PUBLICIDADE
Locais Turísticos do Turcomenistão
Asgabate
A capital de Turkemenistão é Asgabate e se encontra no final do deserto de Karakum.
O fato de estar tão distante de Moscou e tão de Irã e Afeganistão determinou muito de suas influências. Apesar da sedutora imagem de seu nome, “Cidade do Amor” (“ashk” significa “amar”) no muito se mostram excitados com o lugar, pois os turconenistanês não estão muito preocupados com as regiões urbanas.
As ruas são em sua maioria retas e cruzam umas com as outras. A via principal é Makhtumkuli, que mede aproximadamente 7 quilômetros onde se distribuem algumas árvores que definem seu perfil.
A segunda rota em importância é Saparmurada Tudkmenbashi que percorre a cidade de norte a sul. A conjunção destas duas é um importante centro de orientação. A 500 metros se encontram a estação de trem, e muito próximo o Hotel Ashghabat.
Outra rua importante é Azadi, aí se encontra a estátua de Lênin, uma das poucas construções que sobreviveram ao terremoto de 1948 e a única de 56 que existiam antes do colapso do comunismo. Mais ao sul, através do parque e cruzando a rua Schevchenko se encontra as escavações que os arqueólogos vêm realizando para resgatar o Forte de Asgabate.
O Palácio Presidencial está a meio quilômetro ao sudeste na rua Karla Marxa. Uma modesta e moderna edificação alberga à Mesquita de Khezrety Omar, na rua Chekhova.
Uma de suas particularidades são as belas pinturas de seus tetos.
Também se pode visitar o zoológico que se encontra a 2 quilômetros pela zona oeste, e o Botanichesky Sad (jardim botânico), um bom lugar para fazer piquenique.
O orgulho do país é o Natsionalnyy Muzey Istorii e Etnografii (Museu Nacional de História e Etnografia) que apresenta uma coleção de artefatos de Nisa.
Aí se exibem as mostras mais representativas da história de Turkemenistão. Outro lugar que vale a pena visitar é Museu de Artes que tem algumas grandes pinturas soviético-turconenistanesas.
Em contraste com estes dois se encontra o Museu do Tapete (Muzey Kovra) recentemente aberto e que mostra de uma maneira muito original grandes trabalhos em tapeçaria.
A principal atração deste lugar é o maior tapete feito a mão por mulheres, mede 10×18 metros e foi confeccionado para o teatro Bolshoy de Moscou, mas devido a seu enorme peso foi devolvido.
Outros tapetes artísticos e artesanais tradicionais podem ser vistos em Gallery Ensi. Vale a pena mencionar o Hipódromo e o Bazar Tolkuchka como lugares de diversão e compra.
Os Arredores da Capital
Nos arredores de Ashghabat se encontra Nisa, uma histórica cidadela que foi a capital dos Parthianos. Nela se encontra um Palácio Real, alguns templos e centros de atividade comercial.
Também existe muito próximo uma antiga cidade habitada desde o Neolítico que conta com restos arqueológicos muito interessantes e é famosa por sua mesquita, seu nome: Anau.
Firuza é uma pequena cidade que faz fronteira com Turquia e Irã e foi nos tempos da realeza persa uma reserva para a caça.
Agora é um lugar de refúgio para os citadinos que chegam a região para descansar admirando suas montanhas. Outra cidade importante é Bakharden famosa por seu lago de águas termais que alcançam os 36° de temperatura.
O OESTE DO TURKEMENISTÃO
TURKMENBASHI
É uma singular cidade portuária de frente para o Mar Cáspio. Um de seus principais atrativos é o Museu de História Regional, o que foi um antigo Forte Russo. As melhores praias estão a 50 quilômetros ao norte, mas também próximo da cidade se encontram bons litorais para tomar um banho. Um passeio interessante é tomar um bote e ir às Ilhas Águas Vermelhas (Kyzyl-Suv) cruzando a boca da baía.
Aí se encontram pequenas comunidades pesqueiras cujas vidas parecem não haver mudado em séculos. As ilhas são parte da Reserva Estatal de Turkmenbashi, criada para proteger as mais de 280 espécies que convivem neste habitat.
Outro lugar importante é o Museu de História Natural onde se encontram importantes objetos da história do país.
NEBIT DAG
Se trata de uma pequena cidade de tranqüilidade estável, está situada uma paragem desértica e tem uma população de 89.000 habitantes. A cidade tem somente 50 anos e ainda está em processo de crescimento.
Cada vez atrai a mais habitantes pela existência de ouro e petróleo em suas terras.
O LESTE DO TURKEMENISTÃO
Alguns afirmam que esta é a parte mais interessante do país.
SARACHS
A cidade data do século XII e sua prosperidade foi devido a ser vista quase como um oásis nas margens do rio Tejen. Tem uma população de somente 6.000 habitantes e sua atividade principal é a agricultura.
Talvez a única evidência de se esplendor passado é o Museu de Abul Fazi do século XI, a 2 quilômetros do centro da cidade.
MARY
É o centro industrial de Turkemenistão e a segunda cidade maior do país.
Aí se encontra o Museu Regional que possui mostras da cultura e tradições turconenistanesas incluindo objetos cerimoniais de casamentos e tapetes, o Bazar Zelyony (Mercado Verde) e o Tikinsky Bazar instaurado a 4 quilômetros fora da cidade.
MERV
Estendida em 100 quilômetros quadrados, Merv atualmente encerra em si mesma a vida de nada menos de cinco cidades de diferentes períodos históricos. Nela pode-se encontrar as Fortalezas Erk-Kala e Giaur-Kala.
Também estão o apreciado Mausoléu do Sultão Sanjar, a Cidadela do Sultão Kala, o Mausoléu de Muhammad ibn Zeid e a Fortaleza Kyz-Kala.
Segundo a lenda, a cidade foi criada pelo próprio Zoroastro. No entanto o assentamento se tornou definitivo como entreposto da Rota da Seda. Possui um sítio arqueológico com cinco cidades muradas, o Mausoléu do Sultão Sanjar e muitos camelos ao redor.
Merv é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1999 e suas ruínas abrangem 4.000 anos de história. Até o século XI, foi um dos importantes centros de aprendizagem do mundo islâmico. Nos séculos 11 a 12, foi a capital do Grande Império Seljúcida. No século XIII, tinha uma população de mais de 500.000 habitantes e era considerada uma das maiores cidades do mundo na época. Foi destruído pelo Império Mongol em 1221 e, desde então, foi parcialmente reconstruído várias vezes, mas nunca alcançou a sua antiga glória. Hoje em dia, você pode passear pelas ruínas de antigas fortalezas, ruas medievais e até visitar o mausoléu do governante seljúcida, Sultão Sanjar. O território do sítio cobre uma área de 353 ha com uma zona tampão de 883 ha. Caminhando por essas enormes ruínas de tijolos de barro, é difícil imaginar que já foi uma cidade importante na Rota da Seda.
O NORTE DO TURKEMENISTÃO
DASHKHOVUZ
Foi fundada no século XIX como um Forte, esta cidade é de herança soviética, de ruas retas e blocos perfeitamente delineados.
Por aí passa parte da rota de trem, denotando sua importância.
KONYE-URGENCH
É uma cidade antiga de excepcional beleza. Aí se encontra numerosos mausoléus como o Mausoléu de Najm-ed-din Kubra, o mais importante da região, e o Mausoléu do Sultão Ali, o Mausoléu do Sultão Tekesh e o Mausoléu de II-Arsian.
Foi o coração do islã, por um curto período no século XIII, até ser destruída pelos exércitos de Gengis Khan.
Ganhou novamente glória no século XIV, mas foi novamente arrasada por Timur. Possui construções antigas, sendo os melhores exemplares, o Mausoléu Najm-ed-din Kubra, o Mausoléu Torebeg Khanym e o Minarete Kutlug Temir, com 67m de altura.
OUTROS PONTOS TURÍSTICOS DO PAÍS
Outras regiões importantes para conhecer são de Tagtabazar, encravada na rocha e unida por passadiços; a Reserva do Deserto Repetek e a Reserva Kugitang que inclusive tem pegadas de dinossauros.
Principais lugares para visitar no Turcomenistão
Asgabate – Capital monumental cheia de mármore e arquitetura dourada
Asgabate é a capital do Turcomenistão e é um dos lugares mais interessantes que você pode visitar!
Você sabia que Asgabate detém o recorde do Guinness de maior densidade de edifícios revestidos de mármore branco do mundo?
A cidade também detém o recorde de maior número de piscinas com fontes em espaço público e muitas outras curiosidades. Existem várias opções para um passeio de um dia saindo de Asgabate, como visitar as antigas ruínas da Velha Nisa ou visitar uma fazenda de cavalos com a famosa raça de cavalos Akhal Teke.
Darvaza
Um dos destaques turísticos mais incomuns em todo o mundo é esta cratera de gás em chamas, também conhecida como “Portão do Inferno”. Darvaza, do turcomano, significa Portão, e as chamas da enorme cratera no meio do deserto evocam a imaginação tanto dos viajantes quanto dos habitantes locais. A história por trás desta cratera misteriosa é extremamente simples, já que em 1971 geólogos soviéticos estavam perfurando em busca de gás no local de uma caverna. A caverna desabou, liberando o gás. Ninguém ficou ferido; porém, com medo de ser envenenado, o gás foi incendiado propositalmente. Não há registros precisos do evento, mas o fato é que esta caverna de gás está em chamas desde então. O diâmetro da cratera é de 69 metros e a profundidade é de 30.
É possível contorná-la e, desde 2018, existe até uma cerca instalada para segurança dos viajantes. Você pode visitar este local incrível no deserto de Karakum, e é impressionante passar a noite e vê-lo à noite. Em 2013, houve outro recorde do Guinness estabelecido pelo primeiro homem a chegar ao fundo da cratera de gás. Isso fazia parte da série Die Trying do National Geographic Channel, mas como o nome do programa diz, é melhor você não tentar cair, a menos que também queira estabelecer um recorde mundial.
YangyKala
Os impressionantes desfiladeiros de Yangykala formaram-se há 5,5 milhões de anos e estas incríveis paisagens calcárias foram formadas pelos rios e ventos do deserto de Karakum. Há cerca de 15 milhões de anos, esta área era uma região costeira do antigo oceano/mar de Paratethys. É um dos destaques do país, mas não são muitos os turistas que vão até lá, por isso, se decidir explorar estas partes do país, é muito provável que tenha tudo para si. Você pode alcançá-lo de Balkanabat ou Turkmenbashi, já que de ambas as cidades a distância é de cerca de 160 km.
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.rumbo.com.br/kalpak-travel.com
Redes Sociais