PUBLICIDADE
Bandeira do Equador – História
Na sua revolta contra o domínio espanhol, os patriotas equatorianos na cidade de Guayaquil, em 9 de outubro de 1820, exibiram uma bandeira de cinco faixas horizontais iguais de azul claro e branco, com três estrelas brancas no centro. As cores e listras foram inspiradas nas bandeiras argentinas carregadas por José de San Martín e seu Exército dos Andes. Vitorioso contra os espanhóis na Batalha de Pichincha em 24 de maio de 1822, o general Antonio José de Sucre içou o tricolor horizontal amarelo-azul-vermelho que Francisco de Miranda havia voado em 1806 na Venezuela. Estas duas tradições de bandeiras de outras ex-colônias espanholas influenciaram as bandeiras do Equador ao longo do século XIX.
A princípio, uma bandeira branca com uma estrela branca em um cantão azul foi adotada em 2 de junho de 1822; foi substituída em 6 de março de 1845 por uma bandeira com listras verticais brancas, azuis e brancas e três estrelas brancas. Mais tarde naquele ano, o número de estrelas aumentou para sete. Sob Gabriel García Moreno, em 26 de setembro de 1860, o país mudou para as listras desiguais amarelo-azul-vermelho usadas pela vizinha Colômbia. Essa decisão foi ratificada em 10 de janeiro de 1861 e reconfirmada em 5 de dezembro de 1900.
O brasão do Equador aparece na bandeira quando utilizado no exterior ou para fins oficiais, para distingui-la da bandeira da Colômbia. O desenho inclui um condor em um escudo oval com montanhas cobertas de neve, um rio, um navio a vapor e um sol. Uma coroa de flores, bandeiras drapeadas e fasces completam o design.
Bandeira do Equador – Autor
Sem dúvida, o Equador é considerado uma pérola da Costa Leste da América do Sul. É conhecida por suas incríveis paisagens e vida selvagem, pela civilização Inca e muitos outros aspectos interessantes. Eles atraem milhares de turistas todos os anos. A bandeira deles é uma obra de arte independente, simbolizando uma vitória suada pela liberdade e pela riqueza.
O autor da bandeira do Equador foi Francisco de Miranda, general venezuelano, que criou o desenho inicial da bandeira em 1811. Como pessoa destacada, tinha muitos talentos. Francisco de Miranda foi um símbolo da revolução pela liberdade contra as colônias hispano-americanas. E finalmente, ele conseguiu criar uma mistura de cores verdadeiramente única para a bandeira.
Eventualmente, foi adotado por 3 países: Venezuela, Colômbia e Equador. A primeira bandeira nacional do Equador foi bem diferente. Continha listras horizontais nas cores branca e azul com estrelas no meio. Era semelhante à bandeira nacional da Argentina. As estrelas simbolizavam os departamentos em que o Equador estava dividido. Foram necessárias cerca de 10 revisões antes de tomar sua forma final no ano de 2009 e até os dias atuais.
Bandeira do Equador
Bandeira do Equador – Cores
As cores da bandeira foram selecionadas com um propósito direto e não aleatoriamente. O famoso poeta alemão Johann Goethe explicou a Miranda sua teoria das cores primárias. De acordo com sua teoria, eles simbolizavam calor, entusiasmo e exaltação.
Mais tarde, a bandeira oficial do Equador, que significa cores, tornou-se:
Amarelo: O amarelo simboliza a abundante riqueza da agricultura e os grandes recursos dos quais está dotado o país. A largura da faixa amarela é duas vezes maior que as outras faixas da bandeira, simbolizando os vastos campos do Equador;
Azul: O azul simboliza o oceano, e o claro e limpo céu equatoriano.
Vermelho: O vermelho simboliza o sangue derramado por nossos heróis que nos deixaram a pátria. “Sem sacrifício não há liberdade” – este aspecto por si só fala muito sobre as pessoas que não estão dispostas a viver sob qualquer tipo de tirania.
Brasão de Armas do Equador
O atual brasão oficial do Equador foi adotado em 31 de outubro de 1900. Possui um escudo composto pelo Monte Chimborazo e pelo rio Guayas que simbolizam a beleza e a riqueza do país.
Acima da terra está um sol rodeado pelos signos astrológicos de Áries, Touro, Gêmeos e Câncer. Representam os meses de março a julho e simbolizam a duração da Revolução de Março de 1845.
O pássaro no topo do escudo é o Condor Andino, e suas asas estendidas simbolizam o poder, a grandeza e a força do Equador.
O escudo é flanqueado pelas quatro bandeiras do Equador. O louro da esquerda representa as vitórias da república, enquanto a folha de palmeira do lado direito é um símbolo dos mártires da luta pela independência e pela liberdade.
Os Fasces abaixo do escudo representam a dignidade republicana.
Brasão de Armas do Equador
O escudo de Armas simboliza o heroísmo de nosso povo, representa o espirito Indomável de seus habitantes ao serviço das causas mais nobres e justas.
SIGNIFICADO DOS ELEMENTOS QUE FORMAM O ESCUDO NACIONAL
O Cóndor representa o valor, poderío e pujança do povo.
Os signo do zodíaco identifica os meses de março, abril, maio e junho; período de lutas para conseguir a liberdade equatoriana.
O Chimborazo, de cujos degelos nasce o rio Guayas, simboliza a unidade pátria, assim como os recursos com os quais contamos.
O barco à vapor representa a navegação e o comércio.
As hastes Consulares representam a Vida Republicana e a Unidade Nacional.
O ramo de louro simboliza a vitória.
O ramo de oliva a paz.
Fonte: portalsaofrancisco.com.br/www.britannica.com/www.ecuador.com/www.worldatlas.com
Redes Sociais