PUBLICIDADE
A ervilha é o grão da vagem que tem o mesmo nome.
É uma leguminosa que pode ser consumida seca ou verde. Quando ainda verde, ela é considerada um hortaliça.
A vagem da ervilha é alongada, fibrosa, de cor verde clara, medindo aproximadamente 10 cm de comprimento.
Há dois tipos de ervilha fresca que podem ser consumidos: a ervilha-torta, da qual são usados tanto o grão como a vagem, e a ervilha-de-debulhar, da qual apenas o grão pode ser consumido.
Na culinária, a ervilha tem muitos usos, sendo consumida como ingrediente de saladas ou como recheio de panquecas, omeletes, tortas, empadinhas, ou ainda como guarnição, junto a outras hortaliças, para acompanhar carnes, aves e peixes.
A ervilha contém várias vitaminas (A, B e C) e alguns sais minerais, como ferro e cálcio. Como tem poucas calorias, é recomendada para quanquer tipo de dieta alimentar e para pessoas de todas as idades.
A vagem de ervilha fresca estar limpa e ser tenra, de cor verde-clara e um pouco transparente.
Quando frescos, os grãos são bem formados, e cobertos por uma película tenra e brilhante.
Verifique isso rasgando a vagem. Não compre vagens com manchas escuras ou partes secas, pois isso indica que as ervilhas já estão passadas. Quando maduros demais, os grãos ficam duros e secos, além de perderem parte do sabor.
Também é possível comprar a ervilha em conserva, vendida em latas. Quando de boa qualidade, esta ervilha não pode estar amolecida demais ou com cheiro azedo. Se a lata estiver amassada, estufada ou enferrujada, não compre, isso é sinal de pro tudo estragado.
Para conservar a ervilha fresca, debulhe e coloque em saco plástico na gaveta da geladeira. Se quiser guardar por mais tempo, use um método de pré-cozimento. Ferva as ervilhas com um pouco de água por 3 minutos e em seguida, guarde em um recipiente que feche bem, mantendo uma parte do líquido em que foram fervidas (o cozimento deve ser completado na hora do uso).
As latas de ervilhas devem ser guardadas em lugares frescos e secos. Se após abrir a lata, voce não usar toda ervilha, coloque a sobra em um recipiente junto com o líquido da lata e guarde na geladeira.
O que é
Ervilha, o ouro verde da produção agrícola.
A ervilha é originária de regiões frias.
A ervilha verde faz parte da alimentação humana desde o século XVIII.
Acredita-se que tenha se originado no Oriente Médio. Sementes de 5 mil anos foram encontradas na lama ressecada de um lago suíço.
Além de contribuírem na alimentação humana, as ervilhas também colaboraram com a Ciência: foi com sementes de ervilha que o padre Gregor Mendel descobriu as leis da hereditariedade.
A ervilha verde é da família das leguminosas, é bastante nutritiva.
Possui mais cálcio e vitaminas que o feijão, por exemplo.
É rica em vitamina A, B, C, cobre, cálcio, fósforo, ferro e potássio. Esse tipo de ervilha é bastante consumido nos Estados Unidos e Europa, onde não é considerada mero enfeite, mas consumida como um dos pratos do cardápio.
No mercado produtor é conhecida como o “ouro verde” pelos produtores, dado aos altos preços alcançados no comércio.
O mercado de ervilhas no Brasil está dividido em dois grupos: o de ervilha seca, que pode ser vendida seca ou reidratada ao consumidor; e o de ervilha verde, que é consumida em saladas ou pratos frios. Esse tipo de ervilha também pode ser enlatada ou congelada, imediatamente após a colheita.
Seu valor nutritivo varia conforme os tipos de ervilha encontrados no mercado.
Mas de um modo geral, elas oferecem sais minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, Enxofre, Potássio e Cobre, que ajudam na formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o vigor normal do sistema nervoso e asseguram o equílibrio interno do organismo.
Contém ainda vitamina A,excelente para a saúde dos olhos e pele; as vitaminas do Complexo B, que promovem o crescimento e estimulam o apetite; e vitamina C, considerada como elemento anti-infeccioso que atua nas cicatrizações, e cuja maior parte se perde durante o cozimento.
Quando consumida crua, a ervilha funciona como tônico para o pâncreas.
As ervilhas frescas devem ter vagens limpas, cheias, firmes, de cor verde clara; as secas, não devem ser muito quebradas, nem apresentar excesso de sujeiras; e as em conserva, não devem estar amolecidas e nem com cheiro azedo.
Seja fresca (vagem ou grão) ou em conserva, acompanha bem assados, carnes, aves, prestando-se também para rechear panquecas, omeletes, enriquecer risotos e molhos e para complementar ou enfeitar saladas, cuscus ou tortas.
A ervilha fresca conserva-se em geladeira por 1 semana, e o seu período de safra é de junho a agosto.
As ervilhas possuem alto teor de proteínas e são uma boa fonte de vitaminas A e C e potássio. Meia xícara de ervilhas verdes contém cerca de 60 calorias.
Quanto mais novas, mais doces e macias elas serão. Uma vez colhidas, devem ser imediatamente consumidas ou refrigeradas, porque seu açúcar se transforma rapidamente em amido.
Somente 5% das ervilhas vendidas em supermercados são frescas; as demais são congeladas ou enlatadas. As ervilhas enlatadas possuem menos nutrientes (porque recebem sal e açúcar) e menos cor que as ervilhas frescas e congeladas.
Cem gramas de ervilha em grão fornecem 343 calorias.
Cem gramas de ervilha em conserva fornecem 66 calorias.
Você sabia que:
A ervilha significa muito para a História.
É mencionada na Bíblia e ervilhas secas foram encontradas em túmulos egípcios.
A planta da ervilha forneceu dados para as pesquisas de Gregor Johann Mendel, o criador da genética moderna.
Ervilha
Originária da Ásia Ocidental, de onde foi levada para a índia, e de lá para a Europa.
Chegou ao Brasil através dos colonos portugueses.
Outros pesquisadores acreditam que sua origem é procedente da América Central e de lá levada para a Europa e logo após seguiu-se para outros continentes.
A ervilha pertence à famflia Fabaceae (leguminosae) a mesma do feijão-de-lima, feijão comum, vagem, feijão-fava, feijão-de-corda, etc.
Rica em…
Vitamina A, B, C, cobre, cálcio, fósforo, ferro, potássio.
Propriedades Medicinais
Analgésico, antiinflamatório, tratamento do reumatismo, antibiótico, combate viroses, tratamento do cálculo renal, diminui a pressão arterial, reduz o colesterol, tratamento de irritações da pele.
Variedades
Podem ser divididas em dois grupos; a ervilha torta, trepadeira cujas vagens são consumidas ainda verdes e tenras, e a ervilha rasteira, esta que somente é consumido os seus grãos verdes ou secos.
Plantio
No Sul e Sudeste pode ser plantada no período de setembro a março; no Centro-Oeste planta-se no período de março a agosto, no Norte de abril a julho e no Nordeste pode ser plantada o ano todo.
O espaçamento para a variedade torta é de 80 x 50cm; para a ervilha rasteira deve-se manter a distância entre linhas de 40cm. Enterrar 8 sementes por metro linear de sulco, raleando as 5 plantinhas mais fracas, menores ou defeituosas, mantendo uma distância média de 20cm entre plantas..
A semeadura é direta, manualmente e na profundidade de 2,5cm.
Clima e Solo
É hortaliça de clima temperado a frio, desenvolve-se bem na faixa de 8 a 22ºC, resistente ás baixas temperaturas, inclusive ás geadas leves.
O solo ideal é aquele em que a argila e a areia se equilibram, deve fertil, drenados e com acidez baixa.
Tratos culturais
A análise do solo indicará a calagem necessária para adequar a acidez ideal e a adubação de NPK, Zinco, Boro e Magnesio que deve ter um teor mínimo de 8mmol/dm3. Em cobertura, aplicar 120 kg/ha de N e 40 kg/ha de K2O5, parcelando em duas vezes, aos 20 e 40 dias após a emergência das plântulas.
Dispensar a adubação de plantio se a cultura suceder outras normalmente bem adubadas, como as de tomate e batatinha; entretanto, a adubação de cobertura deve ser mantida. As capinas devem ser feitas se necessário e a irrigação devem ser diárias até a germinação, após de tres aquatro dias, observando a necessidade.
Fazer tutoramento no caso da ervilha torta, podendo ser em X ou estaca com galhos junto à haste principal, para que a planta possa se espalhar.
Pode ser consorciada com hortaliças, como milho, pepino, rabanete, nabo e cenoura; podendo fazer rotação com hortaliças de outras famílias e de variedades que resistem ao calor(cenoura, tomate, batata, etc.)
Colheita e Embalagem
Depende do vigor das plantas, mas em média, após 70 dias a contar do surgimento das plantas, com 13cm de comprimento, no entanto, esse tempo depende de acordo com a variedade, das condições de plantio e forma de consumo.
No caso da ervilha torta a vagem deve estar bem desenvolvida, mas com grãos pequenos e tenros; ja a ervilha de grãos, deve ser colhida mais tarde, quando os grãos ainda verdes estiverem grandes e, finalmente, a ervilha seca colhe-se mais tarde ainda quando as bagens já estiverem amarelas ou quase secas ainda no pé.
Pragas e Moléstias
A praga mais importante é a lagarta-das-vagens, que aparecem após a floração; percevejo-verde e percevejo-verde, que danifica a formação dos grãos; o tripes que ataca as mudinhas.
As moléstias que atacam as ervilhas são a podridão do colo (fungo), o oidio, fungo que ataca após a floração e em regiões úmidas aparece a ascoquitose, causando pequenas manchas escuras e lesões nas folhas e vagens.
Ervilha
A ervilha (Pisum sativum) é uma planta que apresenta portes variados, variando de 25 a 50 cm nas de porte mais baixo a acima de 1 m nas de porte mais alto.
Algumas variedades e cultivares produzem vagens comestíveis. Outras destinam-se à produção de grãos verdes. As ervilhas enlatadas (na forma do popular petit-pois) são grãos ainda imaturos.
Informações Nutricionais
Ótima fonte de minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio).
Contém vitaminas do complexo B, A e C.
A combinação de leguminosas com cereais (por exemplo, ervilha com milho), proporciona ao nosso organismo todos os aminoácidos necessários, como se fossem proteínas completas de origem animal, com vantagens relacionadas ao baixíssimo teor de gordura, muito pouco sódio, abundante potássio e elevada proporção de fibras.
100 g contêm, em média:
Macrocomponentes | Glicídios (g) | 12 |
Proteínas (g) | 6 | |
Lipídios (g) | 0 | |
Fibras alimentares (g) | 0 | |
Vitaminas | Vitamina A1 (mg) | 65 |
Vitamina B1 (mg) | 120 | |
Vitamina B2 (mg) | 130 | |
Vitamina B3 (mg) | 1 | |
Vitamina C (mg) | 37 | |
Minerais | Sódio (mg) | 120 |
Potássio (mg) | 848 | |
Cálcio (mg) | 22 | |
Fósforo (mg) | 122 | |
Ferro (mg) | 1 | |
Conteúdo energético (kcal) | 70 |
Como Comprar
As ervilhas frescas devem ter vagens limpas, cheias, firmes, de cor verde-clara. As secas não devem ser muito quebradas, nem apresentar excesso de sujeira.
Como Conservar
Quando fresca a ervilha conserva-se na geladeira embrulhada em saco plástico, por uma semana.
Como Consumir
Quando são tenras, as ervilhas podem ser consumidas cruas. São muito saborosas e saudáveis. Não convém cozinhá-las por mais de 10 minutos, pois perderiam quase todas as vitaminas. Um escaldado rápido ou um cozimento a vapor são o ideal.
Ervilha
A natureza fornece ervilhas verdes, de forma diferente de todos os outros vegetais, e com um sabor delicioso, uma textura maravilhosa e uma grande variedade de nutrientes benéficos para saúde.
As ervilhas estão geralmente disponíveis a partir da Primavera até ao início do Inverno.
As leguminosas são plantas que dão frutos em forma de casca que encerram as sementes carnudas como por exemplo o feijão.
As ervilhas são um dos poucos membros da família das leguminosas que são vendidas e cozidas como legumes frescos. No entanto, apenas cerca de 5% das ervilhas cultivadas são vendidas frescas, o resto ou são congeladas ou enlatadas. A ervilha congelada é preferível em relação à ervilha em conserva, pois mantém o seu sabor e um menor teor de sódio.
As ervilhas verdes são repletas de nutrientes. Eles fornecem uma boa quantidade de 8 vitaminas, de 7 tipos de minerais, fibras e proteínas. O perfil nutricional das ervilhas verdes pode aumentar a qualidade da sua saúde.
Quando a maioria das pessoas pensa em ervilhas, lembra-se delas como o alimento que amavam odiar quando eram crianças, mas que foi extremamente divertido de brincar nos seus pratos.
No entanto, muitas dessas mesmas pessoas, ao tornarem-se adultos, possuem uma apreciação renovada deste legume vibrante e delicioso, devido ao seu maravilhoso sabor e textura.
Há geralmente três tipos de ervilhas que são comummente consumidos: ervilhas de jardim, ervilhas, e ervilhas de quebrar.
As ervilhas são arredondadas, de forma ligeiramente curvada com uma textura lisa e cor verde vibrante. Por dentro há sementes de ervilhas verdes arredondadas que são doces ao paladar.
As vagens de ervilhas de neve e as ervilhas de quebrar são comestíveis, e ambas possuem um gosto mais doce e levemente mais fresco do que o da ervilha. Elas cientificamente conhecidas como Pisum sativum.
Ervilha
A ervilha é uma leguminosa altamente nutritiva. Rica em sais minerais, contém vitamina A, do complexo B, e C.
A ervilha é considerada como elemento anti-infeccioso que atua nas cicatrizações, mas esta propriedade se perde com o cozimento, no entanto, se consumida crua, ela funciona como tônico para o pâncreas.
Originária da Europa, teve seu cultivo também bastante difundido em parte da Ásia.
Pode ser encontrada fresca ou em conserva.
O período de safra da ervilha fresca vai de Junho a Agosto.
A Ervilha
Quando a maioria das pessoas pensa em ervilhas, lembra-se delas como o alimento que adoravam detestar quando eram crianças, ainda que fossem extremamente divertidas de brincar no prato durante as refeições. Contudo, muitas destas crianças ao tornarem-se adultos ganham um renovado apreço por este delicioso e vibrante alimento, devido ao seu maravilhoso sabor e textura.
Existem normalmente dois tipos de ervilhas que são consumidos, a ervilha-torta, sendo utilizados o grão e a vagem, e também a ervilha de debulhar, que como o nome indica, apenas permite o consumo do grão.
As ervilhas comuns são cientificamente conhecidas com Pisum Sativum, sendo uma planta anual, ou seja com um ciclo de vida de um ano. O peso médio de uma ervilha varia entre os 0.1 e 0.40 gramas, sendo utilizadas na gastronomia enlatadas, frescas, congeladas ou até secas.
As ervilhas são cultivadas há milhares de anos, sendo o ponto de foco localizado na Síria e Turquia, e há quem defende que as ervilhas estão associadas à difusão da agricultura no Neolítico na Europa.
Valor Nutricional
100g Em Grão |
Equivalem à 343Kcal |
100g Em Conserva |
Equivalem à 66Kcal |
Tabela Nutricional
160 grs / 134.35 Calorias:
NUTRIENTES | QUANT. | DDR (%) |
DENSIDADE DO NUTRIENTE |
CLASS. |
---|---|---|---|---|
Vitamina K | 41.40 mcg | 51.8 | 6.9 | muito bom |
Manganésio | 0.84 mg | 42.0 | 5.6 | muito bom |
Vitamina C | 22.72 mg | 37.9 | 5.1 | muito bom |
Fibras | 8.80 g | 35.2 | 4.7 | muito bom |
Vitamina B1 (tiamina) | 0.41 mg | 27.3 | 3.7 | muito bom |
Folatos | 101.28 mcg | 25.3 | 3.4 | muito bom |
Vitamina A | 955.20 IU | 19.1 | 2.6 | bom |
Triptofanos | 0.06 g | 18.8 | 2.5 | bom |
Fósforo | 187.20 mg | 18.7 | 2.5 | bom |
Vitamina B6 (piridoxina) | 0.35 mg | 17.5 | 2.3 | bom |
ProteÍnas | 8.58 g | 17.2 | 2.3 | bom |
Vitamina B3 (niacina) | 3.23 mg | 16.1 | 2.2 | bom |
Magnésio | 62.40 mg | 15.6 | 2.1 | bom |
Vitamina B2 (riboflavina) | 0.24 mg | 14.1 | 1.9 | bom |
Cobre | 0.28 mg | 14.0 | 1.9 | bom |
Ferro | 2.46 mg | 13.7 | 1.8 | bom |
Zinco | 1.90 mg | 12.7 | 1.7 | bom |
Potássio | 433.60 mg | 12.4 | 1.7 | bom |
Fonte: www.horti.com.br/www.nordesterural.com.br/www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/www.criareplantar.com.br/www.ceasacampinas.com.br/ www.i-legumes.com/www.sensibilidadeesabor.com.br/www.alimentacaosaudavel.org
Redes Sociais