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Definição: Clássico
Quem pertence à Antiguidade greco-romana: línguas clássicas.
Disse de certos artistas e escritores do século XVII e parte do século XVIII., bem como músicos do século XVIII.
Quem tem o caráter estético privilegiado por esse tempo, personagens inspirados na estética do grego antigo e latim (linhas regulares, medida, etc.) [em oposição a romântica ou barroco ]: beleza clássica.
Disse, na evolução artística desta ou daquela civilização, período que combinam qualidade técnica, a racionalidade, a harmonia. (480 a cerca de 330 aC na Grécia, 250-950 sobre a Maya, etc)
Focada no estudo das línguas grega e latina e literatura: Estudos Clássicos.
Quem merece ser parte da cultura geral e é ministrado nas aulas (em oposição a uma obra ou um autor menor) ou alcançou notoriedade como ele serve como uma referência em seu gênero: Conheça os seus clássicos. O trabalho deste médico tornou-se clássico.
Disse oposição a música popular, luz, variedade, jazz ou música contemporânea, música, músicos obras compostas no contexto da tradição musical ocidental.
Que pertence a uma tradição, ao contrário do que é marginal ou novo, moderno, etc.: Esta é uma teoria clássica.
O que é consistente com a prática estabelecida, o sabor tradicional: Um terno de corte clássico e sóbrio.
Familiar. Que geralmente ocorre em circunstâncias tais e tais, que não é surpreendente; habitual: Ele se opôs aos argumentos clássicos em tais casos.
Dito de um estado de idioma correspondendo a um tempo tomado como referência e padrão. (Ele foi descrito como clássico francês do século XVII e XVIII.)
Físico. Refere-se a qualquer teoria (ou parte da física) desenvolvido anteriormente a 1900.
Técnico. Refere-se a um dispositivo, instalação, etc, conhecidas e utilizadas durante muito tempo, ao contrário de dispositivos, sistemas, etc., do mesmo tipo utilizando novas técnicas.
Definições
Atualmente, três significados diferentes coexistem e definir a cultura:
A. No sentido restrito de alta cultura.
Isso significa que o desenvolvimento de certas faculdades da mente através de exercícios intelectuais apropriados (Dicionário “Little Robert”, edição de 1998).
B. Em comum.
Ele geralmente evoca o conhecimento das obras intelectuais: literatura, música, pintura, etc.
Alguns acreditam que a cultura seriam distribuídos de forma desigual: neste sentido, algumas pessoas têm cultura, enquanto outra pessoa teria pouca ou nenhuma.
Mas a cultura é inerente em cada grupo humano, ele é carregado com uma forte conotação etnocêntricas. O que constitui a cultura a um grupo de humanos não é necessariamente a mesma para um outro grupo e vice-versa.
C. No seu sentido antropológico e sociológico.
A palavra “cultura” tem significado tanto mais amplo e neutro. Ele é usado para designar todas as atividades, crenças e práticas comuns a uma empresa ou a um grupo social particular.
Definição
Cultura erudita: é cultura dominante que desenvolveu universo próprio de legitimidade, expresso pela filosofia, pela ciência e pelo saber produzida e controlado em instituições da sociedade nacional, tais como a universidade, as academias, as ordens profissionais.
Cultura popular: entende-se então por cultura popular as manifestações culturais (das classes excluídas do controle das instituições culturais), manifestações diferentes da cultura dominante e que estão fora de suas instituições, que existem independentemente delas, mesmo sendo suas contemporâneas.
Características
Cultura tem quatro características:
É um conjunto coerente cujos elementos são interdependentes,
Ela permeia todas as atividades humanas,
É comum a um grupo de homens, este grupo é importante (os habitantes de um continente) ou muito baixa (um grupo de jovens)
É transmitida através da socialização. Na maioria das vezes, esta transmissão ocorre de uma geração para outra através de agentes de socialização como a família ea escola, para citar os mais importantes. Neste sentido, a cultura é uma “herança social.”
Aspectos da cultura
Cultura tem muitos aspectos, alguns dos quais são óbvias e outros escondidos ou latente.
A Cultura explícita (aberta) inclui todos os materiais e elementos concretos da vida de um povo, sua comida, habitat, roupas, armas, língua, danças, rituais, realizações artísticas, costumes de sepultamento, etc.
A cultura implícita (secreta) é o sistema latente ou subjacentes representações, sentimentos e valores que dá unidade e significado para a cultura explícita. Esta cultura é designado, na linguagem comum, sob o termo “mentalidade”.
Cultura Popular e Cultura Erudita
Cultura é uma construção humana e se opõe à natureza, aquilo que não passa pelo trabalho do homem. Para não deixar o conceito tão amplo, algumas divisões são criadas, entre elas as de popular e erudita.
Fala-se em cultura popular e cultura erudita como se houvesse um rio que separasse claramente as duas margens. Este rio não existe, mas a divisão tem alguma utilidade operacional.
A cultura popular seria aquela que é produto de um saber não institucionalizado, que não se aprende em colégios ou academias; exemplo disso é o crochê, ou a culinária tradicional, ou ainda a literatura de cordel. A cultura erudita, por outro lado, pressupõe uma elaboração maior e por isso uma institucionalização do saber.
Isto é: o domínio da cultura erudita passa não pela tradição familiar, mas por academias, bibliotecas, conservatórios musicais, etc, que selecionam o material e impõem regras rígidas e complexas elaborações. Bach, na música, e Ingres, na pintura, são exemplos disso.
Evidentemente, os conceitos popular e erudito escondem também uma valoração. Por muitos anos, a cultura popular foi considerada inferior à erudita; e erudito mesmo era aquilo que era europeu, de preferência francês, inglês ou alemão. Os brasileiros eram os primos pobres, que tinham que beber naquelas fontes para se curar de seu incurável atraso. Esse pensamento foi se transformando ao longo dos anos, graças às contribuições de autores que, dominando o saber erudito, reconheciam o valor imenso da cultura popular (Gilberto Freire, Mário de Andrade e Guimarães Rosa são alguns desses autores).
Uma manifestação típica da cultura popular brasileira (junto com a literatura de cordel) é a frase de parachoque de caminhão, que condensa muito da experiência e do saber popular. O bom humor do brasileiro, por décadas, foi literalmente “veiculado” nos parachoques de caminhão.
Em estradas muitas vezes em péssimas condições, ficar atrás de um caminhão tinha pelo menos uma vantagem: ler a frase do parachoque.
“A vida é um sutiã: a gente tem que meter os peitos”, por exemplo, tem mais força que um tratado acadêmico sobre a importância do empreendedorismo!
CARACTERÍSTICAS DE CULTURA
CULTURA como traço distintivo do homem:
Capacidade e hábitos adquiridos e reproduzidos pelos homens;
É cumulativa, transmissível e dinâmica: tradicional e transformadora;
Vive-se a cultura ao mesmo tempo que a produz: ação simbólica junto à ação prática;
Sistema de significações mediante o qual uma sociedade é pensada, reproduzida e vivenciada;
Diferentes respostas para resolver os mesmos problemas.
DIVERSIDADE CULTURAL
Cada realidade cultural possui uma lógica própria, como resultado de sua história particular;
Culturas não estão isoladas, levando-se em consideração as relações tanto internas como externas;
Toda cultura teria seus próprios critérios de organização.
CONCEITO ANTROPOLÓGICO DE CULTURA, ENTÃO: é processo de construção da realidade que permite que as pessoas vislumbrem eventos, ações, objetos e expressões particulares de modos distintos, dando ainda significados aos comportamentos.
CULTURA ERUDITA X CULTURA POPULAR
CULTURA POPULAR: inculta, que a tradição;
CULTURA BURGUESA: racional e progressista;
CULTURA DE MASSA: surge com a Revolução Industrial, nas cidades; a urbanização desfaz os laços simbólicos ligados à vida comunitária rural e os vinculados à nobreza.
Surge expressões culturais produzidas por profissionais: circo e teatro popular, romances, orquestras.
Fonte: www.larousse.fr/www.futura-sciences.com/www.colegiosaofrancisco.com.br
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