PUBLICIDADE
Recursos de interatividade e tecnologia para apresentar os conteúdos são os diferenciais do museu mais freqüentado do Brasil. O acervo é exposto de forma inovadora e inusitada. A visitação é feita de cima para baixo.
No auditório do terceiro andar o visitante assiste a um vídeo de 10 minutos sobre o surgimento da língua portuguesa. Depois passa para a Praça da Língua, onde um audiovisual, com textos projetados por toda a sala, ilustra a riqueza do idioma falado no Brasil.
No segundo andar uma galeria exibe uma tela de 106 metros com projeções simultâneas de filmes sobre o uso cotidiano do português. Totens (esta seção que leva o nome de Palavras Cruzadas) explicam as várias influências de outras línguas e povos na formação do idioma.
Uma linha do tempo que mostra a história da língua e uma sala (Beco das Palavras) com jogo eletrônico didático sobre a origem e o significado das palavras encantam pelos recursos interativos. Completa este andar uma exposição de painéis que mostram a história do prédio que abriga o museu e a Estação da Luz.
Por fim, o primeiro andar possui um espaço para exposições temporárias. A inauguração homenageou “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa. Já houve também exposições sobre Clarice Lispector e Gilberto Freyre. A partir de junho será a vez do escritor Machado de Assis.
Os elevadores do museu também compõem o espaço expositivo, pois dão visão panorâmica para a Árvore da Palavra, uma escultura de 16 metros criada pelo artista Rafic Farah, e ainda têm um áudio que repete um mantra composto por Arnaldo Antunes.
Serviço
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Endereço: Praça da Luz, s/n – Centro (Estação Luz do Metrô e da CPTM)
Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h. Última terça-feira do mês até 22h.
Preço: R$ 4 (inteira). Grátis para crianças até 10 anos e idosos. Aos sábados a visitação é gratuita.
Telefone: (11) 3326-0775
www.museudalinguaportuguesa.org.br
museu@museudalinguaportuguesa.org.br
Renato Caetano
Fonte: www.cidadedesaopaulo.com
Museu da Língua Portuguesa
O Museu da Língua Portuguesa é um museu interativo na cidade de São Paulo . Ele está localizado no edifício histórico de uma antiga estação ferroviária, a Estação da Luz , no Bairro da Luz.
Ele foi concebido pelo Ministério da Cultura da Fundação São Paulo, juntamente com Roberto Marinho e um custo total de cerca de 37 milhões de reais (14,5 milhões de euros ).
O objetivo central do museu é criar um espaço vivo e interativo sobre o idioma Português, considerada a base da cultura brasileira, sempre que possível, os visitantes de surpresa com formas inusitadas e muitas vezes desconhecida até mesmo por si Lusófona . Segundo os organizadores do museu, está à procura de pessoas para ter acesso a novos conhecimentos e percepções, intenso e agradável.
O público a que se destina é o cidadão médio. Quem quiser aprender um pouco mais sobre as origens, a história ea evolução contínua da língua Português, independentemente da sua origem ou classe social, desfrutar do Museu.
O museu
Embora a palavra museu pode envolver, por vezes, a idéia de algo rústico e antigo, a propriedade tem um caráter inovador e predominantemente virtual. Ele combina arte , tecnologia e interatividade, contudo, continua a ser negligenciado os visitantes, que está localizado em um sítio histórico.
Tem as mais diversas exposições, que através de objetos, vídeos, sons e imagens projetadas em grandes telas vários aspectos da língua Português abordados, visto a partir do ponto de vista do património cultural dos povos da Lusofonia.
O museu ocupa três andares da Estação da Luz, com uma área total de 4.333 m. Criação do arquiteto brasileiro Rafic Farah , na entrada há uma placa com a inscrição Árvore da Língua referindo-se a uma escultura de três histórias que têm contornos de objetos, como folhas e raízes no são as palavras que deram origem às Português.
A árvore pode ser visto em sua totalidade quando o visitante usa as paredes transparentes levante que dá acesso aos outros andares. O diretor do museu é Antonio Carlos Sartini.
Eixos Língua
O museu tem como objetivo analisar a linguagem Português com base em alguns pontos principais:
Antiguidade: O idioma é estudado em seus aspectos históricos, desde as suas origens latinas para a sua chegada no Brasil.
Arte: Os vários usos literários, musicais e poéticos da linguagem são apresentados.
Miscigenação: Fontes culturais e linguísticas diversas que enriqueceram a língua são discutidas.
Universalidade Nós mostramos como a linguagem é usada em diferentes partes do mundo. É oficial em oito países, falada nos cinco continentes e tem cerca de 200 milhões de falantes nativos.
Estação da Luz , que está situado o edifício do Museu da Língua Portuguesa.
Fonte: es.wikipedia.org
Redes Sociais