PUBLICIDADE
Bandeira do Suriname – História
Desde o início do século 19, o Suriname era uma colônia holandesa. A primeira bandeira oficial foi a Bandeira do Território Ultramarino Holandês de 1959.
Este desenho de bandeira apresentava um campo branco liso com cinco estrelas multicoloridas em uma elipse. Cada estrela colorida representava uma raça étnica que vivia no Suriname. A estrela branca representava os europeus brancos; a estrela preta representava os crioulos, a estrela marrom para os índios, a estrela vermelha para os índios americanos e a estrela amarela para os chineses.
Em 1975, o Suriname obteve a independência dos holandeses e uma nova bandeira foi introduzida. A bandeira de proporção 2:3 apresentava duas faixas verdes representando a esperança, duas faixas brancas para a paz e uma grande faixa vermelha central simbolizando o amor com uma grande estrela dourada de cinco pontas no centro representando a unidade dos grupos étnicos do país.
Única colônia holandesa no continente do Novo Mundo que sobreviveu até ao século XX, o Suriname (anteriormente conhecido como Guiana Holandesa) tem uma mistura étnica e cultural única que o diferencia dos seus vizinhos latino-americanos.
A bandeira nacional do Suriname é, conseqüentemente, diferente das dos países vizinhos, embora geralmente se assemelhe a outras novas bandeiras da região do Caribe. Como território autônomo sob domínio holandês, o Suriname hasteou em 1959 uma bandeira branca com uma elipse preta. Essa bandeira incomum também tinha cinco estrelas cujas cores (branco, preto, marrom, amarelo e vermelho) sugeriam os grupos étnicos do território (europeus, africanos, indianos orientais, chineses e ameríndios).
O desenho de 1959 foi abandonado – em parte porque muitos consideraram que enfatizava a etnicidade em detrimento da unidade nacional – quando o Suriname se tornou independente, em 25 de Novembro de 1975.
A nova bandeira nacional, adoptada apenas quatro dias antes, tinha sido desenvolvida numa competição nacional. Apresenta listras verdes para as selvas e terras agrícolas do país, brancas para justiça e liberdade e vermelhas para o espírito progressista de uma nação jovem. No centro da bandeira está uma estrela amarela que simboliza a unidade do país, o seu futuro dourado e o espírito de sacrifício necessário por parte dos cidadãos para atingir esse objetivo.
Bandeira do Suriname – Descrição
A bandeira do Suriname é formado por cinco faixas horizontais de verde (largura, duplo superior), branco, vermelho (largura quádrupla), branco e verde (largura dupla).
Há uma grande estrela amarela, de cinco pontas, centrada na faixa vermelha.
No centro da faixa vermelha está uma estrela amarela/dourada de 5 pontas. As faixas não são iguais em tamanho e as faixas verdes têm largura dupla e a faixa vermelha tem largura quádrupla.
Bandeira do Suriname
A cor vermelha representa o progresso e o amor ao país, a cor branca representa a paz e a justiça, e a cor verde representa a esperança e a fertilidade.
A cor amarelo/dourado representa a luz da nação e seu futuro brilhante.
A estrela representa a unidade de todos os grupos étnicos, a faixa vermelha significa progresso e amor, o verde de esperança e de fertilidade, e as faixas brancas para a paz ea justiça. As cores vermelha e verde da bandeira do Suriname eram a cor dos partidos políticos durante a independência.
A bandeira do Suriname foi adotada em 25 de novembro de 1975, quando o país conquistou a independência.
A estrela representa a unidade de todos os grupos étnicos, a faixa vermelha significa progresso e amor, o verde de esperança e de fertilidade, e as faixas brancas para a paz ea justiça.
Brasão de armas do Suriname
O Brasão de armas do Suriname foi adotado em 1975 e apresenta um escudo oval dividido em dois.
O lado esquerdo do escudo representa um barco e o direito uma palmeira, no meio está uma estrela em um diamante verde.
Em ambos os lados do escudo estão nativos segurando arcos.
Os dois indígenas e o escudo são colocados sobre uma bandeira vermelha com o lema nacional: “Justitia – Pietas – Fides” (“Justiça – Piedade – Fidelidade”).
Brasão de armas do Suriname
Em 25 de Novembro de 1975, a independente República do Suriname aprovou um oficial brasão de armas.
A palavra de ordem é Justitia – Pietas – Fides (“Justiça – Piedade – Fidelity”).
Além disso, é composto por dois nativos que carregam um escudo.
A metade esquerda do escudo simboliza o passado, como os escravos foram sequestrados através de envio para fora da África.
A metade direita, o lado do presente, mostra uma Palma Real, também o símbolo de uma pessoa só (“A pessoa só deve florescer como uma palmeira”).
O diamante no meio é a forma estilizada do coração, que é considerado como o órgão do amor.
Os pontos do diamante mostram as quatro direções do vento.
Dentro do diamante tem uma estrela de cinco pontas.
Esta estrela simboliza os cinco continentes a partir do qual os habitantes do Suriname migraram: África, América, Austrália, Ásia e Europa.
Fonte: Colégio São Francisco/www.britannica.com/flagmakers.co.uk/www.worldatlas.com
Redes Sociais