Raposa

PUBLICIDADE

O que é uma Raposa?

A raposa é um grupo de 27 espécies discretas que são parentes distantes de lobos, coiotes e cães – todos da família dos canídeos ou da família Canidae.

A raposa, no entanto, não é um cachorro e não pode se reproduzir com um cachorro. Embora esses animais sejam bastante atraentes, eles não são considerados bons animais de estimação.

Uma das diferenças entre raposas e outras espécies de canídeos é que as raposas têm um forte odor comparável a um gambá.

Para a raposa, o odor é um excelente mecanismo de defesa contra predadores maiores, como ursos e gatos grandes. Este mecanismo de defesa vem a calhar devido ao fato de que o animal é bastante pequeno, poucos pesando mais de cerca de 6,8 kg. O cheiro de rançoso também desencoraja os seres humanos de chegarem muito perto de suas tocas.

Ao contrário de outros animais parecidos com cães, a raposa é solitária.

Lobos, hienas e cães selvagens freqüentemente caçam em bandos, mas este animal estabelece seu próprio habitat, além de outros de sua raça.

As fêmeas, chamadas megeras, permitem que os machos entrem em seu território e permaneçam durante o acasalamento, nascimento e criação precoce de seus filhos, chamados kits. Às vezes, um par permanecerá monogâmico e viverá junto, mas também pode ser encontrado para morar sozinho.

A raposa é frequentemente considerada felina em seu comportamento.

Sua dieta difere da dos grandes felinos, pois tende a ser onívora.

As raposas gostam de carne como alimento principal – geralmente na forma de roedores.

Elas também comem frutas e/ou nozes quando disponíveis. Animais muitas vezes podem ser encontrados no meio de áreas urbanas, como no Central Park.

Embora alguns vivam em estreita proximidade com os seres humanos, a raposa tende a evitar os seres humanos, e geralmente não é considerado um perigo para abrigar animais de estimação como gatos ou cachorros.

É muito raro matar um pequeno filhote ou gatinho, mas é improvável que ataque um gato ou cachorro adulto. Além disso, provavelmente evitará crianças.

O principal perigo da raposa em áreas urbanas é a sua capacidade de contrair e disseminar a raiva. De fato, se alguém não tem medo de se aproximar dos humanos, deve ser evitado e o controle dos animais deve ser notificado. Esse comportamento não característico pode significar doença.

Existem espécies em praticamente todos os continentes.

Embora a raposa vermelha tenha sido considerada uma introdução européia às Américas, achados arqueológicos posteriores sugerem que o animal simplesmente se mudou para o interior, para florestas desabitadas.

A raposa cinzenta também é nativa das Américas.

Outras espécies incluem a raposa de Bengala da Índia, a raposa de Blanford no Oriente Médio, a raposa do Cabo da África, o Fennec do deserto do Saara, e a raposa Swift das Américas.

Algumas raposas são de gêneros ligeiramente diferentes e não são consideradas raposas verdadeiras. Estes incluem a raposa cinzenta, que é conhecida por sua capacidade de subir em árvores, e o alopex ou raposa ártica.

Alguns foram importados para áreas não nativas onde tiveram um efeito significativamente negativo no novo ambiente.

A introdução da raposa vermelha na Austrália, por exemplo, foi relatada como a causa da diminuição do número de várias espécies, incluindo o quoll, que infelizmente faz a comida perfeita.

Uma raposa pode viver até oito a dez anos, mas isso é raro na natureza.

Atinge a maturidade sexual em um a dois anos, e geralmente produz uma ninhada de até cinco filhotes a cada ano, embora a raposa do Ártico possa ter até doze kits de cada vez.

Algumas espécies são consideradas ameaçadas de extinção, incluindo uma observada pela primeira vez por Darwin em uma ilha chilena.

Descrição

Características

A raposa familiar que é mais comum em lendas é a raposa vermelha, mas existem mais de 30 espécies de raposas vivendo em uma incrível variedade de ambientes em todo o mundo.

Em geral, as raposas são pequenos membros da família dos cães, a maior das quais é a típica raposa vermelha.

A maioria das outras espécies é consideravelmente menor.

A raposa é o carnívoro selvagem com maior distribuição e abundância do mundo. Tem um focinho esguio, rematado por umas orelhas longas e pontiagudas, e uma cauda espessa e vistosa com cerca de 50 cm de comprimento.

A pelagem é castanho-avermelhada, e as patas estão dotadas de garras não retrácteis. O corpo e a cabeça apresentam um comprimento que pode variar entre 60 a 90 cm, e um peso entre 5 a 10 kg.

As fêmeas são sensivelmente menores que os machos.

É um animal com uma atividade essencialmente crepuscular e uma dieta quase exclusivamente carnívora.

Dela fazem parte pequenos mamíferos – coelhos, lebres, ouriços-cacheiros -, aves, peixes, insetos, e ocasionalmente frutos silvestres e cultivados.

Os desperdícios humanos são também procurados em épocas de maior carência, sendo por isso comum aproximarem-se de lixeiras próximas de centros urbanos. Consome cerca de 500 g de alimento por dia.

O que não caça e não come no próprio dia esconde para consumo superior.

Chega a ter cerca de 20 esconderijos de comida, conseguindo lembrar-se de todos eles.

Nas zonas rurais, por vezes assalta os galinheiros, tendo o hábito de matar em excesso, o que lhe vale uma má fama entre essas comunidades.

Vive em grupos, formado por um macho adulto e várias fêmeas.

A época de acasalamento ocorre em Janeiro/Fevereiro e os nascimentos verificam-se na Primavera, tendo a gestação uma duração de cerca de dois meses.

A ninhada – uma por ano – é geralmente composta por 4 a 5 crias. Utiliza tocas escavadas e protegidas pela vegetação, construídas por ela própria ou aproveitando as de texugos ou coelhos.

Vive um máximo de 9 anos.

Espécie

Raposa, qualquer um dos vários membros da família dos cães (Canidae), que se assemelha a cães pequenos e médios, com pelos longos, orelhas pontudas e focinhos estreitos.

Em um sentido restrito, o nome refere-se às cerca de 10 espécies classificadas como raposas “verdadeiras” (gênero Vulpes), especialmente a raposa vermelha (ou vulgar), que vive tanto no Velho Mundo quanto no Novo Mundo.

Várias outras raposas pertencem a outros gêneros além de Vulpes, incluindo a raposa cinzenta norte-americana, cinco espécies de raposa sul-americana, a raposa do Ártico (inclui a raposa azul), a raposa com orelhas de morcego e a raposa comedora de caranguejo.

Classificação

Nome cientifico: Vulpes Vulpes
Nome coumu: 
Raposa
Reino:
 Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Vulpes, Alopex, Otocyon, Urocyon
Ordem: 
carnivora
Alimentação: 
carnivora
Expectativa de Vida: 2 – 5 anos (na natureza)
Peso: 2,2 – 14 kg (Adulto)
Altura: 35 – 50 cm (Adulto, até ao ombro)
Nível Trófico: Onívoro
Período de Gestação: 49 – 58 dias

Raposa – Fotos

Fonte: Portal São Francisco

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.