PUBLICIDADE
Este país pouco conhecido é verdadeiramente uma terra de “descobertas únicas da África Ocidental” – uma aventura extremamente atraente para exploradores ativos ao ar livre e viajantes que procuram os seus incríveis e únicos desportos aquáticos e experiências na natureza.
Pontos turísticos
Monte Nimba
Amarre suas botas de caminhada e visite o Monte Nimba para ter vistas incríveis de três países da África Ocidental que serão difíceis de superar.
Mantenha os olhos abertos para uma incrível variedade de vida selvagem e pássaros, bem como mais de 100 espécies de orquídeas e o rabo de andorinha gigante africano, a maior borboleta da África, que encontram santuário neste rico habitat de floresta tropical.
Além desta experiência gratificante ao ar livre, há uma oportunidade de aprender sobre a fascinante história da mineração da região. Na década de 60, trabalhadores suecos da Liberian American Mining Company, LAMCO, pavimentaram a trilha na montanha. Restos de suas atividades permanecem e estão sendo engolidos pela floresta tropical circundante. Ainda assim, a trilha oferece excelentes oportunidades para ciclistas, caminhantes e motoristas explorarem as falésias e a rica biodiversidade desta parte da Reserva Natural de East Nimba.
Ao começar a subir até o cume, você será recompensado com vistas incríveis, às vezes envoltas em névoas que envolvem a montanha.
Duas estradas pavimentadas que sobem a montanha foram construídas na década de 60 pela Liberian American Mining Company, LAMCO. Na subida, você passará por um portão da Autoridade de Desenvolvimento Florestal, onde pagará uma taxa de visitação. À medida que você sobe até o cume, a paisagem do Monte Nimba muda drasticamente de floresta para savana e depois para a escadaria verde e enevoada da antiga mina. A estrada principal que leva ao parque levará você ao Lago Azul, uma antiga mina agora convertida em lago. A partir do Lago Azul, os caminhantes podem fazer uma caminhada guiada pela trilha da tríplice fronteira que leva a um mirante deslumbrante dos três países vizinhos.
O Monte Nimba fica no condado de Nimba e fica a cerca de 4-5 horas de carro de Monróvia, principalmente em estradas pavimentadas (de Monróvia a Ganta).
Sanniquellie e Yekepa servem como locais convenientes para ficar e acessar a Reserva Natural East Nimba. Peça ajuda à sua pousada ou hotel para organizar um guia para caminhadas diurnas na reserva.
Cachoeira Kpatawee
Visite a Cachoeira Kpatawee e refresque-se em suas refrescantes águas em cascata – sua recompensa por uma caminhada rápida de uma hora até a segunda das duas cachoeiras; o primeiro é de fácil acesso pela estrada.
A apenas três horas de carro de Monróvia, as Cataratas Kpatawee são um local favorito para nadar e fazer piqueniques para os habitantes locais, embora permaneçam intocadas e desertas.
Escale as pedras pretas ao som das águas correntes, entrando e saindo da água fria ao longo do caminho – uma aventura épica que você não esquecerá tão cedo.
O novo Kpatawee Waterfalls Ecolodge ecológico oferece cabanas rústicas e charmosas com telhado de palha, eletricidade movida a energia solar e água corrente. O ecolodge oferece 11 cabanas aconchegantes, cada uma com banheiro com chuveiro e toalete. Para quem busca uma experiência mais aventureira, o ecolodge também conta com 28 barracas e plataformas de barracas disponíveis para campistas.
Os visitantes diurnos, bem como os hóspedes do Kpatawee Waterfall Ecolodge, podem explorar a exuberante floresta tropical em uma das caminhadas guiadas diárias ou brincar nas cachoeiras e piscinas naturais.
As Cachoeiras Kpatawee têm um salva-vidas de plantão e também uma rede de vôlei para quem deseja iniciar um jogo. À noite, os hóspedes do ecolodge podem terminar o dia reunidos em torno de uma fogueira.
O ecolodge possui um restaurante de serviço completo que serve deliciosas refeições confeccionadas com ingredientes cultivados localmente.
As Cachoeiras Kpatawee ficam a apenas 30 minutos de carro de Gbarnga, capital do condado de Bong, ou a cerca de três horas de carro de Monróvia e do Aeroporto Internacional Roberts.
Parque Nacional do Sapo
Visite o Parque Nacional do Sapo e passeie sob as árvores centenárias, em cujos ramos mais de sete espécies diferentes de primatas, como o ameaçado macaco Diana, o Colobus Vermelho da Alta Guiné e o Chimpanzé Ocidental, encontram santuário.
Você vai ouvi-los, antes de vê-los – sua conversa se somando à sinfonia Sapo de pássaros e insetos que irá lembrá-lo deste raro privilégio de explorar uma parte do mundo que poucos exploradores já visitaram.
Vista do ar, a exuberante floresta tropical da Alta Guiné do Sapo é um impressionante mar verde ininterrupto, que se estende até onde a vista alcança e além. Sendo a segunda maior área de floresta tropical primária na África Ocidental, cobrindo mais de 90% do parque, não é de admirar que o parque apoie uma das mais ricas diversidades florais do país, para não mencionar muitas espécies endémicas, incluindo a maior populações de hipopótamos pigmeus na Libéria.
Fique atento a algumas das espécies raras de aves, como a Guiné-de-peito-branco e a Ave-rocha-de-pescoço-branco – existem incríveis 590 espécies diferentes no Sapo, como você descobrirá, incluindo a Águia-pescadora-africana, a Grande Turaco Azul, Lontra Salpicada e uma variedade de Abelharucos, Guarda-rios, Rolos e Sunbirds.
Para os botânicos entusiastas, há muito para descobrir neste fascinante ecossistema, com novas espécies de plantas a serem encontradas até hoje no santuário do Sapo.
Seus guardas-florestais especializados compartilharão seus conhecimentos sobre a vida vegetal local e alguns de seus usos medicinais enquanto você observa tudo.
Mantenha sua câmera pronta ao embarcar em uma jangada no rio Sinoe para uma viagem emocionante mais profundamente no parque, onde poderá ver hipopótamos, elefantes da floresta e outras espécies raras pelas quais o Parque Nacional do Sapo é justificadamente famoso.
Robertsport
Visite Robertsport, a jóia da coroa do surf da Libéria, com clima quente durante todo o ano e ondas longas que se espalham ao longo da costa em lindos arcos, proporcionando condições ideais para bodysurf, surf ou deslizamento, como os liberianos se referem.
O histórico choupo no qual os escravos americanos libertos gravaram seus nomes após desembarcarem nestas costas vindos de Norfolk em 1829 permanece até hoje na praia, proporcionando sombra aos campistas descontraídos, mas é a baía esmeralda além que é a estrela do show.
De dia você compartilhará as ondas com os simpáticos habitantes locais, à noite você relaxará no bar e restaurante à beira-mar com um pôr do sol e músicas vibrantes de hipco da Libéria, saboreando os pratos substanciais da Libéria para abastecê-lo para mais um dia emocionante em busca da próxima grande onda.
O Robertsport Surf Club, parceiro da ONG suíça Provide the Slide, está localizado na praia ao lado da Vartilda Beach Guesthouse e da Philip’s Guesthouse.
Aqui você pode alugar pranchas de surf ou inscrever-se em uma aula de surf. Além disso, o Surf Club possui lanchonete/restaurante que oferece comidas e bebidas para surfistas e banhistas famintos.
Torne-se parte da crescente comunidade de surf da Libéria, alugue uma prancha, suba nas rochas e pule direto nas ondas para uma experiência de surf que você nunca esquecerá.
Não se preocupe se você não é muito surfista; Robertsport oferece muito o que fazer. Faça amigos no Nana’s Lodge, localizado à beira de uma das melhores praias de Robertsport.
Os visitantes podem jogar vôlei juntos ao sol, ou os banhistas podem alugar um guarda-sol e relaxar o dia todo na bela praia para uma atividade mais relaxante. Para os aventureiros, faça uma caminhada de cerca de uma hora ao longo da costa em direção ao sudoeste, do Nana’s Lodge até os restos de um antigo naufrágio.
Perto da praia fica a deslumbrante lagoa das marés do Lago Piso, proporcionando oportunidades maravilhosas para pescadores entusiasmados que podem conviver com os pescadores locais para trazer o pescado do dia.
Além de explorar sua interessante história da Segunda Guerra Mundial, os visitantes podem passar os dias nadando em suas águas quentes.
Os visitantes podem alugar um barco tradicional para fazer um passeio pelo Lago do Piso, que pode ser organizado em qualquer uma das pousadas.
Monróvia
Visite Monróvia e absorva toda a energia desta vibrante cidade africana, onde nada se compara a uma bebida refrescante enquanto observa o sol mergulhar gloriosamente no Atlântico.
A movimentada capital da Libéria é igualmente uma bênção para os fãs de história, que irão adorar um mergulho profundo no passado único deste país. O Museu Nacional da Libéria foi inaugurado em 1958 e exibe a coleção mais abrangente de documentos históricos, fotografias e artefatos do país.
Você verá e sentirá a alegria e a emoção da liberdade por toda a cidade, desde mansões históricas e assentamentos de escravos libertos até antigas igrejas de pedra ainda intactas.
Você pode visitar o Pavilhão Centenário, construído em 1947, onde a Libéria dá posse aos seus presidentes. O túmulo de William V.S. Tubman, o 18º e mais antigo presidente da Libéria, também está aqui.
E depois há a cozinha – picante e rica em todos os sentidos. O cheiro saboroso de especiarias permeia cada esquina. Monróvia oferece muitas experiências para apreciar sua paisagem e cultura vibrantes.
Pegue um kekeh e suba até o ponto mais alto de Monróvia para ter uma vista de 360 graus da cidade a partir do Monumento JJ Roberts e do Ducor Palace, um antigo hotel cinco estrelas.
Ou vá até as galerias de arte de Mamba Point e Waterside Market para uma tarde movimentada e colorida de compras.
Fora da cidade, é uma curta viagem às belas praias do Atlântico, como Silver Beach e Tropicana Beach. A Ilha de Providence, onde os escravos americanos libertos desembarcaram pela primeira vez na Libéria, fica ao norte do centro da cidade.
Buchanan
Localizada a apenas três horas de táxi ao sul da capital, Monróvia, a cidade litorânea de Buchanan é uma excelente introdução ao caráter costeiro desta parte da África Ocidental.
As praias são todas pouco desenvolvidas, com palmeiras ondulantes e grupos de crianças locais brincando nas águas rasas.
Muitos optam por acampar aqui, enquanto outros vão para a própria cidade, em busca de uma das poucas pousadas que se escondem entre os frenéticos mercados e ruas.
Há também uma série de bares de praia para desfrutar, situados entre as barracas de bambu em ruínas ao longo da costa.
Gbarnga
Gbarnga pode parecer apenas mais uma das extensas cidades em ruínas que brotam das vastas planícies lamacentas e florestas do interior da Libéria, mas esta capital regional do condado de Bong tem um pouco mais de história e patrimônio na manga do que a maioria.
Por um lado, foi o local onde o infame líder político e rebelde Charles Taylor coordenou ações de várias guerras civis em toda a área durante as décadas de 1980 e 1990.
A cidade também abriga a Cuttington University, com mais de 100 anos de existência; um dos mais prestigiados do país.
Acrescente algumas cachoeiras dramáticas e pousadas de terra, e Gbarnga se torna um lugar emocionante para se visitar, longe dos destinos costeiros mais populares.
Harbel
Os visitantes encontrarão o posto industrial de Harbel situado nos meandros do rio Farmington, a poucos passos da costa atlântica, onde Marshall e as praias repletas de macacos das cidades turísticas ao sul de Monróvia fazem seu lar.
Famosa principalmente por abrigar a maior plantação de borracha do mundo, Harbel é engolfada por áreas de florestas de seringueiras, muitas das quais ostentam o conhecido nome corporativo de pneus Bridgestone.
A cidade também é conhecida como sede do Aeroporto Internacional Roberts – principal ponto de acesso ao noroeste do país.
Floresta Nacional de Gola
A Floresta Nacional de Gola é o novo nome do Parque Nacional Lofa-Mano: uma grande extensão de floresta tropical primitiva que se espalha ao longo da fronteira norte do país com Serra Leoa.
Uma das áreas florestais remanescentes mais densas da Alta Guiné na região, a área tem tudo o que você esperaria de uma verdadeira natureza selvagem da África Ocidental.
Sim, você pode esperar copas verdejantes e trechos aparentemente intermináveis de troncos e galhos de árvores colossais, campos de samambaias escondidos onde libélulas exóticas voam entre as flores, chimpanzés balançando, raros hipopótamos pigmeus – a lista continua!
Marechal
Visite Marshall, a uma curta distância de carro de Monróvia, onde você encontrará diversas opções de resorts para os amantes da praia que desejam passar os dias relaxando nas praias douradas repletas de palmeiras ou talvez se refrescar nas refrescantes piscinas de um dos resorts.
Mas há muito mais para fazer, como você descobrirá, desde participar de uma patrulha de praia de tartarugas marinhas, cruzar os canais de Marshall Wetlands em um barco tradicional, visitar o Libassa Wildlife Sanctuary, flutuar no rio lento no Libassa Ecolodge ou explorar as florestas próximas para avistar algumas das espécies nativas de aves, das quais existem 200 aqui.
Conheça a cultura liberiana durante uma visita a uma aldeia local para saber como os habitantes locais vivem o dia-a-dia, ou talvez aprenda a cozinhar à maneira liberiana.
Vá para Marshall City, onde um novo cais turístico oferece um ponto de partida para explorar os rios e pântanos de Marshall de barco.
Esfregue os ombros dos pescadores liberianos ao explorar a vila de pescadores de Marshall City e aprender sobre a vida cotidiana no rio Farmington.
Você também pode organizar um passeio de pesca e passeios turísticos em um barco de pesca tradicional da Vila de Pescadores e percorrer florestas de mangue e ilhas.
O cais também serve de ponto de partida para visitar o Kokon Ecolodge, a apenas uma curta viagem de barco em uma bela faixa de costa isolada perto de Bassa Point.
Observação de pássaros
As ricas florestas da Libéria fornecem santuário para espécies raras como o papa-moscas Nimba, Gola Malimbe e o greenbul de barba amarela. Lar de impressionantes 50% da Alta Guiné do mundo, a Libéria oferece um habitat emocionante para uma incrível variedade de espécies de aves e uma aventura emocionante de observação de pássaros para os intrépidos.
Junte-se a um dos observadores de aves experientes que irá compartilhar onde estão os melhores lugares para observar essas espécies endêmicas. Você está em boas mãos, pois eles mostram todos os seus locais secretos e ajudam você a descobrir um país das maravilhas da observação de pássaros que poucos experimentam.
Na bela cordilheira de Nimba, na Libéria, foram vistas apenas duas das 15 espécies de aves endémicas das florestas da Alta Guiné. A Reserva Natural de East Nimba tem pelo menos 171 espécies de aves residentes, incluindo várias espécies ameaçadas e quase ameaçadas. As principais aves que podem ser avistadas dentro e ao redor da reserva incluem a toutinegra ruiva de cabeça preta, o papa-moscas Nimba, o Gola Malimbe e o Greenbul de barba amarela.
No canto sudeste da Libéria, o Parque Nacional do Sapo acolhe cerca de 200 tipos de aves, incluindo várias espécies ameaçadas, como a Guiné-de-peito-branco e a Galinha-de-pescoço-branco.
Mais perto de Monróvia, Marshall Wetlands é um local privilegiado para observação de aves, com mais de 130 espécies diferentes de aves identificadas na paisagem. Com tantos habitats incríveis para aves, a Libéria é um tesouro de experiências de observação de aves.
Ilha da Providência
Visite a Ilha de Providence, Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos primeiros lugares onde os escravos americanos libertos chegaram para construir uma nova vida na África Ocidental em 1822 e posteriormente fundaram a nação hoje conhecida como Libéria. Por outro lado, a Ilha de Providence também serviu como estação de partida e ponto sem retorno para aqueles que foram removidos à força de suas casas e escravizados nas Américas durante o comércio de escravos.
Séculos depois, alguns dos descendentes de pessoas retiradas de África regressaram e construíram o país da Libéria, independente, durante quase 200 anos. A Cotton Tree de 250 anos ainda existe na Ilha de Providence até hoje como um testemunho de esperança para a humanidade e a jornada que levou à identidade nacional da Libéria.
Os visitantes também verão um modelo de cabana de palavrões onde os colonos teriam vivido na época.
Além disso, a Ilha de Providence continua a ser um lugar de reconciliação, perdão e coesão social depois de muitos anos de conflitos internos na Libéria. Uma árvore de metal fica na ilha como um símbolo de paz, liberdade e capacidade da nação de resolver conflitos. A Ilha Providence fica ao norte do centro da cidade de Monróvia, a 500 metros do encontro do rio Mesurado com o Oceano Atlântico.
Certifique-se de pré-agendar sua visita à Ilha de Providence com um guia para garantir facilidade de acesso e conhecer a história completa dos incríveis eventos que fazem deste um dos lugares mais distintos para se visitar na Libéria.
Ilha Bushrod
A ilha de Bushrod recebe o nome de um dos poucos políticos americanos que realmente defendeu o reassentamento de escravos no continente no século XIX.
Mas isso é tão profundo quanto a influência do antigo político, Bushrod Washington, nesta cidade portuária margeada por manguezais, à beira do Atlântico.
Hoje, ruas repletas de veículos entram e saem dos molhes e docas, as favelas em ruínas da cidade de New Kru se espalham perto da costa e há uma energia indelével de vida por toda parte.
Não é o lugar mais confortável para se visitar, é verdade, mas mesmo assim é uma visão interessante da Libéria moderna e funcional.
Fonte: enjoyliberia.travel/www.thecrazytourist.com/www.worldtravelguide.net
Redes Sociais