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A Chevrolet Blazer foi um dos SUVs mais populares para cinco décadas consecutivas, embora seu nome foi compartilhado por duas linhas de modelos completamente alheios.
A Chevrolet começou a aposição a designação “K5 Blazer” para versões SUV conversível de duas portas de seus grandes caminhões que começam em 1969.
No início de 1980, no entanto, a Chevrolet começou a chamar outro de seus produtos a Blazer. E, na realidade, o outro Chevy Blazer – o “S-10 Blazer” – é a que os consumidores são mais propensos a se deparar no mercado de carros usados, devido à sua maior popularidade e lugar mais recente na história.
A segunda geração do Chevrolet Blazer foi produzido de 1995 a 2005.
Características e principais mudanças
A Blazer é um utilitário esportivo da Chevrolet baseado na picape S-10.
No Brasil, começou a ser fabricada em 1995, com motor 2.2 Mpfi 106 cv a gasolina e posteriormente, no final de 1995, um 2.5 turbodiesel de 95 cv e o famoso 4.3 Sfi V6 de 180 cv. Em 1998, a primeira versão 4×4, com o motor 2.5, começa a ser vendida.
Em 1999 é lançada a luxuosa versão executive, com o motor 4.3 V6. Em 2000, o motor 2.5 turbodiesel é substituído por um 2.8 turbodiesel de 132 cv.
Em 2001, a primeira reestilização: nova frente e novas lanternas traseiras. Nesse mesmo ano, o motor 2.2 dá lugar a um 2.4 de 128 cv.
Em 2002, mantém-se os motores 2.4, 2.8 TD e 4.3 V6 e é lançada a versão DTi 2.8 TD 4×2.
Em 2003, passa a ser vendida somente nas versões DLX e Executive, com os mesmos motores de 2002. Em 2004, sai de linha o saudoso motor 4.3 Sfi V6.
Em 2005, recebe alguns retoques de estilo e ganha um motor 2.8 TD eletrônico. Em 2007, são lançadas as versões Colina e Advantage e mantém-se a Executive, mantendo também o motor 2.8 TD eletrônico e ganha um motor 2.4 Flex. Em 2008, tem uma pequena reestilização, mas mantém os motores.
Em 2009, perde as versões a diesel e fica com a versão única Advantage com o motor 2.4 Flex 4×2.
2002 CHEVROLET BLAZER EXECUTIVE
Chevrolet Blazer Executive
Lançada em 1995, o utilitário-esportivo sofreu uma profunda reestilização em 2001, adotando o visual robusto e imponente da picape S-10.
Está disponível na versão básica com motor 2.4 4 cilindros a gasolina, passando pela intermediária com propulsor turbodiesel, e culminando na luxuosa Executive.
Esta última apresenta motor 4.3 V6, faixas laterais, grade e rodas com detalhes dourados, acabamento em plástico imitando madeira, piloto automático e outros itens de conforto.
Blazer era o nome dado as picapes de trabalho transformadas em grandes carros de passeio.
Chevrolet Blazer
A linha de utilitários esportivos Chevrolet Blazer, lançada no mercado nacional em outubro de 1995, e o Chevrolet Tracker, garantiram à GM do Brasil, novamente, a liderança absoluta no segmento em 2002.
Liderada pela Blazer, a General Motors do Brasil vendeu 5.814 unidades no segmento, com 35,9% de participação de mercado. O volume total de vendas no varejo dos utilitários esportivos, no acumulado de janeiro a dezembro de 2002, foi de 16.187 unidades.
“Este resultado é mais uma demonstração inequívoca da confiança do consumidor na nossa marca Chevrolet e denota o sucesso das atualizações efetuadas nas linhas Blazer e Tracker, que ganharam mais conforto, motores com mais potência e a melhor relação custo-benefício da categoria”, destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.
A Chevrolet oferece aos seus consumidores, que buscam conforto, segurança e robustez, a linha mais completa do mercado, que inclui a Blazer 2.4 a gasolina, Blazer Executive 4.3 V6 com transmissão automática e Blazer DLX 2.8 4×4 a diesel.
Chevrolet Blazer
O utilitário esportivo da linha Chevrolet apresenta as seguintes versões: Colina, Executive e Advantage.
A linha 2007 da Chevrolet Blazer conta com duas opções de motorização 2.4 litros 8 válvulas a gasolina, que desenvolve 128 cavalos de potência e a 2.8 litros diesel eletrônico, com turbo e intercooler, que atinge 140 cv.
A versão Executive, topo da linha Blazer, destina-se a clientes que exigem exclusividade e o máximo em conforto, sofisticação e segurança, como “airbags”, freios com sistema ABS nas quatro rodas, rádio com CD player, revestimento em couro nos bancos e painéis de portas, ajustes elétricos para o banco do motorista, além de um visual diferenciado e exclusivo.
Ficha Técnica:
Motor: VORTEC POWERTRAIN, 4.3, 6 cilindros em V, 12 válvulas (2 por cilindro), injeção multiponto, gasolina, dianteiro, longitudinal
Cilindrada: 4.294 cm³
Potência: 192 cv a 4.400 rpm
Potência Específica: 44,6 cv/litro
Torque: 34,7 kgfm a 2.600 rpm
Comprimento: 4.608 mm
Peso: 1.820 kg
Largura: 1.680 mm
Porta-Malas: 456 litros
Altura: 1.650 mm
Tração: Traseira
Freis: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Câmbio: Manual de 5 marchas
Velocidade Máxima: 180 km/h
Aceleração: 10,8 segundos
Linha do Tempo
Chevrolet Blazer
1996 – Lançamento nas versões básica e DLX com motor 2.2 gasolina monoponto (106 cv)
1997 – Novo eixo traseiro, os modelos passaram a utilizar 5 elementos de fixação em cada roda (antes eram 6)
1997 – Versão Executive 4.3 V6
1998 – Blazer Exclusive
1998 – Injeção multiponto no motor 2.2 (113 cv)
1998 – Tração 4×4
1999 – Reestilização na dianteira
2000 – TurboDiesel 2.8 MWM Sprint (132 cv)
2001 – Reestilização Blazer e motor 2.2 passa a 2.4 (128 cv)
2002 – Motor V6 passa de 180 para 192 cv
2002 – Blazer DTi motor 2.8 e tração apenas traseira
2004 – Versões Colina, Tornado e Executive. Com duas motorizações: 2.4 litros a gasolina, e 2.8 litros a diesel, este último com a opção de tração 4×4 (agosto)
2004 – Fim do motor V6
2005 – Mudanças na grade dianteira em formato de cruz, entrada de ar para refrigeração do motor. O motor 2.8 Turbodiesel ganhou gerenciamento eletrônico, três válvulas por cilindro e injeção por duto único – common-rail (agosto)
2007 – Motor bicombustível 2.4 com potência de 147 cv álcool ou 141 cv gasolina (janeiro)
2008 – Reestilização dianteira (maio) 2009 – Fim do motor diesel (maio)
Pontos Positivos:
Nível de ruído
Desempenho do motor V6 e do 2.8 TurboDiesel
Robustez
Custo/benefício
Atenção:
Antes de comprar observe: suspensão, diferencial e tração 4×4
O pedal mais alto indica que a embreagem já foi para o espaço
Para saber se o modelo é equipado com diferencial blocante, basta levantá-lo no elevador e girar uma das rodas traseiras. Se a outra for para o mesmo lado, a tração é positiva (blocante), caso isso não ocorra ela é convencional.
O número do motor da Blazer está localizado abaixo do alternador. Para verificá-lo, é preciso remover o alternador e seu suporte.
Pontos Negativos:
Suspensão ruidosa
Estabilidade
Consumo nas versões a gasolina
Desempenho dos motores 2.2 e 2.4
Fonte: media.gm.com/www.edmunds.com/www.carrosnaweb.com.br
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