Maine Coon

PUBLICIDADE

O que é um gato Maine Coon?

gato Maine Coon é uma raça grande de gato doméstico facilmente reconhecido por sua cauda inchada, esquilo-like, tufos de pele em suas bochechas e tamanho grande.

Estes gatos são geralmente de cabelos compridos com um peito branco e eles têm grandes patas arredondadas com tufos de cabelo entre os dedos.

O gato Maine Coon é nativo dos Estados Unidos e é o gato oficial do estado do Maine.

O gato Maine Coon foi desenvolvido a partir de criação entre gatos de pelo longo e gatos domésticos de pelo curto. Eles têm subpelos grossos e cabelos entre os dedos dos pés para ajudá-los a adaptar-se às condições climáticas do Maine, embora, é claro, sejam gatos domésticos e tenham a intenção de morar dentro de casa.

Diz-se que estes gatos são palhaços que propositadamente escorregam dos móveis para chamar a atenção de seus donos.

O gato Maine Coon é conhecido por ser muito carinhoso e se dar bem com crianças, cães e outros gatos. Dizem que eles são inteligentes e podem aprender a abrir portas de armários e a ligar as torneiras de água.

O gato Maine Coon também diz preferir comer com humanos ou outros animais em vez de comer sozinho. Eles também podem gostar de seguir seu companheiro humano pela casa.

O gato Maine Coon é geralmente um gato muito resistente e saudável, mas a raça é propensa à cardiomiopatia hipertrófica. A cardiomiopatia hipertrófica é o espessamento do músculo cardíaco do ventrículo esquerdo que pode levar a insuficiência cardíaca e morte. Também pode causar tromboembolismo aórtico.

Entretanto, uma ultrassonografia cardíaca, ou ecocardiografia, pode ajudar a detectar cardiomiopatia hipertrófica em gatos entre um e sete anos de idade.

As cores e marcações do casaco variam no gato Maine Coon.

Padrões de striping malhado em alguma parte do corpo são comuns em gatos Maine Coon como é uma cor do corpo cinza acastanhada.

Alguns gatos Maine Coon têm coloração de tartaruga.

Esta raça não tem pontos como os gatos siameses e pode ter tufos de pelos mais longos no peito e/ou bochechas.

Seus pelos são bastante longos, mas eles geralmente não precisam de mais do que uma escovação semanal, pois eles são, na maioria das vezes, autocolantes.

O Gato Maine Coon

O gato oficial do estado do Maine é o Maine Coon.

Este gato de tamanho grande, adornado com um lindo pescoço rufado, calças delicadas, pés tufados que se assemelham a sapatos de neve e uma cauda grande e espessa que ele pode envolver em torno de si quando ele tira é provavelmente a mais antiga raça nativa da América.

O Maine Coon é um felino meigo com características diferentes

Há duas características bem interessantes nesse felino, ele dorme de qualquer jeito e gosta de se enroscar, das maneiras mais estranhas, nos lugares mais esquisitos. É um gato bastante saudável e que suporta temperaturas rígidas.

Os Maine Coon são muito afetivos, mas gostam de liberdade para explorações ao ar livre. Dentro de sua personalidade, esse gato adora um jardim espaçoso, mas, caso seja castrado, vive perfeitamente feliz dentro de um apartamento.

Também é famoso por seu trinado delicioso e calmo. Além disso, uma característica original de sua pelagem é a sua semelhança com a do guaxinim, que em inglês é conhecido como “coon”. É uma das maiores raças americanas e uma das mais antigas.

Origem

Está foi a primeira raça de pelo longo a surgir naturalmente na América do Norte.

Como o nome sugere, a raça originou-se na Costa Leste, nas vizinhanças do Maine. Acredita-se que sua origem remonte a descendentes de alguns gatos que Maria Antonieta mandou ao Novo Mundo para que escapassem da fúria da Revolução Francesa.

É provável que tenha vagado pelo estado de Maine, EUA, durante os primeiros tempos de sua história. O clima agreste da Nova Inglaterra explica o porquê do desenvolvimento do pelo muito espesso.

O Central Maine Coon Cat Club, fundado em 1953, contribuiu para a divulgação desta raça.

A criação do Maine Coon Breeders and Franciers Association, em 1976, deu novo impulso à divulgação da raça. No mesmo ano, o Maine Coon foi reconhecido oficialmente nos EUA.

Com exceção do Chocolate, Lilás e do tipo Siamês, o Maine Coon é aceito em todas as cores. Só os gatos brancos podem ter olhos azuis. Sua cauda, cheia, de comprimento médio, termina com um belo tufo de pelos.

Com um manto espesso, mas sedoso, a impressão geral é a de que o Maine Coon é bastante corpulento, com um pelo longo e liso.

Seu corpo, de tão belo e regular, pode ser traçado como um retângulo.

A cabeça é bastante grande, mas pequena se comparada ao corpo. Seus olhos são grandes e ovais, de coloração amarelada ou de cor que combine com a da pelagem (verde, ouro ou cobre).

História

Segundo a lenda, o American Coon seria fruto dos amores entre um gato selvagem e um guaxinim, cruzamento geneticamente impossível, imaginado porque a pelagem da calda deste gato lembram aquelas do guaxinim.

Originário dos Estados Unidos, do estado do Maine. teria nascido do acasalamento entre gatos ingleses, russos, escandinavos e americanos de pelo curto. O clima rigoroso desta região, moldou este grande gato robusto. Pode ser considerado o primeiro gato Americano de Raça.

Captain Jencks, gato branco e preto, foi o primeiro Maine Coon apresentado com sucesso nas exposições felinas de Boston e de Nova Iorque em 1861.

Esta raça também fez furor em 1895, no Madison Square Gardem de Nova Iorque.

A moda dos Persas e Siameses eclipsou o Maine Coon durante meio século mas em 1950, houve um re-interesse pela raça que desde 1980, está em plena expansão.

Em 1960 foi redigido um padrão, em 1976 a C.F.A. o reconheceu e em 1980 a F.I.Fe também o fez.

Embora faça parte das raças mais importantes do mundo, é pouco difundido na Europa onde foi introduzido por volta de 1981.

A raça evoluiu muito nestes últimos anos, estando maior, mais alta e mais selvagem.

Raça

Existem algumas hipóteses sobre a origem da raça e uma delas afirma que o Maine Coon descende do gato rural americano, tendo surgido no estado de Maine, nos Estados Unidos. Além disso, ele se parece muito com o Guaxinim Indígena.

Outra teoria defende que a raça decende de alguns gatos que Maria Antonieta enviou para o Novo Mundo, a fim de escaparem das perseguições da Revolução Francesa.

Esta é uma raça Americana e foi apresentada pela primeira vez em 1860, no Cat Show. Em 1976 o grande Maine Coon passou a ser oficialmente reconhecido como raça nos Estados Unidos.

O Maine Coon chegou ao Brasil por volta de 1992 e a raça é tida como rara.

Descrição

Características da Raça

Gatos de temperamento equilibrado, calmo, este gigante gentil de força tranquila é um gato sociável, embora dominante, mas não agressivo.

Afetuoso, é muito ligado aos donos. Brincalhão, esportivo, é um grande caçador, necessita de espaço.

Robusto é capas de resistir aos invernos mais rudes.

A Puberdade das fêmeas é tardia.

O crescimento do filhote é lento e a fase adulta só é alcançada aos 3 ou 4 anos de idade. Os cuidados são fáceis. Uma boa escovação semanal é suficiente.

Sua cabeça é de tamanho médio, tipicamente cuneiforme.

Testa ligeiramente curada, Ligeira curva côncava de perfil. Bochechas altas e proeminentes.

Focinho quadrado, Nariz largo, as vezes, ligeiramente curvado na extremidade. Queixo firme, Mandíbulas fortes, muito largas.

Orelhas grandes, largas na base, moderadamente pontiagudas, colocadas alto na cabeça. O interior esta bem guarnecido de pelos finos, partindo na horizontal.

Tufos de pelos de Lince são desejáveis.

Olhos grandes, bem afastados, ligeiramente ovais, que parecem redondos quando estão bem abertos. Colocados ligeiramente em oblíquo.

Todas as cores são admitidas.

Pescoço de comprimento médio, potente, ligeiramente arqueado.

Seu Corpo é longo, retangular e de tamanho grande, ossatura conseqüente e musculatura potente.

Pesa entre 4 e 10 kg. suas Patas tem comprimento médio e fortes.

Ossatura e musculatura fortes.

Pés grandes, redondos.

Tufos interdigitais bem guarnecidos.

Cauda longa, larga na base, desfiando até a extremidade, com pelos longos, abundantes e flutuantes.

Pelagem adaptada a todas as estações. Densa, sedosa, curta na cabeça, ombros e patas, mais longa no dorso e nos flancos, com calções significativos bem guarnecidos. Pêlos longos no abdômen. O colar é desejável. O sub pelo é suave. fino, recoberto por pelagem lisa, impermeável e ligeiramente oleosa.

Todas as cores são permitidas, exceto o chocolate, lilás, colorpoint, alem de cinnsmon e faon.

As grandes categorias podem ser classificadas assim: Tabby, Unicolores, Escamas de Tartaruga, Silver, Smoke e os Particolores.

Classificação

Nome original: Maine Coon
Outros nomes: “Gato gigante”
País de origem: Estados Unidos
Comprimento: 
1 m (Adulto, do nariz à cauda)
Peso:
 Macho: 5,9 – 8,2 kg (Adulto). Feminino: 3,6 – 5,4 kg (Adulto)

Maine Coon – Fotos

Fonte: www.pets4homes.co.uk/www.wisegeek.org/www.clubebrasileirodogato.com.br/cattime.com/mymodernmet.com

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.