PUBLICIDADE
Nome oficial: República da China (Território da Ilha de Taiwan ou Formosa) (Chunghua Min Kuo)
Forma de governo: República com forma mista de governo
Nacionalidade: Chinesa, Taiuanesa ou Formosina.
Capital: Taipei
Cidades principais: Taipé, Kaohsiung, Taichung, Tainan, Panchiao
Idioma: Mandarim (oficial), chinês dialetal
Principais religiões: Taoísmo, Budismo, Cristianismo
Localização: leste da Ásia, mar da China Oriental
Área: 36.202 km²
Clima: subtropical (N) e tropical (S)
Moeda: novo dólar de Taiwan
Data nacional: 10 de outubro (aniversário da Revolução)
Taiwan – História
Por 1.000 anos, Taiwan foi um remoto posto avançado do império Chinês. Seu isolamento geográfico tornou-a um refúgio para piratas e colonos de outras partes da Ásia.
Embora alguns Chineses da província de Fujian começassem a chegar nos 600s, a primeira colônia considerável de Chineses foi o reino rebelde estabelecido por Cheng Ch’eng-kung (Koxinga) em 1661, desafiando os Manchus. Seu exército, a maioria de Fujian, estendeu-se por duas décadas antes que os Manchus recuperassem o controle em 1683.
Depois de 200 anos de governo Manchu (dinastia Qing), Taiwan foi cedida para o Japão após a derrota da China na Guerra Sino-Japonesa de 1894-1895. Os Japoneses reorganizaram o sistema de posse da terra, desenvolveram uma indústria de exportação de açúcar, e construíram estradas e ferrovias. Começando com a segunda Guerra Sino-Japonesa em 1931, no entanto, o nacionalismo Chinês alimentou uma crescente resistência política.
A derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial trouxe o retorno de Taiwan à China, em 1945. Em 1949, quando as forças Comunistas tomaram o continente, o governo Nacionalista da República da China assumiu o controle da ilha. Desde então, tanto os Nacionalistas e os Comunistas, cada um dos quais se considera o governo legítimo da China, têm considerado
A admissão da República Popular da China nas Nações Unidas em 1971 terminou o status oficial do governo Nacionalista como representante da China nas Nações Unidas. Em 1979, os Estados Unidos reconheceram a República Popular da China como o único governo legítimo da China. Ele o fez com o entendimento de que a reunificação de Taiwan com o continente iria ocorrer sem o uso da força.
Chiang Kai-shek, o primeiro presidente, serviu até sua morte em 1975. Ele foi sucedido por seu filho Chiang Ching-kuo, que atuou como premier de 1975-1978, e como presidente de 1978 até sua morte em 1988. Em 1987, ele terminou quatro décadas de lei marcial, e ele gradualmente reformou o sistema político à conceder mais poder para a maioria de Taiwan. Seu sucessor, Lee Teng-hui, foi o primeiro presidente nativo de Taiwan. Lee, que ganhou as primeiras eleições presidenciais diretas de Taiwan em 1996, seguiu uma imagem independente para Taiwan sem abandonar a política de “uma China”.
As primeiras eleições multipartidárias para assentos no Yuan Legislativo foram realizadas em 1989. Em 1991, nas primeiras eleições gerais para a Assembleia Nacional desde 1948, o poder político deslocou-se para uma nova geração. Menos de 22 por cento dos assentos vencedores tinham nascido no continente.
Em 1992, pela primeira vez, todo o Yuan Legislativo nascera em Taiwan. Uma lei que tornava a discussão sobre a independência de Taiwan ou a defesa do Comunismo uma infração penal foi revogada em 1992.
As eleições presidenciais de 2000, vencidas por Chen Shui-bian do pró-independência Partido Democrático Progressista (DPP), terminaram mais de 50 anos de domínio Nacionalista. Em Dezembro de 2001, com Taiwan em recessão, os Nacionalistas também perderam o controle do Legislativo.
Por insistência de Chen, o legislativo aprovou uma nova lei controversa no final de 2003 permitindo à Taiwan realizar referendos. A China se opôs a esta como um possível primeiro passo em direção à independência.
Em Março de 2004, Chen foi reeleito por uma margem muito pequena. Mais tarde, ele sobreviveu a várias tentativas pelos Nacionalistas da oposição para tirá-lo do cargo.
Nas eleições parlamentares de Janeiro de 2008, o Partido Nacionalista, que defendia a aproximação com a China continental, capturou 72 por cento dos votos.
O DPP venceu apenas 24 por cento. Chen renunciou ao cargo de líder do DPP, após esta derrota. (Mais tarde ele foi condenado por corrupção e condenado à prisão perpétua).
Novas eleições presidenciais foram realizadas em Março de 2008. O candidato Nacionalista Ma Ying-jeou venceu com folga, e as relações tensas de Taiwan com o continente melhoraram.
Taiwan – Perfil
No século XV etnias como os hakka em China, fugiram a Taiwan das perseguições que havia no continente e no século XVII, houve outra imigração proveniente da China.
No século XVI os portugueses a batizaram como “Ilha Formosa”, e depois os holandeses se instalaram em Tainan.
Taiwan pertenceu a China até 1895, em que foi cedida a Japão.
Depois da Segunda Guerra Mundial voltou a incorporar-se a China. Em 1949, o oficial Chang Kai-Chek a converteu em sede do governo nacionalista chino. A partir de então e até sua morte, em 1975, governou a ilha ajudado pelos Estados Unidos. Em 1978 seu filho Chiang Chingkuo, chegou a ser presidente.
O governo unipartidário de Koumintang recebeu crescentes críticas, e Chiang Chingko tentou manter o controle e suavizar os ânimos com as eleições. Em 1988, Chiang morreu e lhe substituiu Lee Teng-hui.
Eventos fundamentais na história registrada de Taiwan, a qual começou há apenas 400 anos, são resumidos na cronologia a seguir.
A consideração destes e de outros eventos tem levado a pontos de vista divergentes internacionalmente a respeito do status de Taiwan como entidade política na arena internacional.
O governo e o povo de Taiwan, contudo, insistem que a ROC é uma nação soberana, independente e diferente da República Popular da China (PRC).
Entre os cidadãos da ROC há diferenças de opinião sobre se é melhor manter este status indefinidamente ou, eventualmente, integrar-se à PRC.
Independentemente, eles compartilham a convicção que o seu futuro deverá basear-se na liberdade, democracia, direitos humanos e no estado de direito, e que apenas eles têm o direito de decidir o seu futuro.
Taiwan é uma ilha que tem para todos os efeitos práticos, independente desde 1950, mas que a China considera como uma região rebelde que deve se reunir com o continente – pela força, se necessário.
China reclama soberania sobre Taiwan desde o fim da guerra civil chinesa em 1949, quando o governo nacionalista derrotado fugiu para a ilha, como os comunistas, sob Mao Tsé-tung, chegou ao poder.
Longa tensão com o continente tem facilitado uma vez que a China-friendly Presidente escritório Ma Ying-jeou tomou em maio de 2008. Em julho de 2009, os líderes da China e Taiwan trocaram mensagens diretas, pela primeira vez em mais de 60 anos, embora em suas funções partidárias respectivas, e não como líderes nacionais.
E em junho de 2010, os dois países assinaram um pacto comercial histórico que foi descrita por alguns analistas como o acordo mais significativo em 60 anos de separação.
Antecessor de Ma, Chen Shui-bian, enfureceu a China com movimentos para a independência formal, e as relações tinham sido severamente tensas.
Apesar do recente degelo, as autoridades de Taiwan se queixam de que Pequim mantém aumentando o número de mísseis de curto alcance com vista a Taiwan.
No passado, a ameaça militar do continente tem sido parcialmente compensado pela relação fundamental entre Taipé e Washington, que é o principal fornecedor de armas para a ilha – um dos maiores compradores mundiais de armas. Pequim regularmente expressa raiva em vendas de armas dos EUA a Taiwan.
Taiwan – Terra
A República da China consiste na ilha de Taiwan, nas ilhas de Quemoy e Matsu, e nas 11 ilhas da cadeia dos Pescadores, que se situam entre Taiwan e o continente.
A ilha de Taiwan fica a 160 km ao largo da costa sudeste da China continental através do Estreito de Taiwan. De longe a maior das ilhas que compõem a República da China, Taiwan tem cerca de 386 km de comprimento e 137 km de largura.
A densa floresta montanhosa de Chungyang corta Taiwan de norte a sul. A leste da serra, as montanhas caem em picos e desfiladeiros para o oceano.
Este litoral espetacular inspirou os exploradores Portuguêses para nomear a ilha de Formosa, que significa “bela”. A oeste da faixa, as montanhas gradualmente dão lugar a uma planície ampla, fértil e bem cultivada, onde a maioria das pessoas vivem.
A temperatura média neste clima subtropical é cerca de 75 °F (23 °C). Junho a Setembro é o período mais chuvoso e mais quente.
Ventos de monções trazem chuvas para o sul durante o verão e para o norte durante o inverno. Além disso, as ilhas são regularmente castigadas por tufões violentos que varrem a partir do Mar da China Meridional no início do outono. Localizada em uma zona de terremotos, Taiwan periodicamente experiencia tremores.
Taiwan tem pequenos depósitos de carvão, gás natural, calcário, mármore, dolomita, e amianto. Os recursos energéticos escassos fizeram a indústria fortemente dependente do petróleo estrangeiro.
Plantas de energia nuclear agora fornecem grande parte da energia elétrica de Taiwan.
Taiwan – Política
O país é composto por uma ilha central e mais numerosas ilhas localizadas a sua volta e nas proximidades da costa com a China, é dividida em 18 condados, 5 municipalidades e 2 municipalidades especiais.
Desde 1949 quando o governo da ROC mudou-se da China continental para Taiwan até o atual, Taiwan enfrentou a luta contra o comunismo e a tentativa de unificar o país sob a liberdade, democracia e prosperidade.
Essa mudança requereu, primeiramente, a implementação de reformas políticas e econômicas, apesar das sérias ameaças que o continente representava para a segurtança nacional.
Em 1996, o governo da ROC elegeu pela primeira vez o presidente e vice-presidente mediante voto popular, a comunidade internacional saudava as reformas democráticas de Taiwan como modelo para os países em desenvolvimento.
Taiwan – Governo
Há mais de 40 anos, o Kuomintang governava através de uma estrutura presidencial estabelecida por uma constituição de 1946. De acordo com essa Constituição, a Assembléia Nacional elegia o presidente para um mandato de seis anos.
Ela também presidia cinco conselhos administrativos, ou yuans: executivo, legislativo, judiciário, exame, e controle.
Os membros eram eleitos para teoricamente esses três órgãos: o Yuan de Controle, que investigava as irregularidades; a Assembléia Nacional, que elegia o presidente; e o Yuan Legislativo, que aprovava as leis.
Porque o governo alega representar todos os da China continental, nenhuma eleição geral ocorreu em Taiwan entre 1948 (quando as últimas eleições foram realizadas na China continental) e 1991, quando os envelhecidos legisladores que representavam a China continental foram forçados a se aposentar.
Entre 1949 e 1990, apesar das eleições especiais que foram realizadas para preencher lugares, a participação na Assembléia Nacional encolheu de 3.045 para 692 quando seus membros idosos morreram.
A assembleia eleita em 1991 revisou a constituição para prever eleições diretas do presidente e do vice-presidente. Formalmente dissolvido em 2000, o órgão foi brevemente reavivado em 2005 para instituir uma medida que exigia que futuras emendas constitucionais fossem decididas por referendo.
Taiwan – Economia
Taiwan tem uma das economias mais dinâmicas do mundo, crescendo mais de 6 por cento ao ano entre 1960 e 1995. Este crescimento é surpreendente, considerando que em 1945, quando o Japão devolveu Taiwan para a China depois da Segunda Guerra Mundial, a ilha tinha só uma indústria, a moagem de cana.
Durante 50 anos, a economia agrícola de Taiwan havia sido orientada para a produção de alimentos e matérias-primas para o Japão.
Uma característica importante do planejamento econômico que os Nacionalistas introduziram em 1953 foi um programa de reforma agrária. Apenas um quarto das terras de Taiwan podia ser usado para o cultivo.
No entanto, os agricultores lá produzem mais arroz do que Taiwan pode consumir, graças aos avanços da biotecnologia, os métodos de cultivo e a mecanização.
As políticas governamentais, combinadas com a ajuda dos Estados Unidos, ajudaram a definir o cenário para o milagre econômico de Taiwan. Em 1966, os Taiwaneses abriram a sua primeira “zona de processamento de exportação” (ZPE). O governo ofereceu incentivos, como dispensas de cinco anos fiscais e a proibição de greves de trabalhadores, que ajudaram a induzir as empresas estrangeiras a construir fábricas dentro dessas ZPEs.
O sucesso inicial de Taiwan no mercado mundial foi baseado na alta produção de trabalho intensivo. Ao final dos 1970s, no entanto, os custos trabalhistas subiram.
E Taiwan enfrentou a séria concorrência em setores como têxteis, plásticos e eletrônicos de consumo. A competição veio de países menos desenvolvidos do que Taiwan, e de nações desenvolvidas que tinham cortado os custos de produção com robôs e outras novas tecnologias.
Em resposta, o governo de Taiwan proveu as empresas de alta tecnologia com incentivos como isenções fiscais, empréstimos a juros baixos, e capital.
Depois de uma proibição de investimentos diretos em Taiwan e do comércio com a China que foi levantado em 2001, a China ultrapassou os Estados Unidos como o principal mercado para as exportações de Taiwan.
Ambas China e Taiwan foram admitidas na Organização Mundial do Comércio no final daquele ano.
O governo também trabalha duro para melhorar o ambiente econômico. Em 1990, ele completou 14 importantes projetos de obras públicas. Eles incluíram duas rodovias norte-sul, novas instalações portuárias, vários projetos de controle de enchentes, e um upgrade do seu sistema de telecomunicações. Em geral, suas políticas de desenvolvimento têm-se centrado na promoção das pequenas e médias empresas, ao invés de conglomerados.
O rápido crescimento industrial de Taiwan levou a sérios problemas ambientais. Poluidores pesados, tais como as petroquímicas e os fabricantes de plásticos, são importantes para a sua base industrial.
A qualidade do ar de Taipei é cerca de três vezes pior do que a de Los Angeles. O território intensamente cultivado de Taiwan contém grandes quantidades de pesticidas e fertilizantes.
O adensamento das pessoas só aumenta o problema. Em 1987, o governo criou uma agência de proteção ambiental para combater a poluição e aumentar a reciclagem.
Desde 2005, a China ultrapassou os Estados Unidos para se tornar a segunda maior fonte das importações de Taiwan após o Japão. A China também é a primeira escolha de Taiwan para o investimento direto.
Em Janeiro de 2010, três acordos entre Taiwan e a China entraram em vigor.
Eles abriram Taiwan para maiores investimentos de empresas financeiras Chinesas e proporcionaram novas oportunidades às empresas financeiras de Taiwan na China.
Em Junho, Taiwan e a China assinaram um pacto que reduziu as barreiras ao comércio entre os dois mercados.
Taiwan – Arte e Cultura
Em Taiwan pode-se ver a arquitetura tradicional china, praticamente em cada canto do país. Se diferencia do gótico das catedrais européias e do estilo dos jardins japoneses, constando, geralmente de uma estrutura de dois ou três andares rodeada por um muro. Um dos melhores exemplos de arquitetura do período da Dinastia Ching é o Jardim da Família Len.
Enquanto a arquitetura religiosa, Taiwan oferece um bom número de templos. A maioria foram erigidos na época da Dinastia Ching (1644-1911). As colunas com diferentes esculturas de dragões entrelaçados, os caibros com relevos, os beirais com as pontas para cima e outros adornos são as características principais.
Entre os templos de Taiwan tem que destacar o Templo de Lung Shan em Taipei, santuário onde se conservam em muito bom estado obras de arte budista e taoístas junto com outras peças de valor histórico.
O Templo de Confucio em Tainan se adapta as descrições arquitetônicas conservados nos textos antigos da Dinastia Chou (1122-1121 a.C.).
Enquanto a arquitetura moderna tem que destacar o conjunto elegido em memória de Chiang Kai-Chek, onde abunda o mármore branco. Se distingue o belo telhado inspirado no Altar Celestial de Beijing. Em câmbio, o edifício elegido em memória de Sun Yat-sen, se inspira na arquitetura dos palácios chinos.
Com capacidade para 3.000 pessoas, a construção alberga 14.000 volumes na biblioteca Sun Yat-sen.
Quanto as costumes populares, de origem chino, tem alcançado força nos últimos anos. Freqüentemente infravaloradas, tem prosperado e desenvolvido, igualmente a literatura, poesia e caligrafia.
Devemos mencionar a atividade dos piões, com uma antigüidade de mais de 400 anos. Os piões chinos giram enrolados numa corda ao redor e tirando dela ao lança-las ao chão.
A escultura de miolo de pão é outra das manifestações populares mais extensas.
Os artesãos amassam com destreza uma massa uniforme até conseguir figurinhas coloridas de grande realismo que se utilizam nos templos durante as principais festividades.
Outra das manifestações populares são o vôo de pipas (inventada segundo os escritos fazem mais de 1.500 anos) e utilização dos nós chineses, um antigo sistema de cálculos.
Taiwan – Localização Geográfica
Taiwan encontra-se no sudoeste de China entre Japão e Filipinas. É uma ilha principalmente montanhosa. A ilha, com uns 377 km de longitude e 142 de largura tem uma superfície total de 36.000 quilômetros quadrados e 1.566 km de costa.
O pico mais alto é o Hsinkao com 3.997 m.
A vertente oriental descende sobre o pacífico rapidamente, enquanto que a ocidental é mais suave e se prolonga por uma planície que chega até a parte meridional do estreito.
A ilha de Taiwan (antiga Formosa) é um estado de fato independente – também chamado de República da China desde 1949.
Situado fora do continente, no entanto, a ilha é de jure uma “província da China” que a República da China atualmente não tem nenhum poder. De fato, um tratado de defesa mútua entre os Estados Unidos e Taiwan, é de Taiwan e as forças dos EUA que garantem a efetiva independência da ilha, enquanto os políticos de Taiwan China ameaça de uma declaração de independência.
Desde a queda do banco de Taiwan no Conselho de Segurança da ONU em 1971, a maioria dos países do mundo reconhece a República Popular da China.
Em princípio, a China quer Taiwan aplicar a fórmula de “um país, dois sistemas” (status de “Região Administrativa Especial”), como Hong Kong e Macau.
A capital administrativa é Taipei é o meu capital oficial é Nanjing (Nanquim).
A ilha 3 km ² 5980 é separada do continente pelo Estreito de Taiwan e é cercado ao norte pelo Mar da China Oriental, no Oceano Pacífico, a leste, a sul pelo Mar da China Meridional.
Taiwan está dividido em 23 condados administrativos: Changhwa, Chiayi Hsien, Shih Chiayi, Hsinchu Hsien, Shih Hsinchu, Hualien, Ilan, Kaohsiung Hsien, Kaohsiung Shih Tzu Keelung, Kinmen, Lienkang, Miaoli, Nantou, Penghu, Pingtung, Taichung Hsien, Taichung Shih, Tainan Hsien, Shih Tainan, Taipei Hsien, Taipei Shih, Titung, Taoyuan Yunlin.
Na verdade, há 16 municípios (hsien, singular e plural), cinco municípios (shih, singular e plural), e dois municípios “especiais” (chuan-shih, singular e plural).
Além da ilha de Taiwan, o país inclui também as ilhas de Penghu (Pescadores) ilhas Quemoy (ou Kinmen Jinmen, em chinês), as ilhas e as ilhas Wuch’iu Hsü Matsu e um total de 88 ilhas, embora conta Taiwan e ilhotas, mais distante 150 km da ilha principal (Taiwan). Esta é também conhecida como Formosa (“La Belle”), que foi dado em 1590 pelos primeiros navegadores portugueses (Ila Formosa).
Na literatura antiga da China, Taiwan foi chamado Penglai, Daiyu, Yuanqiao, Yingzhou, Daoyi, Yizhou e Liuqiu.
Taiwan – Geografia e Clima
A República da China (ROC), amplamente conhecida como Taiwan, é uma nação oceânica de 23 milhões de habitantes. Situada no Pacífico Ocidental entre o Japão e as Filipinas, ela compreende a ilha principal de Taiwan, os arquipélagos de Penghu, Kinmen e Matsu, e várias outras ilhas. A sua área total é de aproximadamente 36.200 km², ou cerca do tamanho dos Países Baixos.
Taiwan propriamente dito, medindo quase 400 km de norte a sul e cerca de 145 km de leste a oeste em seu ponto mais largo, tem mais do que esplendor natural.
Cadeias de montanhas com muitos picos alcançando mais de 3.000 metros ? incluindo o ponto mais alto da Ásia Oriental, a Montanha Jade ? e montes com florestas ocupam mais da metade de sua área.
Outras características geográficas incluem vulcões adormecidos, planícies de aluvião, planícies costeiras, bacias, dunas de areia, formações rochosas fantasticamente esculpidas nas linhas de praia e desfiladeiros de paredes de mármore.
A linha principal é singularmente abençoada no mundo por ter dentro de uma área relativamente pequena uma gama de zonas climáticas que vão de tropicais a temperadas. Isto, em combinação com o seu solo fértil e chuvas abundantes, faz dela um paraíso agrícola, onde virtualmente qualquer tipo de fruta ou verdura pode ser cultivado. Isto também faz da ilha um paraíso de recreação.
No inverno, pode-se esquiar nas gélidas vertentes da Montanha Hehuan no Distrito de Nantou e depois viajar cerca de 200 km ao balsâmico Distrito de Pingtung para curtir a arte do mergulho nos arrecifes de corais ao longo da ponta sul da ilha.
Enquanto isso, as ilhas menores têm as suas próprias características naturais singulares, tais como os pilares de basalto em uma das ilhotas Penghu e as fontes termais oceânicas ao longo da Ilha Verde.
Taiwan – Costumes
O povo de Taiwan é trabalhador e inteligente, gente muito hospitaleira e cortes que brinda toda a sua cultura aos visitantes que vão ao país. Sem embargo, esta cortesia nada tem que ver com a ocidental, já que é sempre de muito ritual.
Os Taiwaneses tem uns costumes muito peculiares: ao cumprimentar-se não costumam beijar-se ou abraçar-se, pois não expressam seus sentimentos em público.
Na atualidade os jovens tem direito a receber gratuitamente ensino primário e secundário. A formação profissional consiste em um programa de três anos que oferece formação especializada nas áreas de agricultura, comércio, economia doméstica, indústria, produtos marinhos, enfermaria e belas artes. Os programas universitários se inspiram nas instituições ocidentais, incluindo as faculdades de direito, medicina e educação.
Taiwan – Flora e Fauna
O rasgo mais característico da agradável paisagem de Taiwan é a cordilheira central que discorre ao largo do eixo norte-sul da ilha.
A ilha pode dividir-se em cinco grandes zonas geográficas: cordilheira central, montanhas vulcânicas, mesetas, planícies e depressões costeiras.
A pesar de seu reduzido tamanho, Taiwan conta com uma grande riqueza e diversidade biológica e geológica. Graças a sua posição e privilegiado clima de tipo tropical, a flora e a fauna da ilha são de grande interesse.
Para quem gosta da observação de aves,Taiwan se descobre como um paraíso (especialmente nos meses de outono, quando as aves migratórias, algumas procedentes de Sibéria, se detêm na sua viaje na ilha).
Taiwan oferece também oportunidades para a observação de borboletas, com mais de 400 espécies diferentes.
Quanto a vida marinha, as variedades são quase infinitas. Por outro lado, não tem que esquecer os belos arrecifes de coral, especialmente nas costas de Kenting.
Os mamíferos tem o seu melhor representantes nos ursos pretos (somente no Parque Nacional Yu Shan habitam cerca de 100 animais desta espécie.
O espectro de zonas climáticas em Taiwan que vão de tropical a temperadas e as topografias contrastantes dotaram a ilha com uma rica diversidade de fora e fauna. Cerca de 70 espécies de mamíferos, 500 espécies de pássaros (40% dos quais residem na ilha o ano todo) mais de 90 espécies de répteis, mais de 30 espécies de anfíbios, quase 2.700 espécies de peixes e 18.000 espécies identificadas de insetos (incluindo cerca de 400 espécies de borboletas) habitam Taiwan.
Abundante vida vegetal em Taiwan inclui 610 espécies de samambaias. 28 espécies de gimnospermas e 3.600 espécies de angiospermas.
Para proteger os ecossistemas nos quais vivem estas plantas e animais, o governo reservou 19,1% da área da nação como parte de um sistema de multicamadas de áreas protegidas totalizando 7 parques nacionais, 19 reservas naturais, 6 reservas florestais, 17 refúgios de vida selvagem e 32 hábitats de vida selvagem.
Talvez a mais famosa espécie taiwanesa de fauna é o salmão de Formosa criado em locais cercados por terra ? Oncorhynchus masou formosanum – o membro mais austral da família Salmonidae.
Acredita-se que este tipo de salmão ficou preso nas águas geladas das montanhas da parte central de Taiwan durante a última Idade do Gelo quando os níveis oceânicos baixaram drasticamente e o salmão já não podia migrar, indo e vindo, da água doce para a água salgada. O excesso de pesca e a poluição têm causado danos ao hábitat natural do salmão, fazendo com que a distribuição e a população deste peixe seja reduzida dramaticamente.
Em 1989, o Conselho de Agricultura relacionou o salmão de Formosa como espécie em extinção, segundo a Lei de Conservação de Vida Selvagem e em 1997 o governo do Distrito de Taichung criou o Refúgio do Salmão de Formosa nas partes superiores do Rio Dajia no Parque Nacional Shei-pa.
Taiwan – Festividades
Dia 10 de outubro, Aniversário da Revolução de 1911 e as festas budistas, muito freqüentes e numerosas.
Entre as principais festividades destacam a Festa da Primavera, que marca o Ano Novo Chino. As famílias realizam sacrifícios das antepassados e se disparam foguetes para espantar os espíritos malignos.
A Festa do Lampião, conhecida como yuan Hsiao, tem lugar duas semanas depois do ano novo.
Começa com um espetáculo de fogos artificiais e alcança seu ponto culminante com uma procissão de lampiões de até três km de longitude. A Festa da Barca do Dragão é outra das festividades mais importantes.
Se celebra no quinto dia do quinto mês da lua, que coincide com o começo do verão. Finalmente temos que destacar a Festa de Meados do Outono que celebra as colheitas.
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.rumbo.com.br/news.bbc.co.uk/Internet Nations/www.tlfq.ulaval.ca/www.beingtao.org
Redes Sociais