PUBLICIDADE
A escarola (Cichorium endivia), também da família das Compostas, constitui, com as suas folhas grandes densamente frisadas, uma planta para salada muito apreciada.
A variedade mais freqüente de folhas, cuja cor vai do verde ao amarelo, oferece às vezes um leve sabor amargo, que é considerado por muita gente como mais um incentivo.
E precisamente este elemento amargo que produz o efeito de aumentar a atividade da vesícula biliar e de atuar como diurético.
Propriedades Nutricionais
É uma excelente fonte de vitaminas B, C e betacaroteno (provitamina A). Contém também cálcio, fósforo, ferro e é rica em fibras.
Valor Calórico
100 gramas de escarola crua fornecem 20 calorias.
Propriedades Medicinais
A escarola estimula o fígado e a vesícula, neutraliza a ação dos ácidos sobre o organismo, aumenta a resistência física, estimula o apetite, mantém a saúde da pele, previne a formação de cálculos nos rins, bexiga e vesícula.
O que é escarola?
Escarola é uma variedade de chicória cujas folhas são mais amplos, mais pálida e menos amargo do que outros membros da família escarola.
Ricos em ácido fólico, fibras e vitaminas A e K, a escarola pode ser comidos crus ou levemente cozidos.
Verdura
Verdura rica em vitamina A, B2 e B5 (Niacina), contém ainda Cálcio e Ferro.
A vitamina A é recomendada para aumentar a resistência do corpo às infecções, para estimular o apetite e importante para boa visão; as vitaminas B2 e B5 são importantes para a saúde da pele, auxiliam o crescimento e dão resistência ao aparelho digestivo e sistema nervoso.
O Cálcio participa da formação dos ossos e dentes, auxilia na coagulação do sangue e transmissão normal dos impulsos nervosos; e o Ferro faz parte da formação da hemoglobina, matéria corante dos glóbulos vermelhos do sangue, encarregada de levar oxigênio a todos os tecidos do organismo.
A escarola é neutralizante de ácidos, depuradora do sangue, laxante e rica em minerais.
Recomendada para aumentar a resistência do corpo às infecções, particularmente dos sistemas respiratório, digestivo e urinário; para estimular o apetite, conservar a atividade das glândulas, evitar ressecamento da pele, impedir a cegueira noturna e diurna e prevenir a formação de cálculos nos rins, bexiga e fígado.
Para aproveitar mais o seu poder vitamínico deve ser consumida, de preferência, em forma de salada. É de fácil digestão e recomendada a qualquer tipo de dieta, podendo ser dada também a crianças e bebês.
Em geladeira a escarola pode ser conservada de 5 a 7 dias e seu período de safra é de agosto e setembro e janeiro.
A Escarola contém poucas calorias e muitas fibras. Além de ser uma boa fonte de beta caroteno, folato, cálcio, ferro, potássio e vitamina C.
A escarola tem um sabor ligeiramente amargo, sendo muito utilizadas nas preparações de saladas mistas e acompanhada de molhos cremosos, onde deve se atentar a quantidade de ingredientes gordurosos utilizados na composição desses molhos.
Cem gramas de escarola fornecem 20 calorias.
Escarola
A escarola é uma verdura parecida com a alface, mas suas folhas são mais duras, de um verde mais escuro e sabor amargo.
Muitas vezes, ela é confundida com a chicória, mas é bom esclarecer que escarola, chicória e almeirão são três tipos de verduras diferentes, e que a única coisa que têm em comum é o sabor um pouco amargo.
Na culinária, a escarola pode substituir a alface no preparo de saladas, mas também fica ótima em sopas, purês, cozidos, além de ser especialmente recomendada como recheio de pizzas.
A escarola tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas e sais minerais. Além disso, contém muita celulose, sendo recomendada para pessoas que tem problemas intestinais. Também é ideal para integrar uma dieta de emagrecimento porque não contém gorduras.
Compre a escarola que tenha folhas firmes, de cor verde bem acentuada, sem manchas nem marcas de insetos.
Não compre as que apresentem folhas murchas ou queimadas pelo sol. Se quiser uma escarola que não seja muito amarga, escolha a de cor mais clara, porque quanto mais escuro é o verde das folhas, mais acentuado é o seu sabor.
Chicória e escarola é a mesma coisa?
Escarola é uma verdura parecida com a alface, mas suas folhas são mais duras, de um verde mais escuro e sabor amargo. Muitas vezes, ela é confundida com a chicória, mas é bom esclarecer que escarola, chicória e almeirão são três tipos de verduras diferentes, e que a única coisa que têm em comum é o sabor um pouco amargo. A escarola tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas e sais minerais. Além disso, contém muita celulose, sendo recomendada para pessoas que tem problemas intestinais. Também é ideal para integrar uma dieta de emagrecimento porque não contém gorduras.Compre a escarola que tenha folhas firmes, viçosas, de cor verde bem acentuada, sem manchas nem marcas de insetos. Não compre as que apresentem folhas murchas ou queimadas pelo sol. Se quiser uma escarola que não seja muito amarga, escolha a de cor mais clara, porque quanto mais escuro é o verde das folhas, mais acentuado é o seu sabor.
A chicória, na medicina familiar empregam-se as folhas e as raízes, que são coletadas no outono e na primavera e são dessecadas à sombra, para curar prisão de ventre, cistite, depurar o sangue e descongestionar o fígado. Na culinária pode ser ingerida crua ou cozida. Tem sabor forte e amargo e pode ser combinada com a salada de folhas de alface.
Escarola
A escarola é uma verdura que pertence à família das Asteráceas (Compostas), uma das famílias herbáceo-arbustivas mais representativas com mais de um milhar de gêneros e mais de 20,000 espécies. A escarola pertence ao mesmo gênero botânico da chicória.
Foi conhecida e consumida pelos antigos egípcios, gregos e romanos. Tal como ocorreu com numerosas verduras e hortaliças, a escarola teve inicialmente uma utilização mais medicinal que culinária. Não obstante, na literatura egípcia, existem referências ao consumo desta verdura tanto cozinhada como crua em saladas.
A sua introdução na Europa data do século XIII. Na atualidade goza de uma enorme popularidade em todo o continente.
É durante a época invernal que a escarola oferece o seu esplendor e maior qualidade, embora se consiga, atualmente, encontrá-la no mercado durante todo o ano.
Valores Nutricionais
Porção: 100 g
Kcal: 17
Carboidrato: 3,36
Proteína: 2,26
Gordura: 0,20
Fibra: 2,07
Colesterol: 0
Contém poucas calorias e muitas fibras. Além de ser uma boa fonte de beta caroteno, folato, cálcio, ferro, potássio e vitamina C.
A escarola tem um sabor ligeiramente amargo, sendo muito utilizadas nas preparações de saladas mistas e acompanhada de molhos cremosos, onde deve se atentar a quantidade de ingredientes gordurosos utilizados na composição desses molhos.
Escarola
Escarola: o sabor amargo da saúde
Essa verdura é muito rica em celulose, uma substância que auxilia o bom funcionamento do intestino.
A escarola é uma verdura de folhas crespas e estreitas,com sabor um pouco amargo. Essa verdura é muito rica em celulose, uma substância que auxilia o bom funcionamento do intestino. Além disso, contêm vitamina A e alguns sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
A vitamina A age fortalecendo a pele, unhas cabelos,dentes e o sistema imunológico. Possui grande quantidade de fibras, que regulariza as funções intestinais. É pobre em calorias,o que é uma boa notícia para aqueles que sempre estão de olho na balança ao escolher os alimentos que vão fazer parte de sua dieta.
Apesar do gosto um pouco amargo, é justamente este paladar diferenciado que atrai muita gente a consumir a escarola em larga escala. Pode ser usada em saladas,acompanhando outras verduras, mas também em omeletes,sopas e tortas. Em algumas regiões do país, também é muito usada para dar mais sabor às pizzas.
Valor Nutricional
Calorias | 23 kcal |
Fibras | 4 g |
Cálcio | 100 mg |
Ferro | 0,9 mg |
Magnésio | 30 mg |
Potássio | 420 mg |
Sódio | 45 mg |
Vitamina C | 24 mg |
Ácido Fólico | 110 mcg |
Vitamina B12 | 0 mcg |
Vitamina E | 2,26 mg |
Fonte: www.geocities.com/www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/www.hortifrutigranjeiros.com.br/www.rgnutri.com.br/bemstar.globo.com
Redes Sociais