PUBLICIDADE
Bandeira do Butão – História
Não se sabe muito sobre as bandeiras anteriores à adoção da primeira bandeira nacional em 1949. No entanto, diz-se que a bandeira anterior a 1949 era um campo amarelo com um dragão no centro referenciando a relação do país com os imperadores de China.
Quando o tratado Indo-Butão foi assinado em 1949, a primeira bandeira oficialmente nacional foi escolhida e apresentava um quadrado bicolor amarelo e vermelho com um dragão verde no centro.
O dragão foi escolhido porque os habitantes locais chamavam o país de ‘Druk’, que é o nome do dragão do trovão do Butão.
Uma nova bandeira foi criada em 1956 para o terceiro rei do Butão, Jigme Dorji Wangchuck, e foi baseada em uma fotografia da bandeira original, pois o paradeiro da bandeira de 1949 era desconhecido.
Apresentava o dragão preto e branco voltado para a extremidade da mosca.
Em 1969, Jigme Dorji Wangchuck pediu que fossem feitas alterações na bandeira que incluíam torná-la um retângulo e a parte vermelha mudou para laranja e o corpo do dragão foi relaxado.
Esta nova bandeira permanece até os dias atuais. Somente em 1972 foi elaborado um código de conduta para especificar o tamanho da bandeira e as condições em que ela deveria ser hasteada.
Cada parte da bandeira tem significados específicos. Diz-se que a cor branca do dragão representa a pureza, o amarelo representa o Kabney amarelo do Reino do Butão, o laranja representa a tradição budista e as joias representam a riqueza e a segurança do Butão.
Bandeira do Butão
Bandeira do Butão – Descrição
A Bandeira do Butão está dividida diagonalmente desde a esquina inferior esquerda até à esquina superior direita, formando assim dois triângulos.
O superior amarelo e o inferior cor-de-laranja.
Ao centro está um dragão branco olhando para o exterior da bandeira.
Esta bandeira, apesar de que com pequenas alterações, tem vindo a ser utilizada desde o século XIX, tendo alcançado a sua forma original em 1960.
O dragão apresentado na bandeira, Druk o dragão do trono, representa o nome do Butão em tibetaniano, que é “A Terra do Dragão” (Druk Yul).
O dragão possuí joias nas suas garras que representam a abundância.
O amarelo por sua vez representa a monarquia secular e o laranja a religião budista.
Esta é a única bandeira que apresenta o laranja de forma avantajada e, conjuntamente com a bandeira do País de Gales, a única com um dragão representado.
Emblema Nacional do Butão
Emblema Nacional do Butão
O Emblema Nacional do Butão foi oficialmente classificado como símbolo do Butão em 2008.
É um círculo que apresenta dois Vajra, um objeto ritual que representa raios e diamantes que são cruzados com um lótus abaixo e uma joia acima.
Ele também apresenta um dragão macho e uma fêmea nas laterais do Vajra cruzado.
O emblema do Butão mantém vários elementos da bandeira do Butão, com arte um pouco diferente, e contém muito simbolismo budista.
A descrição oficial é a seguinte: “O emblema nacional, contido em um círculo , é composto de um duplo diamante – raio ( dorje ) colocado acima de um lótus , encimado por uma joia e emoldurado por dois dragões. O raio representa a harmonia entre o poder secular e religioso O lótus simboliza pureza, a jóia expressa soberano poder, e os dois dragões, macho e fêmea, representam o nome do país que eles proclamam com a sua grande voz, o trovão “.
Ele também é conhecido por suas simbólicos cores do emblema com o ouro, verde azulado, vermelho, etc ..
Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/flagmakers.co.uk
Redes Sociais