PUBLICIDADE
Em Visoko (Bósnia-Herzegovina) a cerca de 30km de Sarejevo encontram-se as primeiras Pirâmides da Europa … são as chamadas Pirâmides Ocultas.
Estas pirâmides foram, segundos os indícios, construídos entre 12 000 AC e 500 AC altura em que nessa zona habitavam os Ilirios e encontram-se atualmente “escondidas” dentro de uma montanha.
A primeira pirâmide a ser “descoberta” tem cerca de 650 mt de altura, uma plataforma no topo, inclinação de 45 graus e encostas a apontar para os pontos cardeais tais como as pirâmides da América-Latina dai ter recebido o nome de Pirâmide do Sol.
Fonte: pensalogoexiste.blogspot.com
Visoko
Estudiosos buscam evidência de pirâmides na Bósnia
A onda de calor que atinge a Bósnia não conseguiu impedir que dezenas de pesquisadores dêem prosseguimento às escavações no sítio arqueológico de Visoko, a noroeste de Sarajevo, em busca de pirâmides.
O arqueólogo Semir Osmanagic, um jovem pesquisador e empresário que vive entre Houston, nos Estados Unidos, e a Bósnia-Herzegovina, afirmou pela primeira vez há três anos que perto de Visoko há até quatro pirâmides: do Sol, da Lua, do Dragão e do Amor.
“São objetos colossais que, com certeza, foram construídos por uma civilização mais desenvolvida que a nossa”, disse Osmanagic à Efe, apontando para uma colina de formato triangular, que supostamente cobre a pirâmide do Sol. “Os blocos que formam a pirâmide pesam entre 7 e 8 t, e há alguns com 23 toneladas”, assegura.
Aos pés do monte, as escavações, iniciadas há mais de um ano, revelaram um caminho de grandes lâminas de pedra, ajustadas com precisão, e um túnel, de 150 metros de comprimento, que leva em direção às pirâmides do Sol e da Lua. Segundo a hipótese de Osmanagic, o complexo piramidal se comunica por uma rede de túneis subterrâneos, de uma superfície de entre 25 e 30 quilômetros quadrados.
Os arqueólogos descobriram também grandes rampas de pedra ao pé de duas colinas, que correspondem às pirâmides do Sol e da Lua, que, segundo Osmanagic, “deve ser obra humana”. O pesquisador e seus auxiliares não sabem explicar quem construiu as pirâmides nem quando, mas Osmanagic considera que foi há 12 mil anos.
Esta afirmação levantou dúvidas entre historiadores e arqueólogos bósnios. “O complexo das pirâmides é similar aos do Peru, do México e da Bolívia”, afirma Osmanagic, que recentemente visitou os templos pré-hispânicos peruanos do Sol e da Lua, nas proximidades de Trujillo.
Osmanagic explicou que em todas as estruturas piramidais há a pirâmide do Sol; o dragão, que deu o nome da outra pirâmide de Visoko e significa a sabedoria e a inteligência, enquanto a pirâmide do Amor só existe na Bósnia.
Se as escavações não conseguirem convencer os céticos de que os arredores de Sarajevo guardam o segredo das primeiras pirâmides européias, pelo menos trouxeram progresso a Visoko, uma cidade de apenas 50 mil habitantes. As ruas de Visoko estão repletas de visitantes, tanto bósnios como estrangeiros, curiosos para verem uma pirâmide no coração dos Bálcãs.
Segundo dados da fundação Parque Arqueológico – Pirâmide do Sol, 350 mil pessoas visitaram a cidade em pouco mais de um ano. Foram abertos em Visoko lojas de souvenirs, novos restaurantes e albergues. “Alguma coisa existe ali, e, se for uma pirâmide, será bom para todos nós”, afirmou um dos comerciantes.
O presidente da fundação, Ahmed Bosnic, disse que nos últimos meses vários políticos dos países balcânicos visitaram Visoko e prometeram grandes quantias para dar prosseguimento aos trabalhos de escavação, mas quase tudo não passa de promessas. Os arqueólogos da Bósnia criticam as escavações e a euforia, que consideram pouco justificada.
“Esta história deixou de ser divertida e deveria ser objeto de investigação judicial, porque Osmanagic tenta conseguir dinheiro estatal com mentiras e enganos, e isso é crime”, afirmou em Sarajevo o arqueólogo bósnio Vuk Bacanovic.
Osmanagic, chamado de “faraó” em Visoko, diz que entende “a desconfiança”, mas garante que há pirâmides na cidade. “Isso escreverá novamente a história do mundo”, afirma, determinado a provar sua hipótese. “Em cinco ou dez anos, ninguém se lembrará de suas objeções, então milhões de turistas irão a Visoko para desfrutar dos labirintos das pirâmides bósnias”, ressalta.
Fonte: noticias.terra.com.br
Visoko
Visoko é uma cidade e município na região central da Bósnia e Herzegovina do patrimônio histórico rico.
Era um centro inicial do Estado bósnio medieval , e o local onde o primeiro rei bósnio Tvrtko I foi coroado.
Localizado entre Zenica e Sarajevo , Visoko fica no rio Bosna onde o rio Fojnicka funde-lo.
O município está organizado em 25 comunidades locais.
O município é administrado pelo Cantão Zenica-Doboj da Federação , e é a maior cidade em segundo lugar no Cantão.
A região de Visoko tem cerca de 46.000 habitantes, com uma estimativa de 17.000 residentes dentro dos limites da cidade real. Com 173 habitantes por quilômetro quadrado, é uma das áreas mais densamente povoadas da Federação da Bósnia e Herzegovina.
Geografia
O município Visoko cobre 232 quilômetros quadrados, com várias características, vales morfologicamente distintas formadas por no sopé das montanhas da Bósnia Central, incluindo Ozren, Vranica e Zvijezda. A altitude da região varia de 400 – 1.050 metros.
Ambiente natural Visoko é definida pelos vales do rio Bosna rios e Fojnica. O município faz fronteira com os municípios de Kiseljak , Busovaca , Kakanj , Vares , Breza , Ilijas e Ilida , e está ligado por via férrea para o Adriático costa.
É também sobre a Sarajevo – Zenica estrada magistral para o norte.
História
Pré-história
A região Visoko mostra evidências de ocupação contínua de comprimento, com os primeiros vestígios de vida que remonta a 4000 aC. Porque há dois rios que passam por Visoko, a Bosna e Fojnica, a área de Visoko sempre foi habitada.
No Neolítico período, a área de Central Bósnia desempenhou um papel importante como mediador entre as povoações de Adriático Costa e as centrais Balcãs . Essas áreas metropolitanas eram ligadas por Neretva e Bosna rios.
Desde Visoko estava situada no rio Bosna, que ganhou um lote de tráfego econômica entre as duas grandes cidades. Neolítico emplacements foram fundadas nas margens dos rios em lugares conhecidos hoje como Arnautovici, Motre Donje, Okolite, Zbilje, Ginje, e Dvor. Nesses assentamentos, muitas ferramentas e outros objetos foram encontrados a partir deste período.
Rio Bosna
Desde 2002, as escavações menores e íons prospecto geofísicos na grande liquidação colina Okolite foram realizadas. Como o primeiro, o resultado dessas atividades mostraram um plano geomagnética de um acordo de casa 5 com linhas de casas e sistemas de conexão.
Durante as primeiras escavações, 6 5 x 5 m superfícies foram descobertos. As descobertas de assentamentos excelente estado de conservação, bem como tipológicas, análises radiométricas, arqueológico, e botânico das escavações apresentados mostram um grande potencial científico do lugar em relação ao final do Neolítico período.
Em setembro de 2007, o Museu Nacional da Bósnia e Herzegovina continuou escavações arqueológicas de Okolite, onde estima-se que cerca de 3.000 pessoas viviam no assentamento durante o período Neolítico.
A idade de liquidação é estimada pela datação por radiocarbono para ser em torno de 4700-4500 years aC . Este é um dos maiores assentamentos encontrados na Bósnia, confirmada por materiais encontrados eo número de casas que foram localizados através do método geomagnética.
Illyria e Império Romano
A área de Visoko era habitada pelos Illyirian tribo de Daesitiates . O Império Romano estabeleceu a sua regra em 9 dC e construiu estradas e fortalezas em lugares como Kralupi, Seoca e Mokronozi. Área de Visoko era parte de província romana Ilíria.
Medieval bósnio estado e reino (958-1463)
Visoko é nomeado após o Visoki Castelo e da cidade de Visoki, que ocupou Visocica colina, Podvisoki, Mile (Arnautovici de hoje), e Biskupici Motre – juntamente conhecido como Visoko vale. Visoki e outros lugares históricos no vale Visoko eram o centro inicial do outrora poderoso reino medieval bósnio.
Muitos históricos cartas foram feitas e escrito em Visoko vale, incluindo a carta de primeira bósnio rei Tvrtko eu Kotromanic em 1355, em Castro vocatum Vizoka nostro que também foi a primeira menção direta da cidade de Visoki.
Visoki também era um lugar onde muitos documentos importantes e legislação da Bósnia medieval foram assinados e escritos. A cidade de Visoki teve um papel defensivo na proteção comercial centro Podvisoki (Subvisoki) que foi localizado logo abaixo da cidade e foi um dos primeiros exemplos de os medievais ambientes urbanos na Bósnia. Podvisoki foi muito tempo centro comercial principal na Bósnia medieval.
Vestígios medievais da Igreja em Mile
O Velikog rusaga bosanskog montagem (Big bósnio Rusag) reuniu-se no Mile, onde eu Tvrtko foi coroado em 1377 e, finalmente, enterrado ao lado de seu tio, Stjepan II Kotromanic , o Ban da Bósnia que o precederam.
O Medieval bósnio Arquivo do Estado também foi localizado lá. Mile é hoje conhecida por seus muitos túmulos ornamentados de reis, proibições e outros governantes anteriores.
Por 1340, Mile era o centro da província igreja de Saint Kuzme um Damjan (mencionado pela primeira vez em 1244), e os restos da igreja ainda pode ser visto no site. Ban Kulin de Placa (que data de 1193) foi descoberto em Biskupici, juntamente com os restos de uma outra igreja medieval, túmulos e as fundações de várias outras estruturas contemporâneas.
Motre universidade, fundada em 1175 foi um dos primeiros na Europa , e era conhecido por sua bolsa de estudos em medicina , teologia , cosmogeny e ética , embora por causa de sua ligação com a Igreja bósnio , nada resta de seus arquivos.
Sua existência está documentada apenas por um punhado de referências no arquivos do Vaticano de seu inimigo, a Igreja Católica.
Outros notáveis assentamentos medievais nos arredores incluído Sebinje cidade, cajan cidade em Gracanica – que protegia as estradas entre Visoko e Bobovac – e da cidade de Bedem i Godua.
Domínio otomano (1463-1878)
A área de Visoko foi conquistada pelo Império Otomano em torno de 1463, e é a partir deste período de tempo que a moderna Visoko foi formado. O fundador da cidade de Visoko foi AJAS-beg ( paxá ), que era originalmente de Visoko mas se converteu ao Islã de bogomilismo.
Visoko era um município naquele momento. A partir de 1483, um voivod servido na cabeça do município Visoko, que juntamente com o serdar (comandante militar) era o representante dos militares e da administração.
O principal imã (reisu-l-eimme), que existia em Visoko, cumpriu deveres religiosos e deveres para a sociedade. O tribunal de administração (ou judicial) foi realizada pelo Naib (ou juiz), que recebeu ajuda para trazer decisões por um júri de pessoas respeitadas de Visoko. O Naib efetuada a lei e sua corte de acordo com sheriat.
Durante seu governo, até 1477, AJAS-beg construído hamam , um religioso da escola primária ( Mekteb ), um aqueduto , ponte sobre o rio Bosna , e uma madrassa (escola islâmica), e também fundou Dervish tekke (mosteiro), que é preservada até hoje.
Em um curto período, Visoko desenvolvido no centro administrativo do município e para o coração do comércio e artesanato , bem como o centro da vida cultural e espiritual na região. Visoko até então tinha a aparência de um imbibe islâmico cidade de estilo oriental, com todas as instituições religiosas e culturais.
Regra Austro-Húngaro (1878-1918)
O Vilayet da Bósnia foi ocupado pelo Império Austro-Húngaro , em 1878 (oficialmente anexado em 1908) e apenas pequenos locais milícias mostrou resistência e lutou. Nos primeiros anos do Império Austro-Húngaro regra, Visoko não alterou significativamente e manteve sua aparência de estilo oriental.
Em 1882, Visoko era um assentamento organizado com desenvolvidas comerciais , escritórios , e outras instituições . Aumentando o contato com a cultura ocidental dirigido estilo Visoko de uma forma um pouco diferente, que os edifícios da época foram construídos em Pseudo-Mouros estilo. A mesquita Tabhana foi fundada em Visoko centro e da própria cidade foi expandido para além das margens do Rio Fojnica. A rua principal foi desenvolvido para a cidade de Jalija, localizado no delta do e uma ponte sobre o rio Bosna.
Os primeiros edifícios deste período incluíram a estação de trem de 1882, o edifício do tribunal a partir de 1895, uma igreja com um franciscano ginásio (1899-1900), a prefeitura e uma escola primária de 1910. Todos foram construídas no estilo pseudo-mourisco.
Maior desenvolvimento da cidade foi paralisado por jangija, o grande incêndio em 1911. A área da cidade superior foi completamente queimada, assim todas as casas da rua principal ao lado de Beledija, Shadrvan mesquita ea escola.
Ao todo, 450 casas, lojas e outros pequenos edifícios foram incendiadas. Na primavera de 1912, a reconstrução da cidade começou eo governo decidiu que todas as casas seriam construídas com tijolos e uma telha do telhado em um estilo tradicional bósnio .
Depois que o prefeito reconstruída Visoko, tinha uma mistura única de orientais e ocidentais estilos. Algumas casas deste período estão ainda no antigo bairro da cidade.
Reino da Iugoslávia, NDH e da Segunda Guerra Mundial (1918-1945)
Após a I Guerra Mundial ea derrota da Áustria-Hungria em 1918, Visoko foi incorporada ao novo Reino da Iugoslávia . No novo Estado, a estrutura das casas não mudou nem o que a cidade se desenvolver.
Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial , Visoko foi incluído no recém-formado Alemanha nazista, patrocinado Estado Independente da Croácia aliadas bombardeiros perseguido forças alemãs e NDH e caiu nove bombas na área de Visoko, destruindo alvos estratégicos.
Durante a guerra, a cidade não era uma frente de batalha e não sofreu muitos danos com a guerra em si. No entanto, dos 1.205 soldados da área de Visoko, 142 deles foram mortos durante a guerra.
Visoko foi liberado em 7 de Abril de 1945 pelas brigadas de 7, 9 e 17 de Krajina da décima divisão das forças dos Partisans jugoslavos.
Socialista da Jugoslávia (1945-1992)
Visoko em 1973
Após a Segunda Guerra Mundial , Visoko, como muitas outras cidades da Bósnia , começou a industrialização e mais urbana de expansão.
A partir de 1950, a cidade expandiu-se para as extensas planícies ao longo Bosna e margens Fojnica, que eram utilizadas como fazendas. Por idades, Visoko foi conhecida pela sua indústria de couro de qualidade e com a idade nova de industrialização, a maior empresa de couro na Iugoslávia, KTK, tinha a sua sede em Visoko.
Além da indústria de couro, Visoko era distintivo para suas indústrias têxtil, comércio de metais e alimentos, tornando a cidade um dos maiores exportadores em Socialista da Jugoslávia. Em 1991, tinha 92,5 milhões de Visoko dólares do bem exportado, com 80 milhões de que a partir de indústria KTK de couro.
Devido ao sucesso econômico de Visoko, presidente iugoslavo Josip Broz Tito veio a Visoko para visitar as fábricas e da própria cidade.
Durante este período, a cidade desenvolveu instituições necessárias como uma estação de correios , policiais e de bombeiros , serviços de saúde, hotéis, supermercados , estádios desportivos, e salões. Cultura floresceu com a fundação de um teatro, museu, cinema e biblioteca.
Educação também foi melhorada através da construção de três novas escolas: uma primária Safvet-beg Baagic , duas escolas de ensino médio com um ginásio e centro de escola mista alta, Hazim abanovic. Em 1983 Zlatko Ugljen recebeu Prémio Aga Khan para a Arquitetura de Mesquita Branca de erefudin.
Final de 1980 e início de 1990 foram anos de urbanização apressada e construção de assentamentos inteiros como Lucas, que representa a área mais densamente povoada do Visoko.
Em 1953, andebol Visoko clube, RK Bosna , (anteriormente Vitex) foi fundada e, eventualmente, competiu na primeira Iugoslávia handebol liga. Um clube de futebol chamado Bosna foi criado em 1953 pela fusão de duas existente clubes Jadran (fundada 1923) e Radnicki (fundada 1934). Aero Clube Izet Kurtalic também é um dos clubes de sucesso, que ganhou o ouro numerosos e outras medalhas na Iugoslávia.
Visoko na guerra da Bósnia (1992-1995)
Em 6 de abril de 1992, o estado de emergência foi proclamado, com os sérvios locais já armado e ao redor da cidade. Moradores locais começaram a armar-se ou foram armados pelo Bosniak SDA festa.
Rápida reação da população local impediu a captura da cidade, aproveitando dois locais ANJ quartel finalmente em 26 de Abril, onde recém-formados locais para (território defesa) força capturado a maior parte das armas no quartel, que era um ponto de viragem no início da a guerra na área Visoko.
O PARA então fornecida artilharia apoio aos soldados muçulmanos e em torno de Sarajevo para que foram elogiados por Sefer Halilovic em 24 de junho.
O final de Janeiro embarcou conflito entre croatas bósnios HVO e do Exército da Bósnia e Herzegovina (que suceder TO). Em 27 de Janeiro Visoko e unidades vizinhas impediu o bloqueio de Fojnica .
Em 2 de novembro unidades ARBiH capturar próxima HVO realizada Vares sem perdas. Últimos dias de 1994 trouxe um cessar-fogo entre HVO e formação ARBiH unidos Federação e começar a concentrar a luta na muito melhor armados VRS (Exército da República Srpska).
Em 15 de Junho Visoko foi centro dos preparativos para quebrar o bloqueio em Sarajevo nas proximidades. Como ARBiH foi proibido de se mover através HVO território mantido ( Kiseljak ) este movimento foi realizada diretamente de Visoko, onde as forças sérvias foram fortemente fortificada e há muito tempo (quase quatro anos) com armas melhores. Ação foi, porém, executado, mas sem ganhos significativos, apenas uma parte do território foi liberado, mas ficou Sarajevo sitiada. Esta manobra grande ajudou forças ARBiH fora Sarajevo para capturar toda a várias cidades e vilas.
Finalmente, o acordo de Dayton removidas todas as linhas de frente, que foram os 4 anos perigosamente perto da cidade em si, mas nunca mudou consideravelmente, e apenas as alterações foram feitas por forças de Visoko capturando Zimca próximo e outras montanhas menores, que só impediu cidade cercada que foi realizado.
Visoko em si foi muito danificado, especialmente, recursos econômicos e fábricas foram propositadamente bater, danificados e destruídos. O dano à economia foi cerca de US $ 200 milhões.
Durante quatro anos de guerra unidades de área Visoko perdeu 297 soldados, 600 ficaram feridos e incapacitados. 23 soldados da área de Visoko tem mais alta classificação em ARBiH Zlatni Ljiljan (Golden Lily), e 19 membros da polícia chegou Estrela Polícia de Ouro.
Os civis também sofreram, muitos deles feridos ou mortos, apesar de toda a guerra inteira, Visoko serviu como centro de refúgios em toda a Bósnia e Herzegovina, por ter sido considerado bem defendido por suas unidades, assim Visoko era um centro logístico do Exército da Bósnia e Herzegovina, porque tinha capacidade industrial e um aeródromo improvisado.
Pirâmides bósnias
Visocica é uma colina com vista para a cidade de Visoko. Em outubro de 2005, bósnio nativa e autor Semir Osmanagic afirmou que esta colina e várias colinas circundantes escondido pirâmides.
As investigações científicas do local mostram que não há pirâmide.
Além disso, os cientistas têm criticado as autoridades bósnias para apoiar a afirmação de pirâmide, dizendo: “Este regime é uma farsa cruel de um público inocente e não tem lugar no mundo da ciência genuína “.
Arqueólogos bósnios pediram que o governo cancelar as autorizações dadas a escavação Osmanagic e se concentrar no trabalho na cidade medieval.
Economia
Visoko, que passaram por intensa modernização na era socialista tinha até 1991 uma das exportações mais altos da indústria, considerando tamanho relativo cidade pequena. Dados oficiais jugoslavas de 1991. mostra que Visoko teve mais de 1 milhão de dólares de exportação.
Ela foi organizada em 20 empresas fortes, onde o couro e têxtil indústria organizados em KTK e Vitex que liderou o caminho que é um pouco tradição em Visoko. Juntamente com a indústria de couro, houve civis de construção , agricultura , artesãos e outros.
Guerra da Bósnia deixou grande parte da indústria destruída, onde os danos são estimados em cerca de 400 milhões de km ( marca Convertible ). Ainda assim, mesmo o pesado bombardeio por artilharia e aviões não impediu a indústria de Visoko de produção de bens para o exército ea população civil de Visoko e área.
Guerra deixou danos não apagável para a economia Visoko, mas ela está lentamente reparação. Mais uma vez, o couro ea indústria têxtil são renovados com nova empresa fundador Impedir que investiu mais de 5 milhões de km, que herdou equipe KTK velho e equipamento técnico, com taxa razoável.
Hoje, emprega mais de 1.500 Prevenir trabalhadores e fabrica produtos para exportação, principalmente para Europeu indústria automobilística . É interessante mencionar comida Vispak indústria que recebeu Guinness certificado em 29 de julho de 2005, para fazer o maior pote de café no mundo.
Fonte: en.wikipedia.org
Redes Sociais