Tiramina

PUBLICIDADE

Definição

A tiramina, um aminoácido encontrado no corpo e nos alimentos que contêm proteínas, ajuda a regular a pressão sanguínea. Tomar um medicamento antibiótico contendo linezolida – ou inibidores da monoaminoxidase para tratar a depressão – juntamente com alimentos ricos em tiramina pode resultar em um aumento perigoso da pressão arterial. Alimentos ricos em tiramina também podem desencadear enxaquecas.

Fórmula Molecular

A tiramina, uma amina fenólica C8H11NO encontrada em vários alimentos e bebidas (como queijo e vinho tinto) que tem uma ação simpatomimética e é derivada da tirosina

A tiramina

A tiramina é um substrato para ambas as isoformas A e B da MAO, e a expressão celular de cada isoforma é uma consideração importante na ação dos inibidores enzimáticos.

O que é tiramina?

A tiramina é um composto natural que está presente em muitas plantas e animais.

Também pode formar a partir de tirosina – um aminoácido encontrado em uma variedade de alimentos – quando esses alimentos são fermentados ou começam a se decompor.

É conhecida como uma amina devido à sua estrutura molecular, que contém nitrogênio e é derivada da amônia.

Nos seres humanos, este composto, também conhecido como 4-hidroxifenetilamina, atua para liberar catecolaminas – ou os hormônios da ‘luta ou fuga’ – feitos pelas glândulas supra-renais na corrente sanguínea. Algumas das substâncias que podem ser liberadas incluem dopamina, norepinefrina – também conhecida como noradrenalina – e epinefrina. Quando esses hormônios estão na corrente sanguínea, a pressão arterial sistólica e a frequência cardíaca podem aumentar.

Este aumento da pressão arterial pode muitas vezes ser perigoso para pessoas que tomam inibidores da monoamina oxidase (IMAOs). Uma vez que a enzima monoamina oxidase é o mecanismo que o corpo humano normalmente usa para se livrar de quantidades excessivas de tiramina, se os inibidores da MAO forem tomados, os níveis de tiramina podem aumentar, levando ao aumento do risco de um derrame. É por isso que muitas pessoas que tomam inibidores da MAO são aconselhadas a evitar alimentos que contenham tiramina.

Tiramina
Abacates são uma boa fonte de tiramina

Tiramina
Abacaxi é rico em tiramina

Tiramina
A tiramina é encontrada no salame e em outras carnes curadas

Tiramina
Queijo parmesão contém tiramina

Acredita-se também que a tiramina tenha uma possível conexão causal com a enxaqueca em algumas pessoas.

Estudos científicos, no entanto, forneceram resultados mistos. Supostamente, uma vez que afeta o sistema vascular através da liberação de catecolaminas, pensa-se que indiretamente cause uma constrição dos vasos sanguíneos na cabeça. Então, à medida que o efeito desaparece, os vasos sangüíneos se dilatam, o que pode potencialmente levar a uma enxaqueca que ocorre em pessoas propensas a eles. Às vezes, se um sofredor de enxaqueca evita alimentos que contenham tiramina, ele ou ela pode experimentá-los com menos frequência.

Alguns dos alimentos que contêm este composto incluem alimentos fermentados, como chucrute, molho de soja e vinho tinto.

Outros são alimentos envelhecidos, incluindo queijos duros como parmesão, cheddar e asiago, e carnes curadas, como salame e algumas salsichas.

Alimentos adicionais ricos em tiramina incluem abacate, chocolate, favas e abacaxi, entre outros.

Se uma pessoa é repetidamente exposta a ela por um período prolongado de tempo, a tiramina pode ser convertida em octopamina. Isso pode ocupar os mesmos espaços de armazenamento no corpo humano, conhecidos como vesículas sinápticas, que algumas das catecolinas fazem antes de serem usadas.

Pensa-se que, uma vez que a octopamina substitui um pouco as hormonas de luta ou de voo, onde são habitualmente armazenadas, pode ser responsável por uma redução da pressão arterial e, possivelmente, levar a uma condição denominada hipotensão ortostática . Isso às vezes é visto em pessoas que tomam inibidores da MAO. Mais pesquisas precisam ser feitas, no entanto, para entender o papel da octopamina no corpo humano.

Tipos de alimentos com tiramina?

A tiramina é um neurotransmissor e um derivado da tirosina, um aminoácido não essencial.

Aminoácidos, dos quais existem 20, são as unidades funcionais que compõem uma molécula de proteína.

A tirosina é um dos 11 aminoácidos que o corpo pode sintetizar por si só, tornando-se um ácido não essencial, enquanto os nove restantes devem ser obtidos a partir de fontes alimentares e são conhecidos como aminoácidos essenciais.

Como a tirosina e subsequentemente a tiramina são produzidas no corpo humano, elas são sintetizadas nos corpos de muitas plantas e animais que os humanos consomem como alimento.

Portanto, existem muitos alimentos com tiramina, particularmente aqueles que estão começando a apodrecer ou estragar e aqueles que são fermentados. Exemplos de alimentos com tiramina incluem carnes estragadas ou intencionalmente envelhecidas, queijos e outros laticínios fermentados, produtos de soja fermentados como molho de soja e tofu e bebidas que contêm álcool como o vinho.

Tiramina

Os produtos de soja fermentados são ricos em tiramina

Como derivado desse aminoácido e de um neurotransmissor, a tiramina é classificada como um agente liberador, especificamente de neurotransmissores catecolamínicos, como epinefrina, norepinefrina e dopamina.

Em outras palavras, a tiramina é uma substância que induz a liberação de substâncias químicas de um neurônio, ou célula nervosa, e a envia para os neurônios adjacentes através de uma junção condutora de sinal elétrico entre cada célula chamada sinapse. Um acúmulo dessas substâncias químicas nas células, como ocorre após o consumo de alimentos com tiramina, produz uma resposta específica – esse é o mesmo processo que ocorre quando as drogas são introduzidas no corpo.

O consumo de alimentos com tiramina, como carnes e queijos envelhecidos, pode produzir temporariamente uma leve reação metabólica à medida que quantidades maiores de dopamina e epinefrina, mais conhecidas como adrenalina, são liberadas. Esta resposta pode incluir um ligeiro aumento na frequência cardíaca e pressão arterial . Uma enzima chamada monoamina oxidase então vem e metaboliza a tiramina, ou a quebra em seus componentes moleculares para uso pelo corpo, o que, por sua vez, interrompe a liberação dos neurotransmissores e permite que a freqüência cardíaca e a pressão sanguínea voltem aos níveis normais.

De fato, quando grandes quantidades de alimentos com tiramina são consumidos por uma pessoa que também está tomando inibidores da monoamina oxidase (IMAOs), drogas que são prescritas para tratar a depressão, ela pode produzir uma resposta conhecida como “efeito queijo”. crise hipertensiva ou aumento súbito e perigoso da pressão sangüínea, causado pela combinação de inibidores da MAO, que bloqueiam a degradação de neurotransmissores como a dopamina pela monoamina oxidase e a tiramina, o que aumenta os níveis de muitos dos mesmos neurotransmissores no corpo.

Um termo técnico para essa reação é a resposta da pressão da tiramina, que pode fazer com que a pressão arterial sistólica aumente em mais de 30 milímetros de mercúrio (mmHg).

Como tal, uma pessoa em IMAOs pode querer limitar seu consumo de alimentos com tiramina. Estes incluem carnes como carne, porco, peixe e frango, especialmente aqueles que começaram a estragar ou são envelhecidos.

Outros alimentos ricos em typramine incluem queijos envelhecidos, como Stilton, iogurte e creme azedo, e condimentos e molhos à base de soja.

Alimentos à base de plantas para evitar são vários tipos de feijões e vagens de ervilha, como feijão verde e ervilhas, e vários frutos ricos em açúcar, como bananas, figos e abacaxis, particularmente à medida que amadurecem.

A razão pela qual os níveis de tiramina aumentam à medida que a idade dos alimentos é que o processo de decaimento faz com que as moléculas de tirosina se quebrem e liberem carbonos, o que, por sua vez, produz a tiramina como um derivado.

Fonte: www.sciencedirect.com/www.livestrong.com/www.wisegeek.org/www.merriam-webster.com/pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.nutrientsreview.com

Veja também

Índice Glicêmico

PUBLICIDADE Diabetes é uma condição em que o sucesso do tratamento depende de quão bem …

Eritritol

Eritritol

PUBLICIDADE O eritritol, como outros álcoois de açúcar, tem um efeito de resfriamento quando dissolvido …

Marshmallow

Marshmallow

PUBLICIDADE Definição de marshmallow O marshmallow é um doce de confeitaria branco geralmente na forma de propagação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.