deste veículo fizeram com que ele se tornasse – em muito pouco tempo – o Chevrolet mais vendido primeiro e depois o carro mais vendido nos Estados Unidos (entre 1960 e 1970).

Uma versão sedã rapidamente sucedeu ao primeiro modelo em 1959. Uma variação melhorada do modelo de 1959 – o Impala Caprice – seguiu em 1965.

Essa adicionou um design mais refinado que incluiu um painel de madeira e maçanetas especiais. Este modelo (opcional no início) foi então (no ano seguinte) trazido para o pacote básico da oferta high-end da empresa sob o nome Chevrolet Caprice. No entanto, o Impala tradicional permaneceu o veículo Chevrolet mais proeminente até o final dos anos 70, especialmente devido à introdução de um modelo maior em 1971. O Impala pode ser considerado o primeiro muscle car (carro musculoso) e uma inspiração para os que se seguiram na Estados Unidos.

SS (Super Sport) constitui o melhor exemplo disso. A versão de 1961 está acima do resto graças ao seu motor de 5,7 litros que entrega um mínimo de 305 HP (os motores de 340 e 350 HP eram opcionais).

Toda essa potência veio com aros especiais e uma suspensão de alto desempenho. Nos anos seguintes, o modelo SS de nível básico só se distinguia pelo seu design, enquanto a característica esportiva

Impala: O Começo

A produção do Impala estreou em 1958 como o Bel Air Impala, o modelo de primeira linha da linha Chevrolet em tamanho real. (Isso foi em uma época em que os nomes dos modelos eram tratados mais como níveis de acabamento.) As opções de motor variavam do Chevy de 145 hp seis da década de 30 a um novíssimo V-8 de 348 cid (5.7L) produzindo até 315 hp.

O novo Impala era opulento (e caro) o suficiente para fazer os críticos questionarem se o Chevrolet ainda poderia ser considerado um carro de baixo preço.

Lançamento do Impala SS

Impala tornou-se um modelo autônomo em 1959.

Em 1961, a Chevy apresentou o Impala SS, com opções de potência incluindo o novo (e agora muito raro) V-8 de 360 cv e 409 cid (6,7 litros).

Depois de 1962, o SS tornou-se principalmente um pacote de aparência, mas ainda podia ser encomendado com os maiores motores da Chevrolet e componentes de chassi reforçados.

O pacote SS foi descartado em 1970, embora o Impala ainda pudesse ser encomendado com poder de bloco grande.

Impala de 1962 a 64 foi o último a usar um quadro tipo X, antes do ’65 com seu quadro de perímetro e estilo aerodinâmico assumir. Esses Impalas quadrados, particularmente os modelos de 1964, tornaram-se um ícone do hip-hop e da cultura low-rider.

Destaques do Chevrolet Impala

De 1958 a 1975, o Impala foi distinguido por ter lanternas traseiras de três segmentos, enquanto Chevys menos pesados, incluindo o Bel Air, Biscayne e Delray, tinham duas (com exceção de 1959, quando todas as versões tinham lanternas traseiras segmentadas de olho de gato).

Chevrolet ImpalaAs lanternas triplas são a marca registrada do Impala

Impala serviu tanto como o high-end (1958-1965) quanto o low-end (1976-1985) da linha de tamanho completo da Chevrolet.

Impala SS 2006 foi o primeiro Chevrolet com tração dianteira com motor V-8.

Impala 2013 foi o último carro na América a ter um banco dianteiro.

Chevrolet ImpalaO banco era inteiriço, mas havia o individual como opcional

Dicas para comprar o Chevrolet Impala

Como o Impala durou um período tão longo e tantos tipos diferentes de carros, versões diferentes atrairão diferentes tipos de colecionadores.

Para os Impalas mais antigos, especialmente os modelos que pretendem oferecer combinações de opções raras, a originalidade desempenha um grande papel no valor. É importante verificar o VIN, a etiqueta do pára-choque e a folha de construção (se disponível) para determinar a originalidade do carro. Modelos raros devem ser autenticados por um especialista.

Os Impalas de modelos tardios atraíram pouco interesse de colecionadores e é improvável que sejam superstars de alto valor dentro da próxima década ou duas.

Chevrolet Impala – História

1958

Chevrolet Impala

1959

Chevrolet Impala

1960

Chevrolet Impala

1961

Chevrolet Impala
Chevrolet Impala SS

1962

Chevrolet Impala
Chevrolet Impala SS

1963

Chevrolet Impala
Chevrolet Impala SS

1964

Chevrolet Impala
Chevrolet Impala SS

1965

Chevrolet Impala
Chevrolet Impala SS

1966

Chevrolet Impala
Chevrolet Impala SS

1967

Chevrolet Impala
Chevrolet Impala SS

1968

Chevrolet Impala
Chevrolet Impala SS

1969

Chevrolet Impala
Chevrolet Impala SS

Ficha Técnica:

Motor: 6 cilindros em linha, 3,8 litros; V8 de 4,6, 5,7 ou 6,7 litros
Potência:
 135 cv a 4 000 rpm (6 cilindros)/170 cv a 4 200 rpm (V8 4.6)/250 cv a 4 400 rpm a 350 cv a 6 000 rpm (V8 5.7)/380 cv a 5 800 rpm (V8 6.7)
Câmbio:
 manual de 3 (com sobremarcha opcional) ou 4 marchas, automático de 2 ou 3 marchas
Carroceria: 
sedã de 2 ou 4 portas, sedã hardtop de 4 portas, cupê hardtop e conversível
Dimensões: 
comprimento, 531 cm; largura, 195 cm; altura, 139 cm; entreeixos, 302 cm
Velocidade: 0 a 100 km/h:
 0 a 96 km/h em 7,3 segundos e 201 km/h (SS 409 de 1962, com V8 de 380 cv)

Fonte: www.motortrend.com/www.musclecarclub.com/quatrorodas.abril.com.br/www.denisbreton.com

Veja também

Gordini

Gordini, Carros, Willys, Renault, Modelo, Série, Motor, Dauphine, Marca, Velocidade, Brasil, História, Gordini

Renault Dauphine

Renault Dauphine, Willys, Carros, Versão, Gordini, Linha, Modelo, Velocidade, Características, Foto, História, Renault Dauphine

Rural Willys

Rural Willys, Carro, Jeep, Brasil, Modelos, Linha, 4x4, Motor, Versão, Produção, Sedan, História, Rural Willys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.