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O 2002 turbo foi apresentado em 1973 no Salão automóvel de Frankfurt.
A produção cessou em Julho de 1975.
Entre Julho de 1973 e Julho de 1975 só 1672 modelos foram construídos.
Nenhum foi certificado para venda nos U.S.A
O 2002 Turbo produz 170 CV as 5800 rpm, com a mesma base de motor do 2002ti.
A característica que o distingue é o Kühnle, Kopp & Kausch turbo (kkk turbo) compressor.
Foi montado em baixo na parte da frente do lado direito do motor e é refrigerado a ar através de um tubo que liga diretamente ao turbo.
As entradas de ar na grelha da frente são para melhor refrigeração do motor.
O 2002 turbo foi feito em apenas duas cores, Chamonix branco e prata Polaris, com um M tri-color as riscas nas laterais e no para choques frontais.
Outras características externas são as insígnias Turbo na traseira do lado esquerdo.
Todos os modelos tinham a inscrição 2002 turbo escrito ao contrário no para choques para quando alguém os visse pelo retrovisor poder saber o que os ultrapassava.
Bancos desportivos e um volante desportivo eram equipamentos de serie. Maior parte dos extras do 2002 eram de serie ou estavam disponíveis, incluindo bancos em tecido e teto de abrir.
O ar condicionado não estava disponível porque não havia espaço para o condensador.
BMW 2002 Turbo
O 2002 turbo é capaz de chegar dos 0-100Km em apenas 6.9 segundos com uma velocidade máxima de 210Km/h. O turbo compressor da entrada a 3500-4000 rpm.
O 2002 turbo foi o ultimo desenvolvimento do 2002.
Foi construído entre 1973 e 1974, e foram produzidos 1672 turbos.
O turbo prolongou o desenvolvimento do 2002tii através da adição de um turbo compressor KKK que aumentava a potência para os 170 cavalos.
A suspensão, Freios, design exterior e interior foram modificados.
BMW 2002 Turbo – Carros
Aliás, era nas pistas que diariamente o 2002 conquistava cada vez mais carisma.
Em 1968 Dieter Quester vencia o campeonato europeu de turismos ao volante de um 2002, mas a concorrência estava apostada em bater esta referência e aproximava-se cada vez mais.
Foi então que o chefe do departamento desportivo da BMW, Alex von Falkenhausen, deu indicações à equipa de engenheiros responsável pelo desenvolvimento dos novos motores no sentido de estudar e desenvolver um motor turbo-comprimido para a época de 1969.
A equipe limitou-se aplicar um turbo num motor de produção (2002 Tii) e testá-lo. Depois da explosão de alguns motores e de vários ajustes técnicos, os resultados fizeram-se notar de imediato.
Em 1969 um 2002 Turbo vencia o Campeonato Europeu de Turismos.
BMW 2002 Turbo
Em 1973, depois de alguns anos a competir e a familiarizar-se com a tecnologia do turbo-compressor, a BMW lança no Salão de Frankfurt o 2002 Turbo.
Apesar de alguns construtores americanos terem utilizado esta tecnologia em carros de estrada, o 2002 era o primeiro carro de produção em série com motor turbo.
Até então a tecnologia turbo tinha sido um pouco subvalorizada. O conceito do compressor movido pelos gases de escape surgiu pela primeira vez em 1905 pelas mãos do suíço Alfred Buchi, que registou o invento.
Em 1914 esta solução técnica foi recuperada por Auguste Rateau na aeronáutica. Era uma forma de procurar compensar a perda de potência dos motores dos aviões de guerra em altitudes elevadas.
No entanto, só em 1960 começou a ser utilizado em automóveis.
Se o avanço tecnológico era por si só um motivo de destaque para o 2002 Turbo, o seu aspecto exterior ajudava a criar sensação. As transformações estéticas tornaram o 2002 num carro extremamente agressivo.
Os alargamentos rebitados por fora, o aileron traseiro, as faixas com as cores da BMW Motorsport e a ausência de para-choques frontal a favor de um enorme spoiler com o lettering 2002 Turbo invertido como que a avisar os condutores mais desprevenidos que aquilo que viam no retrovisor era um foguete – eram tudo menos transformações subtis. O volante e os bancos desportivos, um painel de instrumentos de fundo vermelho e o manómetro da pressão do turbo eram os sinais que diferenciavam este habitáculo do das restantes versões.
O 2002 turbo só foi comercializado em duas cores: o cinzento Polaris e o branco Chamonix como o exemplar fotografado.
Ao nível da transmissão, e como acontecia com o Tii, a BMW oferecia como opcional a caixa de 5 velocidades Getrag.
De origem vinham o autoblocante a 40%, a embraiagem reforçada e amortecedores mais firmes.
Ao nível da performance, os 170 cavalos do 2002 levavam o carro aos 100 km/h nuns expressivos 6.9 segundos e permitiam-lhe atingir os 211 km/h de velocidade de ponta. Como inconveniente, apenas a violência da entrada em funcionamento tardia do Turbo às 3500/4000 rpm.
Esta característica tornava difícil de manter o carro numa faixa de potência utilizável uma vez que abaixo dessa rotação o carro era relativamente lento e tornava-o intempestivo e exigente quando a entrada do turbo se dava em curva.
Mesmo assim, o 2002 Turbo era um carro imensamente admirado e desejado e só a crise do petróleo explica as poucas vendas deste carro, bem gastador. Em 1975 a produção do Turbo cessava com apenas 1672 carros construídos. Fato que contribuiu para o engrandecimento do mito que este BMW constitui para os entusiastas dos automóveis.
BMW 2002 Turbo – Especificações Gerais
1973 BMW 2002 TURBO
MOTORIZAÇÃO | |||
---|---|---|---|
Motor | 2.0, 4 cilindros em linha, 8 válvulas (2 por cilindro), turbocompressor, injeção mecânica, gasolina | ||
Cilindrada | 1.991 cm³ | Potência | 170 cv a 5.800 rpm |
Potência Específica | 85 cv/litro | Torque | 24,3 kgfm a 4.000 rpm |
CARROCERIA | |||
Comprimento | 4.229 mm | Peso | 1.035 kg |
Largura | 1.620 mm | Porta-Malas | Não disponível |
Altura | 1.422 mm | Tração | Traseira |
Freios | Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira | Câmbio | Manual de 4 marchas |
DESEMPENHO | |||
Velocidade Máxima | 210 km/h | Aceleração | 6,9 segundos |
Em 1961, a BMW apresentava o 1500, um sedã de porte médio e quatro portas posicionado entre o pequeno Isetta e os grandes sedãs de luxo.
Logo foi apresentado uma versão cupê, chamada 1602, de linhas elegantes, faróis redondos e a grade “duplo rim” típica da marca.
Mais tarde chega o 2002 Turbo, o primeiro carro europeu com turbocompressor.
Essa versão vinha com um enorme spoiler substituindo o pára-choque dianteiro, pára-lamas mais largos, inscrição 2002 Turbo gravada invertida (para ser lido nos retrovisores de quem andava à frente) e faixas decorativas da Motorsport (vermelho, azul e violeta).
Mas o 2002 pagou um preço pelo pioneirismo. Havia problemas no turbo, que demorava para agir, mas despejava toda potência de uma única vez, deixando o carro muito arisco.
Fonte: www.classicosmycar.com/bmw2002website.terraweb.biz/geocities.com
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