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O primeiro exemplo da Z1 foi lançado pela BMW para a imprensa em 1986.
A demanda inicial foi tão feroz que a BMW tinha 5.000 encomendas antes do início da produção.
No entanto, a demanda caiu significativamente por volta de 1988 e BMW terminou a produção em 1991.
A BMW Z1 foi projetado ao longo de um período de três anos por uma divisão interna de BMW Forschung und Technik GmbH.
O conversível de dois lugares BMW Z1 foi construída entre 1988 e 1991 em exatos 8.000 unidades.
BMW Z1
Linha Z
O Z em Z1 originalmente significava Zukunft ( alemão para o futuro) e, mais tarde, ser usado em outros carros na linha: o Z3, Z4 e Z8.
Todos estes veículos (incluindo o Z1) são roadsters de duas portas (exceto para os poucos coupe M e Z3 e Z4 modelos de capota rígida).
Um belo automóvel da marca bávara. Este automóvel foi produzido entre 1988 e 1991! O BMW Z1.
Já considerado um clássico, não deixa de ser um roadster muito original e elegante.
Único modelo a ter portas que abriam recolhendo para baixo…
Excepcional!
Possuía um motor de 2494 cm3, com 6 cilindros e 170 Cv.
Atingia uma velocidade máxima de 220 Km/h e fazia dos 0-100 km/h cerca de 8.7 segundos…
BMW Z1
BMW Z1 – A origem da família moderna de roadsters BMW
O BMW Z1 1989-1991 é a origem da família de roadsters pequenos da BMW moderna, que inclui os modelos Z3 e Z4. Este modelo em particular pertence à BMW Classic em Munique e foi recentemente apresentado na mídia internacional de lançamento do novo Z4 Roadster.
O mesmo carro participou de um passeio animado há dois anos, na Terra do Drácula (Transilvânia, Romênia), onde conseguimos capturá-lo em toda a sua beleza.
Agora, chegou a vez do Z1 Roadster em Piscina Azul nos acompanhar em Sintra, Portugal, para mais um ensaio fotográfico.
BMW Z1
O primeiro dos roadsters rotulados com “Z” – o Z1 – era um carro fascinante para a época. O público viu o BMW Z1 em 1987, no Salão Automóvel de Frankfurt e surpreendeu a todos com sua combinação de aparência elegante, painéis de plástico removíveis e portas deslizantes.
Com tantos clientes desesperadamente ansiosos para estar entre os primeiros a encomendar um Z1, uma revista automobilística alemã decidiu tentar a sorte comprando a exposição Reed Green diretamente do estande.
Mas apesar de ter recebido DM 150.000 em dinheiro, a equipe da BMW permaneceu firme: simplesmente não era possível, pois o Z1 era um dos apenas dez veículos de teste, todos ainda necessários com urgência.
Acelerar o processo de desenvolvimento tinha sido uma tarefa piloto para este projeto e, após um tempo de desenvolvimento de apenas três anos, um número limitado do carro esportivo de motor central dianteiro de 170 hp entraria em produção em pequena escala a partir de junho de 1988.
Os quatro acabamentos de pintura para o Z1 estavam com os nomes altamente descritivos de Nature Green Metalizado, Dream Black Metalizado, Fun Yellow e Top Red.
Com chassi sob medida, painéis plásticos da carroceria e o mesmo motor I6 de 2,5 litros e câmbio manual de 5 velocidades do E30 325i, o BMW Z1 era extremamente leve e divertido de dirigir. O Z1 tinha uma velocidade máxima de 225 km/h (140 mph) e podia disparar para 100 km/h (62 mph) de estacionário em pouco menos de oito segundos.
BMW Z1
Ele também tinha uma suspensão traseira “Z-Axle” multi-link sob medida. Mas o verdadeiro truque de festa foi o design da porta deslizante. Em vez de abrir para fora, como qualquer outra porta automotiva, seja para fora ou para cima, as portas do BMW Z1 deslizaram para dentro da carroceria do carro, permitindo que os passageiros passassem por cima dele.
Isso permitiu a condução de cima para baixo e de porta para baixo.
Após uma série de 8.000 modelos BMW Z1, a produção chegou ao fim em junho de 1991, e abriu o caminho para alguns grandes roadsters BMW.
BMW Z1 – História
Em 1988, os responsáveis da BMW apresentavam ao mundo um inédito roadster, o Z1.
Detentor de características únicas como as suas portas descendentes, carroçaria em plástico injetado e um design que para a altura só podia ser visto como futurista, sem deixar de ser agressivo e consequentemente atraente.
O BMW Z1 marcou o inicio de uma nova era dos roadster da marca Germânica que mais tarde teve continuidade nos mais recentes Z3 e Z4.
O Z1 encontrava-se equipado com um motor de 6 cilindros e 2,5 litros debitando 192 cavalos, o que conciliado com o baixo peso proporcionava sensações indescritíveis de cabelos ao vento.
O Z1 é agora visto como um automóvel de coleção atingindo preços superiores aos praticados quando novo.
Um automóvel diferente construído pela marca de Baviera. A carroceria deste roadster foi construída recorrendo a materiais compósitos, conferindo-lhe levaza e inclusive a possibilidade de ter painéis da carroceria com cores diferentes.
Outra curiosidade é o modo de abrir as portas, pois estas abriam para baixo, entrando a porta para dentro da carroceria.
Em termos mecânicos, a BMW recorreu a um motor 6 cilindros em linha com 2500cc, debitando 177 cv.
Ficha técnica:
MOTORIZAÇÃO | |||
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Motor | 2.5, 6 cilindros em linha, 12 válvulas (2 por cilindro), injeção multiponto, gasolina | ||
Cilindrada | 2.494 cm³ | Potência | 170 cv a 5.800 rpm |
Potência Específica | 68 cv/litro | Torque | 22,6 kgfm a 4.300 rpm |
CARROCERIA | |||
Comprimento | 3.921 mm | Peso | 1.290 kg |
Largura | 1.690 mm | Porta-Malas | Não disponível |
Altura | 1.277 mm | Tração | Traseira |
Freios | Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira | Câmbio | Manual de 5 marchas |
DESEMPENHO | |||
Velocidade Máxima | 220 km/h | Aceleração | 8,7 segundos |
Fonte: djjaragua.vilabol.uol.com.br/www.bmwblog.com
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