PUBLICIDADE
Acredita-se que os samoanos, da raça polinésia, chegaram de outras ilhas vizinhas, Fiji, Tonga, ou então foram conquistados pelos chefes das mesmas.
Os primeiros assentamentos, do ano 1000 antes de Cristo, situam-se em um povo lapita na ilha de Mulifauna.
Os ocidentais perceberam a existência das ilhas lá pelo século XVIII e no século XIX começaram a estabelecer-se.
Os chefes das tribos mantiveram o seu poder, até que a exploração das mesmas pelos estrangeiros trouxeram brigas e enfrentamentos entre os chefes e seus habitantes.
Os alemães, britânicos e norte- americanos disputaram as ilhas até finais do século XIX, quando Alemanha termina administrando Samoa ocidental e EE.UU. Samoa Oriental.
Durante a I Guerra Mundial, os alemães são expulsos de suas posses pelos neo-zelandeses, e mais tarde estes são rejeitados, começando um manifesto movimento independentista.
Em 1960 se adota uma constituição independente para o território de Samoa ocidental e a independência chega em 1962.
Os chefes Tamasese Meaole e Malietoa Tanumafili são nomeados chefes do Estado.
Em 1976 Samoa Ocidental ingressa na ONU e estabelece relações diplomáticas com a URSS.
Em 1988 é reeleito primeiro Ministro Tofilau Eti. Na atualidade o chefe do Estado é Malietoa Tanumafili II.
Fonte: www.rumbo.com.br
História de Samoa
Ilhas Samoa (Arquipélago dos Navegantes, mapas antigos) são entre 175 ° 5 ‘e 170 ° 29’ de longitude oeste e 13 ° 31 ‘e 14 ° 30’ de latitude sul, a 4.500 km de Sydney e 100 quilômetros a leste-nordeste de Fiji.
O arquipélago inclui três grandes ilhas oeste e leste três menores, que formam uma cadeia orientada oeste-norte-oeste para leste-sudeste, com um comprimento de 370 km.
A área de terra é 2787 km ², habitada por 36 mil habitantes.
De uma perspectiva política, é dividido em dois: o real Samoa (ilhas formadas principalmente de Savaii [Savai’i] e Upolu), que é um estado soberano (monarquia parlamentar), e Samoa Americana (Tutuila e cinco outras ilhas menores: Aunu’ue, Ofu, Olosega, Tau e Rose Island), que é uma posse de os Estados Unidos desde o século XIX.
Estas ilhas são de origem vulcânica e são constituídos por rochas basálticas variaram na aparência, e de diferentes idades, a cadeia mais recente para o oeste: um a leste de três ilhas principais, Tutuila, tendo mais erupção bocas, o Upolou segundo, com crateras extintas, a Savaii terceiro, cratera do vulcão característica central e descansar por um tempo mais curto.
sUm cinto de coral ao redor de cada um desses principais ilhas, especialmente maiores são ex-inativo, o último no Leste, Ilha de Rose (Rose Island) é um atol. A cordilheira corre de leste para oeste, subindo suavemente bandejas em camadas de até 800 m.
Exuberante vegetação cobre a terra a partir da costa para as cimeiras.
Seas que emergem Samoa se tornar mais profundas medida que nos afastamos do arquipélago: primeiro de 0 a 2000 m na faixa central 70 quilômetros de largura, eles chegam para além de 2000 a 4000 m, e mais 32 km ao norte ou ao sul, 5000 metros e mais.
Savai’i, o ocidental mais, é uma área de 1682 km ², o maior de Samoa. É também uma das maiores massas de terra na Polinésia. A ilha é montanhosa, é um vulcão escudo que atinge a sua maior altitude de 1858 m, perto do centro da ilha.
Outros picos chegar 1200 e 1300 m, perto da costa do leste e do sul. Savai’i experimentou atividade vulcânica em tempos históricos, incluindo duas erupções que ocorreram no início do século XX. As erupções de lava enviados para o norte da costa da ilha, destruindo várias aldeias.
O clima é úmido e promove uma rica vegetação que reveste grande parte da ilha. Densas florestas tropicais cobrindo interior acidentado da ilha, e densa vegetação também cresce ao longo das planícies costeiras.
Oupolou ou Upolu, muito tempo, mas em menor largura é de apenas 881 km ², incluindo para as ilhas vizinhas, Manono e Apolima em West Point, quatro em East Point. Ele contém o principal porto do arquipélago, Apia, na costa norte, à beira de uma baía bem protegida.
A uma curta distância para o leste é Salouafata. As montanhas pitorescas, a vegetação é bonito, especialmente em uma planície, a oeste, onde fica a Tofoua cone de 612 m. Outros vulcões mostrar no Oriente, a mais alta, a FAO, um m 914.
Toutouila ou Tutuila (139 km ²) é montanhas baixas e aspecto majestoso, no entanto, todo coberto por florestas, e sua base de penhascos mergulho no mar são a principal picos Malafoa (719 m) e Peoa (448 m) perto do porto de Pango Pango-(Pago Pago), o Sul, em um fiorde de largura. Sites, principalmente nesses locais são notáveis. A costa oferece serrilhas mais e mais profundos do que os consoles anteriores.
Manua Group (UNAMA) é formada por três pequenas ilhas montanhosas: Ofou (Ofu) e Olosenga Manotua ou Tau (Tau), este último, o principal (50 km ²) eo mais alto, chegando a 762 m.
A pequena ilha Rose (Rose Island), apenas 1,5 km ², é um atol, provavelmente construído em um submarino pico erupções vulcânicas, por vezes, ocorrem no mar nessas partes.
Há duas temporadas em Samoa, a chuva ea seca. Este último é caracterizado pelos ventos alísios do sudeste, de maio a novembro. O outro, de dezembro a abril é quente, ventos tempestuosos do oeste. Março, no equinócio, é furacões férteis. A temperatura média é de 26 °, 8, que da estação seca, 25 °, 5, e da estação chuvosa, 28 °.
A quantidade de chuva é considerável, 3,43 m por ano. Ele muitas vezes cai pancadas de chuva pesada.
A flora é muito rica e um pouco mais próximo ao da Índia. Há principalmente samambaias, musgos, palmeiras, Rubiaceae. Como para a vida selvagem ele tem três espécies de morcegos, ratos, porcos e cães domésticos e silvestres, muitas espécies de pássaros (52), 15 especial e desaparecendo, o manoumea (strigirostris Didunculus), se ainda não estiver desligado.
De acordo com muitos antropólogos, Savaii é o centro de dispersão da população destas ilhas, e que Savaïki lendas polinésias.
Estes ilha desde o massacre de companheiros La Perouse (1787), tinha adquirido uma reputação de ferocidade, eles são agricultores, pescadores e marinheiros, eles são mais navegadores no passado, que suas ilhas tiveram seu primeiro nome, e eles deixaram para os barcos europeus, seu ex- barcos de Gêmeos. Eles foram convertidos ao cristianismo em 1830, os protestantes superam os católicos.
História
Samoa arquipélago foi descoberto em 1722 por Roggeveen E revisto em 1768, por Bougainville que lhe deu o Arquipélago Navigator nome.
As ilhas também foram reconhecidos em 1787 por La Pérouse.
É no litoral norte de Tutuila, perto da Baía de Fungasa que foram massacrados pelos nativos da Langle navegador e três outros companheiros de La Pérouse.
Depois vieram: Edwards, 1791; Kotzebue Em 1824, Wilkes Em 1838. Estes são os missionários que introduziram no interior destas ilhas foram visitados ainda por d’Urville Erskine, Pritchard, Turner e graffe.
A história política do arquipélago é turbulenta desde a intervenção de potências européias. Antes da chegada dos europeus ele foi dividido em distritos independentes, governadas por chefes, tendo o conselho, em casos graves, todos os chefes de família. Foi a Alemanha que, primeiro, levou-se uma casa alemã, que foi mais tarde se fundiu com o Godefroy empresa, não está instalado em 1857.
Em 1872, um agente do Estados Unidos obteve a cessão de Pango-Pango porto (Pago Pago): foi a primeira alienação do território em outros lugares, o Senado dos EUA não ratificou o ato, e, seis anos mais tarde, por um tratado de 17 janeiro de 1878 entre Samoa e os Estados Unidos sobre esta porta, eles só tem o direito de instalar uma estação de abastecimento de carvão.
Logo Alemanha foi dado o Saluafata porta, perto de Apia (24 de Janeiro de 1879), e Inglaterra Por sua vez, 28 de agosto, também obteve um depósito de carvão.
Os três grandes potências na presença um do outro, todos fizeram um primeiro ataque à independência da Samoa pela Convenção de 2 de setembro de 1879, que neutralizou o Distrito Apia e sua administração confidenciou cônsules respectivos, enquanto deixando o rei de Samoa direito soberano. Este acordo foi estendido 29 de setembro de 1883.
A Alemanha, Cujo comércio com o arquipélago era muito ativo, adquiriu o equilíbrio, obtendo-lo para o Malietoa Rei, 10 de novembro de 1884, um acordo que fez passe sob seu protetorado. De 1884 a 1889, a Alemanha era amante de Samoa.
Em 1887, britânicos e americanos protestaram em Washington, mas sem resultados imediatos. Enquanto isso, o rei Malietoa, não tendo obedecido seu protetor, foi deportado para Camarões (17 de Setembro de 1887) foi sucedido Tamasese.
Em seguida, começou uma guerra civil entre o resultado samoanos aparente de rivalidades poderes diplomáticos. Partidários do deposto rei Tamasese empurrar e levar até o Mataafa causa.
Primeiro, os marinheiros alemães ocupam Apia, 18 de dezembro 1888, mas as tropas alemãs são forçados a reembarcar, e em 1889, um ciclone envolveu seus cruzadores em Apia.
Foi então que a conferência, desta vez realizada em Berlim Acaba por estabelecer um condomínio (14 de Junho de 1889), que permaneceu em vigor dez anos.
Ele percebe: o controle não-exclusiva, neutralização da eleição ilhas de liberdade do rei, a criação de um tribunal supremo de justiça, etc. Malietoa foi restaurada a sua soberania. Uma insurreição segundo fomentada por Mataafa em 1894, foi suprimida, eo chefe, por sua vez, foi exilado.
Malietoa morreu 22 de agosto de 1898, e sua sucessão causou novos problemas. A Grã-Bretanha e dos Estados Unidos candidato apresentado ao filho do falecido rei, Maliéta-Tana, e os alemães tinham escolhido Mataafa, o ex-rebelde.
Os dois líderes lutou e foi vitorioso Mataafa. Mas a luta ameaçada de se transformar em um conflito armado entre as duas partes de alemães e anglo-americanos, especialmente como eles foram emboscados em Villerna.
É acalmado no entanto, a excitação é a localização, e reconheceu-se que o regime de condomínio era impossível.
O Livro Azul diz: “Os comissários dos três poderes co protectrices Samoa condenar sistema de condomínio. ‘
A primeira comissão proposta (Julho de 1899), depois de finalmente selecionado para a realeza Mataafa nominal, as ilhas foram colocados sob a autoridade de um governador eleito Europeia dos três poderes, e assistido por um conselho composto por três delegados, um para cada um deles.
Os três poderes têm poder de veto sobre as ações do governador e seu conselho. Mas tal sistema é um risco que tal decidi partilhar. Duas convenções fizeram o primeiro, assinado em Londres 14 nov 1899, o segundo em Washington em 2 de dezembro.
Estão emergindo como compensação nestas trocas, Tonga , Salomão , Bougainville, Choiseul, Isabel (Salomão) é o compartilhamento da Oceania. O Estados Unidos adquirir, Samoa, Tutouila Island e as ilhas do grupo oriental 173 ° 20 ‘, com o excelente porto de Pago Pago – a posse é agora Samoa Americana , o alemão fica Upolu e Savaii (Samoa). Os três poderes tinham os mesmos direitos comerciais em Samoa.
Após a eclosão da Primeira Guerra Mundial , em 1914, a Nova Zelândia ocupou o protetorado alemão de Samoa Ocidental, e depois continuou a administrar, sob um mandato internacional até 1962. Naquela época, Samoa Ocidental tornou-se o primeiro estado a recuperar a sua independência Polinésia século XX. Desde 1997, o termo “ocidental” não é mais usado. Hoje falamos simplesmente de Samoa.
Produção de Samoa são importantes. As florestas contêm uma grande quantidade e variedade de árvores preciosas, limpar o gabinete e construção, frutas, coco, laranja, banana, limão, etc. Eles crescem cana-de-açúcar, café, algodão, noz-moscada, canela, etc.
Importações são constituídas de roupa, hardware, obras de ferro, armas, alimentos, munições, bebidas, produtos químicos, medicamentos, materiais de construção, tabaco, charutos, cavalos e outros animais, máquinas, carvão, cerveja.
A agricultura emprega dois terços da força de trabalho, e fornece 90% das exportações, com creme de coco, óleo de coco, coco e copra.
O principal produto de exportação de copra propósito, a que se juntam o creme de coco e óleo de coco. Coqueiros são cultivadas em grande. É também de gado. Pesca tinha diminuído significativamente durante o episódio El Niño 2002-2003, mas voltou ao normal a partir de meados de 2005.
Indústria diz respeito ainda produtos, principalmente agrícolas. Uma fábrica na “Zona de Comércio Exterior” (Zona de Comércio Exterior) emprega 3.000 pessoas para fazer chicotes elétricos para uma fábrica de montagem de automóveis localizado na Austrália .
O turismo é um setor em crescimento, contribuindo para 25% do PIB, cerca de 100.000 turistas visitaram Samoa em 2005. O governo de Samoa chamou para a desregulamentação do setor financeiro, o encorajamento do investimento, e disciplina fiscal continuado.
As reservas internacionais estão em um estado relativamente saudável, a dívida externa é estável, ea inflação está baixa. A economia continua frágil, vulnerável a riscos climáticos, e também depende em parte da ajuda ao desenvolvimento e reembolso de expatriados estrangeiros.
Fonte: www.cosmovisions.com
História de Samoa
O arquipélago polinésio de Samoa foi descoberto pelos holandeses em 1722. Um tratado de 1899 entrega Samoa Ocidental à Alemanha e Samoa Oriental aos EUA.
Em 1914, ao se iniciar a I Guerra Mundial, Samoa Ocidental é ocupada pela Nova Zelândia.
Em 1920, a Liga das Nações declara o arquipélago de Samoa, no Oceano Pacífico Sul, um mandato da Nova Zelândia, a qual transforma as ilhas em protetorado.
Em 1962, Samoa Ocidental torna-se independente. Desde então tem buscado diversificar sua economia, incentivando o turismo e tentando atrair empresas estrangeiras.
Em 1870, G. L. Griffiths, pioneiro publicitário de Fiji, percebeu a necessidade de um serviço postal local nas ilhas. Naquela época, Fiji era o mais importante posto comercial dos mares do sul.
Griffiths abriu uma agência postal independente, “The Fiji Times Express”, em 15/10/1870.
O sucesso do empreendimento de Griffiths, influenciou-o a expandir suas atividades. Ele escolheu a Samoa Ocidental como sua próxima conquista, mas falhou em analisar as diferenças situacionais entre os dois grupos…
Fiji tem cerca de 80 ilhas povoadas, onde existiam cerca de 2.000 comerciantes europeus e missionários. Já a Samoa Ocidental, em 1877, tinha somente cerca de 130 europeus, a maioria vivendo em Ápia.
Como Griffiths publicava o jornal “Samoa Times”, sua segunda agência foi também um meio para distribuir sua própria publicação…
Observação: O número 1 de Samoa é listado em 4 variedades pelo catálogo Scott: 1877 (#1c. Tipo: I – 1 d, ultra), 1878 (#1b. Tipo: II – 1 d, ultra), 1879 (#1.
Tipo: III – 1 d, blue) e 1879 (#1a. Tipo: III – 1 d, ultra).
As distinções são quase imperceptíveis (e.g. the Type II tem uma linha quebrada acima do ‘X’ e um pequeno ponto próximo e à direita do ‘M’). O 1c é significativamente mais caro. Gibbons Simplified especifica apenas o SG15 como 1d azul e notas encontradas em coleções antigas são “fracas”.
Outro capítulo postal da história começou em 1885, quando um fotógrafo de Ápia, Mr. John Davis, foi apontado como o chefe do correio pelos consules da Grã-Bretanha, dos Estados Unidos e da Alemanha.
Este anúncio, provavelmente, foi feito apenas quando os alemães anunciaram a abertura de sua própria agência postal, em 21/09/1886.
Naquele tempo, Davis ficou comprometido com gastos consideráveis, por ter pedido uma grande quantidade de selos para o governo da Nova Zelândia, em Wellington.
Administração Alemã
Os primeiros selos com a nova moeda foram 6 emissões alemãs, emitidas em 1900 com carimbo diagonal escrito Samoa.
Eles tiveram vida curta até que a agência imperial, em Berlim, imprimiu selos com o mesmo desenho usado em todo Império Colonial Alemão. Estes selos mostram o iate Hohenzollern, pertencente ao Kaiser Wilhelm II.
O primeiro selo postal foi emitido em 1900 (Scott: 51, SG: G1), com valor facial de 3 pf (marrom), remarcado em um selo da Alemanha.
Dependência da Nova Zelândia
As séries alemãs permaneceram à venda até a chegada das Forças Expedicionárias da Nova Zelândia, em 29/08/1914. Depois, os selos alemães foram rapidamente anulados.
Na primeira noite de acupação, uma notícia declarou os selos e seus valores obsoletos. Depois que todos os estoques de selos alemães foram recolhidos, eles foram remarcados com G.R.I. (Georgius Rex Imperator) e, ao mesmo tempo, seus valores foram substituídos pela moeda britânica.
Seis valores da Nova Zelândia foram remarcados SAMOA.
Primeiro = 1914 – Scott: 101.
SG: 101.
Valor facial: ½ d sobre 3 pf, marrom. Remarcado no selo Scott 57.
Fonte: www.sergiosakall.com.br
História de Samoa
O Estado Independente de Samoa, anteriormente conhecida como Samoa Ocidental, é um país que abrange a parte ocidental das Ilhas Samoa, no Pacífico Sul Oceano. Tornou-se independente da Nova Zelândia em 1962.
A história começa quando os imigrantes samoanos de Fiji chegaram no arquipélago há cerca de 3500 anos e iniciou de lá ficar o resto da Polinésia , primeiro leste, depois para o norte e o sul.
Povoada por cerca de 3.000 anos por povos polinésios, Samoa foi ocupada por volta do ano 1000 aC.
Eles foram conquistados pelos Tonga , e tornou-se uma província do Império Tonga Tu’i até a revolta samoanos sucesso século XIII e ganhou sua independência do império.
O holandês Jacob Roggeveen foi o primeiro europeu a identificar o arquipélago em 1722. O explorador francês Louis-Antoine de Bougainville nomeou o arquipélago das Ilhas Navigator em 1768.
Em 1889, foi assinado o Tratado de Berlim, assegurando a independência política de Samoa. O estado estacionário era então uma monarquia.
Em 1899, Samoa foi dividido em duas partes: alemão Samoa e Samoa Oriental (sob controle dos EUA). Esta divisão ainda existe hoje.
Em 1914, a Nova Zelândia assumiu o controle da Samoa Ocidental. Ela então mantidos sob mandato da Liga das Nações e em seguida, sob o mandato da Organização das Nações Unidas até 1961.
Samoa Ocidental obteve a independência em 01 de janeiro de 1962 após um referendo.
O país tornou-se um membro da Commonwealth em 1970 e as Nações Unidas em 1976.
Fonte: fr.wikipedia.org
Redes Sociais