PUBLICIDADE
O Tubarão Azul possui este nome devido a sua cor azul.Ele possui grandes olhos,e uma longa nadadeira peitoral.
Cresce até 4 metros.
Ele adora mar aberto e raramente se aventura ficar muito perto da costa ou dos humanos.
Eles viajam milhares de milhas por ano,se alimentam de lulas e de pequenos peixes em qualquer lugar desde a superfície até 450 metros de profundidade.
Seus dentes são pontudos e serrados.
São considerados os menores tubarões entre os ditos “Grandes Tubarões”
O que é um Tubarão Azul?
Cientificamente conhecido como Prionace glauca, um tubarão azul é um peixe que vive em águas subtropicais e tropicais.
Um tubarão azul pode pesar até 200 kg e crescer até cerca de 7 m de comprimento.
Seu nome é derivado de sua coloração, que é um azul profundo na parte superior do corpo, um azul mais claro nas laterais e branco na barriga. Estes tubarões estão relacionados com outros tubarões bem conhecidos, como o tubarão-touro e o tubarão-tigre.
Ocasionalmente, um tubarão azul se aproxima de uma costa perto o suficiente para ser visto por mergulhadores.
Além da coloração azul deste tubarão, sua aparência é distinta de outros tubarões de sua família.
Estes tubarões têm um corpo relativamente delgado, com barbatanas comparativamente longas que crescem de seus lados e apontam para baixo do corpo.
As fêmeas sexualmente maduras de tubarões azuis podem ser identificadas pelas cicatrizes em volta do pescoço, quando os tubarões machos mordem durante as sessões de acasalamento. Devido a isso, elas desenvolveram a pele muito mais espessa do que um tubarão macho azul.
Os Tubarões Azuis são apelidados de lobos do mar por causa do hábito de nadar em grupos chamados escolas. As escolas são geralmente organizadas por tamanho e gênero. Eles basicamente caçam lulas, mas vão atrás de polvos, tubarões menores e lagostas. A carne de animais muito maiores, como as baleias, é ocasionalmente encontrada no estômago dos tubarões azuis quando são capturados.
Nadadores e mergulhadores têm pouco a temer de um tubarão azul porque este tipo de tubarão raramente é curioso ou agressivo o suficiente para se aproximar. Menos de 50 ataques de tubarões azuis contra pessoas foram registrados entre os anos de 1580 a 2008, com aproximadamente metade dos ataques classificados como provocados.
Ataques de tubarão são mais comuns com os parentes do tubarão azul: o tigre e o tubarão-touro.
Ainda assim, qualquer tipo de tubarão não deve ser abordado devido ao potencial dos tubarões de causar ferimentos graves e morte.
Enquanto muitos tipos de tubarões são regularmente mantidos em grandes aquários, esta espécie particular de tubarão raramente está entre eles.
Estes tubarões têm dificuldade em evitar paredes e normalmente morrem dentro de um mês depois de serem apanhados e colocados num aquário.
Há pelo menos uma tentativa bem documentada e bem-sucedida de manter um tubarão azul vivo em um aquário, mas os guardiões soltaram tubarões-touro e tubarões-limão no tanque acreditando que as espécies se davam bem.
Os tubarões-touro atacavam os tubarões-azuis, no entanto.
Peixes
O Tubarão Azul é o 9º mais perigoso para o Homem, devido à sua tenacidade, ou seja, é persistente em manter ou aderir a qualquer coisa de valor ou habitual.
Os Tubarões Azuis estão entre os mais comuns e melhores distribuídos, sendo normalmente vistos no alto-mar, e em certas ocasiões, em águas costeiras.
Eles são famosos pela sua capacidade migratória.
Há conhecimento de alguns exemplares que nadaram milhares de quilômetros entre dois continentes em apenas alguns meses.
Os Tubarões Azuis são peixes de pesca esportiva muito popular e alvo de muitos pescadores.
Mas a verdadeira ameaça a eles vem dos barcos de pesca comercial, que podem apanhar cerca de 20 milhões de tubarões-azuis por ano, muitas vezes através das redes utilizadas para pescar outras espécies.
Grande parte das barbatanas utilizada nas famosas sopas de barbatanas vem desta espécie.
Descrição geral
O Tubarão azul possui esse nome devido à sua cor azul.
Ele possui grandes olhos, e uma longa nadadeira peitoral e cresce até 4 metros.
Ele adora o mar aberto e raramente se aventura ficar muito perto da costa ou dos humanos.
Eles viajam milhares de milhas por ano, se alimentam de lula e pequenos peixes em qualquer lugar desde a superfície até 450 metros de profundidade.
Ele tem apele lisa e seu corpo é pequeno faz com que ele tenha um nado gracioso. Seus dentes são pontudos e serrados.
Eles são considerados os menores tubarões entre os ditos Grandes Tubarões.
Características
Peso: 110 kg (Adulto)
Hábito Alimentar: Tem o hábito de formar pequenos grupos para migrações, suas presas mais frequentes são: peixes, lulas, pequenos cações, caranguejos, aves marinhas e crustáceos.
Curiosidades: Possui corpo esguio e focinho longo e pontudo. Dentes triangulares, pontudos e serrilhados e curvados na mandíbula superior, em várias fieiras. Possuem a coloração azul-escuro no dorso, azul mais claro nos flancos e branco nos ventres. As pontas das nadadeiras costumam ser mais escuras
Tamanho – Cresce até 4 metros.
Distribuição: Águas tropicais e temperadas de mundo inteiro, principalmente em mar aberto.
Dieta: Pequenos peixes com espinhas e lulas.
Habitat: Em todos os mares do mundo.
Reprodução: São vivíparos. Estes animais geram de 4 a 135 filhotes. O número de filhotes crescem proporcionalmente ao tamanho da mãe, ou seja quanto mais velha a mãe mais filhotes ela gera. A gestação dura um periodo de 1 ano. Femeas atingem a idade madura com 5 anos de idade.
Categoria: Ameaçada
Classificação
Nome científico: Prionace glauca (Lineu, 1758)
Nome vulgar: Tubarão Azul
Nome Inglês: Blue Shark
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Ordem: Carcharhiniformes
Família: Carcharhinidae
Género: Prionace
Espécie: P. glauca
Tubarão Azul – Fotos
Fonte: Colégio São Francisco
Redes Sociais