PUBLICIDADE
Verões secos e quentes, bem como invernos frios e úmidos, caracterizam o clima predominantemente mediterrâneo da Espanha.
A continentalidade das zonas do interior, a influência moderadora do Atlântico e do Mediterrâneo, e o relevo montanhoso são os principais fatores que modificam o quadro geral nas diferentes regiões do país.
A altitude considerável, aliada à existência de cordilheiras periféricas que se levantam como barreiras contra a penetração dos ventos marítimos, faz da meseta uma zona de traços climáticos continentais: no inverno e no verão, verificam-se temperaturas extremas; no outono e na primavera, as precipitações são pouco abundantes, mas freqüentes.
O clima propriamente mediterrâneo domina nas zonas periféricas do leste e do sul da península e nas ilhas Baleares.
Na Catalunha o clima é temperado, ao passo que Valência desfruta de um clima suave, o que faz da região o principal centro abastecedor de cítricos da Europa.
Invernos frios, verões quentes e uma estiagem muito pronunciada caracterizam o vale do Ebro, que é fechado ao influxo oceânico pelos Pireneus, e ao do Mediterrâneo pelas cadeias catalãs.
O vale do Guadalquivir, aberto às influências oceânicas, é alcançado pelas borrascas atlânticas na primavera e no outono, e tem verões extremamente secos.
Os vales situados ao sul do sistema Bético apresentam clima subtropical, com invernos moderados, que permitem o cultivo de espécies desconhecidas no resto da Europa, como a cana-de-açúcar.
Fonte: www.iped.com.br
Clima na Espanha
O Clima da Espanha é predominantemente mediterrâneo, especialmente na costa mediterrânea e baleares.
Caracteriza-se por invernos moderados, com exceção do interior e das zonas montanhosas, e os verões muito calorosos, com chuvas quase sempre insuficientes.
Apesar disso as características físicas variadas do país criam grandes diferenças climáticas.
Nas costas do mar Cantábrico e do oceano Atlântico o clima é, no geral, úmido e moderado.
A meseta Central tem um clima mediterrâneo continental ou de interior, com verões tão áridos que muitos riachos chegam a secar, a terra se racha e a seca é freqüente.
A maior parte da Espanha recebe menos de 610 mm de chuvas anuais; as regiões montanhosas do norte e do centro são úmidas.
Na zona centro, o inverno é muito frio, enquanto as temperaturas durante o verão podem superar os 40ºC.
Como contraste, a costa mediterrânea do sul goza de um clima subtropical; Málaga tem o inverno mais suave da Europa, com 12ºC de temperatura média em janeiro.
As ilhas Canárias possuem um clima tropical, quente e seco; Santa Cruz de Tenerife tem 17ºC de temperatura média anual.
Fonte: www.ciberamerica.org
Clima na Espanha
Em geral o clima na Espanha é benigno, sim embargo devido à variedade de regiões, o clima varia de um lugar para outro.
O norte da Espanha é úmido e com temperaturas suaves em verão e frias no inverno.
No terço interior e central da península o clima é extremo: quente no verão e frio no inverno.
Na zona do Mediterrânio os verãos são úmidos e com temperaturas altas. No inverno prevalecem as temperaturas frescas.
Na região do sul, o clima é seco e com temperaturas altas no verão e moderado no inverno.
Nas Ilhas Baleares as temperaturas são similares às da zona do Mediterrânio.
Nas Ilhas Canárias o ambiente é muito agradável durante o ano todo. Nas regiões com pronunciada altitude, as temperaturas descem considerávelmente nos meses do inverno.
EQUIPAMENTOS DE VIAGEM
Em geral o clima na Espanha é muito benigno e dependerá da região que se deseJe visitar.
Se viajar nos meses de verão é aconselhável levar prendas de algodão e algúm abrigo leve se viajar por algumas zonas do interior.
No outono, sobre tudo no norte da península é recomendável capa de chuva.
O inverno é frio no interior e suave nas zonas costeiras do Mediterrânio.
Em geral não existe o costume de arrumar-se de forma especial quando vai ao teatro, o cinema ou restaurantes.
Em alguns cassinos são proibidos jeans e alguns exigem camisa de vestir e gravata.
Fonte: www.vijac.com.br
Clima na Espanha
Clima da Espanha, Barcelona e Catalunha
O clima de Barcelona é o clima mediterrânico, sem temperaturas extremas, com Invernos frios, mas sem temperaturas excessivamente baixas, e com Verões quentes.
Relativamente a chuva, esta é abundante no Inverno e praticamente nula no Verão.Barcelona possui o clima mediterrânico por excelência.
Durante o Inverno, as chuvas são frequentes e as temperaturas são suaves, sendo uma época durante a qual os termómetros rondam, em média, os 17 ou 18 graus Celsius.
Durante a Primavera, a temperatura sobre até aos 23 ou 24 graus Celsius durante o dia, com sol e chuva esporádica mas copiosa, enquanto que o Verão é uma época quente, com temperaturas que costumam rondar os 30 graus de máxima.
No Outono, as condições climáticas tornam-se mais secas e os termómetros alcançam temperaturas mais baixas, embora não excessivamente.
Nesta época, as chuvas são frequentes.
Fonte: barcelona.costasur.com
Redes Sociais