PUBLICIDADE
>
Creta é a maior ilha da Grécia e a quinta maior do Mar Mediterrâneo.
O arquipélago de Creta constitui uma das 13 periferias e uma das sete administrações descentralizadas da Grécia. Até o início do século XX, também era conhecido pelo nome de Candia, um nome derivado do latim candidus (“branco”) e que ele aplicou a marinha mercante italiana.
Tem uma superfície de 8.300 quilômetros quadrados, um litoral de 1.040 km e uma população de cerca de 600.000 habitantes. Sua capital é Heraklion.
Cidade de São Nicolau, em Creta.
Arquipélago | De Creta |
País(es) | Grécia |
Periferia | Creta |
Superfície | 8336 km ² |
Pico | Mount Ida 2.456 m |
Capital | Heraklion |
População | 623 666 habitantes (2005) |
Densidade | 75 hab. / Km ² |
Gentio | Cretenses |
Coordenadas | 35 ° N 24 ° E |
Mapa da Ilha de Creta
Bandeira histórica da ilha de Creta.
Geografia
Mapa da ilha de Creta, 1719
Creta é uma ilha que tem dimensões de altura acima do nível do mar perto dos 2500 metros no Monte Ida (2460 metros) e Levka Ori (2.452 m) e uma altitude média de mais de 200 metros na maior parte da superfície da ilha. A topografia é em grande parte formada por atividade sísmica, responsável por suas 1.040 milhas de litoral.
O rio mais importante é o Messara. Entre seus golfos bela Mira Excel (Mirampéllou), o Chaníon (Khánion) e Messara baías e Almyrou. Suas extremidades mais importantes são Spatha (Ákra Spanta), o Lithinon (Ákra Lithino), Stavros e Sideros (Ákra Sideros). Ilha de Creta está localizado no extremo sul do Mar Egeu não muito longe da costa do Egito.
Clima
Seu clima é mediterrâneo com as diferenças entre o norte, mais úmido do que o sul, devido à menor incidência dos raios solares (inclinação da sombra norte e ensolarado sul).
Vegetação
Este é um clima tipicamente mediterrânico, embora seja muito degradada pela ação humana. Entre a vegetação arbórea inclui o cipreste e castanha, no mato, as ervas típicas do clima: sálvia, tomilho e orégano. Também estiveram presentes o zimbro, vassoura, espirradeira e murta.
Nos tempos antigos, ele foi chamado de “a ilha das Oliveiras”, pela vastidão dessas árvores e o seu cultivo.
População
De acordo com o censo de 2001 uma população de 601.131 habitantes, quase o mesmo que a população total nas outras ilhas da Grécia. Com uma densidade de 72 habitantes por quilômetro quadrado, é menos da metade da média nacional (83 hab. / Km ²).
Esta população foi reduzida pelo êxodo rural a partir de meados do século XX. A emigração tem sido no sentido de Atenas e de outros países europeus, enquanto o interior tem sido como anfitrião para as cidades da ilha costa do Mar Egeu.
Governo e administração
Creta é uma das regiões em que a Grécia e sua capital é a cidade de Heraklion e está dividida administrativamente em quatro unidades periféricas: Chania , Rethymno , Heraklion e Lasithi . Bases navais dos Estados Unidos existem em Heraklion e Suda Bay. Outras cidades importantes incluem Chania, Rethymno, Ierapetra, Agios Nikolaos, Sitia, Moires, Neapoli, Tympaki e Kissamos.
Economia
Sua economia é basicamente agrícola, embora o turismo está crescendo. Há um centro industrial em torno da capital. Entre os produtos agrícolas incluem passas e azeitonas, os grãos , os vegetais e frutas. Seu gado, em declínio, é predominantemente ovinos e caprinos.
Pré-História
Apesar de sua posição geográfica e ao clima favorável, os primeiros habitantes da ilha de Creta não fez uma aparição até o Neolítico.O tipo étnico colonizador não está relacionada a qualquer um dos grandes corridas, classificado como “Mediterrâneo”, como as pessoas que povoaram a costa próxima de Ásia Menor e as vizinhas ilhas Cíclades, cujos habitantes progrediram por um longo tempo em um ritmo semelhante ao dos cretenses.
No entanto, em meados do terceiro milênio a C, e na Idade do Cobre, a ilha era um grande progresso, que terminou levando a civilização minóica brilhante.
Creta e mitologia
Segundo a mitologia grega, Rhea escondeu Zeus no Monte Ida, localizado no centro da ilha. O mesmo Deus veio para Creta depois de raptar Europa e sua união nasceram três filhos, um dos quais era Minos, cuja esposa deu à luz o Minotauro, que foi trancado no Labirinto.
Há também uma lenda que se desenrola na ilha de Ícaro e Dédalo.
Talos foi um gigante de bronze que defendeu a ilha de qualquer ameaça.
Moradores ilustres
El Greco , pintor. Pedro de Candia , artilheiro conquistador do Peru. Nikos Kazantzakis , escritor. Eleftherios Venizelos , político. Odysseas Elytis , poeta, Prêmio Nobel de Literatura 1979. Nana Mouskouri , cantora. Alejandro V de Pisa , antipapa da Igreja Católica, 1409-1410.
Monumentos e locais de interesse
Palácio de Knossos Outros minóica sítios arqueológicos: Phaistos , Malia e Hagia Triada. Rizhenia. Museu Arqueológico de Chania , em uma igreja veneziana de idade. Mosteiro Toplou. Universidade de Creta Universidade Técnica de Creta. Catedral de Chania.
Referências
1. ? Oliva, P. / Borecky, B. : História dos gregos (1982), México 22, DF, p 11
Chania , Creta.
Archanes, Creta.
Fonte: es.wikipedia.org
Ilha de Creta
No sul do Mar Egeu está a maior ilha Grega, Creta. Creta tem uma herança magnífica desde os tempos antigos até o presente. Ela foi o local de uma antiga civilização Mediterrânea chamada de Minoana, após o lendário Rei Minos, cujo palácio estava na cidade de Knossos. A civilização Minóica influenciou outras partes do mundo Grego.
O palácio de Knossos foi escavado e restaurado no início do século 20 e é hoje uma das principais atrações turísticas da Grécia.
Creta permaneceu parte do mundo Grego na época clássica, e mais tarde caiu sob os impérios Romano e Bizantino. De 823-960 ela foi detida pelos Árabes. Os Bizantinos retomaram-na, mas depois perderam o controle para Veneza no início do século 13.
Em 1669, ela foi entregue para os Turcos Otomanos depois de uma longa guerra. Durante o período de ocupação Veneziana, Creta produziu um dos maiores artistas de todos os tempos. Seu nome era Kyriakos Theotokopoulos, mas ele é mais conhecido no mundo por seu apelido Espanhol, El Greco.
As Ilhas Gregas
A Grécia continental é delimitada por centenas de ilhas que, como a parte continental, variam muito em topografia e clima. As duas maiores ilhas são Creta ao sul e Euboea ao leste. Euboea, também conhecida como Negropont (o nome dado nos tempos medievais), fica a leste do continente e é separada por um canal estreito.
Algumas das ilhas Gregas estão incluídas em grupos que têm seus próprios nomes distintos. A oeste estão as Ilhas Jonicas, das quais as mais conhecidas são Corfu, Cephalonia, Ithaca, e Zakynthos (ou Zante).
História
Os primeiros povos falantes do Grego migraram abaixo do continente do que é hoje a Grécia por volta de 1900 aC. Entrando em contacto com a já próspera civilização Minóica da ilha de Creta, eles desenvolveram sua própria civilização, hoje conhecida como Micênica.
Esta floresceu por volta de 1600 à cerca de 1150 aC. Esta era de instabilidade periódica foi o cenário para as duas grandes obras da literatura Grega antiga, a Ilíada e a Odisséia. Ambos os poemas foram escritos entre 800 e 750 aC, com base em tradições orais.
O poeta cego Homero sempre foi creditado por escrevê-los. Eles formam a primeira grande obra literária dos Gregos antigos e duas das obras mais influentes da civilização Ocidental.
Na Ilíada, Homero descreve o cerco de Tróia para garantir a libertação da requintadamente bela rainha de Esparta, Helena, que tinha sido capturada e levada por Paris, filho de Príamo, rei de Tróia.
Assim, o palco estava montado para a Guerra de Tróia, um evento que a maioria dos historiadores aceitam como tendo ocorrido cerca de 1250 aC. A Odisséia traça o vaguear de Ulisses, rei de Ítaca, em seus esforços para voltar à sua casa após o fim da Guerra de Tróia.
Fonte: sites.google.com
Ilha Creta
Ilha de Creta / Grécia
Creta é a maior ilha da Grécia e forma a fronteira sul do mar Egeu, ao mesmo tempo que é o elo principal de ligação de uma Cadeia de ilhas menores.
Também, é o território mais meridional da Europa. Tem 250 km de comprimento e sua paisagem é constituída por uma montanha de espinha com encostas suaves a norte e penhascos íngremes na Costa Sul.
As cidades da ilha foram construídas ao longo das zonas costeiras do lado norte.
A maior cidade da ilha de Creta é Heraklion, uma dos maiores e mais prósperas cidades Gregas também. Chania está também entre as mais importantes cidades Gregas que tiveram um grande florescimento no passado.
Além de ser uma ilha belíssima, a Creta é também famosa em todo o mundo devido ao fato de que foi o berço da civilização Minóica que atingiu o seu auge durante o segundo milênio A.C., sendo a civilização mais antiga da Europa.
Os sítios arqueológicos e os museus preservam provas da existência da cultura Minóica pré-histórica.
O principal fator que influenciou o desenvolvimento da ilha de Creta foi a sua posição geográfica no cruzamento das rotas comerciais do Mar Mediterrâneo. Os Minóicos tinham desenvolvido relações comerciais com as ilhas do mar Egeu, a norte, e com os Egípcios também para sul.
A terra fértil da ilha de Creta deu uma contribuição enorme para o desenvolvimento da ilha desde a ancestralidade.
O clima Mediterrâneo de Creta permitiu o cultivo de azeitonas e vinho que eram exportados, com uma taxa grande, trazendo assim muita riqueza para ilhéus.
A pesca era uma atividade antiga e muito eficaz para os cretenses também. Os ovinos e caprinos foram transferidos em áreas montanhosas durante o verão e nos vales durante o inverno.
A Creta foi governada pelos Romanos, aos quais sucederam os árabes e depois os Bizantinos, os Venezianos e os Otomanos, até se tornar uma parte do território Grego, no século 20 dC. Por outro lado, o Cristianismo e em particular a Ortodoxia, tem afetado a vida dos habitantes.
Está provado pelos mosteiros e pelas igrejas Bizantinas que tenham sobrevivido nos dias de hoje. Alguns desses valem a pena serem visitados, graças às pinturas nas paredes que contêm e seu estilo arquitetônico.
A beleza natural da ilha de Creta atrai um grande número de visitantes que podem explorar diversos aspectos da mesma, durante todo o ano. Por exemplo, os ornitólogos observam a migração da primavera na ilha de Creta em Abril.
Os botânicos exploram as flores silvestres que florescem durante Fevereiro. Em Maio as pessoas podem desfrutar de caminhadas nos desfiladeiros e no verão é ideal para os amantes da praia.
Fonte: www.turismogrecia.info
Ilha Creta
Creta é a maior ilha grega e a 5ª do Mediterrâneo. Tem uma superfície de 8300 km2, com 1040 km de costa. Está dividida em quatros departamentos: Chania, Rethymno, Héraclion e Lassithi. HÉRACLION é a cidade em Creta com mais habitantes. Fica muito perto de Knossos e tem um dos museus mais interessantes do mundo.
País: Grécia.
Capital: Atenas
Idioma: Grego
Moeda: Euro (EUR)
Clima: Mediterrâneo. Os Invernos são suaves e húmidos e os Verões quentes e secos.
Documentação necessária: Bilhete de Identidade ou Passaporte com validade superior a 6 meses da data da partida da viagem.
Saude / Vacinas: Não existem vacinas obrigatórias.
Diferença horária: + 2 horas que Portugal continental
Dicas: No Verão, roupa leve em algodão, casaco para as noites e os passeios de barco, sapatos para andar. No Inverno, roupa quente e de meia-estação, impermeável.
Pontos de interesse: Knossos (Palácio Real do Rei Minos e do famoso labirinto), Héraklion, Ilha de Spinalonga, Palácio de Phaistos, grutas deÿ Matala e Gortys, Omalos com passeio no desfiladeiro de Samaria, Myrtia.
Compras: As verdadeiras antiguidades são raras, caras e a sua exportação é proibida. Os belos objectos e móveis dos séculos passados são caros. A cerâmica, os bordados, os tapetes, camisolas de lã grossa, peças tecidas à mão, blusas bordadas.
Em Creta e Skyros: móveis talhados, em Corfú, Ioannina e Atenas: jóias, prata, objectos de cobre; em Amaroussion, na rua de Kifissia, exposição permanente de cerâmicas provenientes de toda a Grécia.
Fonte: www.emotionstore.com
Redes Sociais