Cultura de Kiribati

PUBLICIDADE

Para experimentar a nossa cultura e estilo de vida será uma lembrança que você terá para o resto de sua vida.

A cultura de Kiribati é complexo e diverso, com cada ilha tem suas próprias maneiras.

Apesar de ser um corpo vivo, muitas pessoas permanecem fiéis às tradições seculares e práticas que definem o que significa ser Kiribati.

Práticas culturais, tais como reuniões com a comunidade sob a maneaba (casa tradicional reunião) para socializar e festa (a botaki), o respeito dos idosos, a hospitalidade de hóspedes e da importância da família permanecem facetas importantes da cultura de Kiribati.

Nós acolhemos com satisfação os visitantes em muitos de nossos costumes e atividades, e estamos orgulhosos do nosso modo de vida e da sua celebração.

O modo de vida é muito simples e as pessoas planejam theirliving por um dia apenas, sem se preocupar com o seu futuro, que vive com a moto “Amanhã é outro dia”.

Sobrevivência gira em torno de motivação, força e ambição de viver dentro desse dia especial.

Vidas diárias giram em torno da ascensão e queda da maré, ditando as condições de pesca e de tempo e disponibilidade de transporte. Para sustentação é a partir do coco e fruta-pão, e do oceano.

Cultura de Kiribati
Homens que dançam no Maneaba

As danças tradicionais de Kiribati são uma forma única de arte e expressão. O movimento dos pés, mãos e, claro, todo o corpo imita o movimento das fragatas ao andar e voar. Os trajes são feitos de materiais locais. O pássaro fragata simboliza muitas coisas importantes no contexto de vida tradicional da Kiribati.

Ele fornece a navegação para os pescadores enquanto perdido no mar, fornece informações sobre o tempo para as pessoas e também dá um sinal de paz e harmonia.

Os visitantes podem experimentar Kiribati cultura em várias formas. No entanto, é recomendável a melhor maneira é tomar a mergulhar e viver em uma ilha exterior por uma semana e para você mergulhar totalmente na nossa cultura diária.

Para planejar uma tal visita foi incluída uma série de sugestões de itinerários que podem lhe ajudar, assim como uma série de arquivos de fato em muitas das ilhas exteriores de Kiribati.

Cultura de Kiribati
Pai e filho de pesca tradicional do polvo

Cultura de Kiribati
Peixe salgado secando ao sol

Cultura de Kiribati
Tecelagem de folhas dos coqueiros

Cultura de Kiribati
Coleta de toddy doce da árvore de coco

Fonte: www.kiribatitourism.gov.ki

Cultura de Kiribati

Kiribati não tem museus, mas sim um Centro Cultural onde pode-se apreciar as tradições e a arte do país.

Também não há galerias de arte, mas poderá encontrar todo tipo de artigos artísticos nas lojas, e poderá adquiri-los.

A construção de canoas é a habilidade mais sobressaliente dos habitantes de Kiribati. Também sobressaem no tecido.

Cultura

A cultura das Ilhas Gilbert (Kiribati) é bonita, complexa e diversificada, mas ainda contém semelhanças através das ilhas 33 que compõem o Grupo de Gilbert. Gilbertese cultura é uma necessidade, algo que abrange uma ampla gama, tanto em questão e tópico.

O que tenho feito nesta página é concentrar-se sobre as semelhanças da cultura Gilbertese que existe de ilha para ilha e inclusive nossa comunidade Banaban agora residente na ilha de Rabi. Eu também tenho usado o termo tradicional “Gilbertese” intercambiável com o termo moderno I-Kiribati.

Maneaba

O maneaba ou mwaneaba está no centro da vila. Ao lado da canoa de guerra, é a obra-prima da cultura Gilbertese. Como as casas, é construído em uma forma retangular com as duas extremidades diferentes um pouco.

O arquiteto maneaba é geralmente um homem velho que tem aprendeu o seu ofício através da experiência e das tradições de sua família.

Claro, ele também é uma espécie de feiticeiro, porque uma empresa como a construção de um maneaba requer invocações para o Anti (espírito), a observação de certos ritos e seguindo de regras que seria insensato para esquecer.

Cultura de Kiribati
Maneaba tradicional

O maneaba está bem adaptado ao clima ilha e à sua função. Seu telhado é apoiada sobre pilares de ombro alto de pedra e até mesmo o rei tem que se abaixar para entrar. O vento pode facilmente explodir em sob a palha de baixo pendurado, mas se ele se tornar irritantes esteiras pode ser colocado para mantê-lo fora.

A palha de espessura é uma barreira perfeita contra o calor ea chuva. O maneaba é bonito e de alguma forma bastante imponente e às vezes é mais do que 40 metros de comprimento e 10 metros de altura.

Dois e às vezes até quatro fileiras de pilares sustentam o telhado e reforçar a atmosfera catedral-like. Claramente, um povo inteligente e orgulhoso havia sido responsável por esta simetria, as modalidades artísticas das vigas e do edifício hábil.

O Gilbertese é muito confortável em sua maneaba. É largo, fresco e arejado. Nela, ele festas, danças e dorme. Às vezes, todas as três atividades estão em curso ao mesmo tempo.

Encontros particulares têm ritos particulares e cerimônias, decretada a partir do momento em que os guerreiros Beru conquistou os Gilberts. Cerimônias são semelhantes na maioria das ilhas.

Aldeias e distritos tenham a sua maneaba. Eles são divididos em dois grupos com nomes diferentes para os do sul e do norte. Alguns nomes, como Maungatabu – montanha sagrada – indicam claramente origens samoano.

Assim como uma canoa de guerra ou uma aldeia, cada maneaba tem um nome, tradições e uma personalidade. O pilar de pedra no centro do lado norte é o primeiro a ser criado. Este é o lugar para o Anti do maneaba.

Aqui, Tanentoa o chefe da Beru, sentou-se e ainda seus descendentes tomar aquele lugar. Durante todo o caminho, a maneaba é dividido em lugares e cada família tem seu próprio lugar em encontros oficiais.

Um estranho que é um convidado em outro maneaba entra sob o feixe mesmo que ele faria em seu maneaba casa. Qualquer um que pertence a várias famílias escolhe o lugar menos confuso para se sentar. Tanto quanto as festas oficiais estão em causa, existe um estrito código de etiqueta para observar.

Um clã fornece arautos que anunciam que as ações de alimentos será, outra família é responsável por distribuir a comida. A parcela de honra pertence a tal e tal família e na repartição do alimento, uma ordem fixa de precedência é estritamente seguido. O mínimo erro ou o menor esquecimento é tomado como um insulto.

A Família

A família sempre foi a célula básica da I-Kiribati sociedade. Dentro da família, a mulher sempre foi companheira do homem e não sua escrava. A mulher não era esperado para fazer trabalho braçal, ela tinha só para atender às tarefas domésticas e os empregos que ela podia fazer, sem excesso de esgotar-se – como ir com o marido para ajudar com certos tipos de pesca, ajudando-o a construir o casa ou preparar as covas Babai.

Longe de ser comprados a partir de seus pais, ela chegou a seu marido com sua herança, menos deve-se admitir no entanto que partes de seu irmão. Uma única filha era poderoso e muito procurado. Ela não só herdou terras de seu pai, mas também o seu conhecimento e habilidade e, por vezes, seu escritório também.

Mulheres sem maridos estavam sob consideração. Eles foram encaminhados para que os resíduos de sua geração e foram muitas vezes referida como nikiranroro. Poligamia era raro. Mesmo o chefe reconhecer uma única mulher como esposa embora outros possam ser tolerada em torno dele.

Mais freqüentemente essas mulheres extras eram as irmãs da esposa do chefe. Todo marido também adquiriu uma certa autoridade sobre as mulheres ligadas a ele, como a viúva de um irmão.

O divórcio não é algo simples ou dado a fantasias. As coisas podem ser organizadas por consentimento mútuo com algum tato, mas o senso comum e comportamento correto exatamente a manutenção de um grande respeito para com o cônjuge. Para fazer o contrário seria muito inconveniente.

Este foi, de fato, a causa de uma guerra em Maiana. Tataua enviado de volta a sua Tarua Nei esposa que foi desfigurado por um olho ruim. Sua mãe não estava contente com isso e tenho as relações juntos. A briga começou em que Nei Tarua viu o marido derrotado e também sua mãe morta.

Atualmente, a lei prevê a possibilidade de divórcio. Na verdade, esta é a principal causa de desacordo entre o Governo ea missão católica.

Tratamento adultério, ruim ou uma separação três anos são considerados motivo suficiente para quebrar os laços conjugais. Muitos dos católicos menos firmes usar isso para sua vantagem.

Adoção

A adoção é outra desgraça que rompe os laços familiares naturais, desta vez entre pais e filhos. Você pode encontrar casos em que os pais com um filho só vai entregá-la a outros membros da família ou com alguns amigos e depois substituir o seu próprio filho com um adotado.

Como a criança adotada geralmente herda a terra, a adoção é um apoio útil para grande família. Formalmente, o sistema tinha a vantagem de ampliar alianças e aumentando o número daqueles que defendem a família e clã.

Propriedade

Cada ilha é cortada em parcelas de terra por causa de heranças. Não há um único pedaço de terra que não tem dono. Em média, cada pedaço de terra é 18 metros de largura por 700 metros de comprimento.

Às vezes até os boxes Babai si são compartilhados e pode ter um proprietário diferente daquele que tem a terra circundante. Esta divisão da terra remonta a tempos muito antigos.

Nem há qualquer idéia de comunismo. Qualquer pessoa que planta uma árvore reivindica como sua. Provavelmente esta foi a primeira forma de escritura de posse.

Gilbertese lei é bastante complexo, mas menos difícil estabelecer de fato real. Quando foi criado, o Governo achou a situação muito enredada pelas consequências de guerras anteriores cujo objetivo era o saque dos povos vencidos.

Eles decidiram não se envolver em brigas antigas. Cada real proprietário do imóvel foi protegido por uma lei que em si foi muito bem guardado.

Ao longo dos Gilberts, onde todo mundo rico ou pobre possui terras. A pessoa que não tem nenhum poço Babai e nem mesmo uma coqueiros poucos é raro.

Normalmente o chefe da família, o pai, as ações fora a sua terra antes de sua morte. Aqui, ele goza de uma grande liberdade de escolha. Normalmente, ele favorece seu filho mais velho e os outros meninos, mas as meninas também têm a sua quota.

Quando é a vez das crianças a partilhar as suas terras, eles fazem a mesma coisa. Se alguém morre sem filhos, em seguida, um irmão, uma irmã ou sobrinhos herdarão a terra.

Personalizado, apoiado por lei, garante que um homem deixa algumas terras ao seu filho ilegítimo. Na verdade, em tempos antigos, estupro, adultério, assassinato e roubo poderia ser compensada pela entrega de um terreno ou uma canoa.

O mesmo sistema foi aplicado se um noivado foi rompido depois que o relacionamento tenha sido consumado. Muitas vezes uma criança adotada recebeu um pedaço de terra. Para fazer um presente de alguma terra aos amigos era uma questão bastante delicada.

A família iria se opor a essa idéia. Qualquer um que teve o cuidado de uma pessoa de idade, ou olhar de alguém que estava doente, pode ser recompensado por um dom da terra.

Riqueza

Tradicionalmente, para além de sua terra, a média Gilbertese possui muito poucas coisas. As casas não são de grande valor. Eles caem em desuso rapidamente e são tão rapidamente reconstruída. Algo mais valioso é a canoa com um tronco, um machado, uma panela, um mosquiteiro, esteiras, e alguns pedaços de material.

O Gilbertese copia os pássaros ao longo da costa, que pode contar com a maré baixa a cada doze horas. Quando seu estoque de peixes está esgotado, fora ele vai pescar, se ele precisa de um coco, então ele toma uma caminhada em torno de suas árvores, se ele está com fome, então ele cava-se um pedaço de Babai.

Se há de ser uma grande festa ou comemoração, ele torna-se um saco de copra, que é pesado no sábado. O preço deste vai comprar material para um vestido que sua esposa costura naquela noite para que ela possa usá-lo pela primeira vez no dia seguinte.

Acontece até mesmo que Massa está perdida, porque a dona de casa só teve a inspiração para lavar o lavalava domingo no meio da noite.

Certamente o Gilbertese tem alguma desculpa para a sua atitude despreocupada. Não há estações para regular o seu trabalho, sem inverno para forçá-lo a colocar em uma loja. Plantio Babai, a captura de peixes, tornando-se um saco de copra, são todas as tarefas que podem ser feitas amanhã …. ou em um mês.

Apenas fome imediata teve um efeito sobre ele. É difícil para ele fazer disposição. Um porco inteiro é comido em três dias. É claro que toda a família vai estar lá – mas quem pode dizer que todos os pedaços de carne foi. Esses animais também são mais finas, muitas vezes sacrificado em dias de festa ou para um nascimento ou casamento.

A Dança (Mwaie)

Gilbertese dança (mwaie) é muitas vezes difícil de definir. Ele contém elementos de dança, balé, teatro lírico, um coro e um toque de magia. Não existem instrumentos musicais como uma caixa ou placa de estanho que chega alguém é suficiente para bater fora do ritmo.

Isso produz uma espécie selvagem de música triste e cada animal humano é movido pelas poses e gestos dos bailarinos, o ritmo furioso, ruídos altos gemidos ea atmosfera perturbadora oferecido por uma multidão seminua de dançarinos com cheiro de óleo e diversos aromas.

Cultura de Kiribati

Cultura de Kiribati

Vejamos uma dança realizada em um maneaba grande. Os bailarinos estão de pé em um semicírculo. Os jovens com quadros bem construídas, à frente e atrás deles estão as mulheres. Lentamente, em notas baixas, o canto começa … então o tom e vai até o ritmo acelera também. Aos poucos, os bailarinos se aquecer.

No início, eles simplesmente mover seus pés no local, agitando os braços para seguir o ritmo. Esses movimentos controlados de seus braços, pernas e as cabeças refletir os movimentos do pássaro de fragata que voa em todo o grande oceano à procura de sua presa! Por enquanto as mulheres não imitá-los, mas eles são os únicos que cantam com mais abandono e que acelerar o ritmo.

Dançando no local e batendo palmas eles incitam os dançarinos a um paroxismo de grande movimento. Nervos estão tensos, enfrenta contorcido e as vozes se tornar selvagem, enquanto os olhos crescem abatido.

Cultura de Kiribati

Cultura de Kiribati

A primeira vez que você vê um desempenho tão você se sentir realmente com medo. Você pode facilmente pensar que estes são loucos ou demônios que estão prestes a saltar sobre a multidão e devorá-los.

Agora, a dança não é mais no local: os avanços e recuos semicírculo e, em seguida, em um frenesi ainda mais estourar o final seja alcançado. Não há tal tensão tremenda moral e física que parecia que deve terminar na loucura ou a morte.

Uma multidão de paixão é solto e é tão contagiante que até mesmo um homem de outra raça teve dificuldade em acalmar seus nervos e dificilmente pode impedir-se de tremer em êxtase com o resto do público e os bailarinos.

Cultura de Kiribati

Maneiras

O Gilbertese são um dos mais orgulhoso, o mais formal e mais educada do Pacífico povos. Os velhos tinham a responsabilidade por questões de etiqueta. Por exemplo, nada deve ser suspenso das vigas do maneaba, deve haver nenhum ruído e volta sem uma viragem para a empresa.

Também não se deve interromper as pessoas de idade e cortá-los curto. Cada família teve um lugar especial no maneaba e uma função herdada em qualquer cerimônia.

A partilha de alimentos seguido de um sistema muito rigoroso de prioridade. O Gilbertese são extremamente sensíveis em tais assuntos. Certamente, os chefes tentaram ser conhecidos por sua delicadeza e natureza genial.

Uma coisa muito sagrada para o Gilbertese é a cabeça. “Cuidado, ou eu vou bater a cabeça!” Isto é um insulto supremo. Não há necessidade de um golpe real – as palavras são o suficiente e levaria a uma dupla imediato.

Para aceitar algo passado sobre a cabeça do anfitrião é extremamente indelicado. As crianças são mesmo vergonha, quando os missionários colocaram suas mãos sobre as suas cabeças.

Para colocar uma mão sobre a cabeça de um homem velho seria um escândalo próximo.

Fonte: www.janeresture.com/www.rumbo.com.br

Veja também

Pontos Turísticos da Tailândia

PUBLICIDADE Ao olhar detidamente as fotografias dos numeroso folhetos que anunciam e promovem a Tailândia, …

Pontos Turísticos do Tajiquistão

PUBLICIDADE O Tajiquistão é o menor país da Ásia Central e ainda assim tem quase cinco vezes …

Pontos Turísticos do Sri Lanka

PUBLICIDADE Locais Turísticos do Sri Lanka Sri Lanka oferece lugares dignos de serem visitados. Desde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.