Rinoceronte Branco

PUBLICIDADE

O que é

Os rinocerontes-brancos são o segundo maior mamífero terrestre e seu nome vem do Afrikaan, uma língua germânica ocidental, palavra “weit”, que significa amplo e se refere à boca do animal.

Também conhecido como o rinoceronte de lábio quadrado, os rinocerontes brancos têm um lábio superior quadrado quase sem pelos.

Existem duas subespécies geneticamente diferentes, o rinoceronte -anco e não-norte e são encontradas em duas regiões diferentes da África.

Os rinocerontes-brancos possuem estruturas sociais complexas. Grupos de, por vezes, 14 rinocerontes podem se formar, principalmente fêmeas com bezerros.

Machos adultos defendem territórios de aproximadamente uma milha quadrada, que eles marcam com pilhas de esterco vigorosamente raspadas.

A área de vida das fêmeas adultas pode ser mais de sete vezes maior, dependendo da qualidade do habitat e da densidade populacional.

As fêmeas reprodutoras são impedidas de deixar o território de um macho dominante, que é marcado e patrulhado pelo seu proprietário regularmente.

Os machos competindo por uma fêmea podem se envolver em sérios conflitos, usando seus chifres e tamanho maciço para causar ferimentos.

Descrição

O Rinoceronte Branco tem esse nome graças, a sensação de cor branca de sua pele quando ao sol e a uma tradução equivocada dos primeiros ingleses que tiveram o contato com o animal, quando chegaram à África.

Na verdade, ele deveria se chamar Rinoceronte de Boca Larga.

Este grande mamífero está em risco de extinção. Ele vive na savana africana em duas áreas distintas: uma no Sudão e outra na África do Sul.

Este animal se alimenta de folhas e grama. Pasta o dia inteiro para manter o peso, que pode chegar a 4 toneladas.

O Rinoceronte Branco é o maior rinoceronte da espécie (existem cinco tipos) e o segundo maior mamífero terrestre, perdendo somente para o elefante. Mede 2 metros de altura e 5 metros de comprimento.

O Rinoceronte branco possui dois chifres, sendo que um deles mede 1,5 metros. O chifre, diferentemente do que se pensa, não é feito de osso, e, sim de pelos extremamente compactos que formam uma estrutura muito resistente.

Os rinocerontes têm pele espessa, de até 7 cm, mesmo assim eles passam várias horas dentro d’água aliviando as picadas dos insetos que atacam, sobre tudo, nas juntas da couraça.

Conhecido pela péssima visão (eles são extremamente míopes), os rinocerontes tem a audição e o olfato muito bem desenvolvidos. A gestação dos filhotes dura 18 meses, e nasce somente um em cada gestação, além disso, a procriação só acontece a cada 3 ou 4 anos.

O filhote, que pesa 25 kg e toma leite materno até dois anos de idade, quando completa de cinco a sete anos, passa a viver sozinho, sem ajuda dos pais.

Existem apenas 12 rinocerontes no Brasil. Cinco deles só no Zooparque: 3 fêmeas e 2 machos. É o maior grupo da America Latina.

O grupo veio da África do Sul há 6 anos, com o objetivo de estabelecer, no Zooparque, um grupo para reprodução no Brasil. Vieram bebes com idades entre 1 ano e 1 ano e meio. Naquela época eles pesavam entre 1.000 e 1.200 kg cada um. Atualmente, eles estão próximos 7 anos de idade, e já pesam em torno de 3 toneladas cada, entrando na adulta.

A dificuldade de criar estes animais em confinamento resulta do fato que, os animais que crescem juntos em espaços pequenos, não chegam a desenvolver estímulos sexuais, já que se consideram irmãos. Recentemente, no grupo de rinocerontes do Zooparque aconteceram tentativas de cópulas.

O Zooparque aposta que, devido à quantidade de animais no grupo e tamanho do recinto onde vivem (6000 m2), os animais cheguem a sentir atração sexual, e, assim, se reproduzam.

Rinoceronte-Branco (Ceratotherium simum)

O Rinoceronte Branco, juntamente com o Rinoceronte Branco, que possuem praticamente o mesmo tamanho, é a maior espécie de mamífero terrestre depois do Elefante.

De todas as espécies de Rinocerontes o Rinoceronte Branco é a menos ameaçada, mas mesmo assim corre risco de extinção.

Entretanto existem 2 subespécies: o Rinoceronte Branco do Norte (Ceratotherium simum cottoni) e o Rinoceronte Branco do Sul (Ceratotherium simum simum).

Atualmente existem aproximadamente 11.670 Rinocerontes Brancos no mundo em habitat selvagem.

Informações Científicas:

Peso: 1.800 – 2.700 kg
Altura:
 1,50 – 1,80 m
Comprimento:
 3,80 – 5,0 m
Chifre:
 Possui 2 chifres. O chifre anterior é maior podendo medir de 0,94 m – 1,02 m. O chifre posterior é menor medindo cerca de 55 cm.
Habitat: 
savanas.
Período de Vida: 
até 50 anos.
Período de Gestação: 
aproximadamente 16 meses.
Maturidade Sexual: 
Machos – 10 a 12 anos, Fêmeas: 6 a 7 anos.
Distribuição Geográfica: 
África do Sul, Botsuana, Namíbia, Quênia, Rep. Democrática do Congo, Suazilândia, Zâmbia e Zimbabue.

Características

Expectativa de Vida: 40 – 50 anos
Período de Gestação: 16 – 18 meses
Estado de Conservação: Quase ameaçada (Aumentando)
Peso: Macho: 2.300 kg, Feminino: 1.700 kg
Altura: Macho: 1,7 – 1,9 m (até ao ombro), Feminino: 1,6 – 1,8 m (até ao ombro)
Comprimento: Macho: 3,7 – 4 m (cabeça e corpo), Feminino: 3,4 – 3,6 m (cabeça e corpo)

Classificação

Nome científico: Ceratotherium simum (Burchell, 1817)
Reino:
Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Rhinocerotidae
Gênero: Ceratotherium
Espécie: C. simium

Rinoceronte-branco – Fotos

Fonte: Portal São Francisco

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.