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O BMW X5 desde que a empresa alemã de carros de luxo foi o seu primeiro empreendimento no mercado de veículos crossover.
Estreando para o ano modelo 2000, o veículo atividade esportiva BMW X5 foi o primeiro produto a sair da Spartanburg, South Carolina linha de montagem.
Um veículo crossover de luxo high-end, características padrão, tais como controle de tração e suspensão autonivelante foi incluído no BMW X5 2000.
O veículo foi apresentado com um 4.4-litro motor V-8 gerando 282 cavalos de potência e £ 324-pés de torque.
A 3,0-litro inline-seis foi adicionado ao X5, em 2001, proporcionando uma opção mais eficiente em termos de combustível com o veículo crossover de luxo.
O veículo de passagem dividiu o palco carro usado para o sedan Série 5, mas incorporou todos rodas sistemas de controle de acionamento encontrados em produtos Land Rover.
Em 2002, uma escolha terceiro motor no BMW X5 consistiu de um 340-hp 4.6-litro motor V-8.
BMW X5
O exterior
Quer esteja parado ou a toda a velocidade, o BMW X5 é dono de uma presença com carácter.
A sua estatura marcante é cunhada por uma mistura de formas côncavas e convexas da carroçaria e por uma grande distância entre os eixos. Jogos dinâmicos de luz e sombras sublinham a sua aparência robusta e salientam, ao mesmo tempo, a sua elegância intrínseca. Soberania que não se esquece rapidamente.
O Interior
Deixe-se fascinar pela sua elegância funcional: Superfícies amplas e níveis marcantes são amenizados por elegantes contrastes de luz e sombra. O painel de instrumentos, com as suas funções de comando e indicação, é facilmente adequado ao condutor. Todos os instrumentos estão idealmente no campo de visão e podem ser visualizados intuitivamente.
Desfrute da sensação de um controlo total.
Espaço Interno
O BMW X5 aposta na flexibilidade e dispõe tanto de grandes espaços livres para passageiros, como de muito espaço de arrumação para a bagagem. No equipamento de série, ele oferece um amplo espaço para cinco pessoas. O espaço de arrumação de 620 litros pode, se necessário, ser aumentado para 1750 litros, ao rebaixar a segunda fila de bancos. Como opção, está também disponível uma terceira fila de bancos, cujos dois assentos adicionais, se necessário, podem ser rebaixados individualmente na superfície de arrumação.
O motor de 8 cilindros a gasolina
O V8 no BMW X5 xDrive4.8i estabelece padrões em potência e estilo de condução. O motor é optimizado com o Valvetronic, o comando variável do eixo de excêntricos Vanus duplo e com o sistema de admissão totalmente variável quanto ao domínio das maiores exigências. 355 CV de potência aceleram o veículo em 6,5 segundos dos 0 aos 100 km/h. A marcha suave sublinha a forma como o motor de alta tecnologia desenvolve a sua potência sem esforço.
Consumo do combustível/Emissões de CO2
Consumo combinado: 12,1 l/100 km
Emissões de CO2 combinadas: 289 g/km
O motor de 6 cilindros a gasolina
O motor de seis cilindros mais moderno da sua classe. Sob o cárter em alumínio e magnésio está o trunfo do BMW X5 xDrive3.0i, este motor de 3,0 litros com 272 Cv de potência a 2.750 rpm.
E se os puros valores numéricos não convencerem, então a sua suavidade de rolamento exemplar e o seu ruído sonoro respondem a todas as dúvidas.
Consumo do combustível/Emissões de CO2
Consumo combinado: 10,3 l/100 km
Emissões de CO2 combinadas: 247 g/km
O motor de 6 cilindros a diesel
Elevada potência aliada à rentabilidade: O motor de 6 cilindros a diesel não aditivado do BMW X5 xDrive3.0d com injeção direta Common-Rail, técnica de quatro válvulas e turbocompressor desenvolve uma elevada potência de 235 CV.
O BMW X5 xDrive3.0d mostra o seu enorme sistema progressivo de transmissão através da sua capacidade extraordinariamente elevada: passa dos 0 aos 100 km/h em, precisamente, 8,3 segundos.
Consumo do combustível/Emissões de CO2
Consumo combinado de 8,2 a 8,3 l/100 km
Emissões de CO2 combinadas de 217 a 220 g/km
A caixa de 6 velocidades
Com motores harmoniosamente escanolados e idealmente concebidos para o desenvolvimento de potência do BMW X5, a caixa automática de 6 velocidades une a dinâmica de condução ao mais elevado conforto de engrenagem. O modo Steptronic é ativado através de uma tecla no volante – as mudanças de velocidade são efetuadas através de toques suaves e sem tirar as mãos do volante.
xDrive
O sistema inteligente de tração às quatro rodas
O BMW X5 domina flexível e agilmente qualquer estrada – independente do seu estado.
O xDrive detecta os estados difíceis da superfície da faixa de rodagem através dos sensores do sistema de regulação do chassis DSC e reage numa fração de segundos: Através de uma distribuição flexível da potência pelos eixos dianteiro e traseiro, as rodas obtêm, através da mais elevada tração, a força de tração ideal.
O resultado: estabilidade excepcional da trajetória, comportamento seguro em curvas e um desenvolvimento de potência sempre de confiança.
O eixo dianteiro de viragem dupla
No BMW X5 roda incansavelmente um ex-libris de alta tecnologia: O eixo dianteiro de viragem dupla que proporciona uma dinâmica de condução especialmente desportiva, uma estabilidade direccional e uma melhor precisão de direção. A reduzida transmissão de vibrações para o volante e a suspensão elástica garantem, além disso, um elevado conforto na condução, mesmo em grandes viagens.
A direção ativa
Para uma sensação de direção excelente a velocidades elevadas e manobras fáceis ao estacionar: A direção ativa opcional adequa o efeito de virar o volante à velocidade de condução.
Quanto mais baixa for a velocidade, mais direta é a direção. Para mais sensibilidade na estrada e mais prazer de condução das retas e nas curvas.
Os pneus preparados para atuar em situações de emergência
A trocar pneu no acostamento da estrada é algo que pertence ao passado. Graças a reforços laterais especiais, os pneus de série do BMW X5, permitem que, mesmo após a perda total de pressão, ainda seja possível cobrir uma longa distância.
A vantagem em cada viagem: mais espaço no porta-malas e menos peso, pois já não é necessário um pneu sobressalente. Para além disso, a mais leve diminuição da pressão é sinalizada no cockpit através da indicação para avaria dos pneus, também de série.
As luzes de curva do BMW X5
O BMW X5 vem equipado com faróis direcionais, como complemento do opcional controle de iluminação em curva. As luzes iluminam o interior da curva, quando o veículo circula a velocidades reduzidas, oferecendo uma visibilidade acrescida nas curvas, na periferia do veículo e noutras manobras. As luzes de curva, integradas nos faróis de neblina, são ativadas automaticamente com o carro parado, quando o condutor aciona o pisca-pisca, ou a partir de um ângulo de curva do volante de 10 graus até uma velocidade de 35 Km/h.
BMW X5
A alavanca de câmbio
É aplicada no BMW X5 uma alavanca de câmbio completamente nova. Com o seu design moderno e esportivo, ela não é apenas uma atração no habitáculo, mas assenta também muito bem na mão.
No lado esquerdo são engatadas manualmente as seis velocidades. O lado direito regula, como é habitual, o modo-D, o ponto morto e a marcha-a-ré. A posição de estacionamento é ativada ao premir os botões.
O conceito de operação do sistema iDrive
Não queremos estar sempre à procura do que utilizamos com frequência. Por isso, no novo iDrive, as funções do sistema de áudio, da navegação e do telefone utilizadas frequentemente podem ser memorizadas em oito teclas separadas de favoritos.
Todas as informações importantes aparecem no monitor anti-reflexivo no melhor campo de visão do condutor. E para além disso, as outras funções são fácil e intuitivamente controláveis, graças ao iDrive.
O visor Head-Up
O visor opcional Head-Up transmite informações importantes como a velocidade ou indicações de navegação diretamente no campo de visão do condutor.
A imagem virtual é projetada no pára-brisas e é bem legível para o condutor em todas as condições de iluminação por cima do capot. Para que a indicação se encontre sempre à altura dos olhos, independentemente do tamanho do condutor, o visor Head-Up no BMW X5 é ajustável individualmente em altura. Assim, as informações importantes podem ser visualizadas clara e rapidamente – sem desviar o olhar da estrada.
A tampa traseira
Carregar e descarregar com todo o conforto – a tampa traseira dividida em duas peças permite um acesso ideal ao porta-bagagens.
Sob a tampa superior bem aberta pode instalar-se confortavelmente uma pessoa com até 1,85 m de altura. A tampa inferior fecha a base do porta-bagagens e permite-lhe depositar a carga antes de carregar.
A principal atração: A tampa superior abre e fecha automaticamente por telecomando ou por toque na tecla do sensor.
Segurança ativa e passiva
A combinação de todos os elementos de segurança faz do BMW X5 um dos automóveis mais seguros da sua classe: O sistema perfeitamente equilibrado de suspensão, gestão do motor, travões, pneus e uma multiplicidade de aparelhos eletrônicos de medição reage a situações de limite de forma controlada e soberana.
O pack de airbags de série, assim como os sistemas de retenção com pré-tensores do cinto e dispositivos de limitação da força do cinto protegem os passageiros contra ferimentos, em caso de emergência.
E a carroçaria ultra rígida cumpre no mundo inteiro todas as normas de embate, até mesmo para a terceira fila de bancos opcional.
BMW X5 – Montadora
Montadora: BMW
País de fabricação: Alemanha
O modelo X5 da BMW é sem dúvida um dos mais luxuoso dos Utilitários no mercado ou, como deseja a BMW, o mais luxuoso da categoria SAV (Sports Activity Vehicles).
O seu design é no mínimo imponente, fruto das suas elevadas dimensões: 4,67 m de comprimento, 1,87 de largura e 1,70 de altura. Destaque para seu interior bem equipado e luxuosíssimo.
Mas o modelo X5 da BMW não fica só na beleza do seu design ou no seu interior luxuoso do veículo proporcionado pelos equipamentos de alta qualidade.
É também um veículo onde a segurança é levada a sério com a adoção do F.I.R.S.T. (Fully Integrated Road Safety Technology) que resulta na adoção de dez airbags divididos em frontais, laterais e para a cabeça.
Possui suspensão independente que proporciona aos ocupantes um elevado conforto, mesmo nos pisos mais irregulares.
Ainda vem equipado com um sistema de travas antibloqueio: O ABS, DSC (controle dinâmico de estabilidade), CBC (controle de tração em curva), DBC (controle dinâmico de tração), ADB-X(bloqueio automático do diferencial), ASC-X(controle antiderrapagem) e finalmente o HDC (controle de descida).
O BMW X5 tem duas versões:
Motor: 3.0 L – 6 cilindros – 231 cv
Consumo na Cidade: 5.7 km/l
Consumo na Estrada: 9.7 km/lMotor: 4.4 L – 8 cilindros – 286 cv
Consumo na Cidade: 5.3 km/l
Consumo na Estrada: 9 km/l
Desde a sua apresentação nos EUA (onde é produzido), em 1999, que não tínhamos voltado a conduzir um BMW X5. Dois anos volvidos, e algumas horas foram o suficiente para relembrar todos os atributos de um dos SUV mais apetecidos do mercado.
Com um atrativo adicional: o da unidade posta à disposição da Automotor ser a versão a gasóleo, modelo inexistente por altura do seu lançamento.
E é neste “pormenor” que valerá a pena concentrar atenções. O motor é o conhecido 6 cilindros em linha turbodiesel de 24 válvulas e 2926 cc, com injeção common-rail e turbo de geometria variável, debitando 184 cv/4000 rpm e 410 Nm constantes entre as 2000 e 3000 rpm.
Não obstante os 2095 kg de peso em vazio, e a cai-xa automática Steptronic de 5 relações montada na unidade testada, o casamento entre o X5 e este motor é praticamente perfeito: ruído de funcionamento quase inexistente a baixo regime; sonoridade entusiasmante nas rotações mais elevadas; suavidade de funcionamento ímpar; superior disponibilidade e generosidade de resposta em todos os regimes; prestações de bom nível.
Os consumos são o único senão: para obter os valores anunciados, será necessário conduzir com um “ovo” debaixo do pé. Sobretudo em cidade, onde é difícil não superar largamente o prometido.
Em estrada a coisa melhora, e sempre é preciso ter em conta que, apesar de tudo, os valores obtidos são muito inferiores aos das versões a gasolina, e que o preço do gasóleo (em Portugal) é francamente mais acessível.
Comportamento de excepcional
Recorde-se que a BMW afirma que o X5 não é um SUV (Sports Utility Vehicle), mas um SAV (Sports Activity Vehicle). A nuance pode parecer um preciosismo, mas justifica-se depois de efetuados alguns quilómetros a bordo do modelo.
Em estrada, não nos recordamos de qualquer proposta do género que se aproxime, sequer, da eficácia exibida pelo X5. Apesar da altura mais elevada, do peso considerável, da maior altura ao solo, o X5 é quase inabalável em linha reta, mesmo a alta velocidade, exibindo uma invejável estabilidade. Como invejáveis são, também, as velocidades de passagem em curva que alcança, rapidamente nos fazendo esquecer que estamos a bordo de um automóvel com esta vocação, dimensões e peso.
Pena que, na unidade ensaiada, as rodas de 19 polegadas e a suspensão desportiva que esta montava (que muito poderão contribuir para uma aparência ainda mais atraente) impliquem uma sensível diminuição do conforto de marcha sempre que a qualidade do piso não é a melhor, ofuscando o desempenho das suspensões independentes oriundas dos Série 5 (dianteira) e Série 7 (traseira).
Os pneus de medida 285/45 também não são a melhor opção para o fora de estrada – não fossem estes, e decerto que o “nosso” X5 estaria apto a surpreender, de forma ainda mais efetiva, e até mesmo os mais experientes, pela facilidade com que enfrenta terrenos mais exigentes (apesar da BMW realçar que o seu terreno de eleição é o asfalto).
Deste modo, fica ensombrado o superior desempenho da transmissão total permanente composta por elementos tradicionais (três diferenciais, o central com uma repartição de 62% para trás e 38% para a frente), combinados com os mais evoluídos dispositivos eletrônicos. Caso do controlo dinâmico de estabilidade DSC, que integra o ABS, o controlo de travagem em curva CBC, o BAS e o controlo dinâmico de travagem DBC. E do controlo de estabilidade ASC-X, especialmente adaptado à tração integral. E do controlo eletrônico de diferencial ADB-X (que impede que qualquer roda patine, aplicando travão sobre a mesma).
E ainda do genial sistema HDC, para controlo de descidas (criado pela Land Rover, funciona abaixo dos 50 kn/h quando a tal é instado pelo condutor, e mantém automaticamente o veículo numa velocidade linear de 10 km/h em descida).
Requintado e exclusivo
Referência final para a qualidade de vida a bordo. Espaço habitável muito amplo, qualidade de construção e materais, e ergonomia, ao nível de qualquer berlina BMW. Posição de condução exemplar, visibilidade muito boa em todos os sentidos.
Assumindo-se o X5 3.0d como um automóvel de luxo, o equipamento de série é atraente: os airbags frontais e laterais e para a cabeça, o ar condicionado automático e independente, o computador de bordo, os estofos e volante em pele e as jantes de liga de 17 polegadas são só os elementos mais importantes (além de todos os dispositivos eletrônicos de auxílio à condução mencionados).
BMW X5 – História
Pouco tempo depois de chegar ao Brasil, em 2000, o BMW X5 da série E53 (código de identificação do projeto pela fábrica) já era o utilitário esporte de luxo mais vendido do país, superando o Mercedes-Benz ML até então líder nessa categoria de topo. Com o passar dos anos a concorrência foi se acirrando e a performance do X5 em vendas, caindo. Hoje o modelo não ostenta mais o título de nº 1 e está atrás de modelos como o novo ML, Porsche Cayenne e Land Rover Range Rover Sport.
Na busca pelo terreno perdido a BMW traz ao Brasil a nova série E70 do X5. O modelo manteve nome e algumas características da anterior, mas passou por profundas modificações nesta segunda geração.
A princípio a marca alemã comercializará aqui apenas a versão de topo da linha, equipada com o motor V8 de 4,8 litros de cilindrada e 355 cv.
Outro detalhe: os primeiros modelos serão os mesmos destinados ao mercado dos EUA.
A partir do mês de junho chega o X5 do mercado europeu, que tem algumas diferenças de acabamento e equipamentos em relação ao do americano. Somente em setembro virá a versão mais barata, equipada com motor de 6 cilindros em linha e 3 litros/272 cv. Os preços são de R$ 370 mil para o X5 Sport e R$ 350 mil para o X5 Top (diferem-se em acabamento, menos sofisticado neste último). A versão de 3 litros deverá ter preço em torno de R$ 280 mil. A expectativa da fábrica é vender 350 unidades até o final do ano, somando os 33 carros da importação inicial.
O monobloco do X5 foi completamente revisado, com aplicação de aço de maior resistência em determinados pontos. A coluna traseira (C) foi reforçada, de forma a garantir a segurança dos ocupantes da terceira fileira de bancos.
As alterações estruturais aumentaram a rigidez torcional do SUV em 15%, comparado à versão anterior.
O modelo está maior em todas as dimensões. Está 30 kg mais pesado, 5,9 cm mais alto e 1,7 cm mais largo. Em comprimento cresceu 18,7 cm, beneficiando a distância entre eixos, maior 11 cm (passou de 2,82 metros para 2,93 m).
Com isso, além de permitir mais 4 cm para as pernas dos passageiros do banco traseiro, foi possível inserir uma terceira fileira de bancos. Opcional no exterior, esse recurso será oferecido de série no Brasil.
Também houve mudanças nos recursos de eletrônica. Os sistemas de controle do veículo foram aprimorados e agora trabalham em maior integração.
Todas as reações dinâmicas são monitoradas eletronicamente e para qualquer alteração é disparado comando de resposta.
No caso de inclinação excessiva da carroceria em curvas, agem as barras estabilizadoras, que variam sua carga por meio de bomba hidráulica, ativada por sensor eletrônico, estabilizando o veículo.
Também é variada a carga dos amortecedores e a resposta da direção que tem carga variável de acordo com a velocidade e a necessidade do momento.
Fazer tudo isso funcionar perfeitamente pode ser complexo, mas o resultado é simples: o novo X5 é bastante superior em dirigibilidade e desempenho em relação ao anterior.
Em breve avaliação no circuito de Interlagos, em São Paulo, foi possível andar nos dois modelos. A direção ativa é rápida e precisa, com apenas uma volta de batente a batente (na anterior, duas).
A diferença em relação ao X5 E53 é grande e evidente também em desempenho.
A eletrônica aplicada no novo modelo colabora para que se tenha, ao volante, a sensação de estar guiando um automóvel não um utilitário esporte grande (como se tem no X5 substituído).
Tanto que foi possível conduzi-lo com algum vigor pelo circuito, quando os excessos nas curvas foram devidamente corrigidos e a estabilidade, mantida. As irregularidades do piso são todas absorvidas pela suspensão, independente nas quatro rodas (por braços triangulares superpostos na dianteira e multibraço na traseira).
O pneus 255/50 R19 são do tipo run flat, que dispensam estepe por poderem rodar por até 150 quilômetros na velocidade máxima de 80 km/h com o veículo completamente carregado, podendo cobrir uma distância ainda maior se o veículo estiver vazio.
Câmbio de 6 marchas Steptronic com trocas sequenciais possui aprimorado conversor de torque. É o sistema denominado TTD, que age mantendo pressão constante do óleo no conversor, reduzindo a perda por deslizamento e assim garantindo velocidade de resposta 50% maior em trocas de marcha, acelerações ou reduções de acordo com a fábrica. A tração é integral, distribuída entre os eixos dianteiro e traseiro na proporção de 40/60% e podendo variar de acordo com as condições de rodagem.
O motor V8 de 4,8 litros é mais um exemplo primoroso da engenharia bávara. Possui os sistemas duplo Vanos (duplo comando de válvulas variável) e Valvetronic (que dispensa o uso de borboletas no coletor de admissão), além de gerenciamento eletrônico melhorado. De acordo com a BMW, o X5 4,8 acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, atingindo 240 km/h de velocidade máxima.
O novo X5 está mais sofisticado em equipamentos. Na versão anterior, utilizava chave convencional. Nesta, usa a chave-cartão utilizado também em outros modelos, como os Série 1, 3 e 5 todos avaliados pelo WebMotors. Também no anterior o freio de estacionamento era acionado por alavanca comum; agora é eletrônico, por tecla no console. Os faróis bixenônio possuem fachos direcionáveis, auxiliados pelas luzes de neblina, que se acendem para iluminar a parte interna de curvas ou manobras feitas lentamente.
Fazem parte do pacote de equipamentos sistema de som com toca-CD que reproduz arquivos MP3 e WAV, com disqueteira para 6 CDs no porta-luvas e ar-condicionado digital com duas zonas de resfriamento (no exterior há opção de modelo mais sofisticado, com quatro zonas, que não será oferecido aqui), com saída para o banco traseiro. Sistema de controle multimídia iDrive, com tela de cristal líquido no painel, é aplicado pela primeira vez na linha X5.
Seu porta-malas tem 620 litros de capacidade com a terceira fileira de bancos rebatida (110 litros a mais do que a versão anterior), sendo que sob o assoalho há um subcompartimento com 90 litros de capacidade.
Rebatendo-se a segunda fila de assentos, a capacidade da bagagem aumenta para 1750 litros (200 litros a mais). Com a terceira fila de assentos levantada, a capacidade para bagagem é de 200 litros.
Se o X5 conseguirá recuperar terreno em um segmento tão restrito (limitado a algo em torno de 1.500 unidades/ano) e disputado, o tempo dirá. Mas há vastos recursos para isso.
Fonte: www.bmw.pt/www.automotor.xl.pt/www.ivox.com.br/www.webmotors.com.br
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