PUBLICIDADE
A Dubai’s Heritage and Diving Village fica junto ao Sheikh Saeed Al Maktoum House
Esta casa foi construída em 1896 – no tradicional estilo árabe – e hoje faz parte de um complexo turístico e histórico denominado Dubai’s Heritage and Diving Village Sheikh Saeed Al Maktoum House, localizado bem às margens do Dubai Creek e do túnel Al Shindagha, em Sindagha, bairro Bur Dubai.
Dubai’s Heritage and Diving Village
Agora este complexo tournou-se um museu histórico e de tradições, herança cultural da Dubai antiga, com diferentes seções que proporcionam ao visitante uma ampla idéia da vida nos Emirados antes da descoberta do petróleo na região.
As ´Torres de Vento´, inventido primitivo sistema de refrigeração
Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história e a sociedade de Dubai antiga, além do Dubai Museum, deve visitar o Dubai’s Heritage and Diving Village Sheikh Saeed Al Maktoum House e conhecer antigas fotografias, selos, moedas, documentos, atividades culturais, apresentações folclóricas e museu.
O Sheikh Saeed al-Maktoum
A entrada custa AED 2 e está aberto de 8:30 às 2100 horas, de Quartas a Sábados . Eu recomendo vivamente uma visita ao entardecer, a partir das cinco da tarde, porque além de ser extremamente quente durante o dia, não há nenhuma atividade cultural e tudo fica muito vazio.
A Corniche, um passeio que margeia o Dubai Creek
Chegar lá de taxi é fácil, ainda que um pouco mais difícil encontrar taxi na volta, porque a avenida que passa em frente é de grande movimento e expressa. O Dubai Bus turístico faz uma parada aqui, mas termina o seu roteiro às cinco e meia da tarde.
Ao fundo, a Dubai’s Heritage and Diving Village. Em primeiro plano, a entrada da Sheikh Saeed al-Maktoum House
Este ponto de Shindagha fica bem na “boca” do Dubai Creek, onde encontra-se o Heritage Village e onde à noite podemos ver ceramistas trabalhando e expondo sua arte.
Além disso, o Dubai Creek é muito bonito ao anoitecer e, como tudo mais em Dubai é tranquilo e seguro, você pode circular sem problemas. Se estiver em Deira, pegue um abra e venha até Bur Dubai, na altura do complexo, o que por si só já terá valido todo o passeio.
O que se destacam no lugar são a rusticidade e a simplicidade, especialmente nos detalhes.
À noite tudo se transforma em um lugar cheio de pessoas, atividades culturais e artísticas, exposição e venda de artesanato, apresentações folclóricas, pequenos shows musicais e muita gente vestida a caráter.
Todo o lugar foi restaurado e mantidas as características originais das construções e você perceberá um fortíssimo contraste do que foi Dubai com o que é hoje, porque logo ali na outra margem do Dubai Creek está uma Dubai pujante e moderna ao alcançe dos olhos.
O lugar é relativamente modesto e suas construções também, nada a ver com a emiresca Dubai atual. Até mesmo a casa onde viveu o Shaikh Saeed Al-Maktoum, fundador da moderna Dubai, ainda que para a época fosse uma mansão, hoje é uma grande casa com ares modestos.
Em termos arquetetônicos a casa é, essencialmente, um grande retângulo com um jardim central e torres de vento nos cantos, os mais antigos sistemas de condicionamento de ar que se tem notícia. O vento fresco era captado pelas torres de quatro lados, o ar tomava velocidade em seu interior e era jogado para dentro dos cômodos da casa, refrigerando os ambientes.
As janelas eram pequenas e as paredes largas, o que, juntamente com as torres de vento, tornava o ambiente interno bem mais fresco que o externo.
A arquitetura interna e a decoração eram bastante simples e despojadas, e se você entrar nesta antiga residência esperando encontrar a opulência dos palácios atuais, certamente sairá decepcionadíssimo. Tudo é simples e contrasta extremamente com o emiresco e kitsch dos dias atuais, como o interior do hotel Burj Al Arab, por exemplo.
Fonte: interata.squarespace.com
Casa do Sheikh Saeed
A residência oficial do Sheik Saeed Al Maktoum, soberano de Dubai (1912-1958) avô do atual soberano, Sheik Maktoum Bin Rashid Al Maktoum, foi sede do governo e núcleo de organizações políticas e sociais em Dubai.
A Casa que data de 1896, foi totalmente restaurada e hoje abriga coleções raras de fotografias, moedas, selos, documentos históricos de Dubai, atividades culturais, apresentações folclóricas e museu.
Construída no tradicional estilo árabe, hoje faz parte de um complexo turístico e histórico denominado Dubai’s Heritage and Diving Village Sheikh Saeed Al Maktoum House, localizado bem às margens do Dubai Creek, bairro Bur Dubai.
Agora este complexo tornou-se um museu histórico e de tradições, herança cultural da Dubai antiga, com diferentes seções que proporcionam ao visitante uma ampla idéia da vida nos Emirados antes da descoberta do petróleo na região.
Fonte: www.hoteisemdubai.com.br
Redes Sociais