PUBLICIDADE
Capital: ONDJIVA
Municípios: Namakunde, Kahama, Xangongo, Kuvelai, Kuroca e Kawanhama. O Governo da Província está organizado conforme o decreto-lei nô.º 17/99, de 29 de Outubro (Lei Orgânica dos Governos das Províncias, das administrações dos Municípios e das Comunas).
Superfície: 87. 342 Km².
Minerais: Ferro, Cobre, Ouro e Mica.
Cunene – História
A província do Cunene é mais uma parte de Angola.
A província do Cunene é uma das 18 províncias de Angola localizadas na região sul do país. Foi fundada pelo General Pereira D’Eça e elevada à categoria de província em 10 de junho de 1970, após deixar de ser distrito da província da Huíla. Sua capital é Ondjiva, que significa contas feitas de ovos de avestruz.
A região Sul foi a última do país a ser ocupada pelo regime colonial (após a morte em combate do Rei Mandume ya Ndemufayo em 1917), o Cunene não conheceu grandes investimentos arquitetônicos, como muitas outras capitais de província no período colonial.
A história da província do Cunene é conhecida pela bravura dos seus povos, cuja determinação dificultou o projeto de implantação da administração colonial, impondo duras derrotas às tentativas de ocupação do seu território.
Cunene
Cunene é uma província da Angola, cuja capital é Ondjiva, com um território de 87. 342 Km² e aproximadamente 230.000 habitantes. Com um clima semi-desértico, a província se destaca na agricultura, na produção de milho, cana de açúcar etc.
Pertencem ao grande grupo Ambó, os povos da província do Kunene, entre os quais temos ainda os subgrupos: Vale, Cafima, Kwanyama, Kwamatwi, Dombondola e Cuangar.
Na história dos povos desta província jaz na nossa memória coletiva os feitos do último rei Kwanyama, o célebre Mandume que na defesa do seu território enfrentou o poderio militar dos portugueses já na primeira década do Séc. XX.
Distâncias em km a partir de Ondjiva: Luanda 1.424 km – Lubango 415 km.
Cunene – Geografia
A província do Cunene tem uma área total de 87.342Km2, hoje em dia a província do Cunene está dividida em 6 municípios: Kahama, Kuanhama, Kuroca, Kuvelai, Namacunde e finalmente o município de Ombadja.
A província do Cunene faz fronteira com 3 províncias e 1 país que são as seguintes:
Norte com a Província da Huíla;
Sul com a República da Namíbia;
Oeste com a Província do Namibe;
A Leste com a Província do Kuando-Kubango.
No Sul, alongando-se por 87.342km, entre o Namibe (oeste) e o Cuando-Cubango (leste), a Huíla a norte e a Namíbia a suL São 6 os municípios: Cuanhama, Ombadja, Cuvelai, Curoca, Cahama, Namacunde; e a sua capital, Ondjiva está separada de Luanda por uma distância de 1.424km.
Cunene – Clima
O Cunene possui um clima tropical seco, do tipo megatérmico semiárido, com temperatura média anual de 23ºC, com grandes amplitudes térmicas diárias.
O mês em que o frio é mais intenso é o mês de julho com 17ºC e o mês em que a província é mais quente é o mês de outubro com 26ºC.
Semi-desértico, tropical seco; megatérmico, comuma pluviometria irregular não excedendo aos 600 mm por ano. A temepratura média anual é de 23 graus centrígrados, com grandes amplitudes térmicas diárias.
A maior concentração de quedas pluviométricas regista-se entre os meses de Dezembro à abril com grandes irregularidades na sua distribuição.
Principal produção: agrícolas – milho, Algodão, Cana de Açúcar, Citrinos, Videira, Massambala, Massango, Tabaco, Trigo, Recursos Madeireiros (floresta tropical seca) Feijão, e horticiltura, outros-madeiras;
A agricultura caracteriza-se no tipo sequeiro, baseada nas culturas de massango e massambala. Existem atualmente na Província 51.650 lavras familiares com uma superfície explorada de 77.475 ha. Donde 43% é cultivada anualmente, ficando o resto em pousio.
Pesca Artesanal, joga um papel importante no fornecimento de peixe às populações no meio rural e contribui para o melhoramento da dieta alimentar das comunidades.
Cunene
Atividade praticada principalmente no rio Kunene com baixos índices de captura devido ao fraco apoio em artefatos de pesca (linhas, anzóis, bóias, chumbos, redes, etc.).
Criação de gado é suficientemente conhecida como a maior atividade produtiva do Kunene, estando estimada em mais de 1.000.000 de cabeças de gado bovino.
A maior parte dos efetivos estão na posse dos criadores tradicionais e a manada é mantida em regime extensivo com aproveitamento das pastagens naturais que condicionam a disponibilidade de água em primeiro lugar e o potencial de carga de pastos.
As limitações periódicas dum desses fatores levam a deslocação das manadas de gado às zonas de transumância que são variáveis no espaço e no tempo.
O sistema financeiro e bancário da Província é assegurado pelos Bancos de Fomento e de Poupanôa e Crédito, que exercem a funôão creditícia e garantem todas operações financeiras afins, não se verificando o desempenho esperado do Fundo de desenvolvimento Econômico e Social e do Programa Novo Horizonte.
A província, resistou algumas ações de formação do INAPEM, tendentes a capacitar o empresariado para o correto exercício das atividades relacionadas com sua vocação.
Cunene – Caracterização Musológica
O solo da província é de natureza sedimentada com alguns afloramentos do solo Pré-câmbrico na parte ocidental.
A fase vegetal é do tipo savana, distinguindo-se o seguinte: 46% do solo é ocupado pela formação do eco tipo florestal com árvores, arbustos e gemineis; 23% é ocupado com uma formação de zona árida de solo argiloso com árvores algumas gramíneas; 20% do solo ao norte é ocupado com gramíneas de fraco valor nutritivo e abundante árvores espinhosas.
As formações geológicas de rocha crúptivas e metamórficas cobrem cerca de 11% da superfície, sendo dominantes as formações sedimentares em forma ou suavemente ondulada.
Pecuária: Binivicultura de Carne, Ovinos Caracul, Caprinos.
Cunene
A pecuária é a grande atividade econômica, com predominância dos bovinos e dos caprinos. A exploração da madeira é a única indústria digna de realce, à parte a infra-estrutuara relacionada com a pecuária.
No tocante aos recursos minerais, são predominantes o ouro e a mica.
No plano étnico, destaque para o grupo dos mucubais que ainda mantém ancestrais costumes inalterados.
A Natureza exibe-se com exuberância nas Quedas do Ruacaná e a fauna preserva-se nos 6.600km2 do Parque Nacional da Mupa onde as espécies girafa e cahama prevalecem.
Cunene – Turismo
Os pontos turísticos do Cunene são caracterizados por florestas, savanas e estepes.
Os rios mais importantes desta província são o rio Cunene, o rio Kuvelai e o rio Kalonga.
A Reserva Natural da Mupa está localizada no norte da província e abrange uma área de 6.600km2. Foi constituída como reserva em 1964 com o objetivo de proteger a fauna local em declínio.
Esta reserva possui uma vasta diversidade de animais: girafas, hienas, leopardos, gungas, rinocerontes, hipopótamos, zebras, elefantes, avestruzes, leões, palancas vermelhas, garças, olongos e impalas.
Fonte: welcometoangola.co.ao/www.consuladodeangola.org
Redes Sociais