Costa dos Corais

PUBLICIDADE

Costa dos Corais –  Alagoas

Costa dos Corais, no litoral norte de Alagoas, encanta de imediato, possui a segunda maior barreira de corais do mundo. Os municípios da região revelam verdadeiros tesouros formados por piscinas naturais, rios, antigos engenhos, rica culinária, manifestações folclóricas e artísticas, além de muita hospitalidade.

Costa dos Corais começa próxima a Maceió, percorre todo o litoral norte do Alagoas e grande parte do litoral Pernanbucano. São dezenas de praias lindas pelo trajeto de estradas bem cuidadas e sinalizadas onde o viajante tem inúmeras surpresas como pequenos vilarejos que oferecem bebidas e banheiros.

As piscinas naturais, formadas pela segunda maior barreira de corais do mundo, serenidade do mar de intenso azul tornam a região um paraíso perfeito para os mergulhadores, que interagem com a rica fauna marina preservada. Passeios de jipe ou bugre pelas praias de charme, hotéis e resorts, culinária regional e gastronomia sofisticada completam um cenário paradisíaco para as suas férias.

Costa dos Corais, no litoral norte de Alagoas, é um verdadeiro paraíso ecológico graças as suas barreiras de corais que criam autênticos óasis protegidos com uma rica fauna e flora marina. Durante a maré baixa se formam encantadoras piscinas naturais com água cristalina.

Todo o litoral, da Barra de Santo Antonio até Maragogi, passando por Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto das Pedras, Porto Calvo e Japaratinga possuem praias paradisíacas. Em São Miguel dos Milagres se pode visitar o projeto para proteção e conservação do peixe boi.

Viajando pela Costa dos Corais se encontram ainda autênticos vilarejos de pescadores, que conservam as antigas tradições culturais alagoanas. As únicas estruturas construidas, que se encontram nas praias selvagens são as poucas e elegantes pousadas de ótimo nível, ideais para uma estada em contato com a natureza, aproveitando dos momentos de total relax.

Piscinas Naturais – Na maré baixa surgem bonitas piscinas naturais na fantástica barreira coralina que integra a Área de Preservação Ambiental – APA Costa dos Corais, crida paraa proteger flora e fauna marinhas da região.

Praias – Com 130 quilômetros de belíssimas praias, a Costa dos Corais oferece opções para todos os gostos, contemplando a prática de surf, esportes náuticos e pesca.

História – Importantes monumentos históricos e resquícios das presenças holandesa e portuguesa na região desde a época da colonização do Brasil.

Gastronomia – Os saborosos frutos do mar da região são apresentados em várias formas e sabores, além da grande variedade de frutas e doces regionais.

Folclore – Bumba-meu-boi, Capoeira, Cavalhada, Coco-de-Roda, Lapinha, Pastoril, Roda-de-Adulto, Samba de Matuto, entre outras expressões artísticas.

Artesanato – Bordados ponto de cruz, rendas, cestarias, peças em coco, madeira e fibra de bananeira são algumas das muitas manifestações da criatividade dos artesãos locais.

Costa dos Corais –  Visual paradisíaco

Suas praias encantam com seu visual paradisíaco, barreiras de corais, águas tranqüilas e cristalinas, mangues, ilhas, dunas que ficam expostas com a baixa da maré. É possível realizar passeios de escunas e veleiros para a praia do Gunga, uma das mais belas do Brasil, além de se divertir com passeando de jet – ski, alugando bugues ou praticando mergulho na Barra de São Miguel.

A região é repleta de Mata Atlântica, rios, coqueirais, um mar de rara beleza e um povo alegre e acolhedor. Algumas praias têm em sua orla bares, restaurantes, lojas de artesanato e badalação nos finais de semana. A culinária à base de frutos do mar está presente nos simples e acolhedores bares da orla, com pratos irresistíveis e o artesanato também atrai, com bonitos trabalhos de artistas locais. Os materiais mais usados são barro e corda, que proporcionam agradável efeito decorativo.

Sobre a Costa dos Corais

Costa dos Corais possui belos coqueiros, belas praias de areias finas com águas mornas com várias barreiras de corais, a Costa dos Corais está localizada no estado de Alagoas e engloba vários municípios como Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi.

Na região da Costa dos Corais você pode desfrutar de deliciosos pratos a base de frutos do mar como lagostas, camarões além de outras comidas típicas e doces típicos da região, em relação a hospedagem você não precisa se preocupar a região conta com uma gama de hotéis com Pousada Olho D’Água, Pousada Verdes Mares, Village Miramar, Bitingui Praia Hotel e outras diversas opções.

Costa dos Corais – Localização

Costa dos Corais, localizada entre Maceió (AL) e Recife (PE), abriga populações tradicionais extrativistas que utilizam os recursos pesqueiros para sua sobrevivência, o que lhes conferem destaque em termos de importância na conservação da diversidade biológica e cultural.

No aspecto natural, destacam-se na Costa dos Corais as galés, derivação de galeões naufragados provocados pelos recifes.

Trata-se de colônias de corais muito rica em fauna e flora e que estão entre os mais desenvolvidos e preservados do Brasil, mas por se localizarem muito próximos da costa, estão entre os ecossistemas mais pressionados pelo homem.

Na maré baixa, formam-se lindas piscinas naturais de águas cristalinas, há alguns quilômetros da praia, facilitando a visualização dos recifes de corais, permitindo admirar toda a profusão, fragilidade e beleza da vida marinha associada ao ecossistema.

Costa dos Corais – Artesanato

O artesanato, por sua vez, é tradição no Estado, passando de geração a geração caracterizando-se pela beleza e qualidade dos trabalhos. As rendas transformam-se em toalhas de mesa, panos de bandeja, colchas, lençóis, fronhas e peças de roupa; cada município parece ter se especializado em um tipo diferente de rendado. Maceió e Marechal Deodoro – filé; Marechal Deodoro – labirinto; Porto Real do Colégio, Traipu e São Brás – redendê e ponto cruz; Pão de Açúcar- Boa Noite e em São Sebastião – rendas de bilro.

Alagoas serviu de berço para importantes nomes da cultura e história brasileira, merecendo serem citadas as pessoas de Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, Aurélio Buarque de Holanda, Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Pontes de Miranda, Jofre Soares, Paulo Gracindo, Djavan, Maestro Fon-Fon e Hermeto Paschoal.

Costa dos Corais – Folclore/Cultura

Rica e variada é a cultura alagoana, incluindo seu folclore. Toréis, danças, folguedos, festejos natalinos, brincadeiras de carnaval e festas religiosas manifestam a alegria dos moradores e alegram os visitantes. Cada “dança” marca uma determinada época do ano.

Folguedos natalinos: Guerreiro, Reisado, Bumba-meu-boi, Chegança, Fandango, Marujada, Presépio e Pastoril.
Folguedos de festas religiosas: Mané do Rosário e Bandos.
Folguedos carnavalescos: Cambinas, Negras da Costa, Samba de Matuto e Caboclinhas. Também existem os estruturados:Boi de Carnaval, Ursos de Carnaval, Gigantões e Cobra Jararaca.
Torés: Toré de Índio, Toré de Xangô e Roda de Adultos. Outras manifestações conhecidas são o Coco de Roda, Taieira, Dança de São Gonçalo, Quadrilha, Maracatu, Vaquejada, Pagode, Baianas, Quilombo, Zabumba, Violeiros e Cantigas das Destiladeiras de Fumo.

Costa dos Corais – Locais Turísticos

Costa dos CoraisCosta dos Corais

Paripueira

Distante 36 km do centro de Maceió, nome que significa “águas mansas”.

A cidade originou-se a partir de uma colônia de pescadores, e a proximidade com Maceió passou a ser área de veraneio. Até 1988 o povoado pertencia ao município de Barra de Santo Antonio.

Seu nome, na linguagem indígena, já retrata a tranquilidade desta localidade onde começa a Costa dos Corais, “praia de águas mansas”. Paripueira, uma antiga colônia de pescadores, reúne em suas paisagens um colorido mosaico, através de suas águas transparentes e um vasto coqueiral, acompanhado pela degustação da tradicional água de coco, conhecida por seu sabor inigualável, associada à hospitalidade de seu povo. A cidade dá as boas vindas aos visitantes que, partindo de Maceió, percorrem a região.

Barra de Santo Antônio

Barra de Santo Antonio fica a 45 km de Maceió.

O município é banhado pelo Rio Santo Antônio, que deu origem ao nome da cidade. A simplicidade da vida dos seus nativos e a grandiosidade de alguns monumentos históricos da arquitetura holandesa do século 18 são alguns dos atrativos deste destino turístico, que oferece ainda um patrimônio natural de rara beleza, representado por preservados manguezais e belas praias, como Tabuba, Ilha da Croa e Carro Quebrado. Além dos atrativos naturais, Barra de Santo Antônio possui uma completa estrutura para receber seus visitantes.

O município, as margens do Rio Santo Antonio, rio que deu origem ao nome da cidade, se divide na simplicidade da vida dos seus nativos e na grandiosidade de alguns monumentos históricos da arquitetura holandesa do século 18.

A maior riqueza do município é o patrimonio natural, possui um grande rio margeado por maguezais, belas praias como Tabuba, Carro Quebrado e a Ilha da Croa.

Fora os atrativos naturais, Barra de Santo Antonio possui infra-estrutura para receber seu visitante.

Passo de Camaragibe

Distante 89 Km de Maceió.

Berço de Aurélio Buarque de Holanda, lexicográfico, autor do mais conhecido dicionário da língua portuguesa, Passo de Camaragibe, com seus rios e manguezais, possui um litoral tranquilo, com as praias de Barra de Camaragibe, Marceneiro e Praia dos Morros. Sua estrutura hoteleira oferece opções de hotéis-fazenda e atividades rurais de lazer. Pela proximidade com a vizinha São Miguel dos Milagres, oferece equipamentos e atrativos turísticos aos adeptos de um turismo mais ligado à natureza com enfoque ecológico.

A margem do rio Camaragibe, começou o povoado de Passo, ponto em que o rio oferecia mais facilidade na passagem dos que vinham de Pernambuco para Alagoas e era ponto de apoio para os navios holandeses, daí a origem do nome, que passou a ser cidade em 1880 e fez parte dos acontecimentos históricos devido a invasão holandesa.

Pousadas e Hoteis fazendas fazem parte da paisagem desse município que tem no cultivo do Coco da Bahia, cana-de-açúcar, pesca e pecuária suas principais atividades econômicas e tem o Coco de Roda e Samba Matuto, os representates da cultura popular.

Os visitantes se encantam com a riqueza do potencial natural: rios, lagoas e manguezais com uma topografia dinâmica contendo morros e penhascos, além de um mar exuberante de recifes e corais, as praias de Barra de Camaragibe, Marceneiro e dos Morros são eleitas como as mais belas.

São Miguel dos Milagres

Distante 93 km de Maceió.

Um verdadeiro roteiro de charme abençoado pelo toque de Deus, com praias semi-desertas, de águas azuis e transparentes, como a bonita Praia do Toque. São Miguel dos Milagres oferece a hospitalidade de suas comunidades tradicionais, dispostas por inúmeros povoados situados à margem de uma estrada, ora em asfalto, ora em paralelepípedo, traçada para a contemplação dos cenários naturais e culturais, a exemplo dos produtores artesanais de móveis de coqueiros. Este trecho integra a Rota Ecológica da Costa dos Corais.

Conta-se que um pescador muito doente encontrou uma imagem de São Miguel numa praia e se curou da doença imediatamente, daí a origem do nome da cidade.

O seu espaço físico tranquilo e paradisíaco é dividido com as encatadoras pousadas que tem uma das melhores culinária e se destacam por ser um dos circuitos de hospedagem mais charmosos do Brasil.

Um passeio de barco nas águas do Rio Tatuamunha é possível ter um fantástico encontro com peixe-boi nadando entre os manguezais.

As Praias do Toque, Porto da Rua e São Miguel dos Milagres são atrativos do município.

No alto do Morro do Cruzeiro pode-se sentir o quanto é encantadoramente bela a magnífica paisagem litorânea.

Porto de Pedras

Distante 128 km de Maceió.

Em janeiro de 1860, exausto após longa jornada pela região, Dom Pedro II parou para descansar à sombra de um frondoso oitizeiro e ficou deslumbrado. Não era para menos. Naquele momento o Imperador tinha diante de seus olhos a paisagem deslumbrante de Porto de Pedras, onde estão algumas das mais belas praias da Costa dos Corais, como Tatuamunha e Patacho. O local foi escolhido para introdução do peixe-boi marinho na natureza, espécie que pode ser vista próximo à foz do Rio Manguaba.

Em 1633, Porto de Pedras sofreu a invasão dos holandeses, mas os portugueses conquistaram o domínio de volta, e parte dessa época ainda está preservada na conservação de alguns prédios dos séculos 17 a 19.

Um farol, localizado no alto do morro, deu a cidade um toque de charme e do alto pode-se observar a imensidão do litoral formado por lindas praias.

Praia de Tatuamunha e Praia do Patacho fazem parte das praias quase intocadas e de imensa beleza, é nessa tranqüilidade que vive um casal de peixes-bois.

A travessia de balsa pelo Rio Manguaba que divide o município com o de Japaratinga apresenta um cenário apaixonante, são coqueiros, mangues de belezas exóticas que reinam absoluta numa demonstração de harmonia.

Porto Calvo

Porto Calvo fica a 96 km de Maceió.

O município de Porto Calvo tem grande significado histórico e cultural. Foi um dos primeiros lugares a ser habitado por colonos portugueses, trazidos pelos donatários da antiga Capitania de Pernambuco. É também a terra de Domingos Fernandes Calabar, considerado pelos portugueses um traidor e por muitos historiadores um herói. Detentor de incrível coragem, Calabar mudou o curso da guerra ao escolher as hostes holandesas.

Entre as atrações turísticas igrejas, engenhos e o Rio Manguaba, que banha a cidade.

A origem do nome provem de uma lenda: Conta-se que um velho calvo, morava às margens do rio e construiu um porto.

Em 1889, a freguesia do século 16, passou a ser cidade.Tem como filhos ilustres Zumbi, Guedes de Miranda e Domingues Fernandes Calabar que ficou famoso na historia do país por ter se aliado aos holandeses, alguns historiadores o considera   um heroi e outros o jugam de traidor.

Apesar de ser uma cidade muito antiga, Porto Calvo é um munícipio moderno, atualmente é apenas uma referência histórica que pode ser constata nos poucos acervos existentes do século 16: A exemplo da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, considerada monumento nacional, tombado em 1955 e o Alto da Forca.

Japaratinga

Distante 121 km de Maceió.

A Rota Ecológica, caminho que margeia a costa litorânea desta região, tem em Japaratinga um referencial, onde suas comunidades dispostas em pequenos vilarejos, em meio aos coqueirais nativos, completam um extasiante cenário. Pescadores em plena atividade e tiradores de coco desafiando a gravidade são mostras do convívio harmônico entre as belas paisagens que se descortinam desde o Pontal do Boqueirão, na foz do rio Manguaba, passando pela praia de Barreiras do Boqueirão, com suas refrescantes fontes de água mineral.

Até 1960 Japaratinga pertencia a Maragogi, Hoje, é um importante pólo turístico, tem excelente infra-estrutura com restaurantes, hoteis e pousadas de charme, que fazem o diferencial na qualiddae dos serviços.

A beleza exótica das fazendas de coqueiros podem ser admiradas por passeios a cavalo, os rios e riachos podem ser contemplados nos passeios de barcos, e as praias que fascinam a exemplo de Barreira do Boqueirão, Bitigui e Japaratinga são alguns atrativos que encantam os visitantes.

A cidade tem construções do século 18. A Igreja Matriz, construída pelos holandeses, mantém suas características originais.

O artesanato típico da cidade são confeccionados com a palha do coqueiro.

Maragogi

Distante 131 km de Maceió.

Destino Indutor da Região da Costa dos Corais e segundo pólo turístico de Alagoas, Maragogi, equidistante de Maceió e Recife, é um dos extremos geográficos deste Roteiro. Praias deslumbrantes, locais para a prática de mergulho e fascinantes piscinas naturais, como as Galés, Taocas e Croa de São Bento, são destaques especiais. Os caminhos do sabor começam com os famosos bolinhos de goma, preparados artesanalmente no povoado de São Bento.

Devido ao rio que banha o local, Maragogi que significa “rio livre” deu nome ao povoado em 1892.

A excelente infra-estrutura turística, vários hotéis, pousadas, hotéis fazenda, restaurantes, centros de artesanato e várias opções de lazer agregam a qualidade dos serviços do município.

Cenários como vilas de pescadores, fazendas com reservas e trilhas de mata atlântica, abundância de coqueirais, praias belíssimas de águas cristalinas, em destaque as praias de São Bento, Peroba, Burgalhau, Barra Grande e as galés, que ficam a 06 km da costa, formadas por recifes de corais são algumas das riquezas naturais do município.

Maragogi tem um dos ecossistemas mais importantes do Brasil, a diversificada fauna e flora de espécies marinhas são um paraíso para os olhos dos que são apaixonados por mergulhos.

Navegar pelos rios admirando os preservados manguezais, passear de Buggy por belas praias, praticar ecobike, tomar banhos de bicas, cachoeiras, são algumas das opções para quem procura contato com a natureza.

Fonte: costadoscorais.com/turismo.al.gov.br/alagoasbrasil.com.br/cultour.it/ecoviagem.uol.com.br

Veja também

Pontos Turísticos da Tailândia

PUBLICIDADE Ao olhar detidamente as fotografias dos numeroso folhetos que anunciam e promovem a Tailândia, …

Pontos Turísticos do Tajiquistão

PUBLICIDADE O Tajiquistão é o menor país da Ásia Central e ainda assim tem quase cinco vezes …

Pontos Turísticos do Sri Lanka

PUBLICIDADE Locais Turísticos do Sri Lanka Sri Lanka oferece lugares dignos de serem visitados. Desde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.