PUBLICIDADE
Theatro Municipal do Rio de Janeiro no Rio de Janeiro
Em plena Cinelândia, próximo à Biblioteca Nacional, ao Museu Nacional de Belas Artes e ao Palácio Pedro Ernesto, o Teatro Municipal chama atenção não só por sua concepção arquitetônica como também pela imponência de sua fachada e a beleza de seu interior.
Os materiais nobres empregados em sua construção, como o mármore de Carrara, de veios coloridos, os bronzes e os ônix, os espelhos, o mobiliário, aliados a pinturas e esculturas, fazem deste teatro, cuja capacidade é de 2.200 pessoas, um verdadeiro templo da cultura. E um sucesso turístico tão grande quanto os espetáculos que nele são realizados.
Fonte: www.riotur.rj.gov.br
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro localiza-se na Cinelândia (Praça Marechal Floriano), no centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ), no Brasil.
Construído em princípios do século XX, é um dos mais belos e importantes teatros do país.
História
Theatro Municipal do Rio de Janeiro: cartão postal (c. 1909)
A sua construção representou um dos símbolos do projeto republicano para a então capital do Brasil. À época, o então prefeito Pereira Passos promoveu uma grande modernização do centro da cidade, abrindo-se, a partir de 1903, a Avenida Central (hoje avenida Rio Branco) moldada à imagem dos boulevardes parisienses e ladeada por magníficos exemplares de arquitetura eclética.
Nesse contexto realizou-se um concurso para a construção de um novo teatro, do qual saiu vitorioso o projeto de Francisco de Oliveira Passos (filho do então prefeito, Francisco Pereira Passos), que contou com a colaboração do francês Albert Guilbert, com um desenho inspirado na Ópera de Paris, de Charles Garnier.
O edifício foi iniciado em 1905 sobre um alicerce de mil e seiscentas estacas de madeira fincadas no lençol freático, e inaugurado a 14 de julho de 1909.
No teatro, atualmente, são apresentados majoritariamente programas de dança e de música erudita. Em seus primórdios nele se apresentavam apenas companhias e orquestras estrangeiras – especialmente as italianas e francesas – até que, em 1931, foi criada a Orquestra Sinfônica Municipal do Rio de Janeiro. Entre as personalidades ilustres que lá se apresentaram estão: Arturo Toscanini, Sarah Bernhardt, Bidu Sayão, Eliane Coelho, Heitor Villa-Lobos, Igor Stravinsky, Paul Hindemith, Alexander Brailowsky entre outras. Hoje a casa abriga a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Sinfônica Brasileira.
Características
Theatro Municipal do Rio de Janeiro: aspecto interno.
O interior do teatro é tão luxuoso quanto as fachadas, com esculturas de Henrique Bernardelli e pinturas de Rodolfo Amoedo e Eliseu Visconti, este último responsável pelo majestoso Pano de Boca, pelo friso sobre o proscênio, pelo “plafond” (teto sobre a platéia) e pelas decorações do teto do “foyer”. O restaurante Assirius, no subsolo do teatro, tem a particularidade de ter uma decoração em estilo assírio.
Fonte: pt.wikipedia.org
Redes Sociais