Museu do Louvre

Uma das maravilhas do mundo das artes

PUBLICIDADE

Um passeio pelo Museu do Louvre é parada obrigatória de quem vai à Paris. É um recanto que agrada tanto aos amantes da arte como às pessoas comuns que, depois de um dia passeando pelo museu torna-se um apaixonado por arte.

Museu do Louvre

O museu é grandioso e une o antigo ao moderno e contemporâneo. Ao começar pela sua entrada pela Pirâmide com 21 metros de altura e 200 toneladas de vidro e vigas. Existe um robô, preparado para este fim, que se encarrega de efetuar a limpeza da pirâmide semanalmente. O prédio foi construído entre 1852 e 1857, durante Napoleão III, sendo de 1871 a 1989 o Ministério da Fazenda.

Quando se chega ao museu logo na entrada é fornecido um mapa (existe em várias línguas) para nos direcionarmos dentro do museu. Os visitantes podem seguir por três direções: Sully, Richelieu e Denon.

Estas três regiões correspondem as três alas do edifício e levam os nomes de três grandes funcionários do estado: Sully (ministro da fazenda de Henry IV), Richelieu (ministro de Luis XIII) e Denon (primeiro ministro do museu central de arte durante Napoleão I.

Existem também 04 níveis ( subterrâneo e do primeiro ao terceiro andar) e o mapa contém as sessões dentro do museu divididas em Antiguidades Orientais, Egípcias , Gregas, Romanas, esculturas e Louvre medieval.

A construção do Louvre data de oitocentos anos e, antes que se convertesse a um dos Museus do Mundo foi uma fortaleza, palácio dos Reis da França (que depois se mudaram para o palácio de Versalles).

Foi construído pelo rei CharlesV (rei da França em 1364 – 1380) para ser uma fortaleza medieval..Podemos verificar no subsolo as ruínas do castelo assim como um mapa de como era o mapa e arquitetura .

Museu do Louvre

As galerias que expõe as pinturas são as mais visitadas na direção Denon, principalmente por conter obras de pintores célebres no mundo das artes.

Uma das obras de maior destaque é a pintura de Leonardo da Vinci (1452 -1519)

Museu do Louvre
La Gioconda retrato de Mona Lisa.

Milhares de visitantes passam todos os dias e não conseguem deixar de admirar o quadro tão enigmático, onde a protagonista possue em seus lábios aquele famoso sorriso de indefinível tristeza onde temos a impressão que sua expressão muda constantemente.

A modelo ficou muito tempo no mais absoluto mistério, porém , atualmente acredita-se que se trata de Lisa Gherardini, proveniente de uma família rica de mercadores e era casada com Francesco Giocondo.

Em um dia , com um bom planejamento você poderá conhecer as principais obras do museu. O endereço oficial do museu do Louvre é www.louvre.fr/ , onde você poderá fazer uma visita virtual em francês, inglês ou espanhol e poderá também adquirir ingressos para entrada no museu antecipadamente,assim como consultar o mapa do museu e a fotografia de algumas obras.

Fonte: www.revistaturismo.com.br

Museu do Louvre

O Louvre e a Mona lisa

O museu do Louvre é parada obrigatória para os turistas que visitam Paris, no entanto poucos sabem que o museu que abriga uma das maiores coleções de obras de arte do mundo foi durante sete séculos a residência de reis e imperadores da França.

Uma das principais atrações do Louvre, o quadro “mona lisa” ou “La Joconde”, como é conhecido pelos franceses, está exposto na “salle des Etats” que reabriu suas portas ao público em abril de 2005 após 4 anos de reformas.

A “salle des Etats” – agora com 840 metros quadrados – foi inteiramente renovada pelo arquiteto Lorenzo Piqueras e passa a abrigar a “mona lisa” de Leonardo da Vinci e “As Bodas de Canãa” de Véronèse, a maior tela do Louvre com 6,77 metros x 9,94 metros.

Os dois quadros são exibidos frente a frente nos dois extremos da sala, onde também estão expostos cerca de 50 quadros de pintores da escola veneziana do século XVI, como Tiziano, Tintoretto e Bassano.

A renovação da “salle des Etats” – estimada em 3,5 milhões de dólares – e realizada entre 2001 e 2005 foi possível graças ao apoio da empresa japonesa Nippon Television Network Corporation.

A reforma permite que os visitantes do Louvre apreciem as obras com mais conforto, segurança e melhor iluminação. Durante o dia, a sala é iluminada pela luz natural zenital e a iluminação complementar para os dois principais quadros da sala é ativada à medida em que a luz do dia diminui.

Situada no primeiro andar da ala Denon entre o pavilhão Denon e a Grande Galeria, a “salle des Etats” foi construída pelo arquiteto Hector Lefuel entre 1855 e 1857, pois Napoleão III, tendo restabelecido o império desejava convocar as Câmaras em sua residência.

Museu do Louvre
A Mona lisa na sua nova sala no Louvre

Ela foi inaugurada em 1857 e serviu de sala de abertura de sessões legislativas até 1870. Em 1886, ela passou a abrigar pinturas francesas do século XIX. Em 1950 a sala foi completamente remodelada e a “mona lisa” ocupou seu espaço.

Cerca de 80% dos visitantes vão ao Louvre para ver a “mona lisa” e as esculturas “Vênus de Milo” e “Vitória de Samotracia”. A “mona lisa” é visitada a cada ano por aproximadamente seis milhões de pessoas, número que não para de aumentar em parte graças às romarias suscitadas pelo livro “O Código da Vinci” de Dan Brown.

Outro quadro citado no livro de Brown, “A virgem dos Rochedos” (La vierge aux rochers) de Leonardo da Vinci, também atrai a atenção dos visitantes.

Fonte: www.fernandalevy.com

Veja também

Pontos Turísticos da Tailândia

PUBLICIDADE Ao olhar detidamente as fotografias dos numeroso folhetos que anunciam e promovem a Tailândia, …

Pontos Turísticos do Tajiquistão

PUBLICIDADE O Tajiquistão é o menor país da Ásia Central e ainda assim tem quase cinco vezes …

Pontos Turísticos do Sri Lanka

PUBLICIDADE Locais Turísticos do Sri Lanka Sri Lanka oferece lugares dignos de serem visitados. Desde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.