Santa Lúcia

História

PUBLICIDADE

Primeiros europeus desembarcaram na ilha em 1492 ou 1502, quer durante a exploração precoce da Espanha do Caribe.

Em 1643 uma expedição francesa sob a direção de Jacques du Parquet, o governador de Martinica, estabeleceu o primeiro assentamento permanente Europeu sobre a ilha.

O Governador De Rousselan assinou um tratado com os locais Carib pessoas em 1660.

Como o Inglês e Holandês em outras ilhas, o francês começou a desenvolver a terra para o cultivo de cana-de-açúcar como uma cultura de commodities em grandes plantações.

Após as Guerra dos Sete Anos entre Grã-Bretanha e da coalizão França-espanhol terminou em derrota francesa, o Tratado de Paris em 10 de fevereiro de 1763 confirmou uma troca de territórios coloniais pelos signatários.

Santa Lúcia

Quando o britânico adquiriu a ilha, plantadores estavam tentando usar o Caribe como trabalhadores. Os britânicos importavam escravos africanos como trabalhadores. Caribe muitos morreram por causa da falta de imunidade a doenças Eurásia, como a varíola eo sarampo. Outros morreram por excesso de trabalho e maus-tratos por parte dos europeus.

Condições Caribe eram duras, e muitos africanos escravos morreu também, exigindo a importação contínua de novos cativos. Os britânicos continuaram a importar escravos até que aboliu o comércio em 1808. Por esse tempo, as pessoas de origem étnica Africano e menos Carib muito ultrapassados os de origem europeia étnica.

Em 21 de fevereiro de 1795, um exército de combatentes da liberdade St. Lucian liderados por Victor Hugues, um ‘molatto’, derrotou um batalhão de tropas britânicas. Para os próximos quatro meses, uma frente unida de escravos recém-libertos e combatentes da liberdade conhecido como o Brigands (também ex-escravos, que instigaram revolta em toda a região) forçado para fora não só o exército britânico, mas cada branco proprietário de escravos da ilha.

Pouco menos de um ano depois, o exército britânico voltou, com tropas muito mais do que os lutadores da liberdade poderia controlar, e, eventualmente, a escravidão imposta novamente até 1807. No entanto quando o controle britânico recuperou da ilha, muitos dos libertados tinha fugido para as florestas tropicais de espessura.

Santa Lúcia continuou a ser contestada por França e Grã-Bretanha até o britânico garantiu que, em 1814, após a sua guerra com os Estados Unidos. Santa Lúcia foi considerada parte da colônia britânica das Ilhas de Barlavento.

Em meados do século XX, que se juntou ao West Indies Federation (1958-1962), quando a colônia foi dissolvida. Em 1967, Santa Lúcia se tornou um dos seis membros da Índias Ocidentais Estados Associados, com autonomia interna. Em 1979, ganhou a independência total em Sir John Compton. Compton, do conservador Partido dos Trabalhadores Unidos (UWP), serviu como primeiro-ministro de 1982 a 1996, depois que ele foi sucedido por Lewis Vaughn.

Kenny Anthony, do Partido Trabalhista foi primeiro-ministro de 1997 a 2006. Em 2006, o UWP, novamente liderada por Compton, ganhou o controle do Parlamento.

Em maio de 2007, depois de Compton sofreu uma série de ministrokes, Finanças e Ministro dos Negócios Estrangeiros Stephenson King tornou-se primeiro-ministro em exercício. Ele sucedeu como primeiro-ministro depois de Compton morreu em setembro de 2007.

Em novembro de 2011, o honroso Kenny Anthony foi reeleito como primeiro-ministro.

Fonte: colegiosaofrancisco.com.br

Santa Lúcia

Santa Lúcia é um país no Caribe.

A capital é Castries.

A principal religião é o Cristianismo.

As principais línguas são o Inglês e o Patuá.

A ilha, com seu belo porto natural de Castries, foi disputada entre a Inglaterra e a França durante o século 17 e início do século 18 (mudando a posse 14 vezes); ela foi finalmente cedida ao Reino Unido em 1814. Mesmo após a abolição da escravidão em suas plantações em 1834, Santa Lúcia manteve-se uma ilha agrícola, dedicada à produção de culturas de commodities tropicais. O auto-governo foi concedido em 1967 e a independência em 1979.

Santa Lucia, uma pequena nação ilha no Mar do Caribe, é uma das Ilhas de Barlavento das Pequenas Antilhas. A Passagem de São Vicente a separa de São Vicente e as Granadinas a sudeste, e o Canal de Santa Lucia a separa da Martinica ao norte. Santa Lucia é considerada uma das ilhas mais virgens e rudemente bonita das Índias Ocidentais. Ela alcançou a independência da Grã-Bretanha em 1979.

População

A maioria das pessoas de Santa Lúcia são descendentes dos escravos trazidos para a ilha pelos colonos Franceses para trabalhar nas plantações de açúcar. A língua oficial é o Inglês, mas muitas pessoas falam um dialeto Francês. Apesar de Santa Lucia ser um país pequeno, vários de seus cidadãos têm alcançado renome internacional, incluindo Sir Arthur Lewis, que recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 1979, e Derek Walcott, que recebeu o Nobel de Literatura em 1992.

Terra e Economia

Santa Lucia é uma ilha vulcânica, com montanhas densamente florestadas que se erguem abruptamente do mar. Tem cerca de 28 milhas (45 km) de comprimento, com uma largura máxima de cerca de 14 milhas (22 km). O clima tropical da ilha é temperado por ventos alísios do nordeste, e as temperaturas médias são cerca de 79 °F (26 °C). A chuva é pesada, a maioria vinda entre Maio e Agosto. Castries, na costa noroeste, é a capital da nação, o maior estabelecimento, e o porto principal. Soufrière, no sudoeste, foi nomeada pelas fontes termais quentes nas proximidades.

A vegetação exuberante, montanhas espetaculares, praias de areia branca e um clima agradável fizeram de Santa Lucia um destino turístico popular. Na verdade, o turismo e outros setores de serviços fornecem cerca de 80 por cento do produto interno bruto da ilha. A construção civil, estimulada pelo crescimento do turismo, é uma importante fonte de empregos.

O rico solo vulcânico é bom para a agricultura. As bananas são o cultivo chefe comercial, mas o coco, cacau, frutas tropicais, especiarias e culturas alimentares diversas também são cultivados. Árvores das encostas das montanhas são usadas para fazer móveis. A pesca e o artesanato também fornecem receitas.

A dependência de longa data do país sobre a banana tornou a economia vulnerável a secas, danos de tempestades tropicais, e a concorrência estrangeira. Para inverter esta tendência, o governo tem incentivado o turismo, os serviços bancários offshore, e a fabricação. Muitos produtos são agora montados para exportação em zonas de livre comércio na ilha, incluindo roupas, componentes eletrônicos, plásticos e bebidas. Fábricas produzem caixas de papelão, suco de limão, coco e produtos, e a ilha tem um terminal de transbordo de petróleo. O primeiro casino de Santa Lucia abriu em Janeiro de 2011.

História

Santa Lucia foi primeiro fundada pelos Índios Caribenhos, e se pensa ter sido visitada por Cristóvão Colombo em 1502. Colonos Franceses cimentaram a sua alegação para a ilha em 1660, quando assinaram um tratado com os Índios Caribe. O controle final de Santa Lucia passou para os Britânicos em 1814.

Em 1967, Santa Lucia tornou-se internamente um auto-governo, com a Grã-Bretanha permanecendo responsável pela sua política externa e defesa. Ela obteve a plena independência em 1979.

St. Lucia é uma monarquia constitucional. O monarca Britânico, representado por um governador-geral, continua a ser o chefe de Estado. Há uma legislatura bicameral. Os membros da câmara alta, ou Senado, são nomeados pelo primeiro-ministro, o líder da oposição, e vários grupos sociais, religiosos e econômicos.

Os membros da câmara baixa, a Casa da Assembleia, são eleitos. Um primeiro-ministro, que é o chefe do maior partido no Legislativo, serve como chefe de governo.

Nas eleições de 1979, o governo do Primeiro-ministro Sir John Compton do conservador Partido dos Trabalhadores Unidos (UWP) foi derrotado pelo Partido Trabalhista de Santa Lucia (SLP), e Allan Louisy se tornou o primeiro-ministro. Ele renunciou depois de uma divisão no partido em 1981; seu sucessor, Winston Cenac, também pediu demissão durante uma greve geral no ano seguinte. Novas eleições gerais devolveram Compton ao poder em 1982, e ele permaneceu no cargo após as eleições de 1987 e de 1992. Ele foi sucedido em 1996 por Vaughan Lewis. Vitórias decisivas pela SLP em 1997 e 2001 fizeram do líder do SLP Kenny Anthony o primeiro-ministro. Compton voltou a ser o primeiro-ministro após uma vitória do UWP nas eleições de 2006. Mais tarde, ele caiu doente, e Stephenson King foi nomeado primeiro-ministro interino em Maio de 2007. Ele foi empossado como primeiro-ministro após a morte de Compton em Setembro do mesmo ano.

Antecedentes

A ilha, com seu belo porto natural de Castries, foi disputada entre a Inglaterra e a França durante o século 17 e início do século 18 (mudando a posse 14 vezes); ela foi finalmente cedida ao Reino Unido em 1814. Mesmo após a abolição da escravidão em suas plantações em 1834, Santa Lúcia manteve-se uma ilha agrícola, dedicada à produção de culturas de commodities tropicais. O auto-governo foi concedido em 1967 e a independência em 1979.

Economia – visão geral

A nação insular tem sido capaz de atrair negócios e investimentos estrangeiros, especialmente em sua operação bancária offshore e turismo, com um aumento do investimento estrangeiro direto em 2006, atribuída à construção de vários projetos de turismo. Embora culturas como banana, manga, abacate e continuar a ser cultivada para exportação, turismo fornece principal fonte Santa Lúcia de renda e da indústria é o maior empregador da ilha. O turismo é a principal fonte de divisas, embora as receitas do setor do turismo diminuiu com a crise econômica mundial como viagens dos EUA e Europa caiu em 2009. O setor industrial é a mais diversificada na área do Caribe Oriental, e que o governo está tentando revitalizar a indústria de banana, embora recentes furacões causaram exportações para contrato. Santa Lúcia é vulnerável a uma série de choques externos, incluindo as receitas do turismo voláteis, desastres naturais, e da dependência do petróleo estrangeiro. A elevada dívida pública e obrigações de serviço da dívida de alta limitar a capacidade do governo de Anthony para responder a choques externos adversos. Os fundamentos economicos permanecem sólidos, embora o desemprego tem de ser reduzido.

Fonte: Internet Nations

Santa Lúcia

Nome completo: Santa Lúcia

População: 176.000 (ONU, 2011)

Capital: Castries

Principais idiomas: inglês (oficial), francês patois

Principal religião: Cristianismo

Expectativa de vida: 72 anos (homens) e 78 anos (mulheres) (ONU)

Unidade monetária: 1 Dólar do Caribe Oriental = 100 centavos

Principais exportações: banana, cacau, roupas, legumes, frutas, óleo de coco

RNB per capita: EUA $ 6.680 (Banco Mundial, 2011)

Domínio da Internet:. Lc

Código de discagem internacional: 1758

O turismo é a principal fonte de renda para Santa Lúcia e da indústria é o maior empregador.

O tropical leste do Caribe ilha possui praias, montanhas, plantas exóticas e do vulcão Qualibou com suas fontes de enxofre em ebulição.

Antes de o afluxo de visitantes, as exportações de banana sustentada St Lucia, especialmente depois de 1964, quando ele parou de produzir cana-de-açúcar.

Junto com outros produtores do Caribe que beneficiou de acesso preferencial aos mercados europeus, em detrimento de produtores da América Latina.

A Organização Mundial do Comércio decidiu que a prática deveria ser extinto.

Culturas como manga e abacate também são cultivadas, mas bananas são a maior fonte de divisas depois do turismo.

A maioria dos Lucians St são os descendentes de escravos africanos, trazidos pelos ingleses no século 19 para trabalhar nas plantações de açúcar.

Apesar de St Lucia é uma ex-colônia britânica, o francês colonizada no século 17. Sua influência se mantém viva no patois falado no país.

Santa Lúcia
Castries, capital de Santa Lúcia

Santa Lúcia
Os Pitons – dois picos de antigos vulcões adormecidos – recurso na bandeira da ilha

Uma cronologia dos principais eventos:

1501 – Santa Lúcia avistado por Cristóvão Colombo.

1635 – Os franceses estabelecer uma colônia em Santa Lúcia.

1660 – O sinal francês uma aliança com o povo Carib indígenas.

1814 – França cede St Lucia à Grã-Bretanha na sequência do Tratado de Paris, a Grã-Bretanha proclama a ilha uma colônia da coroa e traz de escravos africanos para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar.

1834 – A escravidão abolida.

1871-1956 – St Lucia um membro da Leeward Ilhas Federação.

1924 – Santa Lúcia concedeu governo representativo.

1936 – Santa Lúcia dada uma constituição que prevê uma maioria de representantes eleitos do conselho legislativo.

1951 – Santa Lúcia concedeu sufrágio universal.

1958-1962 – St Lucia, um membro da Federação das Índias Ocidentais.

1964 – Santa Lúcia cessa a produção de cana de açúcar.

1967 – Santa Lúcia torna-se totalmente auto-governo nos assuntos internos, com a Grã-Bretanha restante encarregado dos assuntos externos e de defesa.

Independência

Santa Lúcia
John Compton – Pai da nação

Carreira política Sir John Compton durou muitas décadas

País dirigido para a independência.

Serviram como primeiro-ministro várias vezes.

1979 – Santa Lúcia torna-se independente com John Compton, líder do Partido dos Trabalhadores Unidos (UWP) como primeiro-ministro.

1979 – Allan Louisy torna-se primeiro-ministro depois de sua Santa Lúcia do Partido Trabalhista (SLP) vence a eleição geral.

1981 – Louisy renuncia após uma cisão no SLP e é substituído pelo procurador-geral, Winston Cenac.

1982 – John Compton retorna ao poder após sua UWP ganha uma vitória decisiva na eleição geral.

1987 – O UWP ganha uma vitória apertada na eleição geral.

1992 – O UWP vence mais uma eleição geral.

1992 – Derek Walcott, um nativo da capital, Castries, ganha o Prêmio Nobel de literatura.

Prêmio Nobel

Santa Lúcia
Derek Walcott foi premiado com o prêmio Nobel de literatura em 1992

Poeta, dramaturgo, escritor, artista visual.

Plays embutidos na tradição popular.

Poemas comemorar beleza do Caribe.

1993 – Queda no preço das bananas leva a agitação e greves por parte dos agricultores e trabalhadores agrícolas.

1996 – John Compton renuncia e é sucedido por Vaughan Lewis como primeiro-ministro.

Kenny Anthony eleito

1997 – Kenny Anthony torna-se primeiro-ministro depois de sua coalizão liderada SLP ganha maior deslizamento de terra do país já na eleição geral.

De setembro de 2002 – A tempestade tropical Lili destrói cerca de metade da safra de banana. Em alguns lugares as plantações inteiras são exterminadas.

Julho de 2003 – O Parlamento altera Constituição para substituir juramento de fidelidade ao monarca britânico com a promessa de lealdade para com Lucians St.

Novembro de 2003 – Novo Código Penal passou, com cláusulas controversas sobre prisão por espalhar “notícias falsas” e legalização do aborto em algumas circunstâncias.

Julho de 2004 – vulcânicas Twin Peaks – os pitons – são declarados um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Santa Lúcia
Montanhas Piton

De dezembro de 2006 – UWP Sir John Compton ganha eleições gerais.

Abril de 2007 – St Lucia diz que vai restabelecer relações diplomáticas com Taiwan, 10 anos depois rompeu relações em favor da China.

De setembro de 2007 – O primeiro-ministro Sir John Compton morre, é substituído por Stephenson King.

2011 Dezembro – Kenny Anthony torna-se primeiro-ministro depois de sua SLP ganha uma eleição geral.

Fonte: news.bbc.co.uk

Santa Lúcia

Designação oficial: Santa Lúcia

Área: 616Km2

Capital: Castries

População: 138.200

Taxa de Crescimento Demográfico: 1,7%

Esperança Média de Vida: 69 (h), 75 (m)

Línguas: Inglês e Francês

Índice de alfabetização (adultos): 81,5%

Moeda: Dólar das Caraíbas Orientais

Descrição básica

Vulcões extintos.

Paisagens muito bonitas.

Cruzeiros no Porto da capital.

Exportação de bananas.

Secas e furacões frequentes.

Turismo em crescimento.

Independente da Grã-Bretanha em 1979.

Fonte: www.rituais.com

Santa Lúcia

Nome oficial: Santa Lúcia (Saint Lucia).

Nacionalidade: santa-lucense.

Data nacional: 22 de fevereiro (Independência).

Capital:– Castries.

Cidades principais: Castries (60.934) (1998); Vieux Fort (13.791), Soufrière (8.064) (1993).

Idioma: inglês (oficial), francês dialetal.

Religião: cristianismo 98,6% (católicos 79,2%, protestantes 19,4%), outras 1,4% (1995).

Geografia

Localização: leste da América Central, mar do Caribe. 
Hora local:
 -1h. 
Área:
 616,7 km2. 
Clima
: tropical.

População

Total: 150 mil (1998), sendo afro-americanos 90,5%, eurafricanos 5,5%, indianos 3,2%, europeus meridionais 0,8% (1996). 
Densidade:
 246,47 hab./km2. 
População urbana:
 38% (1998). 
População rural:
 62% (1998).
Crescimento demográfico: 
2% ao ano (1998). 
Fecundidade:
 2,3 filhos por mulher (1999). 
Expectativa de vida M/F:
 69 /75 anos (1999). 
Mortalidade infantil:
 18 por mil nascimentos (1998). 
Analfabetismo:
 18% (1995). 
IDH (0-1):
 0,728 (1998).

Política

Forma de governo: Monarquia parlamentarista. 
Divisão administrativa: 10 regiões. 
Principais partidos: 
Trabalhista de Santa Lúcia (SLP), dos Trabalhadores Unidos (UWP).
Legislativo:
 bicameral – Senado, com 11 membros indicados pelo governador-geral; Casa da Assembléia, com 17 membros eleitos por voto direto para mandato de 5 anos. 
Constituição em vigor: 
1979.

Economia

Moeda: dólar do Caribe do Leste. 
PIB: 
US$ 610 milhões (1998). 
PIB agropecuária:
 8% (1998). 
PIB indústria:
 19% (1998). 
PIB serviços:
 73% (1998). 
Crescimento do PIB:
 3% ao ano (1998). 
Renda per capita: 
US$ 3.660 (1998). 
Força de trabalho:
 70 mil (1998). 
Agricultura: 
Principalmente banana, coco, frutas cítricas e cacau. 
Pecuária: 
bovinos, suínos, ovinos. 
Pesca: 
1,3 mil t (1997). 
Mineração: 
cimento e sal. 
Indústria:
 alimentícia, produtos eletrônicos, vestuário, bebidas (cerveja e rum), petroquímica (plástico), papel e derivados. 
Exportações: 
US$ 61 milhões (1997). 
Importações: 
US$ 332 milhões (1997). 
Principais parceiros comerciais:
 EUA, Reino Unido e países-membros do Caricom.

RELAÇÕES EXTERIORES

Organizações: Banco Mundial, Caricom, Comunidade Britânica, FMI, OEA, OMC, ONU.

Fonte: www.portalbrasil.net

Santa Lúcia

A capital Castries é uma das cidades mais formosas do Caribe. Apesar dos quatro incêndios que sofreu, ainda conserva grande número de belas casas de madeira com balcões tipicos de elegantes engradados que lembram a história anscestral da região. A Praça de Colón é o centro principal do lado antigo e nela se alojam os principais edifícios históricos como a Catedral da Imaculada Conceição, de 1897, uma impressionante mostra arquitetônica colonial.

O Forte Charlote é um dos mais impressionantes restos arquitetônicos, localizado em Morne, construído pelos franceses em 1764. No Parque Nacional de Pigeon Island, além das belezas naturais, pode-se ver as ruinas da estação naval do Admiral Rodney e a ilha da Martinica.

Ao sudeste de Soufrière encontram-se mananciais de águas sulfúricas e alguns tanques que produzem um cheiro muito particular. Aqui está um dos passeios mais surpreendentes, a visita ao único vulcão que se pode entrar à noite. Muito perto estão os Picos Pitons, conhecidos como “O Pequeno”, de 916 m e “O Grosso” de 861 m. A selva tropical da zona leste é o berço de grandes extensões de vales e montanhas.

No Islete Gros concentram-se os pescadores que nas noites de sexta-feira saem para realizar trançados e festas com música caribenha. Não muito longe, Soufrière é a parte mais rica da ilha. Rodney Bay é uma lagoa artificial com numerosas lojas comerciais ao redor. Uma das maiores plantações de banana da ilha está em Marquis Estate, onde corre o Rio Marquis, encontrando-se também a mansão do governador francês da época.

Santa Lúcia
Rodney Bay

Santa Lúcia
Jalousie Bay

Santa Lúcia é rodeada de maravilhosas praias de areias brancas e mares de tonalidades verdes e azuis como Anse Chastanet, ao norte de Soufrière; Anse Cochon, no lado caribenho, com areias pretas e acesso somente de barco; Jalousie Bay, ao sul de Soufrière, baia também acessível por meio de embarcação; La Toc Bay, com areias de cor cinza, fica perto do porto de Castries; e a Praia Reduuit, entre Choc Bay e Pigeon Point.

Santa Lúcia
Anse Chastanet

Vieux é a segunda cidade mais importante, onde fica o Aeroporto Internacional de Hewanorra. Na região de Roseau está Narigot Bay, particularmente apreciada pelos afeiçoados em iates.

Santa Lúcia
Mapa de Santa Lúcia

Fonte: www.webatlas.com.br

Santa Lúcia

Nome Oficial: Santa Lúcia

Organização do Estado: Democracia Parlamentar no estilo Westminster

Capital: Castries

Área: 616 km²

Idioma: Inglês (oficial)

Maiores cidades: Castries, Gros Islet, Vieux Fort, Micoud

População: 164.213 habitantes (Est. 2004)

Unidade monetária: East Caribbean dollar

Santa Lúcia é uma ilha localizada entre o mar do Caribe e o Oceano Atlântico norte, ao norte deTrinidad e Tobago. Seu clima é tropical, com temperatura mínima de 20º e máxima de 31º e seu terreno é vulcânico e montanhoso.

Os habitantes primitivos de Santa Lúcia foram índios da tribo Aruaque, expulsos pelos Caraíbas. A ilha foi explorada pela Espanha e depois pela França, tornando-se território britânico em 1814 e uma das Ilhas Winward em 1871. Juntamente com outras Ilhas Winward, Santa Lúcia passou a gerir seus assuntos domésticos em 1967 quando se tornou um dos Estados Associados das Índias Ocidentais.

No dia 22 de fevereiro de 1979 Santa Lúcia conquista sua independência, comemorada em cerimônias que foram boicotadas pelo Partido Trabalhista de Santa Lúcia – SLP, da oposição, que advogava a realização de referendo antes de cortar definitivamente os laços de dependência da Grã-Bretanha. O Partido dos Trabalhadores Unidos – UWP, então no poder, convocou novas eleições e foi derrotado pelo Partido Trabalhista. Contudo, o UWP volta ao poder nas eleições de 1982, 1987 e 1992.

Em 1997, o Partido Trabalhista conquista 16 dos sete assentos no Parlamento e Kenny Anthony torna-se Primeiro-Ministro, cargo que ocupa até o presente.

Em 1999, a decisão da União Européia de extinguir o tratamento preferencial às bananas importadas de suas ex-colônias levou o Governo de Santa Lúcia a tentar diversificar sua produção agrícola. Ademais, a Tormenta Tropical Lili, em 2002, devastou as plantações de banana da ilha.

O Chanceler de Santa Lúcia, Julian Robert Hunte, Ministro dos Assuntos Exteriores, Comércio Internacional e Aviação Civil, ocupou a Presidência da 58ª Sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas e, conseqüentemente, esteve vinculado aos exercícios que levaram à criação da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti – MINUSTAH.

Sistema Político

Poder Executivo

O Chefe de Estado de Santa Lúcia é a Rainha Elizabeth II (desde fevereiro de 1952), representada pelo Governador Geral Dame Pearlette Louisy (desde setembro de 1997). Os Chefes de Governo são o Primeiro Ministro Kenneth Davis Anthony (desde 24 de maio de 1997) e Primeiro Ministro Adjunto Mario Michel (desde 24 de maio de 1997)

Gabinete

Gabinete indicado pelo Governador Geral, sob auxílio do Primeiro Ministro.

Eleições

Não há eleições; a monarquia é hereditária; o Governador Geral é indicado pelo Monarca; após as eleições legislativas, o líder do partido de maioria ou o líder da coalização majoritária é geralmente indicado Primeiro Ministro pelo Governador Geral; O Primeiro Ministro Adjunto é indicado pelo Governador Geral.

Poder Legislativo

Parlamento Bicameral que consiste no Senado (11 assentos; seis membros indicados pelo Primeiro Minismo, três indicados pelo líder da oposição, e dois indicados após consulta com grupos religiosos, econômicos e sociais) e na House of Assembly (17 assentos, membros eleitos por voto popular).

Poder Judiciário

Membro da Eastern Caribbean Supreme Court (Suprema Corte Do Cararibe Oriental), cuja jurisdição se estende a Anguilla, Antígua e Barbuda, Ilhas Virgens, Dominica, Granada, Monserrate, São Cristóvão e Néviz, Santa Lúcia, e São Vicente e Granadinas).

Economia

Indicadores econômicos:

PIB: US$ 866 milhões (Est.2002)
PIB per capita: 
PPC US$ 5,400
Inflação: 
3% (2002)
Desemprego:
 20% (Est. 2003) 
Principais Setores na Composição do Produto Interno Bruto:

Agricultura: 7%
Indústria: 
20%
Serviços: 
73% (Est. 2001)

Exportação

US$ 66 milhões (Est. 2002)

Pauta de exportação: Bananas (41%), vestuário, vegetais, frutas.

Destino: Reino Unido (49.3%), EUA (19.9%), Antigua e Barbuda (5.4%), Dominica (5.2%), Trinidad e Tobago (4.4%) (2004).

Importação

US$ 267 milhões (Est. 2002)

Pauta de importação: Alimentos (23%), bens manufaturados (21%), maquinária e equipamento de transporte (19%), químicos, combustíveis.

Origem: EUA (30%), Trinidad e Tobago (17.5%), Reino Unido (8.5%), Venezuela (8.4%) (2004).

Política Externa

Tradicionalmente, o principal objetivo das relações externas de Santa Lúcia tem sido a busca do desenvolvimento econômico. O Governo tem procurado estabelecer um relacionamento internacional equilibrado, com ênfase na cooperação mútua e desenvolvimento. Procura conduzir sua política externa em função de sua participação na Organização dos Estados do Caribe Ocidental (OECS), da CARICOM e do Mercado Comum do Caribe Ocidental (ECCM).

Relações com o Brasil

O Brasil mantém relações cordiais, ainda que superficiais, praticamente simbólicas com Santa Lúcia. Do lado brasileiro, o diálogo está limitado a solicitações de apoio em votos nos organismos multilaterais e Santa Lúcia, via de regra, acompanha nesses assuntos o consenso dos demais países integrantes da CARICOM.

O setor Consular da Embaixada em Paramaribo recebe cerca de três pedidos de visto por ano e algumas consultas sobre a legalização de documentos.

O intercâmbio comercial entre o Brasil e Santa Lúcia é bastante irregular e praticamente de uma única via. De 2000 a 2003 não houve nenhuma importação brasileira, apesar de que em 2002 as exportações chegaram a quase duzentos e cinqüenta milhões de dólares.

Os principais produtos brasileiros vendidos em Santa Lúcia são materiais cerâmicos, combustíveis minerais e produtos derivados de madeira. Em 2004 foram importados pelo Brasil quase dez milhões de dólares em combustíveis mineirais.

Fonte: www2.mre.gov.br

Santa Lúcia

Capital: Castries.

Religião: Cristianismo 94,5% (católicos 79%, protestantes 15,5%), outras 5,5% (1991).

Localização: leste da América Central.

Características: ilha de origem vulcânica; cadeia de montanhas (de N a S); vales férteis.

Divisão administrativa: 8 regiões.

Moeda (numismática): dólar caribenho oriental.

Ilha vulcânica banhada pelo oceano Atlântico e pelo mar do Caribe, Santa Lúcia é o local de nascimento de dois ganhadores de prêmios Nobel: sir Arthur Lewis (Economia) e Derek Walcott (Literatura).

Suas montanhas, cortadas por vales cobertos de vegetação e rios de água transparente, fornecem belos cenários naturais. Mesmo sujeita a furacões, a ilha baseia sua economia na agricultura, com destaque para a produção de banana.

Também há culturas de coco, manga, fruta-pão e grapefruit. Como alternativa à atividade agrícola, o governo local amplia o turismo…

A espécie papagaio-santa-lucense, cujo nome científico é (Amazona versicolor), foi descrita por Miller, em 1776, e é a ave nacional do país. Não há diferença visual entre ambos os sexos.

Em 1978, a Divisão Florestal do Ministério da Agricultura realizou uma campanha para salvar a espécie que estava ameaçada de extinção. No ano seguinte, o Papagaio de Santa Lúcia foi declarado o pássaro nacional da ilha.

Em 1982, a primeira reprodução em cativeiro do Papagaio de Santa Lúcia obteve sucesso nas Ilhas de Jersey, no Reino Unido. Em 1989, duas aves jovens retornaram à Santa Lúcia e ficaram em exposição no Mini Zoológico da União (Union Mini Zoo).

Fonte: www.sergiosakall.com.br

Santa Lúcia

História

Os primeiros habitantes de Santa Lucia foram os índios Arawak, que foram forçados a deixar a ilha pelos caribes. Explorados pela Espanha e França, Santa Lúcia tornou-se um território britânico em 1814 e uma das Ilhas de Barlavento, em 1871. Com outro Windward Islands, St. Lucia foi concedida regra casa em 1967 como uma das Índias Ocidentais Estados Associados. Em 22 de fevereiro de 1979, St. Lucia conseguiu a independência total em cerimônias boicotadas pela oposição Santa Lúcia do Partido Trabalhista, que tinha defendido um referendo antes de cortar os laços com a Grã-Bretanha. John Compton, chefe do Partido dos Trabalhadores Unidos (UWP), tornou-se primeiro-ministro do país prime. O UWP, então no poder, convocou novas eleições e foi derrotado pelo Santa Lúcia do Partido Trabalhista (SLP). O UWP, com Compton como seu líder, voltou ao poder nas eleições de 1982, 1987 e 1992. Compton renunciou em 1996 e Vaughan Lewis assumiu como primeiro-ministro.

Kenny Anthony tornou-se primeiro-ministro em 1997, quando sua Santa Lúcia do Partido Trabalhista ganhou 16 dos 17 assentos parlamentares.

A decisão de 1999 da União Europeia para acabar com o tratamento preferencial de bananas importadas de ex-colônias levou St. Lucia para tentar diversificar suas culturas agrícolas. Em 2002, a tempestade tropical Lili devastou a safra de banana.

Em 2006, Sir John Compton, muitas vezes chamado de “Pai de Santa Lúcia”, retornou à política cinco anos depois de se aposentar, e sua UWP venceu as eleições. Ele tornou-se primeiro-ministro, mais uma vez, aos 82 anos. Ele morreu em 2007 e foi sucedido por Stephenson King.

Em novembro de 2011, Kenny Anthony tornou-se primeiro-ministro novamente após o St. Lucia Partido Trabalhista ganhou 11 dos 17 lugares no Parlamento.

Anthony anteriormente serviu como primeiro-ministro de 1997 a 2006.

Geografia

Uma das Ilhas de Barlavento do leste do Caribe, Santa Lucia fica ao sul da Martinica. É de origem vulcânica. Uma cadeia de montanhas arborizadas vai de norte a sul e de lhes fluir muitos córregos em vales férteis.

Governo

Democracia parlamentar. Um governador-geral representa a soberana, a rainha Elizabeth II.

Fonte: www.infoplease.com

Santa Lúcia

A ilha de Santa Lúcia situa-se no extremo do arco das pequenas antilhas, próximo da costa da Venezuela, tendo a norte a Martinica (território francês) e, a sul, S. Vicente e Grenadinas.

Apresenta alguns vulcões extintos, em particular os famosos Pitons, dois cones vulcânicos gémeos, emergindo do mar, com cerca de 800 metros de altitude; sendo localizada numa zona tropical, é frequentemente assolada por furacões. É uma das mais luxuriantes e belas ilhas das Caraíbas, com grandes planícies e enseadas abrigadas.

O porto da capital, Castries, é escala regular dos cruzeiros pelo mar das Caraíbas. O país tem um território de 616 km2, com uma população de cerca de 140 000 habitantes.

Os ingleses e franceses lutaram continuadamente pelo domínio da ilha, entre 1674 e 1814, tendo “mudado de mãos” pelo menos 14 vezes. Foi administrada pelo Reino Unido até 1979, data em que se tornou independente, mas subsiste todavia alguma influência francesa.

A cultura tradicional é a da banana.

Fonte: memoriavirtual.net

Santa Lúcia

HISTÓRIA

A ilha foi fundada pelos índios Arawak em torno de 200 dC, mas por 800 dC sua cultura tinha sido substituída por um grupo precoce ameríndia conhecida como os caribes. Os caribes chamado ‘Iouanalao “da ilha e” Hewanorra’, ‘Ilha das Iguanas’ significado.

O primeiro europeu a descobrir Santa Lúcia foi Juan de la Cosa, que tinha ao mesmo tempo serviu como navegador de Colombo (acredita-se que Colombo não pôr os pés em Santa Lúcia, mas simplesmente navegou por perto). O primeiro assentamento europeu foi na década de 1550 pelo corsário François Le Clerc (aka Jambe de Bois, ou perna de madeira).

Por volta de 1600 os holandeses chegaram, estabelecendo uma base fortificada no Vieux Fort. No entanto, duas tentativas de colonos ingleses, em 1605 e 1639, terminou em fracasso, como os caribes residentes obrigou os colonos a fugir.

Em meados do século 17 os franceses chegaram e ‘comprado’ a ilha para a Companhia Francesa das Índias Ocidentais. Rivalidade anglo-francesa para a ilha continuou por mais de um século e meio, com a ilha a mudar de mãos um total de 14 vezes.

Primeiros povoados da ilha foram todos franceses, começando com Soufrière em 1746. Por volta de 1780, 12 assentamentos e um grande número de plantações de açúcar tinha sido estabelecido. Dois anos antes, a britânica lançou seu esforço primeira invasão na “Batalha de Cul de Sac”.

Em 1814, após uma série de batalhas prolongada, a ilha foi finalmente cedida à Grã-Bretanha sob o Tratado de Paris. Auto-governo com Status Estado Associado foi alcançado em 1967 ea independência em 22 de fevereiro de 1979. St Lucia faz parte da Commonwealth.

ECONOMIA

Fatos básicos econômicos

PIB (taxa de câmbio oficial): EUA $ 985M (World Factbook 20.109 est)

Crescimento anual: 0,8% (World Factbook 2010 est)

Inflação: 1,9% 2010 (SLU endereço orçamento de 2011)

Grandes indústrias: turismo, construção, manufatura leve (montagem de roupas, de componentes eletrônicos, bebidas, caixas de papelão ondulado, o processamento de limão, coco de processamento), serviços financeiros.

Produtos agrícolas: banana, coco, legumes, frutas cítricas, tubérculos, cacau, noz-moscada.

Principais parceiros comerciais: Reino Unido, Estados Unidos, Trinidad e Tobago, Barbados

A economia de Santa Lúcia foi tradicionalmente dependente de seu setor agrícola. No entanto, a indústria da banana diminuiu ao longo dos últimos 10-15 anos com a erosão do Africano, das Caraíbas e do Pacífico (ACP acesso) dos países preferencial ao mercado da UE e crescente concorrência dos produtores latino-americanos. Como em outros países Barlavento Banana Island produtores, um grande número de agricultores foram deslocados ao longo deste período.

As exportações de banana caiu para 30.000 toneladas em 2005, de um pico de 132.000 toneladas em 1992.

No entanto, Santa Lúcia continua a ser o principal produtor de banana Windward Island, respondendo por cerca de metade das exportações de banana em Windward yearsars recentes.

Em 2010, após uma severa seca e Furacão Tomas produção de banana caiu cerca de 31% para cerca de 26 mil toneladas. Furacão Tomas também causou assoreamento intenso de terra utilizada para o cultivo.

Nos últimos anos, o turismo substituiu bananas como o principal ganhador de divisas. Além terrestre turismo, Santa Lúcia é um centro de iatismo principal e destino de cruzeiros. A indústria do turismo registou um forte crescimento em 2010, com o número de estadia mais visitantes aumentando em 9,9 por cento, para um recorde de 305.937. atribuível aos aumentos de os EUA, Canadá e mercados alemães. Mercado dos EUA, em especial muito bem realizado, com crescimento de 31 por cento. Chegadas do Reino Unido e do Caribe, segundo e terceiro Santa Lúcia maiores mercados, caíram 6 e 10 por cento, respectivamente (SLU endereço orçamento de 2011).

A atividade da construção abrandou com o trabalho de parar em uma série de desenvolvimentos de novos hotéis citando dificuldades na obtenção de financiamento. No entanto, 2010 viu uma expansão de 20%, impulsionada principalmente por projetos do setor público. Setor de St Lucia, pequena indústria está entre as mais diversificadas do Caribe Oriental, mas é ameaçado pela concorrência de Trinidad, Jamaica e Barbados. Em 2010, a dívida do setor público total foi de 64,8% do PIB. Em um esforço para procurar uma fonte adicional de receita, o St Lucia Ministério das Finanças, em novembro de 2008, estabeleceu uma unidade para examinar propostas de um imposto sobre o valor acrescentado (IVA).

GEOGRAFIA

Santa Lúcia é uma das Ilhas de Barlavento, no Caribe Oriental, 21 quilômetros ao sul da Martinica e 26 quilômetros ao norte de São Vicente.

A ilha é de origem vulcânica e famoso por suas gêmeas “pitons” (agora patrimônio mundial) e as fontes de enxofre em Soufrière. Há 158 km de litoral.

O interior é montanhoso com vegetação densa, incluindo alguns da floresta.

Temperaturas diurnas variam pouco ao longo do ano, variando de 26-30C.

O clima tropical é moderado pelos ventos de nordeste Comércio, particularmente durante os meses mais secos do inverno. A ilha fica no cinturão de furacões e tempestades tropicais e furacões podem ocorrer durante maio a novembro.

Coordenadas geográficas: 13 53 N, 60 68 W.

POLÍTICA

Eleições tiveram lugar em St Lucia em 28 de novembro de 2011. Na sequência de um concurso de perto disputada, que envolveu vários narra em círculos marginais, a Santa Lúcia do Partido Trabalhista (SLP) saiu vitorioso sobre o incumbente Unidos Partido dos Trabalhadores (UWP), vencendo por 11 a 6 cadeiras. O Honorável Dr. Kenny Anthony foi empossado como primeiro-ministro pela terceira vez pelo Governador Geral em 1 de Dezembro de 2011.

Nos últimos anos, Santa Lúcia viu criminalidade violenta escalada, muito do que ligada a um crescente grupo de cultura impulsionada pelo comércio de drogas ilícitas. Em 2010, um número recorde de 48 homicídios foram registrados e, no início de junho de 2011 foram 30 homicídios, dos quais 11 tiros da polícia. O combate à criminalidade é uma alta prioridade para o Governo SLP.

Em fevereiro de 2011, sob o Governo UWP anterior, o Royal St Lucia Polícia (RSLPF) lançou a “Operação Confiança Restore” alvo as comunidades que são mais afetadas pelo crime. . Houve também solicita o retorno da pena de morte para os assassinos condenados.

Santa Lúcia DE HOJE

Área: 620 km ²

População: 165.595 (est Censo 2010)

Capital: Castries

Idiomas: Inglês é a língua oficial e comercial, mas um francês quebrado ou patois (conhecido como Kweyol) também é amplamente falado.

Religião (s): As denominações principais são católicos romanos, (93%), Anglicana, Metodista e Batista. Há também pequenos judeus, hindus e minorias muçulmanas.

Moeda: Dólar do Caribe Oriental (EC $), que é atrelada a EC $ 2,70 a $ 1,00 EUA

Principais partidos políticos: Partido dos Trabalhadores Unidos (UWP), Santa Lúcia do Partido Trabalhista (SLP)

Governo: Uma democracia de estilo Westminster parlamentar. Há duas câmaras, a Casa 17 membro da Assembléia, cujos membros são eleitos para mandatos de cinco anos, e do Senado de 11 membros, cujos membros são nomeados (seis pelo primeiro-ministro, três pelo líder da oposição, por duas do Governador Geral).

Chefe de Estado: Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, representada pelo Governador Geral Dame Pearlette Louisy

Primeiro-ministro: Hon Dr. Kenny Anthony

Ministro das Relações Exteriores: Hon Alva Baptiste

Composição dos grupos / organizações internacionais: ACCT (associado), ACP, C, CARICOM, CDB, GAFIC, CEPAL, FAO, G-77, o BIRD, ICAO, CISL, ICRM, IDA, IFAD, IFC, IFRCS, OIT, FMI, IMO, a Intelsat (usuário nonsignatory), Interpol, IOC, ISO (assinante), ITU, NAM, OAS, OECS, OPANAL, OPAQ, ONU, UNCTAD, UNESCO, UNIDO, UPU, CMT, FSM, OMS, WIPO, WMO, WTrO

SAÚDE

Expectativa de vida: 76,8 anos (2011 est World Factbook)

Taxa de mortalidade infantil (OMS est): 14 mortes por mil nascidos vivos

Fonte: www.fco.gov.uk

Santa Lúcia

Santa Lucia está no mar do Caribe, ao lado do Oceano Atlântico e faz parte das Antilhas Menores. Agora é uma área associada com a beleza natural soberba e, portanto, atrai muitos turistas todos os anos. Uma vez que o comércio de turismo não tem sido em torno de tanto tempo, o que aconteceu antes, em seguida, e como a ilha sobreviver? Vamos dar uma olhada para trás através de Santa Luciahistória, a fim de lançar alguma luz sobre o passado da ilha.

Santa Lucia primeiros habitantes

Os primeiros habitantes foram os Arawaks que mais tarde deu lugar à caribes. Os caribes eram uma tribo muito bem respeitado e foram um adversário terrível, mesmo para os melhores equipados exércitos europeus. Eles eram conhecidos por serem extremamente feroz na batalha e é alegado que canoas de guerra poderia manter 100 homens e ir tão rápido quanto qualquer outro navio de guerra. Eles gradualmente expulsou os Arawaks que eram um grupo muito mais pacífica de pessoas religiosas tribos.

A torção primeiro europeu a Santa Lucia história veio quando a ilha foi descoberta pelos espanhóis durante a sua exploração do Caribe, liderada por Cristóvão Colombo.

A ilha não foi reivindicado pelos espanhóis e os franceses, holandeses e ingleses todos tinham ir em estabelecer algum tipo de controle sobre a ilha.

Os caribes não eram um grupo fácil se livrar.

Colonização Europeia

Os holandeses e britânicos vieram para as ilhas, mas muitos colonos foram mortos por doença e os caribes ferozes. Não foi até 1651 que não havia qualquer acordo real sobre a ilha e isso foi conseguido pelos franceses, que tinham vindo de Martinica. A ilha foi reclamada a Inglaterra em 1664 e que trouxe em 1000 homens para ajudar a defender a ilha. Esta era uma idéia forte, mas a doença acabou com todos, mas 89.

Os franceses e os britânicos discutiam entre si sobre esta ilha e um rentável comércio de açúcar foi desenvolvido. Isto provou ser um bom incentivo para uma luta e batalha de Santa Lucia foi realizado na ilha. St. Lucia história certamente foi dividido entre muitas nações diferentes. O Inglês enviou forças para defender suas plantações e os franceses introduziram a guilhotina. Estava claro que havia para ser tranquilo para nenhum fim a história de Santa Lucia.

O francês cedeu a ilha em 1814 e os escravos foram logo para ser livre. Eles não foram bem tratados após a sua liberdade ea terra era propriedade do britânico.

Os escravos eram deixados com nada de valor real e foram forçados a trabalhar sem remuneração, como parte de um sistema de aprendizagem por três anos inteiros.

Santa Lucia Independência e Desenvolvimento Econômico

A história de Santa Lucia mudou em sua própria direção, em 1924, quando eles foram autorizados seu governo primeiro representante. Depois de muito para lá e para cá, a ilha ganhou o status de estado associado e, assim, ganhou muito mais em termos de independência. Assuntos internos são todos geridos por si, mas a Grã-Bretanha é responsável por todas as questões externas e de defesa. O chefe do Estado é, portanto, a rainha Elizabeth II, como o é para todos os países da Commonwealth.

Santa Lucia parceiros com vizinhos Oeste nações indígenas da Comunidade do Caribe e Mercado Comum (Caricom), o Mercado Comum do Caribe Oriental (ECCM), e da Organização dos Estados do Caribe Oriental (OECS).

Fonte: www.islandflave.com

Santa Lúcia

Santa Lúcia, a Helena do Caribe!

Santa Lúcia, também conhecida como a “Helena de Tróia do Caribe”, já trocou de bandeira e administração entre a França e a Inglaterra 14 vezes! Antes dos franceses aportarem em “suas” novas terras, os indígenas caribes também já haviam expulsado os arawaks, que já habitavam a ilha há mais de 2 mil anos.

Santa Lucia, ou “Saint Lútia” – como na pronúncia local, é uma pequena ilha pertencente às Antilhas, no Caribe. Seu território possui 158 quilômetros de costa, numa região vulcânica e montanhosa.

Esse troca-troca fez de Santa Lúcia uma mescla especial, adicionando ainda neste caldeirão cultural a força e o ritmo dos africanos trazidos para trabalhar nas plantações de cana de açúcar. Embora inglês seja o idioma oficial, o Patois (leia-se “pátoa”), ou “french creole” é falado por 95% da população. No mapa do país cidades e marcos geográficos possuem nomes franceses, pronunciados com sotaque inglês “apatoado”.

A capital e maior cidade da ilha é Castries, seguida por Vieux-Fort ao sul, aonde chegam os principais vôos internacionais. Castries é a sede do governo e econômica do país, recebe os vôos entre ilhas caribenhas e barcos vindos de outras ilhas. Chegamos de ferry-boat, pegamos um táxi direto ao aeroporto para alugar um carro e seguimos para o sul da ilha. Já era tarde, mas tiramos o dia para deslocamentos. No caminho para Soufrière subimos e descemos montanhas, vimos o sol se por entre as árvores da mata tropical e perdemos lindas vistas das baías de Marigot e Canaries. Saberíamos que valeria a pena, amanhã queríamos acordar e estar em mais um desses pedaços de paraíso na terra.

No caminho cruzamos Anse La Raye, uma vila de pescadores conhecida por suas feiras e festas animadas. A rua estava fechada para carros. Famílias, jovens e crianças circulavam animados, muita música e bebida embalava o a noite de domingo. Olhamos em volta e não encontramos nenhum turista, nenhum mulato, muito menos um branco. Por um momento parecia que havíamos nos transportado para a África.

Santa Lúcia
As famosas montanhas Piton, em Soufriere, no sul de Santa Lúcia, no Caribe

Santa Lúcia
A cerveja nacional de Santa Lúcia

Santa Lúcia
Montanhas Piton

A ilha possui uma das paisagens símbolo do Caribe – as Montanhas Piton (Gros Piton e Petit Piton), que em 2004 foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela HUNESCO, e seu entorno se tornou uma Área de Gestão Ambiental.

Santa LúciaSanta Lúcia

Com águas cristalinas, o local é perfeito para esportes aquáticos, tanto sobre as águas, quanto no fundo do mar. Lá é possível alugar desde jet skis à barcos.

Santa LúciaSanta Lúcia

A ilha é conhecida mundialmente como um perfeito destino romântico, e isso se deve, em grante parte, pelas charmosas e românticas instalações de seus hotéis e resorts. É também ponto de parada obrigatória para cruzeiros que passam pelo Caribe.

Santa Lúcia
Baía Marigot

Apesar de a maior parte de seus habitantes (de um total de pouco mais de 160.000) ser descendente de africanos, o que se vê na região é uma mistura de heranças francesas e britânicas, já que a ilha foi colonizada por essas duas nações.

O idioma oficial é o inglês, mas o francês também é falado.

Santa Lucia é um destino que é agradável durante todo o ano, porém, na alta temporada – entre os meses de dezembro e maio, o que não é agradável são os preços cobrados pelos hotéis e restaurantes.

Santa Lúcia
Resot Le Sport

Santa Lúcia
Fim de tarde em Soufriere, no sul de Santa Lúcia, no Caribe

Fonte: www.1000dias.com

Veja também

Pontos Turísticos da Tailândia

PUBLICIDADE Ao olhar detidamente as fotografias dos numeroso folhetos que anunciam e promovem a Tailândia, …

Pontos Turísticos do Tajiquistão

PUBLICIDADE O Tajiquistão é o menor país da Ásia Central e ainda assim tem quase cinco vezes …

Pontos Turísticos do Sri Lanka

PUBLICIDADE Locais Turísticos do Sri Lanka Sri Lanka oferece lugares dignos de serem visitados. Desde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.