Himalaio

PUBLICIDADE

O que é um gato Himalaio?

gato Himalaio é uma mistura de persa e siamês.

Tem os pontos de cor do siamês e o cabelo comprido do persa.

O Himalaio é considerado um tipo de gato persa em vez de uma raça separada.

Fora dos Estados Unidos, o gato Himalaio, ou “Himmy”, é conhecido como um ponto de cor persa.

A cor do corpo principal do Himalaio é branco-amarelado e a cor do ponto varia, sendo o ponto de vedação o mais comum. Ponto azul, ponto lilás, ponta de chocolate e pontos de tartaruga, ou tortiepoints, bem como outras combinações de pontos de cores são possíveis para gatos do Himalaio.

O gato Himalaio é conhecido por seus brilhantes olhos azuis, pontos de cor no rosto, patas, cauda e orelhas, bochechas arredondadas, olhos pequenos e grande compilação.

O tipo de gato persa do Himalaio foi desenvolvido em 1930 pelo Dr. Clyde Keller e Virginia Cobb. Eles conseguiram desenvolver um gato persa com pontos de cor siameses com o nascimento de seu gato Himalaio, chamado Debutante de Newton. A Associação de Criadores de Gatos reconheceu o Himalaio como uma raça separada em 1957, mas nos anos 80 reclassificou o gato como um tipo de persa.

Devido ao seu nariz curto, o gato Himalaio pode ter dificuldades respiratórias.

O gato Himalaio precisa de um banho uma vez por mês, bem como pentear e escovar todos os dias.

A pelagem dos Himalaios são geralmente um pouco mais suaves do que os persas e o cuidado diário ainda é necessário para se livrar de pelos mortos e ajudar a minimizar as bolas de pelo.

O gato Himalaio é dito ter uma disposição gentil como outros gatos persas, mas pode palhaçar mais em torno de obter atenção e carinho de seus companheiros humanos.

Os Himalaios também podem ser mais ativos do que a maioria dos persas devido ao elemento siamês em seus antecedentes. Eles podem destruir objetos domésticos se deixados sozinhos demais devido ao tédio.

Diz-se que os Himalaios gostam de estar envolvidos nas tarefas diárias e tarefas dos seres humanos.

O Gato Himalaio

O Himalaio é um Persa especial.

Não só por reunir os detalhes mais sedutores da raça à sofisticação do colorido em degradê do Siamês, mas também por ser o única variedade não percebida como tal por muita gente – apesar de ter a cara e o corpo do Persa e de se reproduzir sem perder essa tipicidade. A questão é que a pitada de sangue Siamês que carrega acabou por causar rebuliço na criação, com reflexos presentes até hoje.

Muita gente associa a denominação Himalaio a um gato fofo e bonito, mas desconhece que se trata de uma variedade de cor do Persa como as outras.

A confusão começou nos Estados Unidos, em 1957, quando um Persa com coloração de Siamês, ou seja, com a marcação ponteada responsável pelo requintado clareamento da cor a partir das extremidades e pelos lindos olhos azuis, foi apresentado para registro à Associação dos criadores de gatos pela criadora norte-americana Margherita.

Em 1979, antecipando-se a um movimento nos Estados Unidos de crescente revisão da separação racial, a A Associação Internacional de Gatos, atual segunda maior entidade gatófila norte-americana, foi fundada e chegou com uma novidade: a classificação do Himalaio como Persa e, ao mesmo tempo, como raça diferente.

Não foi magia. Na verdade, a A Associação Internacional de Gatos agrupou de maneira engenhosa a raça Himalaia com outras duas – Persa e Exótico (Persa de pelos curtos) – no então recém-criado, por ela mesma, grupo Persa.

As três raças tinham padrões diferentes, mas o acasalamento entre elas era livre.

Cinco anos depois da novidade da A Associação Internacional de Gatos, a Associação dos criadores de gatos reviu a sua posição e reclassificou o Himalaio como variedade de Persa.

Ou seja, tornou Himalaio sinônimo de Persa ponteado.

Apesar de a mudança ter ocorrido há quase 20 anos, e de a A Associação Internacional de Gatos e a Associação dos criadores de gatos registrarem mais de 80% da criação dos Estados Unidos, a influência dos 27 anos anteriores em que a CFA reconheceu o Himalaio como raça à parte continuou firme a ponto de os reflexos estarem ainda fortes nos Estados Unidos e no Brasil.

Na Europa, por outro lado, a denominação Persa ponteado sempre prevaleceu. Aliás, o primeiro esforço bem-sucedido de criação do Persa ponteado no mundo teve início na Grã-Bretanha, com o reconhecimento da cor ponteada pelo Conselho de Governo da Fantasia do Gato, em 1955, a pedido do criador Brian Stirling-Webb.

Há ainda quem insista em não reconhecer o Himalaio como Persa.

É o caso de quatro associações gatófilas que juntas registram menos de 20% da Há ainda quem insista em não reconhecer o Himalaio como Persa.

É o caso de quatro associações gatófilas que juntas registram menos de 20% da criação norte-americana.

Para elas, Himalaio e Persa são gatos diferentes, mas permitem que o criador do Himalaio o cruze com o Persa. Nessas entidades, os filhotes de Himalaio com Persa sem aparência de Himalaio recebem tratamentos diferenciados. A Organização Felina Unida os registra como Himalayan Reflections (Reflexos de Himalaia).

Já a American Associação dos entusiastas do gato, a Associação americana de Gatos e Criadores e a Federação dos criadores de gatos os considera Himalaios.

História

O desenvolvimento desta raça (algumas associações consideram os himalaios uma variedade do persa) teve início em 1931 nos Estados Unidos, quando a criadora Virgina Cobb (Gatil Newton) e o Dr. Clyde Keeler (faculdade de Medicina de Harvard) iniciaram um programa experimental de criação, com o propósito de conseguirem gatos de pelo longo com o padrão colorpoint.

Após 5 anos de tentativas produziram o primeiro filhote himalaio que foi chamado de “Newton’s Debutante”. Na mesma época foi publicado um artigo a respeito da nova variedade no American Journal of Heredity (Jornal Americano de Hereditariedade) com uma fórmula detalhada de como haviam conseguido produzir um filhote colorpoint de pelo longo. Após a publicação do trabalho o programa de criação foi abandonado.

Somente em 1950 ouviu-se falar novamente em colorpoints (himalaios) de pelo longo, com o aparecimento da gata “Bubastis Georgina ” no gatil Briarry.

Animados com a aparência da gata Georgina, dois gatis se uniram (gatil Briarry e gatil Mingchiu) para dar início a um novo programa de criação voltado para o desenvolvimento da nova variedade.

No mesmo ano um criador canadense (Ben Borrett-Chestermere) também iniciou um programa de criação com a mesma finalidade, importando vários colorpoints do gatil Briarry.

Também em 1950 na Califórnia, Marguerita Goforth (gatil Goforth) conseguiu com uma amiga que estava de mudança um gato colorpoint de pelo longo que havia sido adotado por sua amiga na instituição San Diego Humane Society; o gato era uma fêmea seal point que foi batizada de “Princesa Esperança Himalaia”.

Marguerita conseguiu com a amiga permissão para usar “Hope” em seu próprio programa de criação.

Em 1955, o clube britânico de criadores de gatos GCCF reconheceu o Himalaio (colorpoint longhair) como uma variedade da raça persa.

Nos anos seguintes, Himalaios apareceram em diversas exposições em vários países tendo grande aceitação.

Em 1957, Marguerita fez uma petição ao CFA (Associação de criadores de gatos – EUA) requerendo o reconhecimento do Himalaio como uma nova raça, porém alguns anos mais tarde ela voltou atrás em sua decisão, reconhecendo ela mesma que os Himalaios eram uma variedade do Persa.

Inicialmente, apenas as cores seal point, chocolate point, blue point, and lilac point eram reconhecidas, mas em 1964 as cores flame point and tortie point também foram reconhecidas pela Associação de criadores de gatos – EUA.

Nos anos subsequentes muitos Himalaios apareceram em exposições e em 1966 “Chestermere Kinuba of Nevah-Tep”, um himalaio blue point foi o primeiro gato da variedade himalaio a receber o título de Grande Campeão pelo CFA.

A partir de 1972 outras cores também foram sendo reconhecidas, blue-crem point (1972); cream point(1979); seal lynx e blue lynx points (1982) e outras cores em lynx point foram sendo reconhecidas nos 10 anos seguintes.

Em 1984, o CFA separa os Himalios e os persas,colocando- os em uma divisão separada da raça persa, abrindo deste modo uma porta para que os hibridos (CPC- Color Point Carriers)fossem exibidos em sua própria classe de cor.

Em 1987, as cores chocolate tortie point e lilac cream point também foram reconhecidas.

Em 1989 “CH Westpoint Brigadier of Thesaurus”, um blue point recebeu o prêmio DM (Distinguish Merity). Este prêmio havia sido criado em 1984.

Hoje os himalaios são apreciados e reconhecidos em todo mundo por todas as associações de registro de felinos, sendo uma das varidades do gato persa que mais registra filhotes em todo o mundo.

Descrição

Comportamento: Os Himalaios são gatos muito dóceis, saudáveis e brincalhões que nutrem grande afeição pelo dono e convivem muito bem com outros gatos, crianças e até mesmo com cães. Quase não vocalizam (emitem sons), inclusive na época do cio (no caso das fêmeas).

Higiene: Como todo animal de pelos longos, é necessário um cuidado extra para evitar que se formem nós nos pelos. Recomenda-se que sejam escovados ao menos uma vez a cada dois dias.

Padrão da Raça

O Himalaio é basicamente um Persa colorpoint (pontas coloridas).

Cabeça – Maciça, com bochechas pronunciadas, olhos grandes e redondos, sempre azuis e bem afastados entre si.

As orelhas devem ser pequenas colocadas lateralmente.

O nariz deve ser colocado na linha dos olhos com narinas bem desenvolvidas.

Corpo: o corpo deve ser Cobby (curto, formando um quadrado)e musculoso.

Pernas: Curtas e fortes, proporcionais ao corpo de forma que formem um conjunto quadrado.

Cauda: Curta, provida de grande quantidade de pelos.

Pelagem: farta, exuberante, com extremidades coloridas (face, orelhas, cauda e ponta das patas)

Se você está querendo comprar de um gatinho deve tomar alguns cuidados na hora de escolher:

O filhote deve ter no mínimo 2 meses de idade, estar comendo sozinho e já ter recebido a primeira dose de vacina, além de já ter sido vermifugado.

Gatinhos saudáveis são espertos, brincalhões, têm olhos brilhantes, pelagem bonita e sem falhas de pelo ou parasitas

Classificação

Pelagem: Longo
Atividade Física: Baixa
Miado: Mia pouco
Cuidados: Requer cuidados especiais
Filhotes: 6 filhotes
Convivência: Ótimo convívio
Peso: 5 a 6 kg

Himalaio – Fotos

Fonte: Portal São Francisco

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.