PUBLICIDADE
Toda a América é uma terra completamente diferentes das que juntos formam o Velho Mundo.
Ela está isolada por duas zonas marítimas de grande porte: o Oceano Pacífico, a oeste, e o Oceano Atlântico a leste.
Com uma área de 38.344 mil quilômetros quadrados (excluindo as terras do Ártico), é quase equivalente a quatro vezes a da Europa e abrange quase um terço da área terrestre do planeta. É alargado, a direção da longitude, e quase de um pólo a outro, a sua ponta norte, Cabo Barrow, está além do Círculo Polar Ártico 72 ° de latitude norte, e sua extremidade do sul chegou com o Cabo Horn 56 ° de latitude sul. A distância entre estes dois extremos promontórios é nada menos do que 18.000 milhas. Extensão em latitude é muito menos significativo.
O Novo Mundo é composto de dois continentes, que se distinguem pelas habilidades da América do Norte e América do Sul, e anexado a cada um istmo montanhoso outro menor, cuja largura, através do Panamá É de 56 quilômetros (esta é a América Central). Ele também inclui as ilhas da Antilhas Incluindo as ilhas maiores são Cuba , Haiti A Jamaica e Porto Rico.
Geografia Física
Geologia
No Canadá e nos Estados Unidos e ao longo de milhares de quilômetros quadrados, é uma série abrangente de rocha ígnea chamado Laurentian, por causa de sua extensão na bacia do São Lourenço.
Na América do Sul, as rochas primitivas estender Brasil, na Guiana, Venezuela e nos Andes do Chile. Huronian sistema, cujos depósitos são desenvolvidas em torno do lago Huron, formado à custa de um continente primordial.
O Siluriano é encontrado no Canadá, nos Estados Unidos, Terra Nova, e constitui a base das quedas de Niagara, é menos desenvolvida na América do Sul.
O Devoniano, Médio e Superior existe na América do Norte. Por exemplo, em New Brunswick, vemos vestígios de arenito vermelho de idade.
Os campos de carvão têm grande poder no Canadá e nos Estados Unidos, há também o Permiano e arenitos do Triássico consistindo de vermelho, marrom, com conglomerados.
Raro na América do Sul, o lado da terra, e os dinossauros da era Cretáceo ocupavam um lugar importante na América do Norte. O Terciário estendeu de Rhode Island para o Istmo de Tehuantepec, em seguida, cobriu a Venezuela, parte da britânica, do Equador, do Uruguai e do Paraguai.
Terras de aluvião existem na América do Norte em uma largura considerável e profundidade, entre os lagos e do delta do Mississippi.
Na América do Sul, os sedimentos terciários e quaternários formam quase todo o piso dos Pampas e Llanos da Venezuela. Aluvião existem principalmente no Brasil, Argentina e no norte da Guiana.
A geologia é, portanto, provar um ponto de vista especial, o Novo Mundo merece muito melhor do que o nome de nosso “velho continente”.
Orografia
O continente americano como um todo é uma estrutura muito simples: as planícies se sucedem no centro, enquanto grupos de maciços antigos ocorrem em uma área montanhosa a leste e oeste fronteiras ininterrupto costa do Pacífico.
A última área, que começa ao norte sob o Círculo Polar, estende-se ao longo de toda a extensão do continente para o Estreito de Magalhães, através de sucessivas mudanças em seus aspectos, a sua natureza ea sua altura. Às vezes, as dobras são apertados, a ponto de não mais vezes, formam uma única corrente, como as fontes da Amazônia (Cerro de Pasco) e atrás de Valparaiso, às vezes eles diferem entre si e abraçar bandejas incluindo alta dentro de bacias fechadas está emergindo como o planalto de Utah na América do Norte e do planalto boliviano na América do Sul.
Uma característica comum desta longa faixa de terra plissado e uma de suas características dominantes é a presença, ao longo da costa do Pacífico, os picos vulcânicos muitos dos quais ainda estão ativos, a existência é o resultado de placas tectônicas de fenômeno de subducção variados ao longo da costa do Pacífico do continente americano.
No Canadá e Estados Unidos , a maior parte do sistema de montanha é conhecida como as Montanhas Rochosas, no México, ele é chamado de Sierra Madre, e, finalmente, na América do Sul, o nome dos Andes é o utilizado em todos os lugares, desde o istmo do Panamá para os Estreito de Magalhães.
É nos Andes da Argentina se destaca como o pico mais alto das Américas, o Aconcágua (6.960 m) Nevado Ojos del Salado, em Chile , atinge 6.880 m, e o Huascarán no Peru, que não é menos de cem metros (6.768 m), e pelo menos metade das montanhas cuja altitude superior a 5000 metros, torná-lo na América do Sul uma procissão imponente.
Na América do Norte, a altitude do cume, a altitude não ultrapassa os gigantes da Cordilheira dos Andes e do pico mais alto, o Monte McKinley, no entanto, está no Alasca, em 6195 metros de alguns vulcões mexicanos também acima 5400 metros (Orizaba e Popocatepetl) como as Montanhas Rochosas si mesmos, eles não atingem esta altura e em nenhum lugar subindo para 4.420 metros, com Mount Whitney.
Além das planícies centrais e ao longo do sistema de rocjoso como fronteira com o leste dos Andes a oeste das massas montanha subir com altitude parece baixo quando comparado com o da corrente ocidental, mas que, no entanto, grande importância: é na América do Norte, as Montanhas Alleghany, incluindo uma cúpula, Black Dome, atinge 2.044 m, e na América do Sul, as montanhas do Brasil e das Guianas, que separa o vale inferior do Amazonas.
Mas, na verdade, apesar da importância e da altura das montanhas que cobrem diferentes partes do continente americano, planícies ocupam três quartos da América do Norte, e ainda mais na América do Sul. Elas se estendem substancialmente, sem interrupção da Baía de Hudson o Golfo do México e no Mar do Caribe para o Estreito de Magalhães.
Clima
América é encontrada no norte e sul do equador, toda a gama de zonas climáticas, desde a zona frígida para a zona tórrida. A zona temperada, a mais favorável para a resolução de terra, abrangendo uma grande parte da América do Norte, e apenas uma faixa estreita da América do Sul. Mas, em contrapartida, as regiões frias e inabitável são muito mais extensa do continente norte do que no sul. Quanto à zona tropical, que compreende uma parte muito pequena da América do Norte, mas se estende por toda a América Central, o Caribe e mais da metade do continente sul. No entanto, entre os países da região a altas temperaturas, há muitos que, devido à sua altitude, o clima é temperado ( planaltos do México e Peru ).
A baixa altura das montanhas da parte oriental do duplo continente americano deixa quase inteiramente aberto às nuvens do Atlântico que, impulsionado pelos ventos , vai condensar na costa oeste da barreira de alta.
O Novo Mundo como um todo é ricamente regada, as chuvas estão longe, no entanto, encontrou igualmente em todas as regiões: eles estão diminuindo em ambos os lados da região equatorial é abundantemente regada. Há mesmo países que completamente abrigada dos ventos por uma cadeia de montanhas das chuvas recebem apenas chuvas insignificantes e se transformam em verdadeiros desertos , como é o caso de Utah e do mais coletadas bandejas mexicana e boliviano.
Hidrografia
Estas indicações sobre o terreno e as chuvas, segue-se que todos os principais rios americanos devem necessariamente ser dependente do Atlântico. A faixa montanhosa fronteira de perto o Pacífico não permite o estabelecimento de tempestade grandes bacias em seu lado oeste, que também é uma chuva geralmente menos do que o outro. E, de fato, fora do Fraser, Columbia e Colorado que flui para o Oceano Pacífico após dolorosamente através de gargantas estreitas no planalto da América do Norte e sua borda, todos os outros rios importantes ( exceto Mackenzie , um afluente do Oceano Ártico ) abrir para o Oceano Atlântico.
É, na América do Norte, São Lourenço , a Great Lakes canadense açude, a Mississippi – Missouri , que pode ser classificado entre os maiores rios do mundo, e o Rio Grande do Norte. Eles estão na América do Sul, o Orinoco , o Amazonas, um dos mais abundantes, se não os rios terrestres mais abundantes, e Paraná – Paraguai .
E aqui é curioso notar que o ponto de vista hidrográfico, há uma simetria perfeita entre as duas partes da América: em Saint-Laurent, geralmente orientadas leste-oeste, na parte norte do América do Norte, é a Amazônia, a orientação, ea situação é a mesma na América do Sul, o Mississippi é o norte-americano Paraná – Paraguai , tanto do Norte ter uma direção aproximada sul.
O Orinoco e do Rio Negro , afluente do Amazonas , comunicar por Casiquiare , e parece que na época das chuvas, vamos por afluentes barco do Paraná naqueles do Amazonas. A separação entre o Mississipi eo St. Lawrence área também é sentença apropriada.
América, com exceção do Great Salt Lake (6400 km ²), não tem grandes lagos salinos, tais como aqueles encontrados em Ásia Mas tem em lagos canadenses o maior reservatório de água doce do mundo. Fora desta região tão favorecido este ponto de vista, os lagos são muito raros, há pouca menção lagos Titicaca e América do Sul e do Lago de Manágua na Nicarágua, na América Central.
Costas
Este conjunto de rios e lagos formam um sistema magnífico rio, que adquire parte das desvantagens para negociar a forma maciça de Novo Mundo, o mar não corta quase, exceto na parte central. Costelas, geralmente baixa e arenosa na tropical, não se prestam para o estabelecimento de bons portos, eles são rochosos e irregulares na região de clima temperado, ou abordagens. Lá, os recortes belas costeiras, estabeleceu os principais portos de Nova York, Rio de Janeiro e de São Francisco.
A flora e a fauna
América tem um grande espaço, regiões tão diferentes, é impossível, sem entrar em alguns detalhes para dar uma idéia geral da flora e da fauna, que variam de acordo com a latitude e altitude.
Flora
Na América do Norte há floras do ártico, florestas temperadas, pradarias, Califórnia costeira ea flora neotropical começa a México e continua na América do Sul.
Flora Ártico se estende a cerca de 65 graus de latitude ao norte do Estreito de Bering para o Oceano Atlântico . Os fungos , liquens e musgos , muitas vezes cobrem o chão, quase exclusivamente, mas há também plantas com flores ( gramíneas , ciperáceas , caryophyIlées, Rosaceae , crucíferas, Papaveraceae ), salgueiros, bétulas, amieiros. Setecentos e 50 espécies de plantas vasculares 20 são endêmicas.
Florestas que caracterizam regiões temperadas, chegou na boca do Oregon e ganhar a foz do Mississippi.
Nós nos encontramos espécies florestais que representam os da Europa: Larix americana, semelhante ao larício, vidoeiro, pinho, carvalho, faia, cipreste calvo, ea árvore tulipa, sicômoro, sweetgum; magnólia, catalpa, uma mandioca, gênero palmetto sabal, etc.
Área de pastagem corresponde às estepes da Europa Oriental e da Ásia Central: estende-se ao sul da Zona da Mata, onde o inverno é severo, a primavera é curto, com pouca chuva, e no verão é a vegetação seca vai de maio a julho e consiste de grama curta e seca, entre os quais suculentas ao vivo, cactos (Opuntia missouriensis) Velas (Cereus giganteus) que atingem 16 metros de altura; Sage, de goosefoot, as mimosas, Compositae e onagrariées.
Califórnia, na costa, há uma alternância regular de seca e chuva, invernos suaves e curtos, as condições de vegetação.
Há muitas árvores folhagem perene, louro, carvalho, tília, cinzas, medronheiros: coníferas e gigantesco, sequóias, algumas das quais (Sequoia gigantea ou Wellingtonia gigantesca árvore ou a Sierra Nevada) pode exceder 100 metros de altura e viver três mil anos. Observamos que tinha cerca de 30 metros de circunferência e 130 metros de altura.
A área da flora neotropical inclui quase todos México, Flórida, o Caribe, América Central e da América do Sul mais para as fontes do Uruguai.
Flora do México e América Central varia com a altitude e exposição. Distingue vegetação terra quente tropical, terras temperadas, onde carvalhos são misturadas com plantas tropicais, e as terras frias (de 2800 m para 3000 m), onde vivem carvalho decíduas e coníferas.
Nas terras quentes são Sabal Palms do gênero, cactos, bromélias ananás que os louros do tipo, carvalhos, cicadáceas Mais de 500 espécies de orquídeas , entre os quais podemos citar baunilha, cipós, samambaias, de salsepareilles, campeche, etc.
América Central e no Caribe tem uma flora tropicais de extrema riqueza, que tem muito em comum com a do México.
É cultivado nas plantas West Indies úteis: café, cana-de-açúcar, algodão, tabaco.
América do Sul, que abriga as três áreas se os aspectos cortados dos Llanos e Pampas de Selvas possui floras neotropicais e da África Austral. 2 º grau de latitude norte até 33 graus de latitude sul tropical flora é a mais rica imaginável. Existem vastas florestas regados pelas chuvas, que mantêm a vegetação dos mais movimentados e mais poderoso.
Nos Andes, de acordo com a altitude, existem áreas de vegetação, e há uma flora andinos semelhantes à flora alpina da Europa. Até 1300 metros, há florestas bem caracterizadas por flora tropical de samambaias, orquídeas, palmeiras, cipós, 1300-1600 metros, samambaias e palmeiras altas dominam, então vemos bambu , 1600-2000 ou 2500 metros, existem florestas de quinina, bromélias, orquídeas, epífitas, a folha de coca, até 2500 metros viu a palma de cera, 2800-3400 metros, encontra-se muitos arbustos buddleia de bardanesia, etc. ea flora andina existe até que a linha de neve, 4000-5200 metros.
Nas vastas florestas do Brasil crescer de cacau, borracha Hevea brasiliensis fornecida pela porca Pará, ipecacuanha, mandioca, abacaxi, e em lagoas, esta bela planta aquática (Victoria regia), que folhas podem atingir 2 metros de diâmetro. No país existem savanas ou florestas que os brasileiros chamam de “caatingas” e cujas árvores perdem suas folhas durante a estação seca. Os pampas são quase coberto com grama.
O chileno região norte constitui uma transição entre a flora e fauna neotropical do sul. Durante a estação chuvosa (junho a novembro), a vegetação é abundante e, durante as secas, as plantas espinhosas, como cactos, bromélias, acácias e árvores também de bambu e palma só restar.
A 40 graus de latitude sul, do sul e Antártica floras início, o clima é muito úmido, temperaturas amenas, sem alta, para a costa é revestido com florestas densas.
Vemos faia verde, laurineae, coníferas, como araucária, bambu. Esta é a região do que batata nativa VaIdivia.
A vegetação da Tierra del Fuego é rico o suficiente para 550 m, mas a partir dessa altura, há mais árvores, ou pelo menos os que existem são reduzidos a dimensões minúsculas; e faia (Fagus antarctica) tem apenas 0,10 m ou 0,15 m. Vértices, finalmente, são apenas cobertos com musgos e líquenes.
Vida Selvagem
A fauna da América tem duas áreas principais: um norte-americano ocupa a área do Ártico no México (Neártica), o outro começa no México e se estende até o Cabo Horn.
Fauna Neártica
A fauna da região Neártica é muito semelhante ao da Europa. Há, entre os mamíferos, a ursos, texugos, martas, doninhas, lobos , linces, veados, etc. No entanto, alguns tipos são encontrados em nenhum outro lugar, é o Norte, Muskoxen, mais ao sul, o bisonte eo skunk gêneros carnívoros e guaxinim, roedores, como ratos almiscarados ou rato-almiscarado, esquilos terrestres ou esquilos, ou o alpinista porco-espinho Urson, cão da pradaria, e, finalmente, um marsupial grupo gambás.
Entre os pássaros: águias, falcões, corvos , melros, ptarmigan, perdizes, Shrikes , pardais e tentilhões Europa são substituídos por gêneros afins. No entanto, a Turquia, a partir dessas regiões estão em estado selvagem nas florestas, além disso, encontramos um beija-flor (Trochilus colubris) e periquito verde (carolinensis Conurus), que são tipos tropicais.
Há muitos répteis , alguns dos quais são recursos como cascavel ou cascavel, o lagarto lagarto chifrudo chifrudo ou, de iguaniens e, finalmente, o jacaré ou crocodilo Mississippi, e muitas tartarugas . Entre os anfíbios , abundante, devemos mencionar o lacertine sirene amphiume o ménobranche.
O peixe abundam nos rios e lagos, alguns poleiro (Paralabrax), salmonídeos, sturioniens, os holostéens (amiadés e lépidostéidés) são característicos.
Fauna entomológica é a espécie mais ricos e representativos próximo na Europa, muitos tipos são Neotropical.
Fauna neotropical
A fauna da região Neotropical é muito maior, mais especial e até mesmo diferente do de regiões semelhantes do mundo antigo. Ela existe no México, Caribe, América Central e América do Sul. Americanas tipos semelhantes aos do velho mundo são mais baixos.
Não há macacos antropomorfos, os macacos são platyrrhiniens, que é dizer que as narinas estão abertas e plana, que têm 36 dentes em vez de 32, e a sua cauda é longa e frequentemente envolvido. Estes são Sajous, as talas, os Screamers, os nyctipithèques e saguis (que têm 32 dentes). Os marsupiais têm alguns representantes do grupo de gambás.
Grandes carnívoros se sentem: jaguar, puma ou suçuarana, a jaguatirica, o lobo-guará eo Azara raposa. Os ursos são representados por uma pequena espécie confinados aos Andes do Peru e Bolívia , e, finalmente, existem outros predadores como guaxinins, quatis e kinkajou, que está subindo.
Os roedores são numerosos: a capivara, que é o maior de todos os roedores do myopotame, paca, cutia, aperea cobaia, que é considerada a tensão de cobaia, chinchila, os viscachas. etc., entre ungulados, a anta, queixada. Os ruminantes são menos numerosos do que no mundo antigo, há cervos pequenos e lhamas, alpacas, vicunha, guanaco, representando camelos e vivendo no alto planaltos da Cordilheira dos Andes.
O desdentado, tão grande na América uma vez (Megatherium, Glyptodon, etc.), Agora são menores, mas numerosos. Estas são as preguiças, tatus, tamanduás, como tamanduá que sobe em árvores e o tamanduá é do tamanho de um cão da Terra Nova.
As baleias foram duas espécies peculiares à América: um golfinho-rotador que vive no Orinoco e do Amazonas , e sirênio tipo de peixe-boi rios namoro da Guiana e do Brasil.
Wildlife pássaro é mais notável, entre aves de rapina, citamos os condores subir acima de 7000 metros.
Entre os alpinistas, há papagaios, araras, periquitos ( Psittaciformes ) e tucanos e beija-flores ou beija-flor. Galináceos são mais conhecidos os mutuns Penelopes.
Os agamis o savacous os Screamers são características limícolas. No Pampas , emas são avestruzes da África . Na costa da Patagônia , os pinguins são muitas, mas as aves aquáticas grande cujas asas são transformadas em pás.
Os répteis são variados. Estes são os primeiros de crocodilianos (jacarés e crocodilos verdadeiro), muitas tartarugas que algum grande (podocnémys). O Lacertidae, os varanidés falta, mas há iguanas, lagartixas e alguns lagartos, os Hélodermes, cuja mordida é venenosa. Cascavéis, Bothrops os Elaps, todas as serpentes venenosas, Eunectes boas que podem atingir 10 metros de comprimento, abundam na América do Sul.
Há sapos enormes, sapos Pipas, salamandras e anfíbios cecílias cegos.
O peixe não são menos notáveis, tais como trigonidés ou arraias, enguias ou as enguias elétricas, o pirarucu (Arapaima gigas), que pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar mais de 100 kg, e, finalmente, dipnoïques peixes, os lépidosirènes.
Os moluscos , os insetos são especialmente abundância extrema e beleza destes admirável, muitas vezes são a morfo borboleta com asas de um azul celeste, as lanternas planthoppers titular de gorgulhos, besouros de, Scarabaeidae, etc.
Finalmente, há nessas regiões enormes aranhas, tarântulas, que pode chegar a 8 cm de largura. (NLI).
Redes Sociais