PUBLICIDADE
O que é uma Baleia-sei?
A Baleia-sei é um mamífero aquático presente em quase todos os oceanos do mundo, preferindo viver e viajar em águas não polares e não tropicais.
Balaenoptera borealis, o nome formal da Baleia-sei, é na maioria das vezes de cor cinza profundo com uma área cinza mais clara cobrindo uma parte de sua parte inferior e mandíbula inferior.
O sei nome deriva do termo norueguês para pollock, um tipo de peixe que se reúne ao lado da Baleia-sei na costa da Noruega.
É um dos animais marinhos mais velozes da ordem dos Cetáceos, que consiste em baleias e golfinhos, mas as baleias velozes e majestosas aparecem na lista de espécies ameaçadas de extinção.
Em vez de usar dentes para capturar presas, as Baleias-sei têm uma estrutura oral conhecida como barbatana para ajudar na triagem do conteúdo digestível de uma massa de água do mar. As pessoas às vezes se referem a barbas como “barbatana”, embora na verdade seja feito de proteínas fibrosas.
A Baleia-sei alimenta-se consumindo uma grande quantidade de água e utilizando uma série de placas de barbatanas para filtrar conteúdos comestíveis, como o plâncton e pequenos tipos de peixe.
Embora as Baleias-sei normalmente viajem sozinhas ou em pequenos grupos, elas ocasionalmente se reúnem em grandes grupos para se alimentar de áreas com recursos abundantes.
A Baleia-sei é a terceira maior baleia rorqual existente. Rorqual é outro nome para o grupo de baleias que pertencem ao gênero Balaenoptera, o maior grupo de baleias. Uma característica comum a todos os rorquais são os sulcos verticais da garganta que se expandem, permitindo que os animais engolem enormes quantidades de água.
Os dois maiores rorquais são baleias azuis e fin, respectivamente.
A época de acasalamento da Baleia-sei tem lugar durante os meses de inverno em águas mornas.
Após um período estimado de dez a doze meses de gestação, as fêmeas geralmente produzem uma única prole, chamada de bezerro. Eles podem dar à luz mais de um bezerro de cada vez, mas é uma ocorrência rara.
Os filhotes ficam perto das mães por não mais que nove meses antes de cessarem sua alimentação materna. A jovem baleia é geralmente sexualmente madura até os 10 anos de idade, mas geralmente não atinge seu tamanho e peso até que tenha aproximadamente 25 anos de idade.
Os animais podem viver até 65 anos.
A baleia-sei-latina aparece na lista de espécies ameaçadas de extinção porque, a partir do século XIX, estava sujeita à caça pela indústria baleeira. Pesadas baleeiras levaram à diminuição drástica da população da criatura.
Na década de 1970, as Baleia-sei começaram a adquirir vários status de proteção e a caça legal das criaturas cessou, mas a caça ilegal pode continuar, apesar dos esforços internacionais de conservação.
Baleia-sei – Biologia
O tamanho médio dos adultos é de 14 m, embora atinja cerca de 17 m.
As fêmeas são maiores, podendo alcançar dos 16 aos 20 m.
O peso varia entre 20 e 30 toneladas. à nascença, as crias medem 4,5 m e pesam até 1 tonelada.
As fêmeas dão à luz uma cria a cada 3 a 4 anos, com a gestação a durar cerca de 1 ano e a lactação 6 a 7 meses.
A Baleia-sei ou Baleia-sardinheira tem uma longevidade próxima de 70 anos.
A face dorsal do adulto, assim como as peitorais, são cinzento escuro e a face ventral é mais clara, com cicatrizes cinzentas ou brancas, provocadas por lampreias ou por pequenos tubarões.
Possuem cerca de 32 a 60 pregas ventrais na garganta, que se prolongam até pouco depois das peitorais.
Apresentam na maxila superior de 300 a 400 pares de barbas cinzento escuras.
A sua alimentação é constituída, à base de pequenos crustáceos planctônicos (copépodes), embora também se alimentem de pequenos peixes como os arenques e as sardinhas (daí a origem do nome em português de ” Sardinheira “).
Esta espécie emite sons metálicos, com frequências em torno dos 3 kHz.
Distribuição e Habitat
A sua presença é ocasional na região. Pode ser encontrada em zonas especialmente produtivas, em águas tropicais e temperadas quentes de todo o mundo.
Descrição
Baleia de características muito semelhantes às da baleia sardinheira apenas se distinguem, por esta possuir 3 cristas longitudinais no rostro e de arquear o pedúnculo caudal quando mergulha. Atinge 13 m de comprimento e pesa 18000 Kg.
Observações: Habitualmente observadas entre Junho e Outubro.
Tamanho: 16 metros de comprimento
Peso: 20 toneladas
Nomes
AÇORES: “Finbeque”
PORTUGAL (POR): Sardinheira
ITÁLIA (ITA): Balenottera boreale
ESPANHA (SPAIN): Rorcual Negro
GRÃ-BRETANHA (GB): Sei whale
ALEMANHA (GER): Seiwal
HOLANDA (NEDER): Noordse vinvis
SUÉCIA (SWEEDS): Sejval
NOUREGA (NOORS): Seihval.
DINAMARCA (DEENS): Sejhval
JAPÃO (JAP): Iwashi kujira
Classificação científica
Nome científico: Balaenoptera borealis Lesson, 1828
Nome popular: Baleia-boreal, Baleia-sardinheira ou Baleia-de-Bryde.
Nome em inglês: Sei Whale
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Mysticeti
Família: Balaenopteridae
Gênero: Balaenoptera
Espécie: B. borealis
Baleia-sei – Fotos
Fonte: www.wisegeek.org/www.madeiranature.com/www.espacotalassa.com/wwf.panda.org/www.animalplanet.com
Redes Sociais