Geografia do Uzbequistão

PUBLICIDADE

Localização: Ásia Central, norte do Afeganistão

Coordenadas geográficas: 41 00 N, 64 E 00

Referências de mapas: Ásia

Área:

Total: 447,400 km ²
Terra: 425.400 km ²
Água: 22.000 km ²

Área – comparativo: ligeiramente maior do que Califórnia

Limites da terra:

Total: 6,221 km
Países fronteiriços: Afeganistão 137 km, 2,203 km Cazaquistão, Quirguistão 1,099 km, 1,161 km Tajiquistão, Turquemenistão km 1621

Litoral: 0 km (duplamente litoral); nota – Uzbequistão inclui a parte sul do Mar de Aral, com uma linha costeira 420 km

Reivindicações marítimas: nenhum (duplamente litoral)

Clima: principalmente deserto latitudes médias, longas e verões quentes, invernos suaves; semi-árido pastagens no leste

Terreno: principalmente deserto plano-de-areia, com dunas de rolamento; largas, planas vales intensamente irrigados ao longo do curso de Amu Darya, Syr Darya (Sirdaryo), e Zarafshon; vale de Fergana, no leste montanhoso cercado por Tajiquistão e Quirguistão; encolhimento do Mar de Aral, no oeste

Extremos da elevação:

Ponto mais baixo: Sariqarnish Kuli -12 m
Ponto mais alto: 4.301 m Adelunga Toghi

Recursos naturais: o gás natural, petróleo, carvão, ouro, urânio, prata, chumbo, cobre e zinco, tungsténio, molibdénio

Uso da terra:

Terra arável: 10,83%
Culturas permanentes: 0,83%
Outros: 88,34% (2001)

Terras irrigadas: 42.810 km ² (1998 est)

Ambiente – problemas atuais: encolhimento do Mar de Aral está resultando em concentrações crescentes de pesticidas químicos e sais naturais; essas substâncias são então soprado a partir do leito do lago cada vez mais expostos e contribuir para a desertificação, a poluição da água a partir de resíduos industriais e do uso intensivo de fertilizantes e pesticidas é a causa de muitos problemas de saúde humana, aumentando salinização do solo, contaminação do solo de enterradas de processamento nuclear e produtos químicos agrícolas, incluindo DDT

Ambiente – acordos internacionais: parte: Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Mudanças Climáticas-Protocolo de Kyoto, Desertificação, Espécies Ameaçadas, Modificação Ambiental, Resíduos Perigosos, Proteção da Camada de Ozônio, Zonas Húmidas nenhum dos acordos selecionados: assinado, mas não ratificado

Geografia – nota: juntamente com o Liechtenstein, um dos dois únicos países sem litoral duplamente no mundo

Fonte: geography.about.com

Geografia do Uzbequistão

Com uma área de 447.000 quilômetros quadrados (aproximadamente do tamanho da França), o Uzbequistão se estende 1.425 km de leste a oeste e 930 km de norte a sul. Ribeirinhos Turcomenistão para o sudoeste, Cazaquistão ao norte, e Tajiquistão e Quirguistão para o sul e leste, o Uzbequistão é não só um dos maiores países da Ásia Central, mas também o único Estado da Ásia Central para a fronteira todos os outros quatro. Uzbequistão também compartilha uma fronteira com o Afeganistão curto para o sul.

O ambiente físico do Uzbequistão é diversificada, desde a topografia plana do deserto, que compreende quase 80 por cento do território do país para os picos das montanhas no leste atingindo cerca de 4.500 metros acima do nível do mar.

A porção sudeste do Uzbequistão é caracterizada por sopé dos montes Tian Shan, que subir mais alto no Quirguistão e Tajiquistão vizinho e formam uma fronteira natural entre a Ásia Central e da China. A vasta Qizilqum (Turkic para “areia vermelha” – Russian ortografia Kyzyl Kum) Deserto, compartilhado com o sul do Cazaquistão, domina a parte de planície norte do Uzbequistão. A parte mais fértil do Uzbequistão, o Vale Fergana, é uma área de cerca de 21.440 quilômetros quadrados diretamente a leste da Qizilqum e rodeado por montanhas ao norte, sul e leste.

O extremo ocidental do vale é definido pelo curso do Syrdariya, que atravessa o setor nordeste do Uzbequistão a partir do sul do Casaquistão no Qizilqum. Embora o Vale Fergana recebe apenas 100-300 milímetros de chuva por ano, apenas pequenas manchas de deserto permanecer no centro e ao longo de sulcos na periferia do vale.

Recursos hídricos, que são desigualmente distribuídos, estão em falta na maioria do Uzbequistão.

As vastas planícies que ocupam dois terços do território do Uzbequistão têm pouca água, e há poucos lagos.

Os dois maiores rios que alimentam Usbequistão são o Amu Darya e do Syrdariya, que se originam nas montanhas do Tajiquistão e Quirguistão, respectivamente.

Esses rios formam as duas principais bacias hidrográficas da Ásia Central, eles são usados principalmente para a irrigação, e vários canais artificiais foram construídos para ampliar a oferta de terra arável no Vale de Fergana e em outros lugares.

Outra característica importante do ambiente físico do Uzbequistão é a atividade sísmica significativa que domina grande parte do país.

De fato, grande parte da capital do Uzbequistão da cidade, Tashkent, foi destruída em um grande terremoto em 1966, e outros terremotos causaram danos significativos antes e desde o desastre de Tashkent.

As zonas de montanha são particularmente propensas a terremotos.

Fonte: countrystudies.us

Veja também

Pontos Turísticos da Tailândia

PUBLICIDADE Ao olhar detidamente as fotografias dos numeroso folhetos que anunciam e promovem a Tailândia, …

Pontos Turísticos do Tajiquistão

PUBLICIDADE O Tajiquistão é o menor país da Ásia Central e ainda assim tem quase cinco vezes …

Pontos Turísticos do Sri Lanka

PUBLICIDADE Locais Turísticos do Sri Lanka Sri Lanka oferece lugares dignos de serem visitados. Desde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.