PUBLICIDADE
O que é
O mico-leão-dourado é um mamífero, cujo comprimento pode variar entre 27 e 30 centímetros, sua calda pode medir até 40 centímetros de comprimento, e o seu peso fica ente 350 g a 800 g.
O seu nome científico é Leontopithecus rosalia.
O seu nome é esse pelo fato da coloração de sua pelagem amarelo dourado, além disso, a sua pelagem é em forma de juba, lembrando um leão.
O seu ciclo de vida chega até 15 anos, e pode ser considerado adulto a partir dos seus 2 anos de idade.
O mico-leão-dourado é da região sudeste do Brasil, e costuma viver na mata atlântica da região. É um animal com hábitos diurnos, e vive sempre nas árvores (arborícola).
De alimentação simples, é acostumado a comer frutas, legumes, flores, animais invertebrados e répteis.
É um animal ameaçado de extinção, estima-se que atualmente haja 2.000 animais soltos na natureza.
Sobre o mico-leão-dourado
Os micos-leões tiram seu nome de suas impressionantes crinas – grossos anéis de cabelo que lembram os grandes felinos da África.
O mico-leão-dourado pode ser a mais bela das quatro espécies de mico-leão. Seu abundante cabelo dourado emoldura um carismático rosto negro e cobre seu pequeno corpo e cauda.
Apesar de seu nome, esses primatas raros têm muito mais em comum com seus parentes macacos do que com qualquer felino.
Descrição física
Sua juba de assinatura cobre as orelhas e emoldura a face escura e quase nua.
Eles têm mãos e pés estreitos, dentes caninos longos e dentes incisivos curtos como outros micos e saguis.
Tamanho
Os micos-leões-dourados são macacos pequenos, pesando de 48 a 680 gramas e medindo 15 a 25 centímetros de comprimento, com uma cauda de cerca de 32 a 40 centímetros.
Machos e fêmeas são semelhantes em aparência e tamanho.
Habitat Nativo
Micos-leões-dourados vivem nas densamente povoadas regiões costeiras do Atlântico, no sudeste do Brasil.
Eles vivem em florestas úmidas com muitas trepadeiras, bromélias e outras epífitas.
Eles ocupam o dossel fechado, muitas vezes permanecendo 10 a 30 metros do chão.
Comunicação
Estes micos são territoriais e defendem sua área com marcas de cheiro e ameaças vocalizadas. Sinais de agressão incluem uma boca aberta, um arco arqueado e olhar fixamente.
Comportamento
O mico-leão-dourado forma grupos familiares sociais. Os machos ajudam a criar seus filhotes e, muitas vezes, carregam seus filhotes nas costas entre as mamadas. Os micos jovens geralmente são gêmeos.
Os micos-leões-dourados vivem principalmente nas árvores. Eles dormem em buracos à noite e se alimentam durante o dia enquanto viajam de galho em galho. Os dedos longos os ajudam a permanecer no ar e a capturar insetos, frutas, lagartos e pássaros.
Estrutura social
Tal como acontece com outros micos-leões, os micos-leões-dourados são uma espécie social.
Na natureza, eles vivem em grupos de dois a oito membros da família. Os grupos compreendem um casal reprodutor, descendentes de uma ou duas ninhadas e possivelmente outros parentes.
Os micos-leões-dourados são muito parecidos com outros primatas. Os juvenis brincam, perseguem e lutam uns com os outros.
Reprodução e Desenvolvimento
Cada grupo tem um par reprodutor.
A época de reprodução é entre setembro e março, a época mais quente e chuvosa do ano. Após um período de gestação de cerca de quatro meses e meio, a fêmea geralmente dá à luz gêmeos.
Os micos-leões-dourados nascem totalmente pelados com os olhos abertos. Eles se apegam a suas mães nas primeiras semanas. Todos os membros do grupo vão cuidar e cuidar dos bebês, mas o homem adulto geralmente faz a maior parte. A mãe só leva os bebês para amamentá-los. Após cerca de cinco semanas, os bebês começam a explorar por conta própria; eles são desmamados aos 3 meses.
Tal como acontece com os micos-leões-de-cabeça-dourada, a maturidade sexual é atingida aos 18 meses para as fêmeas e aos 2 anos para os machos.
Comida / Hábitos Alimentares
Os micos-leões-dourados são onívoros, alimentando-se de frutos, insetos e pequenos invertebrados.
Qualquer animal menor é alimento possível. Eles usam seus dedos longos e finos e mãos para investigar fendas, cascas, bromélias e outros esconderijos para suas presas.
Estes micos compartilham alimentos com seus grupos familiares, mas raramente compartilham alimentos com outras pessoas fora de sua família. Juvenis, por exemplo, roubam comida de pais ou irmãos.
Hábitos de sono
Seus padrões de sono são regulares, o que significa que eles dormem do anoitecer até o nascer do sol, muitas vezes com um cochilo do meio-dia.
Os micos-leões-dourados dormem em buracos de árvores para se aquecerem e protegerem-se de predadores à noite.
Vida útil
O primeiro ano de vida é o mais difícil para os micos-leões-dourados; 50 por cento dos bebês morrem durante esse período. Os demais indivíduos geralmente vivem por oito anos e até 15 anos em cuidados humanos.
Ameaças à Sobrevivência
Estes animais interessantes estão ameaçados, assim como muitas das florestas em que vivem.
As florestas tropicais da costa atlântica do Brasil estão desaparecendo devido à extração de madeira, agricultura e indústria em constante expansão e, infelizmente, o mico-leão-dourado corre o risco de desaparecer com elas.
Espécie
Uma espécie impressionante, os micos-leões-dourados são pequenos primatas sociais da América do Sul com um magnífico pelo dourado-avermelhado e uma longa juba invertida
Espécie que simboliza a conservação do meio ambiente no Brasil, esse pequeno, agitado e simpático primata foi praticamente extinto, chamando, por esta razão, a atenção de organizações e entidades nacionais e internacionais.
O mico leão dourado, também conhecido por sagui, habita florestas onde existem cipós e bromélias. Atualmente, pode ser encontrado em faixas remanescentes da Mata Atlântica.
Espécie animal de pequeno porte, não ultrapassa centímetros de altura e, quando adulto, seu peso varia em torno de 360 a 710 gramas. Possui pelagem cor de fogo e sua juba dourada adquire brilho intenso quando está ao sol.
Costumam andar m bandos de 2 a 9 sendo que cada grupo estipula uma área da mata para se alimentar e dormir. Estão sempre pulando de galho em galho à procura de alimento ou com a intenção de proteger seu território, que chega a alcançar 40 hectares.
Gostam de dormir nos troncos ocos das árvores e acordam com as primeiras luzes do dia, caracterizando-se como animais de hábitos diurnos. Alimentam-se de frutas, néctar, insetos, ovos de pequenos pássaros e lagartos.
Chegam a viver, em média, 15 anos.
Atualmente, é tão pequeno o número desses animais vivendo soltos nas florestas que se tornaram uma das espécies de animais mais raros do mundo.
Classificação
Nome científico: Leontopithecus rosalia (Linnaeus, 1766)
Nome comum: Mico-Leão-Dourado
Nome em inglês: Golden Lion Tamarin
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Família: Callitrichidae
Subfamília: Callitrichinae
Gênero: Leontopithecus
Espécie: L. rosalia
Leontopithecus rosalia: mico-leão-dourado
Leontopithecus chrysomelas: mico-leão-da-cara-dourada
Leontopithecus chrysopygus:/ mico-leão-preto
Leontopithecus caissara: mico-leão-da-cara-preta
Peso: 620 g
Período de Gestação: 122 dias
Nível Trófico: Onívoro Enciclopédia da Vida
Altura: Feminino: 26 cm (Macho), Macho: 26 cm (Feminino)
Comprimento: Feminino: 25 cm, Macho: 24 cm
Mico-Leão-Dourado – Fotos
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.labin.unilasalle.edu.br/www.nationalgeographic.com/nationalzoo.si.edu/www.marwell.org.uk
Redes Sociais