Gaio-Azul

PUBLICIDADE

Gaio-Azul – Ave

Esta ave canora grande comum é familiar para muitas pessoas, com sua crista alegre; plumagem azul, branca e preta; e chamadas ruidosas.

Gaio-Azul são conhecidos por sua inteligência e sistemas sociais complexos com fortes laços familiares.

O gaio-azul é muito conhecido pelo som áspero de seu pio.

Mas essa ave barulhenta e briguenta também é capaz de cantar suavemente, com um som semelhante ao de uma flauta. Esse som é comum nos bosques onde habita, no início da primavera.

O gaio-azul é uma ave de má fama, porque invade o ninho de outras aves e come seus ovos e filhotes. Mas seu cardápio inclui também muitos insetos grandes, rãs, sapos e até sementes e nozes. Da mesma forma que o esquilo, o gaio esconde bolotas de carvalho na terra para consumir depois. E, freqüentemente, essas bolotas brotam, dando origem a carvalhos. Por essa razão, o gaio é chamado de “plantador de carvalhos”.

O gaio-azul vem prontamente ao local onde lhe é oferecida comida.

É provavelmente uma das aves menos tímidas, que forma bandos barulhentos durante certas épocas do ano. Sua ocorrência é ampla na América do Norte.

Encontra-se espalhando desde a península do Labrador até o sul e oeste dos Estados Unidos.

O que é um Gaio-Azul?

O Gaio-Azul, ou Cyanocitta cristata, é uma ave comum encontrada nos Estados Unidos a leste das Montanhas Rochosas e também no sul do Canadá.

Seu nome é por causa de suas distintivas penas azuis e crista e são aves canoras da variedade passerine.

A coloração brilhante de um Gaio-Azul inclui uma crista azul no topo de sua cabeça com um colarinho preto por trás, uma conta preta e uma garganta branca.

Tem costas azuis e as asas e cauda são azuis com manchas brancas.

Sua parte de baixo é branca a cinza.

Os gaios-azuis não exibem o dimorfismo sexual comum em outras aves coloridas, de modo que machos e fêmeas são da mesma cor e do mesmo tamanho.

Eles são bastante grandes para pássaros canoros e podem ter 30,5 cm de comprimento.

O Gaio-Azul é membro do membro da família Corvus, conhecido como corvídeos que inclui o corvos. Este grupo é reconhecido como inteligente, engenhoso e adaptável.

Como esses pássaros, os gaios-azuis têm uma voz rouca e alta e podem ser barulhentos.

O Gaio-Azul também imitam muito bem as chamadas de outras aves. Ele também tem um alarme para alertar outras aves para a presença de gaviões ou corujas, os predadores naturais do gaio-azul. A atividade humana parece, em alguns casos, ajudar essas aves, pois elas fazem uso oportunista de lixo. O grupo também é conhecido por sua ousadia.

Gaio-Azul são considerados gregários, pássaros sociais que formam bandos. Esses bandos normalmente são pequenos durante a época de acasalamento, mas grandes bandos são frequentemente observados durante a migração.

As aves são verdadeiros onívoros e comem uma dieta de bolotas, sementes, frutos, insetos e pequenos mamíferos ou lagartos. Eles também são conhecidos por comer os ovos e filhotes de aves menores.

O típico ninho de Gaio-Azul lembra uma cesta de paus e terá uma ninhada de três a seis ovos entre a primavera e o meio do verão.

Eles são monogâmicos e às vezes permanecem com um parceiro por toda a vida. Eles geralmente vivem por cerca de sete anos, mas podem viver mais tempo.

Os gaios-azuis são abundantes e não são ameaçados. Parece provável que isso permaneça no futuro previsível. Isso porque eles se adaptaram e até se beneficiaram da atividade humana.

Descrição

O gaio azul adulto mede cerca de 30 cm desde o bico até à cauda, e pesa entre 70-100g.

A sua penugem é azul na cabeça, na cauda, nas asas, e no dorso. O resto do seu corpo é branco acinzentado comum as riscas pretas na cara, nas pontas das asas e na cauda. O bico, as patas, e os olhos, são pretos. A coloração do gaio azul não deriva dos pigmentos, mas do resultado da refração da luz nas penas. Tem uma coroa de penas na cabeça, que pode elevar ou baixar de acordo com o seu humor.

Alimentação

Come de quase todo o tipo de alimentos que consegue obter, tal como sementes, grão, frutas, bagas, insetos, pão,ovos, carne. Um dos seus alimentos preferidos é a bolota.

Habitat

O gaio azul vive unicamente na América do Norte, desde a parte do Canadá até Texas e Florida. O seu alcance estende-se até as regiões áridas no oeste dos Estados Unidos. Multiplica se em bosques, parques e em áreas residenciais.

Comportamento

O gaio azul é geralmente agressivo e afasta as outras aves de locais onde há comida. Também tenta afugentar qualquer predador que tente aproximar-se do seu ninho,até mesmo as aves de rapina e os humanos. Às vezes, o gaio azul rouba ovos e pintainhos dos ninhos de outros pássaros. Os Gaios jovens têm tendência a colecionar objetos brilhantes, como tampas das garrafas e pedaços de folha de alumínio. Em cativeiro, alguns gaios azuis podem aprender a usar Ferramentas para obter comida.

Reprodução

O inicio da criação começa a meio de Março e continua até o mês de Julho. Pode construir o seu ninho de paus, musgos, entre outros, em qualquer árvore ou arbusto. Os gaios azuis são monógamos,ambos os sexos constroem o ninho e criam os novos gaios, só a fêmea é que aquece os 4-5 ovos por 16 a 18 dias, mas o macho traz-lhe comida durante este tempo. Depois de 17 a 21 dias, os novos gaios saem do ninho, mas todos os elementos da família viajam e procuram comida.

Curiosidade

A voz deste pássaro é muito variada, mas o som mais reconhecido é o sinal do alarme. Usa este sinal com outros sons altos para afugentar os predadores, como os falcões. Os gaios azuis também usam muitos sons baixos entre eles para comunicarem entre si. Como outros córvidos, os gaios azuis podem imitar muitos sons, até mesmo a voz humana.

Gaio-Azul Comum

Um banho de formigas para conservar as penas Curioso, vivaz, barulhento, com bigode preto e traseiro branco, o gaio comum ocorre em todas as regiões temperadas da Europa. Quando está agitado, sua crista fica em pé. O gaio não voa bem e pula desajeitadamente pelo chão. É apanhado facilmente pelas aves de rapina. Por esse motivo evita os espaços abertos e prefere as florestas e os parques arborizados.

O gaio é facilmente domesticado. Pode aprender a falar e imita muitos ruídos e sons emitidos por outros animais. Como todos os outros gaios, o gaio comum gosta de acumular comida. No outono, ele enche as bochechas e o papo com nozes. Procura um lugar tranqüilo para regurgitá-las e descascá-las; come algumas e esconde o resto para comer no inverno. O gaio comum às vezes toma um banho de formigas. Senta-se sobre a cauda, espalha e achata as asas e deixa as formigas andarem por todo o seu corpo.

Acredita-se que o ácido fórmico segregado pelas formigas ajude, de alguma forma, na conservação das penas. Existem muitas espécies de gaio, entre elas o gaio azul da América do Norte, o gaio siberiano, o gaio cinzento do Canadá e o gaio turquesa dos Andes, na América do Sul.

Reúne-se em bandos no final do inverno e princípio da primavera

Classificação científica

Nome científico: Cyanocitta cristata
Nome comum:
Gaio-azul
Nome em inglês: Blue jay
Filo: Chordata
Classe:
Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Corvidae
Comprimento: 22 – 30 cm
Alimentação: amplamente variada
Peso:
65 – 110 g
Ovos:
5 ou 7, uma vez por ano
Características: Residência permanente, pés e pernas adaptados ao empoleiramento.

Gaio-Azul – Fotos

Fonte: pt.slideshare.net/www.wisegeek.com/www.allaboutbirds.org/celebrateurbanbirds.org/br.pinterest.com/www.carynmirriamgoldberg.com

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.