PUBLICIDADE
Os recursos padrão do BMW X6 xDrive35i incluem 3.0L I-6 300hp motor turbo intercooler, transmissão automática de 8 velocidades com overdrive, freios 4 rodas anti-bloqueio (ABS), assento airbags laterais montados, cortina de 1ª e 2ª filas airbags gerais, sensor de ocupação airbag, ar condicionado automático, rodas de alumínio de 19 “, cruise control, ABS e controle de tração acionamento, tração nas quatro rodas.
O X6 saíu relativamente há pouco tempo. Foi uma grande aposta da BMW. É a mistura entre os modelos X5 (pelo estilo e tamanho), e Série 6 (pela frente, espaço interno e classe). O preço é uma média entre os dois.
A BMW está a fazer muitas apostas nos “X”. Agora é a vez do X6.
Misturando conceitos até então considerados heterogêneos unindo características de um utilitário esportivo com um coupé o modelo é chamado pela fabricante de Sports Activity Coupé.
Seu visual único é típico de um utilitário, com suspensão elevada e robustez embutida em seu design, mas com uma altura total relativamente baixa (1,69 metro) e linha de teto com uma caída na traseira.
BMW X6
O primeiro Utilitário Esportivo Cupê do mundo
Um novo conceito de veículo
O BMW X6 é o primeiro Utilitário Esportivo Cupê do mundo. Combina a agilidade, desempenho e o design esportivo de um BMW Cupê com a versatilidade e a posição de dirigir de um Utilitário Esportivo.
Mais uma vez, a BMW criou um conceito de veículo totalmente novo.
O BMW X6 apresenta dois lançamentos mundiais: o Controle de Desempenho Dinâmico (Dynamic Performance Control) como equipamento de série e o totalmente renovado motor a gasolina Biturbo V8 com injeção direta o motor mais eficiente de sua categoria.
A dinâmica de direção do BMW X6
A dinâmica de direção do BMW X6 é tão exclusiva como o conceito do próprio veículo. Os inovadores sistemas de controle de direção e da suspensão como o Controle de Desempenho Dinâmico (Dynamic Performance Control) combinados com os motores BMW mais potentes, fazem com que o motorista desfrute de toda a agilidade e desempenho de um verdadeiro carro esportivo – com uma intensidade até agora desconhecida em um veículo com posição de assento elevada.
O espaço do BMW X6
Ele possui a elegância de um cupê e, apesar disso, o BMW X6 é surpreendentemente espaçoso. Na parte detrás, um console central separa os dois assentos esportivos, aonde os passageiros se sentem quase tão confortáveis quanto o motorista. O espaço para as pernas e para a cabeça é excepcionalmente generoso e o assoalho plano (sem o túnel de transmissão) garante um alto grau de comodidade nas viagens longas. A grandiosidade do BMW X6 continua até o porta-malas, aonde um impressionante volume de 570 pode ser ampliado até 1.450 litros, ao se rebaixar os assentos traseiros.
O exterior do BMW X6
O BMW X6 se constitui em uma contribuição esportiva e ágil à família BMW. A vista lateral revela as proporções elegantes de um Cupê BMW. A linha do teto flui até o extremo da parte traseira, terminando em uma curva suave. A coluna aumenta a silhueta, uma vez que duas “linhas exclusivas” destacam a esportividade em forma de cunha.
Observando a dianteira e a traseira, é possível reconhecer todas as características típicas de um BMW X: as linhas horizontais e os arcos proeminentes das rodas destacam a potência, o tamanho e a presença do BMW X6.
O interior do BMW X6
O interior do BMW X6 acentua um estilo de vida dinâmico, como soluções de detalhes funcionais criados de acordo como os mais altos padrões. Uma ampla seleção de materiais (como o Couro Alcântara) e as configurações internas oferecem uma ampla gama de combinações de altíssima qualidade. O couro, com um exclusivo revestimento (opcional), conta ainda com um estofamento especial para uma melhor sensação ao tato.
BMW X6 – Descrição
O motor V8 Biturbo do BMW X6 xDrive50i
No BMW X6 xDrive50i, a tecnologia de injeção direta e a tecnologia Biturbo se unem, pela primeira vez, no motor V8. Ambas oferecem um melhor desempenho e um consumo mais reduzido.
As cifras falam por si próprias: Com 407 CV (300 KW), até 600 Nm de torque entre 1.800 e 4.500 rpm e um consumo de combustível médio de 13,8 l/100 km, o motor V8 de 4,4 litros do BMW X6 xDrive 50i oferece a melhor eficiência de sua categoria. O outro lançamento mundial são os turbocompressores de escapes do motor, que sem localizam, pela primeira vez, no centro do V dos blocos de cilindros.
Ao se tornar o bloco mais compacto, não somente se reduz o peso, mas também a perda de pressão da tomada de ar e do escape.
O motor a gasolina de seis cilindros em linha do BMW X6 xDrive35i
O motor a gasolina de seis cilindros em linha e 3 litros com Injeção direta (High Precision Injection) e a tecnologia Biturbo combinam a elasticidade típica de um motor BMW a gasolina de seis cilindros com um motor par igualmente impressionante. Com 400 Nm a apenas 1.300 rpm e uma potência de 225 kw (306 hp), esse motor é um dos mais potentes de sua categoria. E com um consumo de combustível de apenas 12,1 l/100 km, também é extremamente eficiente.
A transmissão automática esportiva de 6 velocidades
A transmissão automática esportiva de 6 velocidades possui borboletas de câmbio adicionais no volante, combinando o prazer de dirigir com a segurança.
Selecione o modo manual e o carro responde com mudanças de marchas ainda mais rápidas e uma resposta mais imediata do acelerador.
Controle de Desempenho Dinâmico (Dynamic Performance Control)
A função Controle de Desempenho Dinâmico (Dynamic Performance Control) confere ao novo BMW X6 qualidades únicas ao fazer curvas.
A distribuição uniforme da força às rodas traseira esquerda e direita melhora a agilidade e a estabilidade da trajetória, independentemente de o condutor estar acelerando ou não. Desse modo, é possível entrar nas curvas com mais precisão, acelerar mais rapidamente e melhorar a aderência quando se acelera. Junto com o sistema de tração total xDrive, o Controle de Desempenho Dinâmico (Dynamic Performance Control) oferece uma agilidade e dinâmica melhoradas em todos dos tipos de terrenos.
xDrive o sistema inteligente de tração total
No BMW X6, o sistema de tração total xDrive oferece uma melhor tração, uma maior estabilidade e mais segurança. Se os sensores detectarem que o veículo está prestes a sair de sua trajetória, por exemplo, em condições típicas de inverno (pista escorregadia com neve e gelo), o sistema reage em milésimos de segundos, ajustando a potência transmitida às rodas dianteiras e traseiras, o XDrive corrige efetivamente os desvios de trajetória desde o início. E quando o xDrive e o Controle de Desempenho Dinâmico (Dynamic Performance Control) unem suas forças, o resultado é uma dimensão totalmente nova da dinâmica de dirigir e da tração.
A função Adaptive Drive
Conforto ou esportividade?
O BMW X6 não faz concessões. A função opcional Adaptive Drive simplesmente oferece o melhor de dois mundos. Ao fazer curvas, o sistema compensa a inclinação da carroceria.
Isso permite entrar na curva de forma mais rápida e reduzir a inclinação causada pela mudança de direção, aumentando a comodidade de todos os ocupantes.
A Direção Ativa
A Direção Ativa permite dirigir o Utilitário Esportivo Cupê de forma ainda mais dinâmica e com mais segurança em qualquer situação. Em velocidades reduzidas ou ao estacionar, a direção é leve. À média velocidade, a direção se torna mais esportiva e direta. Em velocidades altas, é agradavelmente indireta.
Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC)
Para um prazer de dirigir ainda mais seguro, o BMW X6 inclui a função Controle Dinâmico de Estabilidade. Se houver algum risco das rodas patinarem, por exemplo, os freios serão aplicados, de forma seletiva, em cada roda de forma individual, sem importar o tipo de terreno ou as condições climáticas. Isso permite ao DSC estabilizar o veículo em milésimos de segundos e garantir uma ótima trajetória.
O DSC de última geração também apresenta funções ampliadas, além dos sistemas integrados de ABS e Controle Dinâmico de Frenagem (DBC).
O eixo dianteiro com forquilha dupla
Juntamente com a plataforma dianteira mais ampla, o novo eixo dianteiro de forquilha dupla vem vários benefícios tangíveis. Além de uma excelente capacidade de manobra e estabilidade melhorada, também aumenta o conforto ao transmitir menos vibração ao volante. Desta forma, a condução é mais suave, reduzindo as derrapagens e aumentando o conforto em viagens mais longas.
O eixo traseiro integral
No BMW X6, o eixo traseiro integral resolve o conflito entre a condução esportiva e o conforto de dirigir. Transfere propulsão e tração a partir do trem de força de forma suave, ao mesmo tempo em que assegura uma ótima suspensão e níveis de ruído reduzidos.
O Display Head-Up
Display Head-Up
O Display Head-Up, uma opção do BMW X6, projeta as informações importantes diretamente no campo de visão do motorista.
Uma unidade de painel de instrumentos projeta os dados diretamente sobre o para-brisa numa imagem clara e fácil de ler, a qual se ajusta às condições de luz ambiental.
As informações são lidas com mais rapidez e o motorista não precisa desviar a atenção do caminho.
BMW Night Vision
BMW X6
Agora é mais seguro dirigir quando há pouca luz ou à noite. A função BMW Night Vision reduz a tensão quando se trata de ver pessoas ou animais quando não há muita luz, usando uma câmara infravermelha que os localiza e projeta a imagem no Display de Controle. Com um alcance de até 300 metros, o sistema Night Vision pode captar a radiação térmica além do alcance dos faróis dianteiros, dando-lhe mais tempo para reagir e melhorar a sua segurança. Assim, fica ainda mais tranquilo dirigir à noite.
O conceito de controle iDrive
A cabine de um avião comercial tem cerca de 400 controles. E nenhum deles controla o CD player. Com o sistema iDrive, você tem o controle de muito mais do que apenas a música.
O Controlador reúne todas as funções de conforto da cabine, como o sistema de navegação e o telefone, ao alcance dos seus dedos.
Pode definir as funções que são usadas com mais frequência em um dos oito botões de itens favoritos. O Control Display (tela de controle) localizado em uma ótima posição, acima do controle central, o mantém informado e o orienta com facilidade; assim, a sua visão e os seus pensamentos pode se concentrar no prazer de dirigir.
Os faróis dianteiros auto adaptáveis
O BMW X6 mostra cada curva com a melhor iluminação possível. Os sensores dos Faróis direcionais opcionais monitoram constantemente a velocidade do carro, a inclinação e o ângulo de direção e calcula as progressões da curva de maneira adequada. Ambos os faróis dianteiros de xênon se ajustam de acordo com a direção, de forma eletromecânica.
Quando se vira à esquerda ou à direita, os ajustes das luzes de curta distância complementam os faróis dianteiros auto ajustáveis, ativando um refletor adicional no interior das luzes de neblina para iluminar o caminho à frente. Em qualquer situação de condução, o resultado é uma superfície muito mais iluminada.
O assistente de iluminação de estrada
O assistente de luz de farol alto é uma função do BMW X6 que passa de farol alto para farol baixo, assim que detecta trânsito de frente ou iluminação exterior adequada.
Uma câmara integrada ao espelho retrovisor monitora a luz ambiental exterior e as condições do trânsito, podendo detectar o veículo que se aproxima até a um quilômetro de distância.
Quando o caminho à frente volta a estar livre, o sistema automaticamente retorna para o farol alto.
A porta do porta-malas em duas etapas
Para garantir que porta traseira do BMW X6 não bata no teto da garagem ou outro obstáculo, o ângulo de abertura pode ser determinado com um ou dois ajustes.
Quando a porta do porta-malas está na posição mais baixa, o amortecedor de gás, que funciona em duas etapas, permite abri-la totalmente, através do princípio puxe e solte, como o que se utiliza nas esferográficas.
Com a opção de operação automática da porta traseira, é possível fixar até cinco etapas de abertura no menu do iDrive e depois abrir ou fechar o porta-malas de dentro do conforto da cabine, com um simples apertar de botão. Esta versão também inclui um elemento de segurança no motor para evitar ferimentos com a tampa do motor.
A câmara traseira
A câmara traseira permite que o motorista em ré possa detectar com antecedência, objetos, pessoas ou veículos que se aproximam quando estão manobrando. A função zoom permite que a tarefa de engatar um reboque seja mais fácil, sendo especialmente útil quando o reboque é pesado demais para ser arrastado até o engate. Quando se dá marcha à ré em uma curva, o monitor mostra uma projeção da curva que se vai fazer, mude a posição do volante e a curva se ajusta automaticamente.
Luzes de freio adaptáveis (adaptative brake lights)
Um dos motivos da grande visibilidade do BMW X6 se deve ao indicador da força de frenagem. Quando se freia de maneira normal, as luzes traseiras se acedem como de hábito, em uma frenagem de emergência, as luzes piscam várias vezes por segundo para advertir os veículos que vêm atrás. Quando cada décimo de segundo conta, isso melhora a segurança como um todo.
Os sistemas de segurança passiva
Um sistema de segurança total complexo e perfeitamente integrado garante a máxima segurança para todos os ocupantes. O sistema, que inclui cinto de segurança, airbag e sistemas de direção, é operado por uma eletrônica de segurança integrada que pode determinar o tipo e a gravidade do acidente em milésimos de segundo, acionando os airbags apropriados, nos ajustes correspondentes e no momento exato, deixando os demais airbags disponíveis para proteger os ocupantes, no caso de ocorrer uma colisão secundária. Se o veículo chegar a capotar sem tocar nada antes, um sensor de capotagem, especialmente desenvolvido e conectado ao sistema de Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC), ativará os airbags de cabeça e os tensores dos cintos de segurança.
Os pneus runflat
Diga adeus às trocas de pneus nos acostamentos das estradas. Graças ao reforço especial em suas paredes laterais, os pneus runflat do BMW X6 podem percorrer longas distâncias após terem sido furados.
Mas os benefícios não acabam aqui. Por não ser necessário ter que levar um estepe, o peso é reduzido e se libera espaço no porta-malas para todas as viagens. Além disso, o Indicador de Pressão dos Pneus (TPI) informa ao condutor quando ocorrer uma queda de pressão.
Acesso conforto
Acesso conforto, de a partida sem chave
Prazer de dirigir sem chave: o acesso conforto opcional permite dar a partida do BMW X6 sem a chave. Ao se aproximar do veículo, o controle remoto no seu bolso envia um sinal que o identifica.
Quando a maçaneta é tocada, as portas se destravam automaticamente e se pode dar partida no carro, simplesmente pressionando-se o botão start/stop.
Um lugar de honra para o conforto esportivo
No BMW X6, os quatro assentos oferecem um conforto exclusivo, ergonomia perfeita e um excelente suporte lateral. Os assentos de série do motorista e do acompanhante pode se elevar, baixar e acomodar seu ângulo eletricamente, ao passo que os assentos esportivos ou conforto opcionais, com ajuste eletrônico total, oferecem níveis de conforto individual ainda mais altos.
BMW X6 – Carro Esportivo
BMW X6 2014
Muitos carros se intitulam crossovers hoje, mas nenhum foi tão longe na associação de carro esportivo com utilitário quanto o BMW X6, que a marca de Munique preparou para o Salão de Frankfurt.
A empresa o anuncia como um Sports Activity Coupe, ou cupê (apesar das cinco portas) para atividade esportiva.
E já se sabe que o conceito antecipa um modelo de produção, que chega entre 2008 e 2009 e deverá manter a sigla X6, para se posicionar acima dos utilitários X3 e X5.
Em que pese a dissonância entre o desenho esportivo e os elementos fora-de-estrada grandes pneus, altura livre do solo expressiva, o X6 impressiona e tem todo o caráter de um BMW.
Chamam a atenção os pára-lamas abaulados, a curva suave do teto que termina em um defletor incorporado à traseira, as rodas de 21 pol, as proteções inferiores de alumínio e como não poderia deixar de ser a “quebra” na parte posterior das janelas laterais, típica da marca.
Dotado de tração integral, o X6 estreia o sistema Dynamic Performance Control (controle dinâmico de desempenho), um controle integrado de tração e estabilidade que usa a potência do motor para corrigir a trajetória do veículo.
Se o carro sai de frente ou de traseira em uma curva, o sistema distribui a força entre as rodas de maneira ideal para obter estabilização, o que aumenta não só a segurança, mas também a capacidade de transmitir potência ao solo na saída da curva.
Junto do X6 convencional o carro preto nas fotos, a BMW revela em Frankfurt sua versão híbrida (em prata), chamada Efficient Dynamics ou dinâmica eficiente.
A propulsão elétrica e a gasolina foi desenvolvida em parceria entre BMW, General Motors, Daimler-Benz e Chrysler.
O câmbio CVT possui dois modos automáticos, um mais curto e outro mais longo, de modo a fazer o efeito de uma caixa de redução.
Segundo a empresa, o X6 híbrido consome e polui 20% a menos que o convencional.
E, quando circula apenas com motor elétrico em uso, a proteção na saia traseira move-se para ocultar as saídas de escapamento.
O BMW X6
BMW X6
Já se tornou uma tradição a BMW levar aos salões automotivos carros-conceito praticamente prontos para entrar na linha de produção.
Desta vez, porém, os alemães se superaram.
Apenas quatro meses depois de ser apresentado como protótipo, em Frankfurt, a versão de série do utilitário esportivo X6 será uma das estrelas do Salão de Detroit, evento com outras estréias nesse segmento já confirmadas. E novidades não faltam nesse modelo, tanto do lado de dentro quanto por fora.
Os passageiros contam com mimos como bancos dianteiros ventilados, aparelho de som com 16 alto-falantes e sistema de entretenimento com reprodutor de DVD para os ocupantes dos assentos traseiros.
Eles também dispõem de 570 litros de espaço para malas no compartimento de bagagens.
Mas, o principal passageiro merece exclusividades ainda melhores, dignas de um BMW. Além dos potentes motores, a marca bávara oferece a tração integral xDrive de série em todos os modelos.
Mecanicamente, também há importantes equipamentos como: Controle Dinâmico de Performance (Dynamic Performance Control), que faz com que as rodas traseiras atuem de forma independente, na aceleração e na frenagem; pneus tipo run flat, que rodam vazios por quilometragem limitada e baixa velocidade; e controle eletrônico de estabilidade inteligente que, se detecta capotagem, tensiona os cintos e ativa os air-bags de cabeça para atuarem a qualquer momento.
No que diz respeitos a equipamentos de conforto e estética, a BMW também não economizou no X6.
O controle dos sistemas de navegação, climatização, entretimento e comunicação estão agrupados no -Drive, que, segundo a marca, está mais simples de se usar. Há também volante multifuncional em couro, abertura e fechamento da tampa do porta-malas eletricamente (opcional), rodas de 19 polegadas, entre outros.
O novo X6 deverá mover as peças no tabuleiro do mercado internacional, devido a um novo nicho criado. Pouco maior que o X5, ele mede 4,88 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,77 m de altura.
A distância entre eixos é a mesma do irmão menor, de 2,93 m.
A BMW ainda oferecerá quatro opções de motorização: os dois a gasolina são o xDrive35i (306 cv) e xDrive50i (408 cv); enquanto os movidos a diesel são o xDrive30d (236 cv) e xDrive35d (285 cv).
A carroceria logo atrai as atenções para a mais recente criação bávara. Para a BMW, trata-se de um novo segmento de carro, que eles batizaram de Sports Activity Coupé (SAC). Na falta de tradução melhor, você pode encará-lo como um utilitário cupê.
A caída do teto na parte traseira é uma das principais inovações do X6 e o que mais o diferencia de seu irmão mais próximo, o X5.
Ambos compartilham a mesma plataforma, mas o novo modelo é um pouco mais comprido e largo e bem mais baixo: 1,69 metro de altura, ante 1,76 do X5.
No desempenho, o X6 deixa ainda mais nítido seu DNA esportivo. A versão topo-de-linha é capaz de acelerar aos 100 km/h em apenas 5,3 segundos, graças ao inédito motor V8 biturbo de 4,4 litros e 408 cv de potência (leia mais na pág. ao lado). De série, as quatro versões do utilitário terão tração 4×4 e o inédito Dynamic Performance Control, que distribui o torque nas rodas traseiras conforme a trajetória.
Dentro, há lugar para quatro pessoas: um console divide o banco traseiro em dois.
O X6 chega às vitrines europeias em maio, para competir principalmente com o conterrâneo Porsche Cayenne, e já é destaque nos sites da marca na Alemanha e na Inglaterra.
Uma briga das boas que a BMW conta os dias para começar para valer.
Preparo de atleta
Tamanho não é documento para o X6. Ao contrário. O modelo é o primeiro utilitário da BMW equipado com motor V8 biturbo.
Com 408 cv de potência a 5500 rpm e torque de 61,2 mkgf entre 1800 e 4500 rpm, a versão xDrive50i não passa vergonha ao lado de muito esportivo.
Numa comparação doméstica, perde em potência para o novíssimo M3 sedã por apenas 12 cv.
Um dos segredos para a boa performance, segundo a marca, é a injeção direta de gasolina e a posição do compressor biturbo, entre as duas fileiras de cilindros em V, o que torna o motor mais compacto.
Para a versão inferior do X6 movida a gasolina, a BMW reservou o mesmo motor 3.0 biturbo de seis cilindros disponível nas Séries 1 e 3. Na Europa, o utilitário também terá duas versões a diesel.
Fonte: www.bmw.com.br/www2.uol.com.br/quatrorodas.abril.com.br
Redes Sociais