Benefícios do coentro
PUBLICIDADE
Coentro é o melhor amigo do seu intestino. A planta contém poderosos antioxidantes e propriedades antibacterianas que, quando ingeridas, suportam a produção de enzimas digestivas em seu corpo. É rico em vitaminas A, C e K e é uma excelente fonte de fibras.
Adicioná-lo à sua comida em uma base diária pode ajudar seu estômago, fígado e intestinos a funcionar no seu melhor.
Coentro possui muito ferro. De fato, a cada 100 gramas, 91% de sua dose diária recomendada de ferro. Também é rico em magnésio e cálcio, o que significa que é uma ótima maneira de ajudar seu corpo se você estiver anêmico ou deficiente em qualquer um desses minerais.
O ferro é particularmente importante para a energia e a função cerebral e está ligado à função do órgão. Se você tem baixos níveis de ferro, considere fazer coentro uma parte regular de sua dieta.
O dodecenal é um agente antibacteriano encontrado no coentro que combate a salmonela e ajuda a melhorar a saúde bucal. Entre outros benefícios para a saúde, verificou-se que o coentro combate fungos e várias estirpes diferentes de bactérias no intestino que podem impedir a digestão adequada dos nutrientes ou mesmo levar a doenças. Isso também faz com que seja bom para usos tópicos, para evitar infecções.
O coentro, ou melhor, o óleo encontrado em suas sementes, pode ter efeitos poderosos em seu cérebro. Se você sentir ansiedade regularmente, o coentro é um remédio natural que pode ajudar a aliviar o estresse e aliviar os sintomas.
O extrato hidroalcoólico de Coriandrum sativum (o nome científico do coentro) tem um efeito calmante sobre seus nervos e pode melhorar seu sono.
O coentro contém ácidos saudáveis (linoléico, ascórbico, oleico, esteárico e palmítico) que vão trabalhar em seu corpo para reduzir a quantidade de colesterol no sangue. Isso torna a erva eficaz para reduzir a quantidade de colesterol ruim (LDL) em seu sistema (melhorando assim sua saúde cardiovascular), mas também para promover níveis saudáveis de colesterol bom (HDL), que é essencial para proteger seu corpo de um número de condições e complicações.
Origem
O coentro é originário do Oriente Médio e do sul da Europa.
Hoje, tanto as folhas como as sementes estão presentes na culinária do mundo todo. O uso da raiz, de aroma acentuado, é pouco conhecido por aqui, mas muito comum no sudeste Asiático (na Tailândia, é cozida com alho e empregada como tempero). No Brasil, o coentro fresco é tempero indispensável na elaboração de peixes e frutos do mar, especialmente no Norte e no Nordeste, onde não se faz moqueca sem essa erva. É um dos ingredientes do garam masala, uma mistura de especiarias de origem indiana. As sementes podem também ser usadas no preparo de chá, com função digestiva e hepática. Seu aroma lembra o de frutas cítricas.
Como comprar e conservar
Quando comprar as folhas de coentro, prefira as mais frescas de cor verde vivo, sem manchas e com os talos crocantes. Evite os maços com folhas amareladas e com os talos moles. O ideal é consumir o coentro logo após a colheita, mas, na impossibilidade, seque-o com toalha de papel ou com um pano e guarde por até dois dias em saco plástico, próprio para alimentos, ou num recipiente com tampa. Ou então, espalhe as folhas numa assadeira e leve ao congelador até ficarem firmes. Em seguida, acondicione-as em sacos plásticos (com o mínimo possível de ar) e guarde no congelador por até 3 meses. As sementes de coentro devem ser escolhidas cuidadosamente, verificando o prazo de validade na embalagem e se não há sinais de insetos. Devem estar íntegras e apresentar cor uniforme.
Como usar o coentro fresco
As folhas, de sabor levemente amargo e picante, são usadas para aromatizar peixes, frutos do mar, carnes brancas, legumes e preparação à base de ovos.
É um ingrediente indispensável na brasileiríssima moqueca. Para aproveitar ao máximo o sabor do coentro, pique-o somente pouco antes de usar e adicione no final da preparação. Se cozido em excesso, o sabor e o aroma ficam menos acentuados. Os que têm resistência ao sabor dessa erva devem experimentá-la crua, quando fica mais refrescante.
O coentro combina bem com limão, gengibre e cebolinha verde. Na mesma preparação, esta mistura dá um sabor bem acentuado, mas muito agradável.
Como usar as sementes
As sementes têm sabor mais adocicado do que a erva fresca. Inteiras, podem ser usadas no preparo de peixe, bolos, pães e massas, e para aromatizar conservas, vinagres e linguiça. Trituradas, são mais indicadas para o uso em molhos que acompanham carnes vermelhas, mas dá bons resultados em risotos e pães. Também podem ser usadas em molhos e caldas, associadas a outras especiarias.
Coentro – Coriandrum sativum
O coentro é uma erva utilizada há muito tempo na Europa e Ásia.
O seu nome deriva do grego koriandron, que significa percevejo, isto devido ao aroma que os frutos verdes apresentam, que é muito parecido com os de percevejos.
Muitas histórias são contadas sobre o coentro. Comenta-se que na Idade Média as chamadas bruxas utilizavam o coentro nas poções chamadas de filtros de amor.
Na história de Paracelso dizia-se que o coentro era utilizado juntamente com almíscar, açafrão
Na Holanda os mais velhos que fumavam cachimbo costumavam mastigar alguns frutos para retirar o gosto de tabaco da boca. Já na Índia é muito empregado na culinária tradicional, chegando a fazer parte do famoso curry. Planta envolta em muitos mistérios, tem seu centro de origem provavelmente na África, e de lá se difundiu por vários países, sendo encontrado atualmente vegetando espontaneamente em várias regiões.
Planta anual, de ciclo curto, utiliza-se tantos os frutos secos moídos, como a pimenta do reino, ou mesmo as folhas frescas, como a salsa. De aroma e sabor intenso, muito característico, é muito empregado na culinária do norte e nordeste, chegando a substituir a salsa nos pratos do dia-a-dia. Mas em nossa região é pouco apreciado. As folhas frescas possuem um aroma mais agradável e atualmente pode-se encontrar os maços em supermercados de grandes redes.
O coentro sempre foi empregado como medicamento nos países europeus e asiáticos. Possui uma ação depurativa, podendo ser utilizado na forma de chá, tintura ou fresco em saladas. É indicado para problemas hepáticos não tão graves, como resultado de um excesso de bebidas alcóolicas ou um abuso domingueiro de um pernil ou uma leitoa assada. Sua ação digestiva é muito boa, podendo também ser empregado para combater cólicas intestinais e problemas de gases.
Mas em que pratos podemos empregar o coentro? Em saladas, vinagretes, picles, salsichas, e principalmente carne de peixes e moquecas. Vamos então aprender a preparar uma deliciosa moqueca de postas de pintado. Compre algumas postas de peixe, preferencialmente o pintado. Limpe bem e tempere com alho, sal, pimenta-do-reino e limão. Deixe marinar por cerca de 2 horas. Passe as postas em farinha de pão e frite em azeite de dendê até ficar bem douradas e crocantes. Reserve o peixe e comece a cortar os legumes. Corte em fatias grossas cebolas, pimentão verde, vermelho e amarelo, tomates maduros e separe uma grande quantidade de cebolinha e folhas de coentro.
Em uma panela grande, preferencialmente de barro, vá montando as camadas, inicie com uma camada de tomates, depois entre com os pimentões, cebola, cebolinha, folhas de coentro e as postas de peixe frito. Vá montando as camadas e termine com uma grande quantidade de coentro. Salpique sal e pimenta-do-reino nas camadas dos vegetais.
Depois de tudo montado, coloque no fogo e adicione uma grande quantidade de leite-de-coco e azeite de dendê para o cozimento. Tampe a panela e deixe em fogo baixo. Depois de algum tempo, os vegetais estarão cozidos e terá se formado um caldo consistente.
Sirva com arroz branco e salpique algumas folhas de coentro fresco por cima. Você nunca mais esquecerá o sabor desta moqueca. Experimente.
Fonte: www.soreceitasculinarias.com/www.alumiar.com
Redes Sociais