PUBLICIDADE
No início do século 19, quando o Chile deu os primeiros passos em direção à independência da Espanha, muitos chilenos patrióticos usavam cocar nas cores azul, branco e amarelo, mas o significado dessas cores não é conhecido.
Uma bandeira tricolor baseada nas cocar foi hasteada em 30 de setembro de 1812, quando foi oficializada a ruptura entre Chile e Espanha; no entanto, a derrota espanhola dos rebeldes em 1814 encerrou o uso desta bandeira. Quando as forças patriotas comandadas por José de San Martín enfrentaram o exército monarquista três anos depois, foi estabelecida o que hoje é conhecido como a “Bandeira da Transição”.
Aparentemente era formado por três faixas horizontais iguais de vermelho, branco e azul. Finalmente, em 18 de outubro de 1817, a bandeira hoje em uso foi estabelecida para a república emergente.
A Bandeira do Chile, conhecido em espanhol la estrella solitaria, apareceu nos primeiros dias da independência do país vis-à-vis os colonos espanhóis.
A estrela é vista como um “guia no caminho do progresso e da honra”, enquanto o azul representa o céu.
A faixa branca corresponde à neve da Cordilheira dos Andes, a faixa vermelha abaixo lembra aos cidadãos o sangue daqueles que se sacrificaram pela pátria. Além disso, os historiadores notaram que os índios araucanos do Chile, no século XV, deram faixas das mesmas três cores aos seus guerreiros, embora não haja nenhuma ligação direta conhecida com a bandeira nacional moderna.
Bandeira do Chile – História
A primeira bandeira hasteada no Chile foi a bandeira de guerra dos Mapuche. A bandeira é um campo azul liso com uma estrela branca de oito pontas, chamada guñelve no centro. Nessa época, a bandeira da cruz cor de vinho foi hasteada pelo exército invasor espanhol no Chile.
Quando os espanhóis assumiram o controle do Chile em 1785, o país adotou a bandeira nacional espanhola. Na época, era uma bandeira vermelha-amarela-vermelha com faixas horizontais e o brasão espanhol no centro à esquerda.
Quando o Chile conquistou a independência em 1812, a bandeira ‘Patria Vieja’ foi adotada. Este era um tricolor horizontal simples azul, branco e amarelo. A tradução inglesa de Patria Vieja é “nossa pátria”.
Também foi escolhida uma bandeira alternativa da Pátria Vieja que inverte as faixas brancas e azuis e acrescenta o escudo chileno e a Cruz de Santiago no canto superior esquerdo.
Em 1814, o Exército dos Andes realizava campanhas militares no Chile. A bandeira hasteada era bicolor branca e azul com o brasão da Argentina no centro.
Em 1817, a bandeira nacional do Chile foi alterada novamente para um tricolor horizontal azul-branco-vermelho e em 1918 um novo tricolor foi proposto com as faixas azuis e brancas trocadas e uma estrela branca de cinco pontas no centro.
Em 1818, a bandeira foi alterada novamente para apresentar uma bicolor horizontal branca e vermelha com o brasão no centro e um quadrado azul com uma cruz branca de cinco pontas no canto esquerdo. O brasão foi removido em 1934 e ainda hoje é usado. A bandeira pode ser exibida horizontalmente ou verticalmente.
Bandeira Nacional do Chile
A bandeira atual do Chile é a terceira versão que foi aprovada 18 outubro de 1817, pois a versão anterior, que consiste de um azul-branco-vermelho tricolor listras horizontais, muito perto da bandeira holandesa.
Ela pode ser confundida com a bandeira do Texas , onde a área azul com a estrela é um retângulo e não um quadrado no cantão.
A bandeira é composta da seguinte forma:
O Vermelho representa o sangue dos patriotas que lutaram pela independência.
O Branco representa a neve dos Andes.
O Azul representa o céu.
A Estrela insiste na unidade da república (em oposição a uma república federal).
Brasão de armas do Chile
Brasão de armas do Chile
Lema: “Em razão ou pela força”
O brasão de armas do Chile remonta a 1834 e foi projetado pelo artista Inglês Charles Wood Taylor.
Ela é composta por um fundo figurativo dividido em duas partes iguais: o de cima é azul e no fundo, vermelho.
A estrela branca de cinco pontas no centro do escudo.
Este fundo é suportado em um lado por um condor , a ave de rapina mais significativo a partir do Andes, e no outro, por um huemul, o mamífero mais raro e singular do território chileno. Ambos os animais têm em suas cabeças coroas de ouro da Marinha, símbolo dos feitos heróicos da Marinha do Chile no Oceano Pacífico.
O brasão de armas é coroado por uma crista três penas, cada pena tendo uma cor: azul, branco e vermelho. Esta crista era um símbolo de distinção que os ex-presidentes da República costumava usar em seus chapéus.
Embaixo do brasão de armas e no pedestal ellaborated, há uma faixa branca com o lema: “Por la Razón o La Fuerza” (pela razão ou força).
Este emblema é o último de uma série de variações devido a diversas circunstâncias e entendimentos.
Fonte: Colégio São Francisco/flagmakers.co.uk/www.britannica.com
Redes Sociais