PUBLICIDADE
A mais bela praça de Berlim é o coração da cidade e ficou na divisa entre os lados oriental e ocidental. Lá estão alguns dos maiores cartões postais da cidade: o portão de Brandenburgo, com os ursos representando a unidade das nações, o Parlamento e a rua Unter den Linen, que leva a uma outra praça fabulosa, a Babel Platz.
Lá estão prédios históricos como a ópera (Deutsche Staatoper), a Universidade Humboldt, onde estudaram Marx, Einstein e os irmãos Grimm, e o Neue Wache, monumento construído em homenagem aos heróis da Primeira Guerra. Mais adiante, está a rua Friedrichstrasse.
Aqui, além de muitas lojas, está o Checkpoint Charlie, ponto de passagem mais famoso entre os lados oriental e ocidental, que registrou 239 mortes. Hoje é um museu que conta a história do muro.
Fonte: www.pernambuco.com
Pariser Platz
Pariser Platz é uma praça no centro de Berlim, Alemanha, situado junto ao Portão de Brandemburgo, no final da Avenida Unter den Linden. A praça recebeu o nome do francês capital de Paris em honra dos anti-Napoleão Aliados ocupação de Paris em 1814 , e é um dos principais pontos focais da cidade.
História
O Portão de Brandemburgo, em 1871, com decorações e vitoriosos prussianos tropas após a Guerra Franco-Prussiana.
Pariser Platz é o quadrado imediatamente atrás do Portão de Brandemburgo ao aproximar-se do centro de Berlim a partir do Tiergarten , a oeste. O neo-clássico Portão de Brandemburgo foi concluída no início dos anos 1790 por Carl Gotthard Langhans.
Até 1814, o quadrado era conhecido simplesmente como Quarré ou Viereck (a Square). Em março de 1814, quando as tropas prussianas, juntamente com os outros Aliados capturaram Paris após a derrubada de Napoleão, foi rebatizado Pariser Platz para marcar este triunfo.
O Portão de Brandemburgo foi o principal portão no lado ocidental do Muro Customs que cercava a cidade no século XVIII, e a Pariser Platz é no extremo oeste da avenida Unter den Linden , o eixo cerimonial da cidade, até que as tropas vitoriosas de todos os regimes dos Hohenzollern à República Democrática Alemã ter marchado em triunfo.
Antes da Segunda Guerra Mundial , Pariser Platz era a praça mais grandiosa em Berlim, ladeado pelos norte-americanos e franceses embaixadas , o melhor hotel (o Adlon Hotel ), a Academia das Artes , e vários blocos de apartamentos e escritórios.
Durante os últimos anos da II Guerra Mundial, todos os prédios ao redor da praça foram transformados a escombros por ataques aéreos e pesado bombardeio de artilharia. A única estrutura de pé esquerdo, nas ruínas da Pariser Platz foi o Brandenburg Gate, que foi restaurado pelos governos de Berlim Oriental e Berlim Ocidental.
Depois da guerra, e, especialmente, com a construção do Muro de Berlim , a praça foi devastada e tornou-se parte da zona da morte dividindo a cidade.
Quando a cidade foi reunificada em 1990, houve um amplo consenso de que a Pariser Platz deve ser feita em um espaço urbano bem novamente. As embaixadas iria voltar, o hotel e arts academy seria reintegrado, e empresas de prestígio seriam encorajados a construir em volta da praça.
Segundo as regras da reconstrução, beirais alturas tinha que ser de 22 metros, e edifícios tinha que ter uma terminação adequada contra o céu. Pedra revestimento estava a ser utilizado, tanto quanto possível. Interpretações dessas restrições, no entanto, têm variado em grande medida.
Pariser Platz em junho de 1945
Pariser Platz em 1982
Pariser Platz em 1995
Pariser Platz com o novo Hotel Adlon
A nova Embaixada da França para a Alemanha
Pariser Platz em janeiro de 2009
Transportes
Perto da praça está localizada a Brandenburger Tor estação de metrô que é servido pelo Berlim S-Bahn S1 linha, e é o término temporário da U55 U-Bahn linha. A estação de S-Bahn foi inaugurado em 1936 com o nome de Unter den Linden e foi fechada em 1961, com a construção do Muro de Berlim , tornando-se um dos de Berlim estações fantasma . Reabriu em 1 de setembro de 1990.
A praça em si é fechado ao tráfego automóvel, mas é servida por linhas de ônibus locais nas proximidades.
Panorama da Pariser Platz
Referências
Em Pariser Platz – concepção e construção de praça da cidade em Berlim, na Alemanha , por Anne Vyne, em The Architectural Review , No. 1, de 1999.
Fonte: en.wikipedia.org
Redes Sociais